Toda produção de evento precisa, essencialmente, lidar com gastos. É importante pensar, por exemplo, em questões como controle e redução de custos, despesas, perdas e investimentos.
É notório que um evento acadêmico ou científico envolve tarefas que vão desde o planejamento até a conclusão do evento.
E uma das principais e mais importantes etapas desse processo é o planejamento dos gastos em eventos.
Para essa função, a tecnologia pode ajudar bastante a gerenciar o tempo, a divulgar e até reduzir os gastos totais do evento.
As ferramentas tecnológicas conseguem criar um bom planejamento para os organizadores, já que conseguem, de antemão, prever possíveis adversidades que podem ocorrer durante o evento.
Elas permitem que a equipe tenha tempo suficiente para reverter a situação sem que esta se torne um grande transtorno.
Como a tecnologia pode ajudar a sua empresa?
Atualmente, existem diversos softwares e aplicativos móveis eficientes que podem melhorar consideravelmente os resultados dos gastos em eventos.
Eles permitem o acompanhamento de todas as esferas do evento por meio de aparelhos eletrônicos como smartphones ou tablets. E o melhor: por ser um app, esse acompanhamento pode ser feito de qualquer lugar.
Divulgação
Quem lida com a produção de eventos sabe como é importante fazer uma boa divulgação, caso contrário todo o planejamento pode acabar sendo ineficiente.
Para isso, a tecnologia, que já faz parte da vida de todo mundo, é um recurso sem igual.
Utilizando recursos de marketing digital, é possível encontrar o público-alvo correto e direcionar as ações de divulgação específicas para essas pessoas.
Dessa forma, você otimiza o investimento a ser realizado no marketing e na divulgação do evento, pois evita que recursos sejam gastos desnecessariamente com pessoas que não fazem parte do público-alvo.
Uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de criar divulgação orgânica, ou seja, aquela que não é paga. Assim, você consegue atrair o público de maneira gratuita.
Nesse caso, você deve considerar um bom tempo de planejamento do evento, já que as estratégias orgânicas costumam demorar mais para dar resultados.
Acompanhamento dos visitantes
Outro ponto fundamental para o sucesso de um evento é a conquista do público.
Para isso, é necessário conhecer o público-alvo e planejar a ocasião de forma que atenda as expectativas dele. Ofereça serviços ou produtos bons o suficiente para satisfazer as necessidades desse público, mas sem que extrapole o orçamento do evento.
Uma ferramenta de gestão permite a reunião de dados sobre o público-alvo e a identificação de preferências.
Consegue-se descobrir características específicas do público, além de informações importantes para a definição de produtos e serviços a serem oferecidos em cada evento.
Controle de gastos em eventos
Para fazer o controle dos custos, é essencial que você saiba exatamente onde será gasto cada valor.
A melhor maneira de fazer isso é por meio do uso de ferramentas de software de controle financeiro que permitem o registro e o acompanhamento de todas as despesas, inclusive separando-as por setores, como infraestrutura, planejamento, divulgação, entre outros.
Com o controle dos recursos financeiros é possível otimizar os gastos em eventos e fazer escolhas melhores considerando todo o evento e o impacto que cada decisão pode causar no orçamento geral.
Dicas essenciais para planejar e otimizar os gastos em eventos
1. Planeje com antecedência
Quando o planejamento do evento é realizado com antecedência há tempo para pesquisar melhores preços de produtos e serviços, além de buscar patrocínios, parcerias e apoio de empresas privadas, dependendo do caso.
Crie uma lista com tudo o que é essencial para a realização do evento e faça um orçamento inicial para cada serviço.
2. Diferencie gastos fixos dos gastos variáveis
Quando essa diferença está bem definida, é mais fácil prever possíveis aumentos no orçamento e assim tomar decisões mais adequadas.
Os custos fixos são aqueles necessários para o funcionamento do evento como o local, divulgação, som, mobiliário, iluminação, etc.
Já os custos variáveis são aqueles que variam de acordo com a quantidade de pessoas e que, em alguns casos, podem ser dispensados.
3. Pesquise e peça orçamentos de todos os serviços
Utilize os recursos digitais para conseguir orçamentos de várias empresas e assim garantir o melhor preço.
Só não vale sacrificar a qualidade. Verifique a reputação da empresa, peça referências e amostras de trabalho para ter certeza do que está sendo contratado.
4. Utilize um software financeiro online
Aproveite a tecnologia e a utilize a seu favor. Mantenha tudo bem organizado e acessível a toda a equipe de produção.
Assim, você garante que o orçamento seja cumprido e que não haverá surpresas desagradáveis ao final do evento.
5. Prepare-se para imprevistos
Lembre-se de que nem sempre tudo vai acontecer exatamente como foi planejado e que você precisa estar preparado para adversidades. Por isso, tenha uma reserva financeira.
É muito importante fazer os cálculos do orçamento mantendo uma margem de erro no custo total.
6. Peça descontos e aproveite promoções
Essa é uma ótima maneira de reduzir os gastos de eventos. Como você sempre estará falando de grandes quantidades, esse argumento é bem válido e normalmente funciona. Além disso, não se esqueça das parcerias.
Com essas dicas certamente você conseguirá produzir eventos memoráveis, mas sem perder o controle dos recursos financeiros e do orçamento. Aproveite!