Os organizadores de eventos, sejam eles corporativo, científicos ou entretenimento, entre outros, precisam rapidamente se adaptar e inovar para atenderem a novos ambientes de negócios e demandas dos participantes.

Não há mais possibilidade de promover encontros ou seminários onde tudo é resolvido na “base do papel”, sem o uso de um app para eventos, achando que como esse tipo de gerenciamento já deu certo uma vez, o sucesso pode ser repetido.  

Tudo mudou, está conectado e móvel, e o mercado de gerenciamento de eventos também vem abraçando diversas inovações, integradas em app para eventos que entregam diversas funcionalidades que vão desde o credenciamento, inscrição, controle de acesso seguro às sessões, envio de trabalhos científicos até ferramentas de Analytics e relatórios, tudo customizado para as suas necessidades.

Do off-line para o on-line

gato usando óculos

A tecnologia começou a chegar ao setor de eventos no final dos anos 1990, com softwares especializados para o planejamento e gerenciamento, mas nada ainda on-line, disponível apenas nas telas dos computadores. A partir daí, começa a transformação digital que mudou toda a forma como vivemos, consumimos e trabalhamos. E, claro, o setor de eventos não ficou de fora.

A conectividade e a mobilidade foram os fios condutores das maiores inovações nesse mercado, com o lançamento de app para eventos simples, amigáveis, que conectam e engajam participantes, palestrantes e expositores, e também facilitam o compartilhamento de informações e conhecimento.

Como a tecnologia facilita a sua vida?

Apenas facilitar o gerenciamento durante a realização do evento é muito pouco – a tecnologia permite muito mais do que isso. No planejamento de eventos científicos e acadêmicos, por exemplo, a fase de apresentação de trabalhos, realizada antes do evento, requer muita atenção tanto por parte dos participantes quanto dos organizadores. Mas a tecnologia embutida em um app para eventos permite simplificar essa organização, desde coordenar o envio até determinar o melhor horário e duração da apresentação.

Durante o evento, além de melhorar o gerenciamento, a tecnologia pode contribuir para a redução do desperdício, substituindo as tradicionais sacolas com brindes por opções digitais, as chamadas “digital swag bags”, com produtos que realmente gerem valor para o participante, de acordo com o seu perfil que já foi analisado a partir dos dados gerados desde o seu credenciamento até a integração do app para eventos com as suas redes sociais. Além disso, o uso de beacons permite uma comunicação 1:1 entre os participantes e com os expositores, o envio de conteúdo relevante em tempo real e diversas outras ações.

Ao final do encontro, no caso de eventos corporativos, é preciso contar com relatórios detalhados que permitam medir os resultados, tanto em relação ao ROO (Return on Objectives) quanto ao ROI (Return on Investments). Novamente inovadoras tecnologias embutidas em um app para eventos permitem coletar dados e métricas customizadas, em tempo real, e inserir ferramentas de Analytics que geram informações que vão analisar o passado e planejar o futuro.

O uso de app para eventos é uma tendência

pessoa mexendo em app para eventos

Esses são apenas alguns exemplos de como a tecnologia vem transformando o mercado de gerenciamento de eventos. Organizadores que já entenderam a importância da inovação criam experiências pessoais, com o uso de ferramentas como um app para eventos que permite avaliar pontos fortes e pontos fracos.

Assim é possível otimizar constantemente o planejamento e gerenciamento, “lendo” nas entrelinhas dos dados, buscando insights em vez de números.  E esses inovadores também “falam” a mesma linguagem dos participantes, interagindo e promovendo interações todo o tempo, não importa onde estejam. Portanto, o uso de aplicativos para eventos está se tornando cada vez mais comum!

E você? Já utilizou uma dessas tecnologias no seu evento? Conheça algumas dicas de aplicativos para eventos! E aproveite e conte pra gente como foi sua experiência nos comentários.

Comentários

comments

RECEBA Nossas Novidades

Comments