Aprenda como fazer um currículo acadêmico de forma rápida

O currículo acadêmico é uma das melhores ferramentas para você que deseja conseguir uma bolsa de estudos ou aquela vaga de emprego no meio acadêmico.

Ainda, ela é capaz de criar vários benefícios para quem o utiliza da maneira correta e o atualiza frequentemente.

Mas, você sabe para que serve? Como fazer um e onde disponibilizá-lo?

Se não, não precisa se preocupar, porque essas perguntas e muitas outras serão respondidas neste post, assim como:

Assim como o currículo vitae, o currículo acadêmico busca ilustrar a sua trajetória, mas, especificamente, dentro do ambiente acadêmico, expondo as suas conquistas e contribuições para o mundo científico.

Assim, ele serve como uma organização das suas informações pessoais e de estudos em um único lugar, facilitando a criação de oportunidades e benefícios para quem o mantém atualizado.

1. Cria oportunidade de bolsa de estudos

No Brasil, existem vários meios de conseguir uma bolsa de estudos através do currículo acadêmico, já que há diferentes tipos de instituições de apoio à pesquisa

E, para cada uma delas existem diferentes tipos de requisitos, sendo um deles a análise do Lattes, um currículo acadêmico que não apenas comprova suas experiências, mas que também é extremamente importante no meio acadêmico brasileiro.

Assim, o lattes é exigido em diversas seleções de bolsa e você pode otimizá-lo para os, indo além das experiências profissionais e acrescentando atividades acadêmicas, como:

  • Certificados de participação em congressos, simpósios, jornadas etc;
  • Participação em grupos de pesquisa;
  • Monitorias acadêmicas.

Todas elas também contam como pontos positivos na análise do seu currículo, aumentando as suas possibilidades de conseguir uma bolsa.

Ainda, também é possível aplicar para bolsas de estudos no exterior, contanto que você também se encaixe nos requisitos daquela instituição de ensino internacional ou programa oferecido pelo governo daquele país.

Quer saber melhor quais são as bolsas de estudos disponíveis no Brasil ou no exterior? Confira no link abaixo:

-> Como conseguir uma bolsa de estudos para pesquisa

2. Maior possibilidade de empregabilidade

O mercado de trabalho acadêmico está constantemente em busca de talentos que possam contribuir para a comunidade.

Assim, é bem comum que você veja várias pessoas do meio atualizando os seus currículos constantemente, inclusive os seus professores.

Aliás, você sabia que suas graduações, experiências e participações em eventos científicos também são levadas em conta?

Por isso é tão importante ter um currículo acadêmico, de preferência atualizado, para demonstrar as suas capacitações para a ocupação de um determinado cargo.

3. Reconhecimento e exibição das suas publicações

O currículo acadêmico vai além das experiências profissionais e graduações, pois as experiências extracurriculares e as suas publicações também são de grande importância.

Por isso, publique a sua pesquisa e contribua para a comunidade acadêmica, isso pode contar ótimos pontos para uma entrevista de emprego ou seleção de bolsa de estudos, além de trazer reconhecimento para o seu currículo no geral.

Antes de começarmos, é importante que você saiba que no Brasil o padrão nacional de registro acadêmico é o Currículo Lattes.

Ele foi criado dentro da Plataforma Lattes, uma base única de currículos que é popularmente utilizada pelas instituições de apoio à pesquisa.

E, é nela que você aprenderá a criar o seu currículo acadêmico do 0, em passos simples.

Agora, chega de papo e vamos à prática:

1. Acesse a Plataforma Lattes e faça o cadastro

A Plataforma Lattes é o primeiro passo para a criação do seu currículo acadêmico, por isso, clique aqui para começar a fazer o seu.

Então, após acessar o link dentro da plataforma, clique na opção “Cadastrar novo currículo” para começar.

plataforma lattes

2. Preencha suas informações pessoais, endereço e contato

Após o clique, você será direcionado para uma página de criação de cadastro, onde você deverá inserir o seu e-mail de login e senha para que possa acessar o seu currículo no futuro.

Após isso, você poderá acessar as próximas etapas, onde poderá inserir as suas informações pessoais como data de nascimento, documentos etc.

Posteriormente, na etapa 3, preencha os campos de endereço e contato.

cadastro de informações na plataforma lattes

3. Inclua sua formação acadêmica

Aqui, como o nome já diz, é uma etapa dedicada ao preenchimento das suas formações acadêmicas com detalhes, incluindo a formação, instituição, início e ano de conclusão.

Vale lembrar que todas as etapas a partir daqui serão muito importantes para a sua carreira acadêmica, principalmente por alguns detalhes que podem fazer toda diferença.

Por exemplo, se você busca fazer um currículo acadêmico para pós-graduação, basta colocar a pós-graduação primeiro para dar mais ênfase, seguida das suas outras graduações.

plataforma lattes formação acadêmica

4. Informe a sua atuação profissional

Nesta etapa, você poderá informar a sua atuação profissional dentro do ambiente acadêmico, especificando a instituição, país e o tipo de vínculo, que se dividem entre 6 opções, sendo elas:

  • Servidor Público;
  • Celetista (Contratado segundo as leis da CLT);
  • Professor Visitante;
  • Colaborador;
  • Bolsista;
  • Outro (aberto para especificação).

Em caso de não estar atuando profissionalmente no momento, marque a opção “não” para a primeira pergunta do formulário e siga para a próxima etapa.

Dica: para visualizar as instituições e os tipos de vínculo, clique no ícone de lupa dentro de cada campo de preenchimento.

cadastro de atuação profissional para currículo acadêmico

5. Defina sua área de atuação

No ítem “área de atuação” você deverá clicar novamente em um ícone de lupa para que as opções se mostrem, sendo elas:

  • Ciências agrárias;
  • Ciências biológicas;
  • Ciências da saúde;
  • Ciências exatas e da terra;
  • Ciências humanas;
  • Ciências sociais aplicadas;
  • Engenharias;
  • Linguística, letras e artes;
  • Outra.

Todas elas terão um símbolo de “+” ao lado, basta clicar nele para que áreas específicas sejam exibidas e escolher a sua.

Ainda, também é possível preencher suas habilidades linguísticas, informando não apenas o idioma, mas o seu nível de compreensão, leitura, fala e escrita.

cadastro de área de atuação para currículo acadêmico

Após concluir esta etapa, o seu currículo lattes estará pronto para ser acessado por você, e também por outras pessoas. Basta disponibilizar o link do seu perfil ou baixar o seu currículo acadêmico no formato de PDF para enviá-lo por e-mail.

Caso precise atualizar ou acrescentar alguma informação, basta acessar a página do lattes e clicar na opção “Atualizar currículo”.

Como eu disse acima, o currículo acadêmico busca exibir a sua melhor versão em relação à sua trajetória acadêmica, reunindo sua profissão, área de atuação e graduações.

Mesmo assim, é possível melhorar ainda mais o seu currículo, inserindo os seus projetos e trabalhos acadêmicos já publicados.

As publicações são grandes contribuições para o mundo acadêmico, trazendo reconhecimento e visibilidade para quem as produz, potencializando o currículo e melhorando as chances de se conseguir aquela tão sonhada bolsa de estudos ou vaga de emprego.

Então, quer melhorar o seu currículo acadêmico e ainda fazer do seu trabalho reconhecido?

Basta clicar no banner abaixo e conhecer o Even3 Publicações, uma forma de publicar os seus trabalhos de um jeito rápido, barato e descomplicado!

Conheça a Even3 Publicações

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos