imagem de destaque: como estudar medicina

Como estudar medicina online? Confira dicas de conteúdos

Estudante, você sabe como estudar medicina depois que já entrou na faculdade?

Eu sei que a maioria de vocês já criou uma rotina de estudos antes de entrar no curso.

Mas, uma vez na universidade, as coisas podem ser um pouco diferentes.

Por exemplo, agora seu foco será dividido entre provas, artigos científicos e, provavelmente, a residência.

No entanto, até chegar lá, há uma longa caminhada. Então, que tal enriquecer o seu currículo? Quanto mais cedo você se preparar, melhor!

Por isso, confira:

Primeiramente, será necessário manter alguns costumes que você, provavelmente, desenvolveu enquanto estudava para entrar na faculdade de medicina, como a organização, os resumos e a rotina de estudos.

-> Confira: Como estudar em casa? 7 dicas para ter foco nos estudos

No entanto, a quantidade de informações que são passadas para os futuros médicos é maior do que a maioria dos estudantes está acostumada.

Por isso, existem algumas práticas que vão te ajudar se você adicioná-las à sua rotina de estudos, como:

Revisões espaçadas e constantes

Como o fluxo de conteúdos para quem estuda na faculdade de medicina é bem grande, as revisões vão te ajudar a fixar ou relembrar o que já passou.

Para isto, você pode fazer resumos lúdicos e fáceis de ler para voltar a eles sempre que necessário.

Por exemplo, quando começar na clínica, seus resumos dos primeiros anos serão um apoio teórico importante para a prática.

Pratique

Falando em clínica, essa é uma parte essencial da faculdade de medicina, pois é neste momento que você começa a ter contato com os primeiros pacientes.

Assim, você iniciará uma fase importante nos seus estudos: a prática.

Ela vai te dar base para reforçar o seu conhecimento técnico, portanto, tire o máximo de lições possíveis desses momentos e organize seus horários para unir tudo isso à teoria.

Invista em outras atividades

Ainda, existem outras formas de colocar seu conhecimento em prática e elas são sempre muito valorizadas na carreira médica.

Isso porque as atividades realizadas durante a sua graduação vão te ajudar na sua especialização como médico, inclusive vão constar no seu currículo acadêmico.

Ele é super importante, pois é analisado por bancas de avaliação em mestrado, doutorado e residência médica, por exemplo.

Entre as atividades com maiores pesos no currículo estão:

Iniciação científica

A iniciação científica (IC) é a introdução do estudante na vida da pesquisa acadêmica.

Ela pode durar de 6 a 12 meses e tem um peso importante nos currículos acadêmicos, já que a IC fortalece a produção científica na área.

Além disso, ela abate horas complementares obrigatórias durante a graduação.

Monitoria

Falando em horas complementares, a monitoria é outra atividade que garante as horas e é buscada por muitos estudantes de medicina.

Por ser muito procurada, normalmente são aplicadas provas para que você se torne monitor.

Afinal, você terá a responsabilidade de lecionar para outros alunos e, em alguns casos, ganhar uma bolsa de estudos para isso.

Em contrapartida, em algumas seleções para mestrado ou residência, a monitoria conta pontos extras na avaliação.

Ligas acadêmicas

Agora, certamente a atividade extracurricular mais famosa na medicina são as ligas acadêmicas.

Elas são atividades extracurriculares que visam aprofundar o aprendizado teórico que ocorre em sala de aula com atividades médicas práticas.

Por isso, é a forma ideal de fixar conteúdos, além de ser muito valorizada nas seleções para residência, pois é vista como uma preparação para esse momento que ocorre após a graduação em medicina.

Por esse motivo, as seleções para participar de ligas acadêmicas são super concorridas.

Mas vale a pena tentar! Afinal, elas possuem um peso importante no currículo acadêmico e podem contar pontos no seu futuro como médico.

Eventos acadêmicos

Por fim, é comum que tanto ligas, quanto monitores e professores de iniciação científica, realizem eventos.

Afinal, essa é a forma de divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica.

Por isso, eventos acadêmicos são a chance ideal para se aproximar desses grupos, caso você não saiba por onde começar.

Ainda, é a partir dos eventos que você tem a chance de estudar certos conteúdos de forma mais aprofundada, especializando-se ou aumentando seu número de publicações, o que, certamente, fará a diferença no seu currículo!

Encontrar eventos mais próximos

Faça provas e testes

Como fixar os conteúdos na prática é realmente muito melhor, sempre que possível vá além das provas da faculdade e responda provas e testes online.

Uma dica é buscar questões de outras provas, como residências médicas, pois elas são mais bem elaboradas e, em breve, você também estará nessa etapa.

Mas lembre-se de buscar questões no seu nível de aprendizado, tá bem?

Inclusive, há alguns aplicativos que podem te ajudar:

  • Medscape: considerado o aplicativo mais usado pelos médicos, o app é gratuito, em inglês, e traz notícias médicas, alertas de saúde, artigos científicos para cada área e mais outros conteúdos de qualidade;
  • Medway Residência Médica: conte com provas antigas, simulados, questões comentadas e muitas outras funcionalidades para estudar para a residência;
  • Medcards Residência Médica: automatize o processo de revisão com as questões e quizzes do Medcard. Ideal para estudar para residência ou provas;
  • MDCalc: Essa é uma calculadora médica com diversas funcionalidades profissionais para apoiar decisões médicas;
  • MedSUS: Embora seja simples, esse app é super útil, pois aqui você pode consultar de forma rápida todos os medicamentos disponíveis no SUS, com contraindicações e instruções;
  • Whitebook Medicina: Residência: este é um dos aplicativos mais completos para medicina. Por lá, além de questões para estudo, você consegue encontrar todas as outras funcionalidades já listadas aqui, como calculadoras, CIDs, bulário etc. No entanto, o app possui planos gratuitos e pagos.

Por fim, aprofundar seus conhecimentos para além dos aplicativos e estudos em casa é a cereja do bolo para formar um profissional completo!

E o melhor é que existem soluções online gratuitas ou pagas para alcançar este fim.

Entre as soluções pagas mais comuns, estãos os famosos cursos online, como:

1. Sanarflix

O Sanarflix é um curso pago para estudantes de medicina produzido pela Sanar, uma produtora de conteúdos médicos.

Como o nome já sugere, ele funciona como um streaming de conteúdos de medicina, do ciclo básico ao internato, e ministrado por professores da área.

2. Revisamed

O RevisaMed, por sua vez, é um curso com conteúdos do 1º ao 7º período de medicina e, assim como o Sanarflix, vai te dar apoio no conteúdo estudado durante a faculdade.

O curso é pago, conta com certificação e é ministrado por um grupo de professores e médicos especialistas.

3. Even3 Conteúdos

Por fim, se você busca por conteúdos gratuitos e mais descentralizados, você precisa conhecer a Even3 Conteúdos.

Por lá você encontra conteúdos do ciclo básico à residência, ministrado por médicos e distribuído por faculdades do Brasil e do mundo.

Ainda, é possível encontrar materiais gratuitos em outras áreas, como saúde (no geral), fonoaudiologia, nutrição e muito mais!

Certamente, tudo isso com certificação garantida para potencializar o seu currículo acadêmico e abater horas complementares da sua carga horária. Confira:

conteudos gratis

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos