Saber como divulgar no Instagram o seu evento online é uma das melhores maneiras de explorar o marketing nas redes sociais.
O Instagram é um excelente meio de propagação de conteúdos, sejam voltados para vendas, para a comunicação com os seguidores e muito mais.
Isso acontece porque a rede social tem uma boa base de usuários.
Segundo a Etus, em 2021, a plataforma tinha 1,22 bilhões de usuários ativos, ou seja, um bom lugar para captar os participantes do seu evento, propagar os conteúdos que você deseja e vender mais, não é?
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Dessa maneira, pensando em te ajudar a explorar esta plataforma da melhor maneira, selecionamos 6 ideias de como usar o Instagram para o seu evento.
Vamos conferir?
Dicas de como divulgar no Instagram o seu evento
Antes de irmos às dicas é importante lembrar de alguns aspectos.
Como já foi dito, o Instagram traz diversas possibilidades para a sua estratégia de comunicação.
Porém é muito importante ficar atento ao que o seu público-alvo está procurando e pensar quais tipos de temas podem ser associados para divulgar o seu evento.
Isso vai desde a produção do conteúdo em si até a forma de interagir com o usuário, usando uma linguagem compatível.
Por exemplo, o ideal é, se você tiver um público mais jovial, abrigar gírias ou termos que façam sentido com o contexto do evento.
Lembrando que tudo deve combinar com o que você propõe, casando inclusive com a identidade visual, ou seja, a parte estética do evento, como marca, cores, entre outros.
Além disso, o Instagram é uma rede social que sempre está trazendo novidades para a plataforma e uma orientação muito importante é utilizá-las.
Isso acontece porque os algoritmos, os critérios da plataforma para analisar um conteúdo, reconhecem e valorizam posts que exploram as novas funcionalidades, já que gera um maior contato delas com o público.
Portanto, é sempre bom ficar por dentro de todas as novidades!
Confere só as ideias que trouxemos para você:
1. Depoimentos
Existem várias formas de mostrar a credibilidade do seu evento para o público e uma delas é com depoimentos.
Se o seu evento já teve edições passadas, você pode solicitar aos participantes que falem um pouco da experiência durante todo o encontro.
Isso, dentro do mundo do marketing, chamamos de prova social, ou seja, são gatilhos que, a partir de experiências, fazem outras pessoas se sentirem influenciadas para participar daquilo também.
Dessa forma, vale a pena investir em vídeos ou até textos com boas histórias.
Aliás, se for a sua primeira edição, já coloque nos planos para selecionar alguns participantes para coletar esses conteúdos, mostrando o valor do seu evento.
2. Os bastidores do seu evento
Uma outra alternativa para gerar conteúdos relevantes no Instagram é trazer os bastidores, o processo de criação e a equipe.
Eles causarão desejo para os futuros participantes, que estarão mais inteirados com todo o andamento e criando expectativas para o dia do evento.
Sabe uma boa proposta? Você pode postar uma foto da sua equipe confeccionando os crachás, realizando treinamentos ou montando toda a estrutura do local.
3. Conteúdo exclusivo
Além da programação já estabelecida, você pode solicitar aos palestrantes ou outros especialistas que façam conteúdos exclusivos voltados para as temáticas do evento.
Eles podem ser em vídeos, lives, textos, fotos, entre outros.
Assim, você dará um gostinho de exclusividade para os participantes e farão com que eles sintam a necessidade de aprofundar os conhecimentos no seu evento.
Também é uma opção criar conteúdos após o encontro, trazendo pesquisas, ideias ou assuntos que foram discutidos anteriormente, reforçando o poder de conhecimento na área.
4. Interaja com o seu público
A interação é a maneira de como você vai falar com o seu público, seja respondendo perguntas, comentários ou mensagens diretas, por exemplo.
Uma das melhores formas é criando enquetes nos stories, trazendo questões que tenham a ver com o evento.
Você pode até desenvolver um quiz, sorteando algum presente ou kit de um patrocinador. Que tal?
Aliás, já que estamos falando em interação, um ponto muito importante é o tempo de resposta para o seu participante.
Ele deve ser o mais ágil possível, já que é um momento fundamental para dar uma maior atenção ao seu futuro cliente e, consequentemente, resultar em uma venda.
Por isso, você deve ter uma equipe preparada para atendê-lo da melhor forma, focando em uma boa experiência em todos os momentos.
Sendo assim, se chegarem dúvidas no seu Instagram sobre o funcionamento do evento, procure respondê-las o mais rápido e dar o suporte necessário.
5. Valorize a qualidade da imagem e do vídeo
O Instagram é uma rede social que preza por conteúdos visuais, sejam vídeos ou fotos.
Logo, ter um material bom é essencial para se destacar da concorrência e conseguir a atenção do seu público-alvo.
Por isso, vale a pena investir em um profissional ou em equipamentos de qualidade para a captação do seu evento.
6. Diversidade e planejamento
Um dos pontos essenciais para o sucesso nas redes sociais é ter uma diversidade nos conteúdos, ou seja, explorar diferentes formas de abordar as temáticas.
Não adianta escolher apenas um formato ou um tópico, isso será cansativo para quem está recebendo. Seja criativo e explore as possibilidades!
Além disso, crie um bom planejamento de postagem para o Instagram.
No decorrer do dia, é possível postar alguns stories da comissão organizadora falando sobre o evento ou um vídeo no feed com um dos convidados.
Em outro momento, insira uma imagem com uma legenda que fale sobre um assunto do evento ou faça uma contagem regressiva para o dia do encontro.
Sendo assim, dá para perceber que são muitas opções, mas tudo deve ser inserido de forma consciente.
Por isso, não tem motivo para usar vários conteúdos de uma só vez.
Vale a pena mesclá-los e escolher os dias e horários certos para soltá-los, mas sem perder a frequência de postagem.
Planeje, execute e observe os resultados
Depois das ideias que trouxemos, ficou bem mais fácil desenvolver estratégias para divulgar no Instagram o seu evento, não é?
Desse modo, você pode criar uma conta profissional, ou seja, diferente de um perfil comum no Instagram.
Para isso, basta ir nas configurações e selecionar a opção do tipo de conta que deseja.
A partir daí, você terá um acompanhamento demográfico das pessoas que te seguem, além do conhecimento sobre dias e horários que elas estão mais presentes.
Assim, fica mais simples saber quando postar os seus conteúdos e acompanhar os resultados para saber o que está dando certo ou não.
Então chegou a hora de dar o primeiro passo: criar e divulgar no Instagram o seu evento.
Confira um material exclusivo com tudo que você precisa saber para produzir um evento online!