e-mail marketing para eventos

Saiba como usar o e-mail marketing na Even3

Você já percebeu como o email marketing é essencial para eventos, impulsionando as vendas ou melhorando o contato com os participantes?

Pois é, e diversos modelos podem ser utilizados para dar um up no seu evento dentro da plataforma da Even3.

Por isso, neste blogpost, vou te ensinar como utilizar as nossas ferramentas e explicar:

Talvez você já tenha recebido na sua caixa de entrada um e-mail de alguma empresa, seja apresentando um produto ou informando sobre uma oferta.

Esta é uma estratégia que chamamos de e-mail marketing!

Em outras palavras, nada mais é do que a comunicação personalizada, feita por e-mail, entre uma empresa e seus clientes.

Embora ele já esteja tão inserido no nosso dia a dia dessa forma, o e-mail marketing pode ser utilizado em diversos segmentos e é um grande aliado na divulgação de eventos.

Afinal, essa é uma das maneiras que você pode criar uma maior relação com os seus participantes, personalizando o conteúdo, informando, tirando dúvidas e muito mais!

Porém, para uma boa comunicação, é necessário que você esteja no momento certo  e levando as informações relevantes para a pessoa certa.

Além disso, você deve escolher uma plataforma que otimize o processo de disparo de e-mails, já que é inviável enviar tudo manualmente.

Pensando nisso, a Even3 tem uma solução para notificar todos os seus participantes. E eu vou te ensinar a usá-la, além de citar exemplos.

-> Email marketing para eventos: o guia completo. 

Escolher a plataforma certa para o disparo é essencial no e-mail marketing.

Isso porque é através de plataformas, como a Even3, que você vai conseguir fazer uma campanha mais efetiva.

Na prática, você vai otimizar o seu tempo com o disparo automático, criar layouts com mais facilidade e, principalmente, segmentar o público para torná-los cada vez mais personalizados.

Além disso, ao disparar os e-mails por uma plataforma, a chance de entrega é maior.

Isso acontece porque, ao enviar uma grande quantidade de e-mails da sua conta pessoal, os servidores consideram isso como uma prática de Spam.

Já com uma plataforma devidamente configurada para essa função, isso não ocorre com tanta frequência.

Na Even3, centenas de clientes já utilizam a nossa solução. Por exemplo, o Festival do Conhecimento da UFRJ, que mobilizou mais de 17.000 pessoas online, e conseguiu otimizar a comunicação.

No caso do Festival do Conhecimento, a equipe de comunicação soube muito bem como fazer tudo isso.

Elas apostaram em listas de transmissão no Whatsapp e Telegram e e-mails com curadorias dos melhores momentos das lives do Festival.

Inclusive, toda essa movimentação pode ser realizada de maneira simples na nossa plataforma. É só utilizar o Menu Pessoas. Vou te explicar como!

Conheça o Menu Pessoas

Para utilizar a Even3 como uma plataforma de disparo de e-mails, você precisa conhecer o Menu Pessoas. Aliás, a gente já explicou tudo neste vídeo aqui:

É no Menu Pessoas que você vai encontrar os envolvidos no seu evento, tendo a opção de enviar e-mails a qualquer momento e falar sobre vários assuntos para os diferentes tipos de pessoas segmentadas.

Por exemplo, se algum participante se cadastrou no evento, mas ainda não realizou a inscrição, o organizador pode selecionar apenas este grupo e notificá-lo.

Além disso, é possível se comunicar com autores, avaliadores, convidados, organizadores e outras categorias presentes no seu evento.

Menu Pessoas da Even3

 

Para isto, é bem intuitivo e simples de usar: basta clicar em Notificar Pessoas que você chegará na página de formulação do e-mail.

É lá que você vai encontrar um espaço para as edições do corpo e do assunto do e-mail, e para adicionar uma imagem.

Sendo assim, após definir a estratégia e um bom cronograma, já pode colocar a mão na massa!

-> Saiba como definir uma boa estratégia de e-mail marketing

Mas cuidado com a linguagem e a quantidade de conteúdos que serão enviados, pense estrategicamente no que o seu público está procurando.

Para isso, caso você queira saber quantos e-mails já foram enviados, é só clicar no Histórico de Envios. Fácil, não é?

Histórico de emails Even3

Mas não para por aí: existem duas utilidades que vão te auxiliar no desenvolvimento e na desburocratização da sua comunicação. Confere só!

Outras funcionalidades para email marketing na Even3

Coleta de informações

O momento de inscrição é uma etapa crucial para coletar todas as informações importantes do seu participante e, assim, te dar base para e-mails mais personalizados.

Nesse caso, é no Formulário de Inscrição, no Menu Inscrições, que você deve escolher as perguntas certas, selecionando perguntas que já estão prontas ou criar novas.

