EBA

EBA 2019: por que eles só queriam a Even3?

O EBA Científico faz parte do Encontro Brasileiro dos Administradores e Acadêmicos de Administração (EBA®). É um encontro promovido para mestrandos, mestres, doutorandos e doutores da área da Administração e engloba eixos como empreendedorismo, Marketing, Gestão de Pessoas e Finanças. 

Foto do EBA 2019

De acordo com Alessandro Pinon, professor universitário e organizador do evento, a sexta edição do EBA, que aconteceu em maio de 2019, na cidade de João Pessoa, Paraíba, ficou marcada pela diversidade cultural dos participantes. Muitos vieram de diferentes cidades do Brasil só para participar do evento. 

Tivemos pessoas do Brasil inteiro, com sotaques diferentes, com pesquisas de alto nível, professores de outras instituições, e alunos e profissionais da área.” – Alessandro Pinon, organizador do EBA 2019. 

Com experiência apenas em organização de eventos locais, Alessandro destacou que a magnitude e o caráter científico do evento foram grandes atrativos para os participantes. 

É um evento muito inovador. Com uma parte científica muito legal, uma infraestrutura muito interessante, com salas separadas por tema, explica Pinon. 

Mas, muitas vezes, quem vê o evento “pronto” não faz ideia do que acontece nos bastidores. 

Nos bastidores, a comissão organizadora, composta por ele e mais dois professores, tinham um grande desafio: tirar um evento já renomado no meio do papel e fazer dele um verdadeiro sucesso. 

Encarando o desafio

Ao receber o convite para integrar a organização do EBA 2019, os professores foram claros: queriam o auxílio de uma plataforma que garantisse a agilidade e a organização dos processos. Mas eles não queriam qualquer plataforma, para eles, só poderia ser, obrigatoriamente, a Even3.

Por que a Even3?

Segundo Alessandro, outra plataforma havia sido sugerida para a organização a 6ª edição do EBA, mas ela, entretanto, não era completa e não atendia às necessidades da comissão. 

A escolha da Even3 foi devido ao fato de Alessandro já ter utilizado a nossa plataforma antes, tanto como participante como também como organizador.

O primeiro contato foi como participante de eventos, mas logo começou a utilizar a Even3 para a organização de eventos menores. Nessas ocasiões, utilizava a versão mais básica e totalmente gratuita da plataforma e viu o quanto ela poderia ajudar o EBA 2019 a ser um evento de sucesso. 

Os outros professores conheciam a Even3 como participantes, e como eu já tinha usado como organizador anteriormente, eu apresentei pra eles e falei que era a melhor plataforma que tinha. Tanto que os outros professores ficaram encantados.” – Alessandro Pinon. 

Agora, com um evento maior, a comissão organizadora queria aproveitar, ao máximo, as soluções que a Even3 tem a oferecer aos organizadores de eventos. Por isso, optaram por dar um upgrade nos serviços da plataforma. 

A proposta foi aceita e a plataforma oficial para a edição de 2019 foi a Even3. Os módulos pagos agregaram ainda mais valor ao evento.

E ficou clara a diferença dessa edição para as anteriores. Até mesmo os professores que nunca haviam usado a Even3 antes como organizadores, também usaram muito a plataforma, e por ser muito intuitiva, tiraram-na de letra.

O que difere a Even3 das outras plataformas do mercado?

Segurança

Um das dificuldades que o evento enfrentou nas edições anteriores, foi ter o controle dos participantes. Por isso, a segurança dos dados dos participantes era uma questão crucial e que, por sua vez, não poderia faltar na plataforma contratada para o evento.

Na Even3, é possível ter todo o controle dos participantes através da plataforma. É possível ver dados dos participantes, status da inscrição, atividades inscritas, pagamentos que foram realizados e trabalhos submetidos.

segurança nos dados dos participantes
Na plataforma da Even3, você consegue ter total controle dos dados dos participantes.

Além disso, a plataforma conta com a Área do Participante, em que o participante tem acesso a todas as informações que precisa sobre o evento. 

O principal motivo de ter ido para a Even3 é a segurança que a plataforma passa, a segurança de dados principalmente, e a segurança de que o participante não vai perder informações, ou não vai ficar desinformado, porque como ele tem a plataforma pra ele, o ambiente dele, é muito difícil ele não ter informações do evento. E isso me dá mais segurança.

Submissão de trabalhos

Neste ano, mais de 100 artigos foram submetidos no EBA. No evento anterior, apenas 13 trabalhos haviam sido aprovados. Em 2019, o número cresceu para 65.  

Um aumento de 500% na aprovação de trabalhos. 

O controle eficiente das submissões influenciou diretamente nos números.  

Na plataforma, a organização estabeleceu as áreas temáticas que contariam com submissões de trabalhos, as modalidades e também o prazo de abertura e encerramento das submissões. 

ste do evento: submissões do EBA
Os participantes tinham acesso, no próprio site do evento, ao prazo das submissões, modalidades e áreas temáticas.

 

Avaliação

O sistema de avaliação é o melhor módulo” afirma Pinon. A plataforma é bem inteligente em relação a isso.

Com a Even3, o EBA conseguiu que 60 avaliadores do Brasil todo avaliassem os mais de 100 artigos submetidos no evento sem complicação. 

EBA: módulo avaliação da Even3
Na Even3, o organizador consegue distribuir os trabalhos para avaliação.

Nós tínhamos mais de 60 avaliadores do Brasil inteiro para avaliar os artigos, e cada artigo era avaliado por dois avaliadores. Tinham que ser computados os pareceres e as notas, e pra gente conseguir ter velocidade para desenvolver isso, só foi possível graças a plataforma, que deu essa possibilidade, porque tinha avaliador no Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, em todo canto do país.

Certificados

Outro problema que foi resolvido no evento deste ano foram os certificados. 

A Even3 conta com uma rápida configuração de todos os certificados e o envio para os participantes é feito em apenas um clique.

–> Descubra 6 motivos para gerar os certificados do seu evento com a Even3

A plataforma que foi utilizada no evento anterior era muito limitada. Foram muitos problemas com os certificados e, este ano,  a gente não teve isso. Pelo contrário, liberamos o certificado um dia depois do evento.

O resultado? Sucesso!

A plataforma foi muito bem elogiada, juntamente com toda a organização do evento. O evento foi muito, muito bem avaliado, e um dos fatores principais dessa avaliação foi a satisfação dos participantes, por causa da parceria do EBA com a plataforma da Even3. Ela foi fundamental para que o evento fosse um sucesso!

Foto do EBA 2019

Pinon, junto com os professores que organizaram o EBA 2019, foram convidados também para a organização do Campus Festival e eles querem continuar utilizando a Even3. 

Vocês estão bem na fita da gente, a gente está vendendo vocês”, brincou.

Além da própria plataforma, a Even3 oferece assistência tanto para os organizadores quanto para os participantes, e sempre com o foco no sucesso do evento.

Quando a coisa é boa a gente fala mesmo, com entusiasmo. Parabéns para vocês aí!

Precisa encontrar as melhores soluções para o seu evento? Conte com a ajuda de um especialista!

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos