Imagem de destaque: marketing de eventos

Marketing de Eventos: oportunidades e benefícios

As empresas podem criar uma certa conexão com o público-alvo, a partir da implementação do marketing de eventos, e assim se aproximar dos leads e clientes. 

À medida que o mundo se torna mais digitalizado e isolado, os eventos ao vivo se tornam um método essencial para fortalecer as marcas e aproximar as pessoas.

Meticulosamente planejado e altamente criativo, um evento pode ser realizado online ou off-line, dependendo do produto. 

No entanto, não há substituto para um local ao vivo e presencial, onde os clientes podem conhecer os representantes e experimentar produtos ou serviços.

O que é marketing de eventos?

O marketing de eventos consiste em dar vida a uma determinada marca e criar uma estratégia para atrair potenciais clientes para o um estande.

Os eventos podem ocorrer em vários formatos, como:

  • Online;
  • Palestras;
  • Presenciais;
  • Seminários;
  • Webinars.

Há uma variedade de opções disponíveis ao decidir sobre qual estratégia de eventos seguir, como expor, patrocinar ou apenas participar.

Toda empresa deve avaliar todos os tipos de eventos e entender que cada um exigirá diferentes tipos de estratégias e táticas de marketing.

Os 4 principais benefícios do marketing de eventos

Não importa o nível de participação que uma marca escolher, os eventos presenciais valem o investimento, desde que se tenha sistemas adequados de planejamento e captura de dados.

Serviços de design de marca também ajudam, o que adiciona um toque especial à apresentação, mas, novamente, os dados também são muito importantes. 

No entanto, coletar dados é apenas o começo. Usando tudo isso, no menor tempo possível, é quando a empresa verá o benefício mais significativo.

Quando promovidos adequadamente, os eventos obtêm um ROI (Return Over Investiment) rápido e benefícios de longo prazo da fidelidade do cliente

As integrações de software modernas, em diferentes escalas, permitem que os organizadores de eventos rastreiem o ROI com base em bancos de dados de contatos e ferramentas de rastreamento de receita.

Nem todas as empresas usam as mesmas métricas. Alguns usam o número de leads, o número de vendas, a exposição da marca ou as oportunidades de upsell e cross sell criadas.

Independente de como uma empresa mede o ROI de um evento, há 4 benefícios principais em realizar ou participar de um evento ao vivo.

1. Construir reconhecimento da marca

Construir o reconhecimento da marca, especialmente para empresas mais novas ou menores, deve ser uma alta prioridade para a atividade de marketing.

O marketing de eventos é um canal que pode ser aproveitado para aumentar o reconhecimento da marca entre os participantes. 

É possível usar eventos para gerar entusiasmo e interesse sobre uma marca e o que se tem a oferecer. 

Uma maneira eficaz de aumentar o reconhecimento e a confiança da marca é se envolver com líderes de pensamento no setor. 

Convidar palestrantes para falar sobre experiências e mercado, e tudo que envolve os produtos e serviços de uma marca, é uma estratégia interessante.

2. Geração de leads

O marketing de eventos é uma maneira de gerar leads fortes.

Embora a geração de leads não deva ser o único objetivo da atividade de marketing, é um importante objetivo de negócios. 

No mundo do marketing digital, e no crescente número de aplicativos de rede social e canais digitais, pode ser difícil prender a atenção de um cliente em potencial. 

Ao contrário de outros canais de marketing, por meio do marketing de eventos, é mais provável que se gere leads que realmente se convertam devido ao fato dos clientes em potencial estarem ativamente envolvidos com a marca de forma presencial.

Quanto mais tempo o público se envolver com a marca, maior será a taxa de aquisição de clientes.

3. Construção de relacionamentos autênticos

Ao organizar eventos, uma empresa não apenas poderá construir relacionamentos autênticos com os clientes, mas também com especialistas do setor e outras organizações. 

Relações comerciais fortes e o potencial de se beneficiar da influência e reputação de outras marcas podem ser inestimáveis ​​para qualquer negócio. 

Desde a construção de relacionamentos com líderes de pensamento do setor até a identificação de potenciais influenciadores no segmento, existem muitos relacionamentos positivos que podem se desenvolver como resultado do marketing de eventos.

4. Reúne feedback e insights do cliente

O marketing de eventos pode ser uma maneira de coletar informações do cliente sobre o público em geral. 

A empresa obtém acesso inestimável quando organiza um evento para o cliente em potencial. Pode-se usar isso a favor para ajudar a entender as necessidades, desejos e pontos problemáticos. 

Isso, por consequência, pode informar as decisões de negócios e marketing para garantir que o produto ou serviço atenda às necessidades dos clientes. 

Conclusão

Ao permitir que os clientes testem um produto ou serviço, a empresa obtém opiniões honestas. Isso é ideal para coletar feedback e implementá-lo nos negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Ideal Marketing, onde você encontra todas as plataformas que sua empresa precisa e pode entender muito mais sobre o marketing em um só lugar.

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos