Saiba como organizar um evento empresarial de sucesso

Saber como organizar um evento empresarial é um dos itens mais importantes para quem deseja crescer no mundo corporativo.

Além disso, este tipo de evento costuma trazer benefícios que são, sem dúvida, muito importantes e até mesmo lucrativos para a empresa.

E, pensando nisso, eu elaborei um post falando sobre o que é, como organizar e quais são os benefícios de um evento empresarial.

Além disso, no final, prometo uma surpresa para quem deseja potencializar os seus eventos empresariais.

Confira abaixo:

Indo direto ao ponto, um evento empresarial nada mais é do que um evento mais profissional, que geralmente é organizado pela própria empresa idealizadora.

Neste tipo de evento você pode:

  • Reunir e/o capacitar colaboradores;
  • Aumentar a sua presença de marca;
  • Gerenciar o relacionamento com o cliente;
  • Adquirir novos leads para o seu negócio.

Saiba como eventos corporativos podem aumentar os lucros da sua empresa

1. Realize o planejamento com antecedência

O planejamento é o primeiro passo para um evento empresarial de sucesso, principalmente quando falamos do cronograma de uma empresa.

Diferente de outros eventos realizados por instituições de ensino, por exemplo, uma empresa tem todas as suas demandas de serviço e/ou produto, além das  jornadas de trabalho dos colaboradores.

Por isso, é importante que você defina com antecedência não apenas a data, mas os participantes e também o que será abordado no evento, para que todas as partes possam ser organizadas de forma adequada.

DicaEven3

Crie um calendário anual para os seus eventos. Assim, os seus colaboradores poderão não apenas criar expectativas, mas também sugerir melhorias para os eventos seguintes.

2. Defina o direcionamento do seu evento

Um dos pontos mais importantes quando falamos sobre como organizar um evento empresarial, é o direcionamento do seu evento e quais objetivos você deseja alcançar com ele.

Por exemplo: o seu evento busca criar uma maior comunicação entre os seus colaboradores? Promover a sua marca? Ou conseguir novos clientes para o seu negócio?

Bom, seja lá qual for a sua resposta, é importante que você saiba quais desses itens será o mais forte do seu evento empresarial.

Assim, você poderá organizar a programação afim de atingir o seu objetivo.

Lembre-se: organizar um evento voltado para a aquisição de clientes ao mesmo tempo que deseja integrar a equipe não é uma tarefa impossível, mas pode ser confuso tanto para a sua equipe, quanto para os participantes.

3. Comece a divulgação do evento

Independente de qual seja o direcionamento do seu evento, é necessário que você o divulgue para que consiga atingir o número mínimo de participantes. 

Em caso de realizar um evento que tenha como objetivo atingir o público externo, utilize as redes sociais. Nelas, você poderá criar um perfil e realizar postagens para informar o seu público sobre o conteúdo do evento.

Além disso, você também pode utilizar uma plataforma especializada em eventos. Com isso, o seu evento será encontrado mais facilmente, além de facilitar a inscrição de mais participantes.

DicaEven3

Quer divulgar o seu evento entre os seus colaboradores? Utilize o endomarketing para a  comunicação interna da sua empresa.

Exemplos para divulgação interna: flyers internos, banners, avisos nas agendas virtuais dos colaboradores, intranet corporativa e/ou aplicativos de comunicação oficiais da empresa.

4.  Realize uma pesquisa de satisfação

“O evento acabou, hora de arrumar as coisas e apagar as luzes.” Não! Deixar o ambiente higienizado é essencial após o evento, mas essa não deve ser a sua única preocupação.

O pós-evento é a última, mas não menos importante, etapa para a conclusão do seu evento. 

Neste último passo, você poderá saber quais foram as impressões dos participantes e convidados.

Então, que tal realizar uma pesquisa de satisfação?

Uma pesquisa de satisfação busca, por meio de perguntas objetivas, saber qual é o nível de satisfação dos participantes.

Com ela, você poderá saber quais são os pontos fortes e fracos do seu evento, facilitando a otimização da sua próxima edição, ou até mesmo como produzir um novo evento da melhor forma possível.

Modelo de pesquisa de satisfação

1. Aumente a eficiência dos seus colaboradores

Os seus colaboradores são os grandes pilares da sua empresa, as pessoas que fazem com que todo o fluxo do seu negócio se torne lucrativo.

Então, por que não mantê-los satisfeitos e prontos para entregar mais eficiência? 

Com um evento empresarial, você pode realizar ações dentro da empresa, como:

  • Confraternizações;
  • Cursos de capacitação;
  • Palestras dinâmicas com autoridades do mercado;
  • Eventos especiais para datas comemorativas.

Investir no seu colaborador é atribuir mais eficiência e capacitação na equipe responsável pelo sucesso do seu negócio.

2. Otimize a comunicação dentro da sua empresa

Acima, nós falamos sobre o quanto os colaboradores são importantes para a sua empresa, mas entre eles precisa existir uma rede de comunicação, para que se tornem um time ainda mais forte. 

Imagine só: uma empresa dividida em vários setores, que em nenhum momento tiveram uma troca de idéias que pudesse fortalecer o funcionamento da empresa. Ruim, não é?

Esse problema pode gerar muitos outros, mas ele é facilmente resolvido com um evento empresarial onde o foco é uma reunião entre os setores, por exemplo.

Realizando um evento dentro do meio corporativo da sua empresa, você poderá promover uma interação muito maior entre os seus colaboradores, resultando em um ambiente muito mais unido e pronto para tomadas de decisões melhores.

3. Atração de novos clientes para o seu negócio

Indo além das paredes do seu negócio, você sabia que eventos empresariais também podem funcionar como uma ótima divulgação da sua marca? Pois é!

Os seus clientes podem conhecer o seu produto ou serviço, mas não sabem como a sua empresa funciona, quem são os rostos por trás dela e nem mesmo quais são as suas intenções no mercado.

Por isso, utilize um evento empresarial para divulgar não apenas a sua marca, mas também os valores e visões da sua empresa

Por exemplo, experimente realizar um Summit.

“Mas, o que é um Summit?”

O Summit é um evento que sempre visa trazer o melhor e mais atualizado conteúdo da área de atuação da empresa organizadora.

Nele, especialistas ministram palestras que promovem uma experiência relevante para a carreira dos participantes presentes, fazendo com que as empresas organizadoras de summits se tornem referência no mercado.

-> Aprenda mais sobre eventos com o primeiro Even3 Summit

Se você costuma organizar muitos eventos empresariais e ainda não encontrou uma forma de centralizar e monitorar todos eles, que tal utilizar uma ferramenta que faça tudo isso e muito mais?

O Even3 Empresas é uma ferramenta de gestão de eventos, onde o maior objetivo é facilitar não apenas a sua vida, mas também da sua equipe de marketing.

Nela, você pode:

  • Ter um portal feito inteiramente para a sua empresa;
  • Centralizar todos os seus eventos em um só lugar;
  • Ter a sua marca em destaque, deixando a plataforma com a cara da sua empresa;
  • Integração com plataformas de automação (Ex. RD Station);
  • Obter relatórios sobre os seus eventos;
  • Facilitar a experiência do seu usuário com uma ferramenta de busca simples.

Não deixe o seu evento acontecer de qualquer jeito, faça ele ter a organização que merece, assim como a facilidade que você deseja ter.

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