O que são horas complementares e como conseguí-las de forma rápida

Se você é ou, ao menos, já foi um estudante do ensino técnico ou superior, com certeza já ouviu falar das horas complementares.

Isso porque elas são muito importantes para o graduando, não apenas durante o curso, mas também ao final dele, podendo servir como ótimos adicionais ao currículo acadêmico ou empresarial.

Porém, pode ser que você sofra com a desorientação para conseguir essas horas complementares, somando cada vez mais atividades pendentes dentro e fora da instituição de ensino e deixando a sua graduação cada vez mais longe.

Pensando nisso, elaborei um post completo para você saber tudo sobre:

As horas complementares são o resultado e a comprovação do cumprimento das atividades complementares em um curso de graduação.

E justamente por serem complementares, elas não são adquiridas dentro da sala de aula ou inseridas dentro da grade curricular do curso, o que pode gerar uma certa confusão.

Mas não se preocupe, pois todas elas podem ser cumpridas por você, dentro ou fora da instituição de ensino superior.

As atividades complementares podem ser caracterizadas por:

  • Cursos online ou presenciais;
  • Eventos acadêmicos (congressos, simpósios, jornadas etc);
  • Monitoria acadêmica;
  • Estágio;
  • E algumas outras atividades.

Você pode fazer diversos cursos, comparecer a diferentes tipos de evento ou começar uma monitoria acadêmica. Vou te mostrar:

Para conseguir horas complementares você pode participar de algumas atividades como cursos livres, sendo eles:

  • Cursos;
  • Workshops (mais comum no ramo empresarial);
  • Oficinas.

Existem diferentes opções de cursos gratuitos com certificado, onde o aluno pode revisitar o conteúdo constantemente e o certificado é totalmente gratuito.

 

 

Além, claro, de adquirir maior experiência no mercado de trabalho enquanto desenvolve as suas habilidades.

Da mesma forma, é possível e até mesmo recomendável que você participe de eventos acadêmicos na sua área de atuação. Eles podem ser:

  • Congressos;
  • Simpósios;
  • Jornadas;
  • Encontros;
  • E muitos outros.

Todos esses eventos são de extrema importância na sua formação como profissional no geral, podendo também servir como experiências para o seu currículo acadêmico.

E por consequência você terá acesso à conexões com outros graduandos e profissionais da sua área, facilitando a criação de networking para colaborações profissionais no futuro.

Ainda, também há a possibilidade de apresentar a sua pesquisa e conquistar prêmios, que podem servir como ótimos adicionais ao seu lattes.

Adicione suas horas complementares no Lattes

O Currículo Lattes é o padrão nacional de registro acadêmico no Brasil.

Ele foi criado dentro da Plataforma Lattes, uma base única de currículos que é popularmente utilizada pelas instituições de apoio à pesquisa.

Assim, as atividades complementares podem e devem ser inseridas no lattes, contando como ótimos pontos nos editais de bolsas de estudo nacionais e internacionais, assim como nas seleções de mestrado.

Como conseguir horas complementares na faculdade

Além disso, já que estamos falando do currículo acadêmico, também vale ressaltar que existe a possibilidade de você adquirir horas complementares realizando atividades dentro da sua instituição de ensino, sendo elas:

  • Monitoria acadêmica;
  • Cursos de verão;
  • Estágio.

A monitoria acadêmica é um ótimo ponto de início para a iniciação científica, onde você pode adquirir horas complementares ao mesmo tempo em que adquire experiência.

E sem dúvidas é importante que você realize um estágio, seja ele remunerado ou não.

Nele você adquire experiência de trabalho, desenvolve habilidades práticas e aprimora suas tomadas de decisões.

Por fim, é importante lembrar que os cursos de verão podem ter as suas horas complementares validadas apenas em caso de você pertencer àquela instituição de ensino. 

E agora pode ser que você esteja se perguntando: “Certo, mas onde eu encontro todos esses cursos e eventos?”. E eu vou te responder essa pergunta logo abaixo.

O Even3 Conteúdos é uma plataforma desenvolvida com o objetivo de ajudar você a conseguir as suas horas complementares e ainda obter um certificado online gratuito para chamar de seu!

Nela você encontra mais de 2000 conteúdos sobre diferentes áreas de conhecimento, com acesso gratuito. Dentre essas áreas estão:

  • Medicina;
  • Agricultura, pesca e veterinária;
  • Artes e humanidades;
  • Ciências sociais e jornalismo;
  • Computação e tecnologias da informação;
  • Direito;
  • Educação;
  • Engenharias;
  • E muitas outras.

Todos os conteúdos têm certificados emitidos pela Even3, com 1 a 4 horas de duração e válidos na maioria das instituições de ensino superior.

São palestras, minicursos, mesas redondas e muitos outros formatos para você cumprir a sua carga horária de forma rápida e livre de burocracias, com benefícios incríveis.

Acesso vitalício

Ao contrário de outras plataformas que oferecem apenas cursos pagos e temporários, o Even3 Conteúdos tem o benefício de entregar o conteúdo de forma vitalícia, então não se preocupe e estude com calma.

Assista em multiplataformas

Não tem tempo ou comodidade para ficar sentado tanto tempo na frente do computador? Então experimente consumir os conteúdos de onde você quiser, quando quiser.

O Even3 Conteúdos funciona em smartphones, tablets e até mesmo em TVs que suportam uma conexão com a internet, facilitando a sua mobilidade e otimizando o seu tempo para conseguir horas extras.

Tenha acesso a materiais complementares 

Além de todos os conteúdos no formato de gravação em vídeo, a plataforma também disponibiliza acesso a materiais complementares, como apostilas em PDF que podem auxiliar você até mesmo depois da conclusão do curso ou palestra.

Certificado Even3

As horas complementares precisam de uma comprovação, não é mesmo? E a Even3 não esqueceu disso. Por isso, ao concluir aquele determinado conteúdo, você terá acesso ao certificado, com o seu nome, a atividade e as horas complementares.

Abaixo, basta clicar no ícone da categoria que você deseja aprender e acessar os conteúdos!

   

 

 

 

 

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos