Diante da evolução do mundo digital, conhecer os tipos de eventos online é uma ótima escolha tanto para organizadores, quanto para os participantes.
Afinal, esses formatos já fazem parte da realidade da maioria dos profissionais, pesquisadores e estudantes.
Tanto que, na Even3, contabilizamos 34 mil eventos virtuais no período de isolamento de 2020 até 2021.
Incrível, não é?
As possibilidades que a internet traz para nós vão além do entretenimento, dando a oportunidade de aprender em qualquer lugar do mundo e em tempo real. E olha que este é apenas um dos benefícios dos eventos online!
Quer saber mais? Neste blogpost, vou te explicar quais são os tipos de eventos virtuais e os benefícios de investir nessa área.
Você vai conferir:
- O que é um evento online?;
- Quais são os benefícios de eventos online?;
- 5 tipos de eventos online;
- Dicas para organizar um evento online de sucesso.
Como todos conhecemos, um evento é uma reunião organizada por especialistas com um objetivo em comum, seja estudar, trocar conhecimentos, desenvolver networking, se divertir ou as mais variadas situações.
A disseminação do acesso a internet e a pandemia fizeram com que o mercado de tecnologia quebrasse ainda mais as barreiras dos eventos presenciais e os levasse para a tela do seu notebook ou celular.
Unindo praticidade e acessibilidade, os eventos virtuais não tinham como não bombar, não é?
Pois é, hoje as plataformas digitais para eventos têm diversas funcionalidades que te auxiliam em todo o processo de desenvolvimento e criação.
Chegou a hora de conhecer os benefícios, vamos lá?
Economia
Nada de se preocupar com ambientes caros para abrigar o seu público. Isso ficou no passado!
Nos eventos online, você pode ter resultados satisfatórios com muito pouco, basta escolher a plataforma certa e possuir uma boa conexão de internet.
Só para te explicar: a plataforma será o espaço que você depositará as informações do seu evento, com um ambiente para a compra e venda de ingressos, seja ele gratuito ou pago, e o acesso às outras funcionalidades.
Dessa maneira, ao invés de se preocupar com o espaço, você pode dedicar tempo para fatores mais importantes, como o formato da apresentação, palestrantes, temas e os outros detalhes do encontro.
Aliás, é importante frisar que, por ser online, o seu evento não precisa ser gratuito, viu? Existem várias opções para monetizá-lo e conseguir bons patrocínios.
Muitas ferramentas, facilidade e organização
Ao pesquisar sobre o assunto, você vai observar que existem diferentes opções de eventos que podem ser explorados, mas este ponto é sobre as funcionalidades que uma plataforma oferece para os organizadores, independente do tipo de evento escolhido
O local que você escolherá para publicar o seu evento e disponibilizá-lo para os seus participantes pode possuir ferramentas que automatizam as tarefas que antes eram feitas manualmente, como a inscrição, o contato com os participantes e com o organizador, a criação do site e muito mais.
Essas utilidades facilitam ainda mais a organização e a transmissão do seu evento.
Assim, você pode contar com uma maior flexibilidade, alcance, comunicação e apresentaçã, gerenciando melhor as vendas dos seus ingressos.
Eternize os momentos
Sabia que muitas plataformas permitem a gravação dos eventos para os organizadores e participantes?
Com isso, você terá conteúdos eternizados, podendo ser explorados, inclusive, no marketing do seu evento ou por aqueles que desejam assisti-los no futuro.
Dessa maneira, o vídeo on demand, aquele que pode ser assistido quando e onde o usuário quiser, é uma forma de chamar a atenção dos participantes, já que a compra do ingresso dará a oportunidade de ter acesso ilimitado ao material.
-> Confira outras maneiras de tornar o seu evento mais lucrativo!
Comunicação mais eficiente
Falando em marketing, investir na comunicação é um ponto primordial para o sucesso dele.
Afinal, as pessoas precisam saber para poder participar, não é?
Ao organizar o seu evento virtualmente, você pode investir em um maior contato com os seus participantes, seja pelas redes sociais, pelo e-mail marketing ou até no chat durante a exibição.
Essa troca é de extrema importância.
Independente da transmissão ser gravada ou ao vivo, você poderá tirar dúvidas e adicionar pontos relevantes de melhora de acordo com o feedback dos usuários.
Isso acontece porque quanto mais abusar da interatividade, é possível incentivar o retorno dos participantes com perguntas, enquetes e muito mais!
Maior alcance
Não preciso nem falar muito sobre este tópico, não é?
Ter um evento online possibilita que pessoas do mundo inteiro o acessem.
