software para eventos

5 benefícios de se contratar um software para eventos!

Utilizar o serviço de software para eventos versus criar sua própria solução? Essa é uma questão que vários organizadores nos perguntam. Para acabar com essas dúvidas, resolvemos apresentar 5 razões para escolher software como serviço na hora de organizar um evento.

O que é um software como serviço?

Software como serviço, do inglês Software as a service (SaaS), o fornecedor do software se responsabiliza por toda a estrutura necessária à disponibilização do sistema (servidores, conectividade, cuidados com segurança da informação) e o cliente utiliza o software via internet, pagando um valor pelo serviço ofertado.

O software utilizado pode funcionar inteiramente pela internet ou em uma instalação local. A característica principal é a não aquisição das licenças (mas sim pagar pelo uso como um serviço) e a responsabilidade do fornecedor a disponibilização do sistema em produção.

Software como serviço é uma tendência global. Só em 2016 movimentou US$ 206 bilhões, segundo pesquisa da Gartner, e previsão de crescimento é de 16,5% para 2017.

Software para eventos

E de que forma podemos aplicar esse conceito? A ideia é disponibilizar um software para eventos de forma online, para que os organizadores possam gerenciar de forma independente de equipe de TI ou empresas terceiras.

Agora que sabemos do conceito, vamos as vantagens de utilizar esse modelo.

1. Confiabilidade

Nada pior do que no meio do evento seu site parar de funcionar! Principalmente quando é aquele último dia de inscrições ou submissão de trabalhos, pois sabemos que todo mundo deixa para última hora.

Utilizando um serviço de software para eventos você fica mais tranquilo, pois a empresa que fornece deverá garantir que tudo funcione sem lentidão ou sair do ar.

Nessa forma de contratação, são utilizadas as mais novas tecnologias de nuvem, que garantem pelo menos 98% do tempo o seu site no ar,  mesmo com picos de acesso. Nada de acordar de madrugada ou ficar preocupado!

Confiabilidade também é outro ponto importantíssimo quanto aos dados e informações dos participantes. Já pensou em ter algum erro no financeiro do seu evento, perder os dados ou os trabalhos científicos submetidos?

Você deve procurar uma solução confiável, que já tenha organizado diversos eventos. Caso a solução adotada não seja confiável quanto ao armazenamento dos dados pode ser o fim do seu evento. Na solução de software como serviço, a tecnologia nos garante 100% de confiança e integridade dos dados que são armazenados.

2. Produto sempre atualizado

Outro problema de utilizar soluções próprias é que os formatos de eventos evoluem e nem sempre o software próprio consegue acompanhar todas essas melhorias.

Na modalidade de software como serviço, por serem realizados milhares de eventos, todas essas demandas e feedbacks são repassadas para o produto, que está em constante evolução. Dessa forma, você terá em mãos as últimas tendências do mercado!

–> Tenha total controle das atividades do seu evento com um checklist super prático e funcional.

3. Equipe de apoio dedicada

Quanto maior a magnitude do evento, maiores são os desafios de dar apoio e tirar as dúvidas de todos os participantes, palestrantes, fornecedores, organizadores, avaliadores e equipe.

Com um serviço de software para eventos, você poderá contar com uma equipe de prontidão que estará empenhada com o sucesso do seu evento! Tirar dúvidas dos participantes, auxílio no financeiro, são algumas das atividades que você poderá ter ajuda de uma equipe dedicada. Além disso, fará você ter noites de sono tranquilas 🙂

4. Agilidade

No modelo desse serviço você tem mais agilidade por ter uma empresa totalmente dedicada à um software para eventos. Isso influencia na agilidade dos seguintes itens:

    • Menor tempo para correção de erros e falhas;
    • Menor tempo para disponibilizar melhorias no software de gerenciamento do evento;
    • Menor tempo de resposta às dúvidas dos organizadores e participantes;
    • Menor tempo para seu evento ficar pronto para começar, em poucos minutos tudo estará disponível online.

5. Redução Custos

A última e mais importante razão para que não hajam mais dúvidas no tipo de solução que se deve escolher. Afinal, o organizar quer ter o menor gasto possível organizando seu evento, não é? Vamos categorizar e mostrar os custos que serão reduzidos por adotar como solução um serviço de software para eventos.

Custo de hospedagem e armazenamento de dados

Na solução de software como serviço esses custos são reduzidos! Sabe como? Com diversos eventos que utilizam a mesma plataforma, os fornecedores oferecem grandes descontos, o que é repassado ao organizador.

Custo de manutenção

Da mesma forma, a manutenção é compartilhada com todos os eventos! Você não precisa mais realizar um pagamento mensal para manter o seu evento e os dados online.

Custo de equipe de desenvolvimento

O processo de desenvolvimento de software não é nada barato! E caso essa equipe seja totalmente dedicada apenas ao software do evento, a conta sai mais alta ainda. Da mesma forma o software como serviço compartilha esses custos entre os milhares de eventos que utilizam a solução.

Depois de todas as informações que te passamos, conseguiu perceber a importância de um bom software para eventos? Caso sim, conte com a Even3 para fazer parte de todas as etapas!

Crie seu evento na Even3

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos