registrar no lattes

Passo a passo para registrar no Lattes um trabalho publicado nos Anais do Evento

Se você participou de um evento e teve seu trabalho publicado nos anais, mas não sabe o que fazer para registrar no Lattes… Não se preocupe! Este artigo foi feito para você.

Além do passo a passo completo, te daremos uma dica valiosa, que irá agregar muito valor ao seu currículo Lattes e à carreira acadêmica.

–> Confira aqui 10 dicas para construir uma carreira acadêmica de sucesso. 

Mas primeiro…

Você sabe o que é Currículo Lattes?

Muita gente já ouviu falar dele, outros até tentaram se aventurar pela plataforma (e se enrolaram um bocado!), mas não sabem exatamente o que é e para que serve o Currículo Lattes.

A plataforma Lattes é majoritariamente utilizada no meio acadêmico e foi uma forma encontrada pelo (Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de padronizar os currículos do território brasileiro.

Nela, qualquer pessoa (estudante, professor, empresário) pode registrar suas informações acadêmicas e profissionais e também suas publicações, como os anais publicados em um evento, por exemplo.

A plataforma tem como objetivo reunir de forma integrada, em um único sistema, os dados de diversos profissionais, instituições e grupos.

Por isso, o Currículo Lattes vem sendo bastante utilizado por universidades, institutos e centros de pesquisa como forma de avaliar pesquisadores, professores e alunos.

Assim, ele é peça fundamental para a pesquisa no Brasil.

Por que devo manter meu currículo Lattes atualizado?

O Currículo Lattes é de acesso aberto. Então, isso significa que ele pode ser acessado por qualquer pessoa, em qualquer lugar do planeta!

Registrar no Lattes todas as suas conquistas, portanto, é fundamental. Ele pode ser um grande diferencial na hora de conquistar uma bolsa de incentivo à pesquisa ou uma contratação em uma universidade.

publicação de anais

Tenho um trabalho dos Anais do Evento, mas não sei registrar no Lattes. E agora?

Agora que você já entendeu a importância de registrar no Lattes as suas produções acadêmicas, inclusive os trabalhos publicados nos anais do evento, mas não sabe como fazê-lo, abra a Plataforma Lattes, que nós vamos te ensinar.

Como registrar no Lattes um trabalho publicado nos anais da maneira certa:

Antes de tudo, você precisa fazer login no seu currículo.

Se você nunca criou uma conta na Plataforma Lattes, não se preocupe. Nós temos um passo a passo completo aqui no blog e no vídeo abaixo:

Se você já tem uma conta, basta clicar em atualizar currículo. Depois, é só seguir os passos abaixo:

1 – Escolher Produção Bibliográfica > Trabalhos publicados em anais de eventos

1

2 – Clicar em “Incluir novo item”.

2

3 – Após ter clicado em “Incluir novo item”, preencha os campos requisitados.

Obs 1: Em Autores, o seu nome é o primeiro. Outros autores seguem depois (Caso haja um orientador, ele é coautor também)

Obs 2: Preencha as palavras chave em ordem decrescente. A primeira palavra deve ser mais ampla e a última palavra a mais específica.

3

4

4 – Defina a sua Área de Conhecimento. Escolha a grande área e depois, escolha aquela mais particular. Por fim, clique no botão “Salvar”.

5

5 – Por fim, clique no botão “Enviar” para enviar ao CNPq.

6

Bônus: Você já pensou em emitir o DOI da sua publicação?

O DOI (Identificador de Objeto Digital) é um link único atribuído a publicações que estejam disponíveis na internet.

Esse link individualiza, facilita a localização e garante a autenticidade da publicação.

Com o link do DOI, é possível mensurar o número de vezes que seu trabalho foi referenciado por outros pesquisadores e, por isso, é adotado por ferramentas como a Plataforma Lattes, do CNPq.

–> DOI, ISSN e ISBN: entenda por que e como emiti-los

Portanto, ter o DOI nos trabalhos é uma excelente forma de agregar valor à sua carreira acadêmica e profissional.

Caso os anais do evento que você participou não tenha gerado o DOI dos trabalhos, você pode solicitar o código individual da sua publicação no Even3 Publicações. Saiba mais em: Even3 Publicações.

publicacoes even3

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos