Conheça os principais tipos de eventos online

Confira os principais tipos de eventos online e organize o seu

Diante da evolução do mundo digital, conhecer os tipos de eventos online é uma ótima escolha tanto para organizadores, quanto para os participantes. 

Afinal, esses formatos já fazem parte da realidade da maioria dos profissionais, pesquisadores e estudantes. 

Tanto que, na Even3, contabilizamos 34 mil eventos virtuais no período de isolamento de 2020 até 2021. 

Incrível, não é? 

As possibilidades que a internet traz para nós vão além do entretenimento, dando a oportunidade de aprender em qualquer lugar do mundo e em tempo real. E olha que este é apenas um dos benefícios dos eventos online! 

Quer saber mais? Neste blogpost, vou te explicar quais são os tipos de eventos virtuais e os benefícios de investir nessa área. 

Você vai conferir: 

Como todos conhecemos, um evento é uma reunião organizada por especialistas com um objetivo em comum, seja estudar, trocar conhecimentos, desenvolver networking, se divertir ou as mais variadas situações. 

A disseminação do acesso a internet e a pandemia fizeram com que o mercado de tecnologia quebrasse ainda mais as barreiras dos eventos presenciais e os levasse para a tela do seu notebook ou celular. 

Unindo praticidade e acessibilidade, os eventos virtuais não tinham como não bombar, não é? 

Pois é, hoje as plataformas digitais para eventos têm diversas funcionalidades que te auxiliam em todo o processo de desenvolvimento e criação. 

Chegou a hora de conhecer os benefícios, vamos lá? 

Economia 

Nada de se preocupar com ambientes caros para abrigar o seu público. Isso ficou no passado! 

Nos eventos online, você pode ter resultados satisfatórios com muito pouco, basta escolher a plataforma certa e possuir uma boa conexão de internet. 

Só para te explicar: a plataforma será o espaço que você depositará as informações do seu evento, com um ambiente para a compra e venda de ingressos, seja ele gratuito ou pago, e o acesso às outras funcionalidades. 

Dessa maneira, ao invés de se preocupar com o espaço, você pode dedicar tempo para fatores mais importantes, como o formato da apresentação, palestrantes, temas e os outros detalhes do encontro. 

Aliás, é importante frisar que, por ser online, o seu evento não precisa ser gratuito, viu? Existem várias opções para monetizá-lo e conseguir bons patrocínios

Muitas ferramentas, facilidade e organização 

Ao pesquisar sobre o assunto, você vai observar que existem diferentes opções de eventos que podem ser explorados, mas este ponto é sobre as funcionalidades que uma plataforma oferece para os organizadores, independente do tipo de evento escolhido

O local que você escolherá para publicar o seu evento e disponibilizá-lo para os seus participantes pode possuir ferramentas que automatizam as tarefas que antes eram feitas manualmente, como a inscrição, o contato com os participantes e com o organizador, a criação do site e muito mais. 

Essas utilidades facilitam ainda mais a organização e a transmissão do seu evento. 

Assim, você pode contar com uma maior flexibilidade, alcance, comunicação e apresentaçã, gerenciando melhor as vendas dos seus ingressos. 

Eternize os momentos 

Sabia que muitas plataformas permitem a gravação dos eventos para os organizadores e participantes? 

Com isso, você terá conteúdos eternizados, podendo ser explorados, inclusive, no marketing do seu evento ou por aqueles que desejam assisti-los no futuro. 

Dessa maneira, o vídeo on demand, aquele que pode ser assistido quando e onde o usuário quiser, é uma forma de chamar a atenção dos participantes, já que a compra do ingresso dará a oportunidade de ter acesso ilimitado ao material. 

-> Confira outras maneiras de tornar o seu evento mais lucrativo! 

Comunicação mais eficiente 

Falando em marketing, investir na comunicação é um ponto primordial para o sucesso dele. 

Afinal, as pessoas precisam saber para poder participar, não é? 

Ao organizar o seu evento virtualmente, você pode investir em um maior contato com os seus participantes, seja pelas redes sociais, pelo e-mail marketing ou até no chat durante a exibição.

Essa troca é de extrema importância. 

Independente da transmissão ser gravada ou ao vivo, você poderá tirar dúvidas e adicionar pontos relevantes de melhora de acordo com o feedback dos usuários. 

Isso acontece porque quanto mais abusar da interatividade, é possível incentivar o retorno dos participantes com perguntas, enquetes e muito mais! 

-> Conheça 7 ferramentas que irão melhorar a interatividade do seu evento online! 

Maior alcance 

Não preciso nem falar muito sobre este tópico, não é? 

Ter um evento online possibilita que pessoas do mundo inteiro o acessem

Muito além disso, também é mais fácil convidar palestrantes de diversos locais do planeta para agregar conhecimento e experiência.

Agora que você conheceu os benefícios, é necessário saber os principais tipos de eventos online. Se ligue no próximo ponto! 

Cursos e workshops 

Quando o assunto é aprendizado, tenho certeza que os cursos e os workshops são os primeiros que vêm na sua mente. 

Ambos são encontros educativos, mas com objetivos diferentes. Vou te explicar! 

O curso é voltado para a abordagem mais teórica e profissionalizante, podendo ser feito durante semanas, meses ou anos. 

Já o workshop tem um tempo reduzido, de horas ou dias, e é focado na prática e na fixação do conhecimento. 

Ele é mais dinâmico, mas, assim como o curso online, costuma ter um mediador especialista, que irá apresentar o conteúdo desenvolvido no decorrer do evento digital. 

-> Aprenda agora como fazer um workshop! 

Conferências e palestras 

Dentro do leque de tipos de eventos, também temos a conferência online.  

Ela se caracteriza por uma reunião para discutir um ou mais temas técnicos ou científicos

Assim, pode ser recheada de especialistas nas áreas abordadas, porém também é indicada para pessoas que desejam apenas aprofundar seus conhecimentos por ser um ambiente com diversos profissionais experientes

Dessa forma, os palestrantes podem apresentar cases, resultados, pesquisas e tudo que some para a discussão. 

Além disso, dentro das conferências, é possível abrigar diferentes palestras, que seriam apresentações de conteúdo em um curto espaço de tempo, geralmente de 60 a 120 minutos. 

Estas são reuniões objetivas e bastante informativas, que podem ter também espaços para maiores discussões ou perguntas vindas da plateia. 

Congressos 

Dentre todos os citados neste texto, o congresso é o evento de maior porte

Ele é promovido para debater e solucionar temas relevantes em determinada área e com expositores de alto nível

Para isso, ele suporta vários palestrantes, cursos, atrações, apresentações de pesquisas e exposições em salas simultâneas, abordando assuntos que englobam a área de conteúdo do evento. 

Pelo tamanho, a comissão científica deve planejar com bastante cautela cada etapa, além de garantir que seja um evento formal, com regulamento próprio e periodicidade

-> O que é um congresso? Saiba como funciona este tipo de evento! 

Webinar 

Essa é a tendência no mundo digital e principalmente do meio acadêmico, viu? 

O webinar, também conhecido como webinário, nada mais é do que um seminário online. 

Ou seja, um encontro para levantar tópicos sobre um determinado tema e apresentação das opiniões de especialistas no assunto, estimulando a reflexão do público.

Este tipo de evento precisa da presença de um mediador e funciona como um debate para desvendar a totalidade da temática. 

Além disso, o webinar é um espaço especial para a troca com o público, já que normalmente o chat fica aberto para discussões

Porém não é um evento tão complexo e na maioria das vezes é de pequeno porte, com um único assunto e poucos palestrantes. 

-> Ficou interessado em saber mais sobre webinars? Clique aqui e confira como organizar um! 

Meetups 

Para quem já conhece a mesa-redonda, os meetups são bem parecidos! 

Neles, iniciam-se discussões de um tópico, são feitas perguntas aos especialistas presentes e eles são instigados a defenderem pontos de vista

A diferença é que os meetups são bem descontraídos, têm o objetivo primordial de fazer o network dos participantes e é realizado por meio de videoconferência. 

 Já decidiu qual vai ser o seu evento e não sabe como começar? Confira as minhas dicas!  

Para iniciar, escolha o público que você deseja atingir e o tema que será abordado. 

Só assim conseguirá definir a plataforma, o tipo de transmissão, as datas e os possíveis palestrantes que casem com a ideia do evento.

Lembre-se: uma programação atrativa é tudo!

Por exemplo, se o encontro é sobre marketing ou Publicidade e Propaganda, que tal realizá-lo no Dia da Propaganda? 

Isso causará uma conexão ainda maior com seus participantes e trará valor para o evento. 

Além dessas definições, é importante planejar quais materiais serão necessários para a sua transmissão e conversar com os palestrantes sobre as necessidades para o dia, incluindo uma apresentação prévia da plataforma. 

Você não quer que nada saia do planejado, não é? 

#DicaEven3 

Se o seu evento for acadêmico ou científico, abra espaço para os participantes submeterem seus trabalhos durante o período do encontro. 

Para finalizar, converse com a sua equipe sobre um cronograma de marketing de divulgação, seja utilizando o e-mail marketing ou as redes sociais

Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de eventos digitais e como dar o primeiro passo, que tal um conteúdo mais aprofundado? 

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