Saiba usar o feedback de eventos para melhorar a experiência dos clientes

Com o avanço das plataformas digitais e redes online, os consumidores se transformaram na maior força de divulgação que uma marca pode ter.

Se antigamente as pessoas acreditavam em tudo o que viam na grande mídia, agora, todos se transformaram em produtores de conteúdo e divulgadores de ideais.

Diante desse cenário, o grande desafio das empresas atualmente é medir o grau de satisfação dos clientes com a marca e as experiências que elas propõem.

Assim, é possível trabalhar para melhorar essa percepção e evitar a propagação de mensagens negativas relacionadas à empresa.

Mas, você pode estar se perguntando: Como isso é possível? A resposta é simples!

Apesar de existirem muitas maneiras de mensurar e promover a satisfação de um consumidor, os eventos têm se mostrado como um investimento que traz um retorno muito satisfatório.

Pensando nisso, listamos algumas dicas de como usar o feedback de eventos para melhorar a experiência dos seus clientes. Confira!

Invista em eventos

Por que investir em eventos? Além de ser uma excelente forma de sair da rotina corporativa, os eventos dão margem para maior interação social na empresa.

Promovem networking e fortalecem o relacionamento entre os seus participantes, sejam eles fornecedores, parceiros ou consumidores direto.

E se a tendência do marketing, nos últimos anos, é oferecer experiências, é muito mais válido apostar em festas e eventos do que focar todos os esforços em comerciais e publicidade tradicional.

Assim, além de melhorar a comunicação com o público, você ainda cria uma imagem positiva da sua marca.

Mas, atenção!

Um evento corporativo pode ser um grande aliado em sua estratégia ou se tornar um verdadeiro tiro no pé.

Por isso, independentemente da proporção ou recursos que forem disponibilizados, invista em planejamento, organização e uma estratégia de marketing bem direcionada.

Engaje pessoas

Pense em você como colaborador de uma empresa.

O que preferiria: receber um comunicado por e-mail ou participar de um evento em comemoração aos resultados do ano? Parece meio óbvio, não é mesmo?

E é exatamente por isso que esse tipo de estratégia é tão positiva e recomendada entre as equipes de marketing.

A organização de um evento corporativo tem o poder de engajar os funcionários e alinhá-los com os objetivos e metas da empresa.

Além disso, essa é uma oportunidade única de se estabelecer uma comunicação ágil e direta entre a empresa e os seus consumidores.

Estimulando a participação de todos para a criação de um evento inesquecível e gerando a importância devida para o acontecimento.

E para as pequenas e médias empresas que, geralmente, contam com baixos orçamentos, os eventos de pequeno porte são excelentes ferramentas para criar vínculo emocional, sensibilizar e envolver os participantes, sem gastar muito.

Receba o feedback do evento

feedback de eventos

Ao final de qualquer evento, faça uma pesquisa entre os participantes para que eles avaliem a sua ação.

É essencial saber o que eles acharam da organização como um todo. Levantar pontos de melhorias e acolher sugestões para futuras oportunidades.

Para evitar repetir os erros, é muito importante ouvir os seus convidados e identificar os principais pontos positivos e negativos.

Para isso, existem diferentes formas de realizar o feedback de eventos, levando em consideração os seus objetivos e necessidades. Confira as principais opções:

  • Pesquisas Tradicionais: são aqueles formulários que você já está acostumado a responder. Podem ser feitas logo após o evento ou algum tempo depois, por meio de plataformas online. Ex: transacionais, online ou NPS.
  • Pesquisas de Autoatendimento: essa técnica pode ser usada caso você queira que o feedback venha de forma natural e espontânea da parte do cliente. Você disponibiliza o questionário e deixa os participantes livres para responderem ou não. Ex: opiniões, depoimentos e formulários.
  • Feedback Pessoal: Nesse caso, você disponibiliza alguma pessoa da equipe para sondar os participantes sobre o evento. É essencial contar com alguém pró-ativo e que se relacione bem com as pessoas para executar essa tarefa. Ex: presencial, por e-mail ou telefone.

Lembre-se sempre de desenvolver formulários curtos e diretos, independentemente do estilo de pesquisa escolhido.

Ninguém gosta de ficar respondendo perguntas muito longas ou pessoais. Seja certeiro e evite entediar os participantes.

Use o feedback de eventos a seu favor

Após recolher todos os dados dos participantes, o correto uso de feedback vai definir o sucesso dos seus próximos eventos e contribuir para melhorar a experiência dos seus clientes.

Isso porque você vai identificar o que precisa ser mais bem trabalhado e o que pode (e deve!) repetir.

Com a pesquisa em mãos, você pode produzir um relatório levando em considerando todos os indicadores do questionário.

Isto o ajudará a avaliar se as metas e objetivos específicos foram alcançados, e dará uma visão mais clara sobre o trabalho realizado por cada departamento e fornecedor.

A melhor – e única – maneira de melhorar uma experiência é a conhecendo profundamente.

Por isso, não ignore nenhum comentário ou reclamação.

Todos os feedbacks recebidos, sejam positivos ou negativos, por meio dos participantes vão contribuir para que a sua empresa trabalhe e identifique as áreas corretas.

Além disso, os consumidores gostam de se sentirem importantes e valorizados. Oferecer a oportunidade para que eles sejam ouvidos e apresentem a sua opinião, já mostra o interesse da sua empresa em oferecer uma experiência ainda melhor para cada participante.

O ciclo do feedback de eventos

Legal, não é? O crescimento e a manutenção de um negócio dependem, majoritariamente, de ter clientes satisfeitos.

Se você não mantiver os participantes dos seus eventos felizes, eles, certamente, darão depoimentos negativos sobre a experiência para amigos e familiares, o que fará com que o assunto se espalhe rapidamente pelas redes.

Por isso, é fundamental que as empresas criem um ciclo de feedback de eventos em parceria com o seu público-alvo.

É essencial escolher a ferramenta mais adequada e solicitar a contribuição ativa dos participantes.

Assim, é possível avaliar a experiência de cada cliente, melhorar os processos e superar as expectativas nos próximos contatos.

Este conteúdo lhe ajudou? Deixe um comentário no post contando para a gente as suas dúvidas e o que você achou sobre o uso de feedback para melhorar a experiência dos clientes!

*Este artigo foi escrito pela Júlia Vidigal Munhoz, analista de marketing e conteúdo da mobLee.

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