Você consegue se lembrar de como os eventos virtuais cresceram durante a pandemia da covid-19?
A rápida evolução para permitir conexões entre pessoas possibilitou que diversas tecnologias fossem popularizadas.
Hoje utilizamos ferramentas que há alguns anos não imaginávamos que iriam existir. Como o ChatGPT.
Sei que você já deve ter ouvido esse nome por aí e precisa saber mais sobre ele!
Afinal, o ChatGPT pode ser um aliado importante para simplificar atividades no seu evento. Além disso, é uma ótima ferramenta para o seu time de marketing.
Neste artigo, eu vou te ensinar:
- O que é ChatGPT?
- Como usar o ChatGPT?
- Exemplos de uso do ChatGPT em eventos: e-mails, redes sociais e muito mais.
Você já ouviu falar em robôs de inteligência artificial (IAs), não é? Já falamos disso aqui no blog!
Basicamente, o ChatGPT é um desses robôs só que com a capacidade de interagir com humanos e fornecer respostas em texto para diversos questionamentos.
De fato, já existem muitas soluções como essas por aí.
Mas chatbots comuns são limitados a responder as informações de acordo com a forma que são programados. Já o ChatGPT tem a capacidade de buscar na web respostas e conteúdos de forma independente.
Assim, ele chama atenção pelo seu alto nível de capacidade de criação de conteúdo, assemelhando-se muito a um trabalho humano.
Por exemplo, ele pode resolver questões matemáticas, compor músicas, criar notícias…
No contexto dos eventos, ele é usado para fazer bons textos de e-mail, conteúdo para site, anúncios e muito mais. Vou te explicar como!
Primeiramente, para usar o ChatGPT você deve fazer as perguntas certas.
Assim, quanto mais específica a sua questão for, melhor será a resposta.
Dessa maneira, você vai poupar um tempo grande produzindo textos em segundos.
Além disso, vai diminuir a necessidade de corrigir ou adaptar a resposta dada pela Inteligência Artificial (IA).
Portanto, basta seguir o passo a passo para obter as melhores respostas:
1. Envie os comandos de forma clara
Seja direto no que precisa da ferramenta.
Por exemplo, se for precisar de um texto para rede social, informe apenas o necessário, como:
2. Especifique seu pedido da maneira certa
Depois do comando, você deve especificar o seu pedido para que tenha uma resposta ideal para a sua dificuldade.
Mas não adianta escrever um textão! Forneça apenas os dados de interesse para a situação.
No caso dos eventos, você deve:
- Deixar claro os propósitos e os objetivos do evento;
- E identificar a audiência.
Isso vai ajudar a criar uma resposta que atenda às necessidades específicas do grupo e seus interesses.
Por exemplo:
3. Determine o tom do texto
Você pode pedir para que o ChatGPT escreva e reescreva de maneiras diferentes, como:
- Informativa
- Concisa
- Descritiva
- Orientada para a ação
- Persuasiva.
Você pode testar várias abordagens e escolher a que mais se encaixa para o momento.
4. Lembre de revisar o conteúdo
Por fim, você chegou à resposta ideal. Mas não se esqueça de revisar e verificar se é realmente o que você está procurando.
Embora seja uma ferramenta muito bem desenvolvida, o ChatGPT pode cometer erros ou não entender seus comandos.
Por isso, ele serve como um auxiliar na produção de conteúdo, mas não tem a capacidade de substituir o olhar crítico e a criatividade humana.
Sugestão de temas
Como eu te disse, é evidente que o ChatGPT pode auxiliar funções básicas e tornar a vida de profissionais bem mais simples.
Isso não significa que ele vai substituir empregos, apenas automatizar algumas funções. Isso torna seu trabalho mais rápido e focado na resolução de problemas mais complexos.
Para começar, que tal utilizá-lo para te auxiliar nos brainstorms de ideias?
Uma das maiores dificuldades dos organizadores é definir um tema para o evento. Ou título.
Então, vamos pedir algumas sugestões para essa IA?
E-mails
Um dos maiores auxílios de comunicação do ChatGPT é a escrita de e-mails.
Você pode pedir para que ele escreva sozinho ou editar os modelos criados.
Lembre-se que e-mails de eventos devem estimular a interação com os participantes.
Podem ser informativos, descritivos ou orientados para ação.
Além disso, é ideal que não sejam tão grandes, fáceis de ler rapidamente e com parágrafos curtos.
Veja um exemplo criado pelo ChatGPT:
Redes sociais
Escrever posts para as redes sociais é uma das funções que mais toma tempo de um organizador de eventos.
Principalmente se ele não tem experiência em marketing.
Com a ajuda do ChatGPT, você pode acelerar o processo de escrita para várias redes sociais diferentes.
Pergunte ao ChatGPT:
E peça para ele fazer um desdobramento para outra rede social:
Anúncios
Uma vez que suas postagens para as redes sociais estão alinhadas, talvez você queira atrair ainda mais pessoas com anúncios online.
Essa é uma atividade que pode ser bem difícil para quem nunca teve experiência.
Mas o ChatGPT pode te ajudar a dar o pontapé inicial e tentar.
Veja como:
Neste caso, percebemos que a ferramenta escreveu legendas para os anúncios.
Assim, lembra da etapa de edição? Agora é hora de transformar as legendas ou usá-las como inspiração para os textos das imagens.
Lembre-se apenas que esses textos devem ser pequenos e não podem ocupar mais de 10% da imagem, ok?
-> Saiba mais: Como fazer anúncio para evento? O passo a passo
Site para evento
Finalmente, você não vai ter este trabalho todo de divulgação para um evento sem site, não é?
Essencial para receber inscrições online, sites para eventos devem conter as principais informações para atrair pessoas interessadas no seu conteúdo.
Esse foi o resultado da pergunta feita ao ChatGPT com o intuito de criar textos para cada sessão de um site de evento na Even3.
Essa plataforma cria o site para o seu evento, além de gerenciar e automatizar diversas outras etapas.
Com o site pronto, você não precisa se preocupar em criar nada do zero. É só personalizar e editar da forma como quiser.
Você pode mudar capa, sessões e utilizar o ChatGPT para criar o texto sobre o evento. Ou outras informações que desejar divulgar e adicionar ao site.
Veja como fazer tudo isso na prática! Comece agora gratuitamente: