Aprenda como funciona a captação de leads para vender mais ingressos

Você quer saber mais sobre a captação de leads para gerar ainda mais vendas de ingressos para o seu evento? Então você veio ao lugar certo!

A captação de leads é uma estratégia que tem gerado cada vez mais lucro para quem a coloca em prática, gerando um número muito maior de ingressos vendidos.

Mesmo assim, nem todo mundo sabe como captar leads de forma eficiente para gerar essas vendas.

E foi pensando nisso que eu elaborei este post para tirar todas as suas dúvidas sobre:

A captação de leads é o conjunto de estratégias de marketing com o intuito de obter leads qualificados e gerar mais vendas.

E para que você também não tenha dúvidas sobre o que são leads:

Leads são pessoas que disponibilizaram os seus dados por meio de um formulário, com o intuito de consumirem um determinado conteúdo e ainda não são clientes compradores.

Popularmente, a captação de leads é implementada em grandes empresas por meio de diferentes canais de aquisição, sendo eles:

  • Cold calling (ligações por telefone);
  • Indicações de terceiros;
  • Marketing de conteúdo;
  • E outros.

Porém, nem todas elas funcionam em qualquer segmento de negócio, sendo importante que os eventos, por exemplo, adotem outras estratégias para alcançarem esses leads.

1. Marketing de conteúdo

Por meio do marketing de conteúdo você poderá se posicionar em diferentes locais da internet, captando leads apenas por meio da produção de conteúdo.

Essa estratégia utiliza blog, e-mail marketing, redes sociais, podcasts e qualquer tipo de canal de comunicação que possa produzir conteúdo de valor para o consumidor.

Assim, a captação de leads no marketing de conteúdo acontece quando o seu futuro participante disponibiliza os seus dados em troca de algum conteúdo que você tenha a oferecer. 

Esses conteúdos podem ser:

  • Infográficos
  • E-books
  • Planilhas
  • Webinars
  • E muitos outros!

Para começar essa estratégia, você pode começar criando um site para o seu evento, disponibilizando um blog para a postagem de conteúdos periodicamente.

Após esse começo, sinta-se à vontade para expandir a sua estratégia para os canais de aquisição que façam mais sentido para o seu evento.

2. Redes sociais

Sendo parte do marketing de conteúdo, as redes sociais são ótimas ferramentas de exposição para o seu evento, servindo como uma grande ponte entre você e o seu público.

Por meio delas você pode realizar postagens estratégicas para segurar a atenção do público e convertê-los em leads de forma rápida.

Por exemplo, você pode fazer uma postagem apresentando um palestrante de renome, falando sobre como será uma palestra única e nunca vista naquela região.

Assim, ao final do post, basta fazer um call to action direcionando as pessoas para o link de inscrição que estará no post ou na descrição da sua página.

Um call to action nada mais é do que uma chamada para ação, um texto escrito com o intuito de fazer com que o leitor clique em algum link, banner ou botão.

Ainda, também é possível utilizar os comentários como uma ferramenta de fidelização, engajamento e possíveis conversões. Basta responder aos comentários e trazer o seu público para perto do seu evento.

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3. Anúncios pagos para eventos

Os anúncios pagos para eventos são uma estratégia mais direta, que pode gerar maior visibilidade para o seu evento em pouco tempo.

Para realizar um anúncio pago, basta que você escolha a ferramenta ideal para a sua estratégia e invista uma determinada quantia para que os seus conteúdos sejam impulsionados.

Por exemplo, com o Google Ads você pode colocar uma página no topo das pesquisas do google, permitindo que você possa captar mais leads para o seu evento.

Da mesma forma, é possível impulsionar os seus melhores blogposts para que eles tenham mais acessos e também possam converter leads por meio de formulários e botões inseridos dentro destes posts.

Ainda, por meio do Facebook Ads, também é possível disponibilizar anúncios para o seu público-alvo em meio às postagens do feed e stories do instagram e facebook.

1. Pop-ups

Você já esteve lendo algum artigo em um site e, de repente apareceu uma caixa colorida pedindo pra você se inscrever em alguma coisa ou apenas disponibilizar o seu e-mail?

Pois é, essas são as pop-ups!

As pop-ups são pequenos formulários disponibilizados de forma instantânea para o usuário. 

Elas também podem ser programadas para aparecerem apenas ao fim da leitura do texto, na metade ou até mesmo quando o usuário colocar o mouse no botão de fechar a página.

Assim, você consegue captar aquele lead antes dele ao menos pensar em sair da página!

2. Barras superiores

As barras superiores são como as pop-ups, mas discretas na sua apresentação, o que pode ajudar na conversão de leads que não se sentem à vontade com pop-ups.

Essas barras disponibilizam botões para que o visitante possa clicar, ser direcionado para outra página e convertido em lead por meio de um conteúdo de valor que o seu evento possa oferecer.

Uma dica importante para o uso de barras superiores é o uso otimizado do call to action para que você tenha uma grande taxa de cliques. 

Por exemplo, experimente utilizar benefícios que conversem com o que aquele lead precisa, como a facilidade, agilidade ou otimização de algum processo do cotidiano.

3. Landing pages

Com uma estrutura totalmente criada para a conversão, as landing pages ou páginas de destino são criadas com o intuito exclusivo de captação de leads.

Elas são popularmente montadas com uma determinada estrutura, que consiste no título e subtítulo, explicação sobre o produto ou serviço e o formulário.

Para o seu evento, você pode seguir essa mesma estrutura, com algumas adições que podem ficar ao seu critério, sendo ela: 

  1. Título e subtítulo
  2. Explicação sobre o evento
  3. Formulário de captação
  4. Benefícios do evento
  5. Perguntas frequentes sobre o evento

Uma dica importante, é que você não “polua” a sua landing page com outros itens como botões, links, banners e imagens, pois isso pode prejudicar a atenção de quem visita a página.

Por isso, não esqueça de utilizar um visual limpo e que direcione todo o foco de atenção para o formulário!

Agora que você já sabe sobre a captação de leads para o seu evento, é importante que você aprenda tudo sobre outras práticas dentro do marketing digital.

Assim, você poderá potencializar todos os seus canais de aquisição para gerar ainda mais leads qualificados para o seu evento.

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