Muito além disso, também é mais fácil convidar palestrantes de diversos locais do planeta para agregar conhecimento e experiência.
Agora que você conheceu os benefícios, é necessário saber os principais tipos de eventos online. Se ligue no próximo ponto!
Cursos e workshops
Quando o assunto é aprendizado, tenho certeza que os cursos e os workshops são os primeiros que vêm na sua mente.
Ambos são encontros educativos, mas com objetivos diferentes. Vou te explicar!
O curso é voltado para a abordagem mais teórica e profissionalizante, podendo ser feito durante semanas, meses ou anos.
Já o workshop tem um tempo reduzido, de horas ou dias, e é focado na prática e na fixação do conhecimento.
Ele é mais dinâmico, mas, assim como o curso online, costuma ter um mediador especialista, que irá apresentar o conteúdo desenvolvido no decorrer do evento digital.
Conferências e palestras
Dentro do leque de tipos de eventos, também temos a conferência online.
Ela se caracteriza por uma reunião para discutir um ou mais temas técnicos ou científicos.
Assim, pode ser recheada de especialistas nas áreas abordadas, porém também é indicada para pessoas que desejam apenas aprofundar seus conhecimentos por ser um ambiente com diversos profissionais experientes.
Dessa forma, os palestrantes podem apresentar cases, resultados, pesquisas e tudo que some para a discussão.
Além disso, dentro das conferências, é possível abrigar diferentes palestras, que seriam apresentações de conteúdo em um curto espaço de tempo, geralmente de 60 a 120 minutos.
Estas são reuniões objetivas e bastante informativas, que podem ter também espaços para maiores discussões ou perguntas vindas da plateia.
Congressos
Dentre todos os citados neste texto, o congresso é o evento de maior porte.
Ele é promovido para debater e solucionar temas relevantes em determinada área e com expositores de alto nível.
Para isso, ele suporta vários palestrantes, cursos, atrações, apresentações de pesquisas e exposições em salas simultâneas, abordando assuntos que englobam a área de conteúdo do evento.
Pelo tamanho, a comissão científica deve planejar com bastante cautela cada etapa, além de garantir que seja um evento formal, com regulamento próprio e periodicidade.
-> O que é um congresso? Saiba como funciona este tipo de evento!
Webinar
Essa é a tendência no mundo digital e principalmente do meio acadêmico, viu?
O webinar, também conhecido como webinário, nada mais é do que um seminário online.
Ou seja, um encontro para levantar tópicos sobre um determinado tema e apresentação das opiniões de especialistas no assunto, estimulando a reflexão do público.
Este tipo de evento precisa da presença de um mediador e funciona como um debate para desvendar a totalidade da temática.
Além disso, o webinar é um espaço especial para a troca com o público, já que normalmente o chat fica aberto para discussões.
Porém não é um evento tão complexo e na maioria das vezes é de pequeno porte, com um único assunto e poucos palestrantes.
-> Ficou interessado em saber mais sobre webinars? Clique aqui e confira como organizar um!
Meetups
Para quem já conhece a mesa-redonda, os meetups são bem parecidos!
Neles, iniciam-se discussões de um tópico, são feitas perguntas aos especialistas presentes e eles são instigados a defenderem pontos de vista.
A diferença é que os meetups são bem descontraídos, têm o objetivo primordial de fazer o network dos participantes e é realizado por meio de videoconferência.
Já decidiu qual vai ser o seu evento e não sabe como começar? Confira as minhas dicas!
Para iniciar, escolha o público que você deseja atingir e o tema que será abordado.
Só assim conseguirá definir a plataforma, o tipo de transmissão, as datas e os possíveis palestrantes que casem com a ideia do evento.
Lembre-se: uma programação atrativa é tudo!
Por exemplo, se o encontro é sobre marketing ou Publicidade e Propaganda, que tal realizá-lo no Dia da Propaganda?
Isso causará uma conexão ainda maior com seus participantes e trará valor para o evento.
Além dessas definições, é importante planejar quais materiais serão necessários para a sua transmissão e conversar com os palestrantes sobre as necessidades para o dia, incluindo uma apresentação prévia da plataforma.
Você não quer que nada saia do planejado, não é?
#DicaEven3
Se o seu evento for acadêmico ou científico, abra espaço para os participantes submeterem seus trabalhos durante o período do encontro.
Para finalizar, converse com a sua equipe sobre um cronograma de marketing de divulgação, seja utilizando o e-mail marketing ou as redes sociais.
Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de eventos digitais e como dar o primeiro passo, que tal um conteúdo mais aprofundado?
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