e-poster: imagem de destaque

Tudo que você precisa saber sobre e-poster

Você já ouviu falar no e-poster?

Para quem já está acostumado com eventos presenciais e apresentação de trabalhos, com certeza esse termo vai te fazer lembrar do pôster científico.

De fato, há uma semelhança por aí, mas o e-poster, ou pôster digital, tem peculiaridades que merecem a atenção dos participantes de eventos, principalmente na hora de produzir.

Então, que tal mergulhar um pouco mais nessa tecnologia que tem crescido com os eventos online? Saiba mais sobre:

Basicamente, o e-poster é um pôster científico digital. Por esse motivo, ele também é chamado de pôster digital ou pôster eletrônico.

Então, da mesma maneira que um pôster científico, ele é usado em eventos para apresentar uma pesquisa acadêmica visualmente, divulgando informações de forma sucinta.

Mas existe um diferencial no e-poster!

Esse formato é adaptado especialmente para aparecer em telas e eventos online. Ou seja, não é apenas uma foto de um pôster científico tradicional.

Na verdade, o e-poster deve ser produzido para chamar a atenção e melhorar a experiência do leitor do seu trabalho, utilizando elementos dinâmicos na apresentação.

Por isso também, o e-poster abre espaço para novas formas de divulgar a sua pesquisa científica. E eu vou te ensinar como fazer isso!

Pôster científico x e-poster
Fonte: NSE – Massachusetts Institute of Technology

Para começar, criar um e-poster é bem mais simples do que você imagina.

Em três pontos, resumi o passo a passo que você precisa seguir para criar e-posters perfeitos para a sua pesquisa. Confira:

1. Planeje sua apresentação visual

Primeiramente, planeje a forma como você vai estruturar a sua pesquisa no pôster.

Nesse momento, é hora de pensar em:

  • Audiência: Quem vai ler o poster? Quão técnicos eles são? O que gostariam de ver? Como chamar sua atenção?
  • Objetivos: Qual é o intuito da sua apresentação? Qual é a melhor forma de organizar as informações para atingir o seu objetivo?
  • Mensagem: A forma como você estruturou suas informações comunica exatamente tudo o que você quer passar para a audiência?

Por fim, já parou para pensar em como apresentar tudo isso? É aí que entra uma das partes mais importantes!

2. Preste atenção na formatação do seu e-poster

A formatação é a maneira que você vai distribuir as informações no seu pôster, por isso, ela é tão importante!

Mas preste atenção: as normas de formatação de e-posters podem variar nos eventos, então, é sempre importante checar as exigências das instituições.

No entanto, é comum que as sessões do pôsteres digitais sigam as já conhecidas normas da ABNT para pôsteres científicos (NBR 15437).

-> Saiba como criar pôsteres científicos nas normas da ABNT (NBR 15437)

Nesse caso, seu pôster deve estar dividido em três seções:

Elementos pré-textuais

  • Nome do Evento ou da Instituição de Ensino;
  • Título e subtítulo do trabalho (se houver);
  • Nome(s) do(s) autor(es), a titulação máxima e afiliação institucional de cada um;
  • Orientadores – alguns eventos solicitam que apareça o nome do orientador responsável pelo trabalho.

Elementos textuais

  • Introdução;
  • Material e Métodos;
  • Resultados;
  • Conclusão.

Elementos pós-textuais

  • Referências bibliográficas

2. Faça um brainstorming

Depois de tudo isso, provavelmente você já deve ter um rascunho do seu trabalho.

A partir desse momento, é hora de começar o brainstorming.

Ou seja, reestruture as informações, releia seu trabalho e pergunte-se sempre se algo escrito pode se tornar um infográfico.

Aliás, pense em todos os possíveis conteúdos dinâmicos que podem ser inseridos. Aqui vão alguns exemplos:

  • Você pode usar animações, como vídeos e gifs. Mas, claro, tenha certeza que a animação se encaixa e enriquece a narrativa da sua apresentação.
  • Considere incluir zooms para chamar atenção em algum ponto de um gráfico ou tornar algum componente do seu trabalho mais visível;
  • Se necessário, você pode adicionar sessões com observações e detalhes adicionais. Por exemplo, detalhes mais técnicos podem ser abordados assim.

Mas não esqueça: você não deve sair da formatação indicada pelo evento!

Agora que você já sabe criar um e-poster do zero, separei algumas dicas que podem te ajudar a chamar atenção para o seu trabalho.

Afinal, provavelmente seu e-poster será exibido numa sala virtual com muitas outras pesquisas e, caso você queira se destacar, é importante seguir algumas dicas, como:

1. Faça o designer do seu e-poster ser atraente à primeira vista

Para se destacar em uma multidão, é preciso atrair os olhares!

Para isso, você não precisa criar um e-poster neon, ok? Lembre-se de seguir os padrões do evento.

Mesmo assim, seu trabalho pode (e deve) prender a atenção e ser atrativo para quem está lendo.

Inclusive, com o formato de pôster digital há ainda mais possibilidades de fazer isso. Então, experimente mesclar mídias, como gráficos, links, imagens, sons e vídeos.

2. Não inclua muitos conteúdos

Uma vez que seu trabalho busca ser dinâmico, tenha cuidado para não incluir elementos demais.

Seu foco deve estar em informar, atrair e envolver o seu leitor na medida certa. Por isso, não encha ele de informações ou divague muito.

Por exemplo, se o seu formato de e-poster permitir a adição de links e vídeos, tenha cuidado para não adicionar detalhes demais e deixar a sua apresentação cansativa e cheia de abas secundárias. Tente colocar as principais informações em um só lugar!

Lembre-se: sempre utilize o espaço do seu e-poster de forma estratégica para manter o leitor engajado na sua apresentação.

3. Faça testes antes de submeter seu e-poster

Outra coisa que você não deve esquecer sobre conteúdos dinâmicos: eles sempre necessitam de testes.

Por isso, antes de submeter seu e-poster, é indicado testar tudo que você inseriu para ver se está funcionando bem.

Tenha certeza que os arquivos de mídia reproduzem no software utilizado para apresentar os trabalhos e verifique se todos os links estão redirecionando para o local certo.

4. Não confunda e-poster com slides

Ao falar em conteúdos dinâmicos, resumos de pesquisa e apresentações de trabalhos, eu aposto que você também pensou em slides!

Embora visivelmente haja uma enorme diferença entre slides e e-posters, na hora de criar e-posts com conteúdos dinâmicos, muitos podem acabar se confundindo.

Afinal, pense em trabalhos com zooms, sessões, navegação dinâmica e transições… Abusar desses conteúdos pode tornar seu trabalho tão dinâmico quanto um slide!

Porém, diferente do slide, que te apoia em um momento de fala, os e-posters não contam com o suporte da sua apresentação.

Sendo assim, muitas informações dinâmicas podem distrair seus leitores do conteúdo principal do e-poster: a sua pesquisa científica.

Por isso, lembre-se de manter uma apresentação objetiva, onde os elementos conversam entre si e criam um sentido para o e-poster.

No digital, o seu conteúdo deve ser feito sob medida para um público fluído, que vai embora e volta sempre que deseja.

5. Insira informações extras

Um dos maiores benefícios dos e-posters é a possibilidade de linkar para fontes externas.

Pensando nisso, você pode usar links para artigos que explicam melhor algum ponto da sua pesquisa.

Além disso, é super importante que você adicione suas produções acadêmicas, e-mail ou algum site para contato.

Assim, quem tiver mais interesse na sua pesquisa, terá mais facilidade para mergulhar na temática e entrar em contato com você, caso deseje.

Finalmente chegou a hora de submeter seu e-poster em um evento.

-> Encontre agora eventos com submissões abertas

Para isto, você pode utilizar o App Even3 Eventos para encontrar um evento que aborda a temática da sua pesquisa.

Por lá, você pode buscar o evento ideal para você ao utilizar os filtros de pesquisa por tipos de evento, áreas do conhecimento, datas e localização. Saiba mais:

Clique aqui para baixar o aplicativo Even3 Eventos

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