A sua instituição de ensino tem exigido atividades complementares e você não sabe como cumprir essa carga horária?
Não precisa mais se preocupar com isso, pois além de serem atividades acessíveis, as atividades complementares também podem ser ótimas para o seu currículo e também para o mercado de trabalho.
Pensando nisso, elaborei um post completo sobre como você poderá utilizar essas atividades ao seu favor, aprendendo sobre:
- O que são atividades complementares?
- Como conseguir horas complementares?
- Como e onde adicionar atividades complementares no currículo
- Onde encontrar atividades complementares?
As atividades complementares têm como objetivo o desenvolvimento do aluno por meio de aprendizagens extracurriculares, que complementam e ampliam os conhecimentos sobre o que tem sido aprendido dentro da instituição de ensino.
Assim, nas universidades existem cargas horárias complementares obrigatórias, que podem variar de acordo com o curso em que você estiver inserido.
Ainda, é bem comum que os alunos que já estão perto de se formar não o consigam a tempo, pois ainda falta o cumprimento das horas complementares, o que gera complicações desnecessárias.
Por isso, é de extrema importância que você concilie a sua vida acadêmica às suas atividades extracurriculares para evitar esses problemas.
1. Participe de eventos acadêmicos
A experiência extracurricular exigida pelas universidades pode ser adquirida dentro de eventos acadêmicos de todos os tipos.
Quer alguns como exemplo? Então experimente participar de:
- Congressos
- Seminários
- Conferências
- Encontros
- Simpósios
- Jornadas
“Mas, onde eu posso encontrar esses eventos?”
É bem simples, basta acessar uma plataforma de eventos, se inscrever, participar e adquirir o seu certificado como comprovante de carga horária.
E não precisa se preocupar se você mora em um local mais afastado, pois eventos online têm acontecido constantemente e você pode assistir um congresso do conforto da sua casa, tendo também um certificado online!
Ainda, se quiser cumprir as suas horas complementares de forma mais rápida, acesse o Even3 Conteúdos, uma plataforma com aulas e certificados imediatos após a conclusão. Para acessar, clique no banner abaixo:
2. Faça cursos
Os cursos são as melhores atividades complementares, principalmente pelo fato de que além de te ajudar com a carga horária, também estará lhe tornando um profissional mais valioso para o mercado.
Ainda, os cursos podem ser de curta, média ou longa duração, sendo geralmente disponibilizados de forma online, tornando-se um tipo de atividade complementar mais acessível.
Assim, com o certificado do curso em mãos, você poderá computar as suas horas obtidas e ainda inserir no seu currículo aquela atividade complementar. Legal, não é?
Na Even3 você pode encontrar milhares de cursos presenciais ou online, em diversas áreas de conhecimento e que podem oferecer várias horas complementares!
3. Inscreva-se em monitorias acadêmicas
Ao contrário do que você pode pensar, não é necessário estar fora da universidade para cumprir as suas atividades complementares.
Por exemplo, com a monitoria acadêmica você poderá cumprir horas complementares internas. Para se tornar monitor, basta se candidatar ao processo seletivo, aguardar a análise do seu histórico acadêmico e realizar uma prova de conhecimentos específicos.
O que é uma monitoria acadêmica?
A monitoria é a função exercida por um estudante-monitor, com o intuito de auxiliar outros alunos e também exercer tarefas de pesquisa.
Durante o período de monitoria, o aluno pode adquirir horas complementares ao mesmo tempo que adquire experiência científica.
4. Entre em grupos de pesquisa
Um grupo de pesquisa é formado popularmente por pesquisadores do mesmo corpo docente com o objetivo de trabalharem em torno de um mesmo assunto ou tópico, aproveitando as suas especializações.
Assim, grupos de pesquisa são muito importantes para a carreira acadêmica de quem deseja seguir por esta área, principalmente se você busca adquirir uma bolsa de estudos pelo CNPq.
Para que um grupo de pesquisa seja reconhecido pelo CNPq, é necessário que ele atenda alguns requisitos, como:
- O grupo conter um ou dois pesquisadores e seus estudantes;
- O trabalho se organizar em torno de linhas comuns de pesquisa;
- A hierarquia ser estabelecida levando em consideração a experiência, o destaque e a liderança na área;
- Existir envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa;
- Haver o compartilhamento de instalações e equipamentos;
Se quiser saber melhor sobre como funcionam os grupos de pesquisa do CNPq e a sua catalogação, este conteúdo abaixo tem tudo sobre o assunto:
-> Tudo o que você precisa saber sobre os grupos de pesquisa do CNPq
5. Comece um estágio
O estágio é um estudo prático dentro do mercado de trabalho, sendo ele remunerado ou não. Assim, por conta da sua experiência extracurricular, ele é considerado uma atividade complementar.
Ainda, com um estágio você terá diversos benefícios além da carga horária complementar, sendo eles:
- Experiência de trabalho para o currículo vitae;
- Desenvolvimento de habilidades práticas;
- Criação de tomadas de decisão no mercado de trabalho
- Aprendizagem de campo.
Por isso, não perca tempo e comece a pesquisar por estágios na sua área de atuação, dentro ou fora da sua instituição de ensino!
E por falar em estágio, atividades complementares também podem ser adicionadas no currículo acadêmico e/ou profissional.
Como sabemos, existem dois tipos de currículo, o vitae e o lattes, onde um tem como objetivo o mercado de trabalho e o outro o mundo acadêmico. Entenda melhor abaixo:
Diferença entre currículo vitae e lattes
Currículo Vitae
No currículo vitae, você tem como objetivo expor toda a sua vida profissional, reunindo competências e experiências que resumem o tipo de profissional que você é ou busca se tornar.
Assim, neste tipo de currículo, você pode inserir na área de atividades complementares:
- Cursos
- Workshops
- Simpósios
- Prémios adquiridos em congressos
Currículo Lattes
No currículo lattes, o pesquisador ilustra toda a sua jornada acadêmica, com foco na sua pesquisa, contribuições e experiências que possam contribuir para o mundo acadêmico e/ou científico.
Assim, dentro do currículo lattes é importante que você insira ações, conquistas e experiências acadêmicas, como:
- Participação e exposição em congressos;
- Jornadas acadêmicas;
- Encontros;
- Simpósios;
- Conferências;
- Grupo de pesquisa.
Como dissemos anteriormente, uma das melhores opções para o acesso às atividades complementares está em uma plataforma de eventos.
Isso porque dentro de uma plataforma de eventos especializada, você poderá encontrar todos os tipos de eventos acadêmicos, facilitando a sua vida para encontrar aquele que melhor se encaixa com os seus objetivos.
Assim, você terá congressos, workshops, cursos, encontros, jornadas e muitos outros eventos em um único lugar, eliminando o trabalho árduo de procurar em diferentes lugares.
Então, não se acanhe, acesse a plataforma da Even3 clicando no botão abaixo e se inscreva em quantos eventos quiser para conseguir aquelas cargas horárias preciosas!