Se você participou de um evento e teve seu trabalho publicado nos anais, mas não sabe o que fazer para registrar no Lattes… Não se preocupe! Este artigo foi feito para você.
Além do passo a passo completo, te daremos uma dica valiosa, que irá agregar muito valor ao seu currículo Lattes e à carreira acadêmica.
–> Confira aqui 10 dicas para construir uma carreira acadêmica de sucesso.
Mas primeiro…
Você sabe o que é Currículo Lattes?
Muita gente já ouviu falar dele, outros até tentaram se aventurar pela plataforma (e se enrolaram um bocado!), mas não sabem exatamente o que é e para que serve o Currículo Lattes.
A plataforma Lattes é majoritariamente utilizada no meio acadêmico e foi uma forma encontrada pelo (Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de padronizar os currículos do território brasileiro.
Nela, qualquer pessoa (estudante, professor, empresário) pode registrar suas informações acadêmicas e profissionais e também suas publicações, como os anais publicados em um evento, por exemplo.
A plataforma tem como objetivo reunir de forma integrada, em um único sistema, os dados de diversos profissionais, instituições e grupos.
Por isso, o Currículo Lattes vem sendo bastante utilizado por universidades, institutos e centros de pesquisa como forma de avaliar pesquisadores, professores e alunos.
Assim, ele é peça fundamental para a pesquisa no Brasil.
Por que devo manter meu currículo Lattes atualizado?
O Currículo Lattes é de acesso aberto. Então, isso significa que ele pode ser acessado por qualquer pessoa, em qualquer lugar do planeta!
Registrar no Lattes todas as suas conquistas, portanto, é fundamental. Ele pode ser um grande diferencial na hora de conquistar uma bolsa de incentivo à pesquisa ou uma contratação em uma universidade.
Tenho um trabalho dos Anais do Evento, mas não sei registrar no Lattes. E agora?
Agora que você já entendeu a importância de registrar no Lattes as suas produções acadêmicas, inclusive os trabalhos publicados nos anais do evento, mas não sabe como fazê-lo, abra a Plataforma Lattes, que nós vamos te ensinar.
Como registrar no Lattes um trabalho publicado nos anais da maneira certa:
Antes de tudo, você precisa fazer login no seu currículo.
Se você nunca criou uma conta na Plataforma Lattes, não se preocupe. Nós temos um passo a passo completo aqui no blog e no vídeo abaixo:
Se você já tem uma conta, basta clicar em atualizar currículo. Depois, é só seguir os passos abaixo:
1 – Escolher Produção Bibliográfica > Trabalhos publicados em anais de eventos
2 – Clicar em “Incluir novo item”.
3 – Após ter clicado em “Incluir novo item”, preencha os campos requisitados.
Obs 1: Em Autores, o seu nome é o primeiro. Outros autores seguem depois (Caso haja um orientador, ele é coautor também)
Obs 2: Preencha as palavras chave em ordem decrescente. A primeira palavra deve ser mais ampla e a última palavra a mais específica.
4 – Defina a sua Área de Conhecimento. Escolha a grande área e depois, escolha aquela mais particular. Por fim, clique no botão “Salvar”.
5 – Por fim, clique no botão “Enviar” para enviar ao CNPq.
Bônus: Você já pensou em emitir o DOI da sua publicação?
O DOI (Identificador de Objeto Digital) é um link único atribuído a publicações que estejam disponíveis na internet.
Esse link individualiza, facilita a localização e garante a autenticidade da publicação.
Com o link do DOI, é possível mensurar o número de vezes que seu trabalho foi referenciado por outros pesquisadores e, por isso, é adotado por ferramentas como a Plataforma Lattes, do CNPq.
–> DOI, ISSN e ISBN: entenda por que e como emiti-los
Portanto, ter o DOI nos trabalhos é uma excelente forma de agregar valor à sua carreira acadêmica e profissional.
Caso os anais do evento que você participou não tenha gerado o DOI dos trabalhos, você pode solicitar o código individual da sua publicação no Even3 Publicações. Saiba mais em: Even3 Publicações.