Opções de perguntas para inscrição em eventos

Lembre-se de duas coisas:

1. Um formulário de inscrição muito extenso pode fazer o participante ficar com preguiça e desistir de preenchê-lo, deixando de se inscrever no seu evento.

Portanto, uma boa prática é coletar as informações essenciais e, depois da inscrição, pedir mais dados através de enquetes, relatórios, redes sociais, emails… enfim, a estratégia que você preferir!

2. Cumpra os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Isto é, a lei brasileira que protege todos os dados pessoais fornecidos.

Nesse caso, devemos informar ao participante como os dados dele serão utilizados.

Opção de descadastramento

Falando em LGPD, uma das exigências da Lei é que o dono dos dados tenha autonomia sobre eles.

Por isso, todo disparo de e-mails deve conter a opção de descadastramento. E, na Even3, você não precisa se preocupar em configurá-la, pois já possui essa opção ativa.

Assim, suas notificações só chegarão para quem realmente está interessado em engajar com seu evento.

Portanto, para evitar muitos descadastramentos, você deve focar em comunicação de qualidade. E tenho alguns exemplos de bons e-mails para te mostrar!

De acordo com o que já foi comentado, existem várias maneiras de explorar o diálogo com a sua lista de e-mails, entre elas:

Newsletter

Também conhecida como news, é utilizada para trazer novidades, mudanças ou conteúdos fresquinhos que possam agregar na vida do participante do seu evento.

Ou seja, você pode aproveitar para a divulgação dos palestrantes ou de conteúdos que tenham a ver com o seu evento.

Ela também tem a característica de ser periódica e, muitas vezes, alguns leitores, ao se inscreverem, já esperam recebê-la em determinado tempo.

Sendo assim, durante a organização, é importante determinar um intervalo de tempo para entregar as notícias sobre o encontro, estimulando também uma troca com os participantes.

Olha só esse modelo!

Oi, @, como está a semana?

Ficamos muito felizes em saber que você quer estar por dentro do mundo dos eventos com a gente!

Por isso, separamos os últimos conteúdos que são da sua área de interesse:

  • Saiba os melhores tipos de transmissões para eventos híbridos;
  • Entenda os principais desafios de um organizador no desenvolvimento do evento;
  • Conheça os passos para deixar o seu evento mais interativo.

Além disso, também temos uma novidade: adicionamos duas atividades na nossa programação que dão match com o que você está procurando!

Na próxima semana, teremos mais um encontro, lembra?

Dessa vez, eu vou te explicar um pouquinho sobre esses novos programas. Fique ligado!

Até lá,

assinatura.

Curadoria de Conteúdo

Esse é o momento no qual você explora conteúdos ricos e pode correlacionar com pesquisas, reforçando a importância do seu evento, ou materiais já publicados sobre o tema.

Dessa forma, faça uma seleção especial de pontos relevantes para o leitor, sejam de redes sociais ou até do blog da sua empresa.

E-mail promocional

Acho que o nome já diz tudo, né? É a hora de ganhar o participante pela oferta!

O e-mail promocional serve para divulgar promoções, cupons de desconto, ingressos mais baratos, produtos exclusivos, valores diferenciados para estudantes ou viradas de lotes.

Na Even3, você pode criar o seu próprio cupom de desconto com facilidade, sabia?

Acessando o Menu Inscrições, é só clicar na aba de Cupons e adicioná-lo, definindo o nome, o valor, a quantidade e a data limite de disponibilização.

Adicionar cupom de desconto na Even3

Assim, você pode pensar em estratégias focadas no aumento das vendas, direcionando os olhos do leitor em apenas uma decisão: comprar!

Pesquisa de satisfação

Os feedbacks são essenciais em todas as etapas do seu evento. Lembre-se: é preciso conhecer a jornada do seu participante, buscando oferecer uma experiência apropriada, seja ela online, presencial ou híbrida.

Sendo assim, opte por:

  • No pré-evento: perguntar quais são as expectativas para o momento;
  • Durante o evento: entender o que estão achando das dinâmicas;
  • No pós-evento: abrir espaço para saber como foi a experiência e ter novas ideias para as próximas edições. Uma ótima maneira de fazer isso é através das pesquisas de satisfação

eventos online

Aliás, se você deseja saber mais sobre o mundo do e-mail marketing e como explorá-lo da melhor maneira, confira o guia abaixo, feito exclusivamente para te ajudar em todos os detalhes!

 

E, para quem ainda não desvendou a Even3, te dou uma última dica: conheça a nossa plataforma e observe as possibilidades de email marketing para eventos de sucesso.

Quer saber mais? Clique no banner abaixo e comece a sua jornada com a gente!

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