Anais online: a última tendência dos eventos científicos

É comum que os organizadores de eventos acadêmicos e científicos disponibilizem todo o material produzido durante o evento em algum meio físico ou digital.

Publicar anais é uma das formas que se tem de documentar os trabalhos apresentados no evento.

Antigamente, os anais costumavam ser publicados em uma série de livros com centenas de páginas! Mas, imagine o trabalho de catalogar todos os materiais produzidos pelos pesquisadores?

Com a evolução da tecnologia, as páginas, aos poucos, foram dando lugar aos CDs e aos pendrives. Porém,  já existem meios muito mais práticos, como os anais online.

Hoje, maior parte dos anais é publicada na internet. Publicar os anais online é rápido e prático e ainda por cima é bem mais acessível, já que qualquer pessoa pode ter acesso ao conteúdo.

Qual a importância dos anais?

Para os organizadores, os anais garantem a credibilidade e a consistência do evento, fazendo com que a marca se torne uma referência no meio.

Ter um resumo ou um trabalho publicado nos anais de eventos também é de grande valia para a carreira acadêmica dos pesquisadores, visto que eles poderão adicionar esse material ao Currículo Lattes.

A plataforma CNPq, na aba “Produções”, possibilita que você adicione os seus trabalhos já publicados em anais de eventos. Veja como abaixo:

Clique em "Produções" e veja a opção "Trabalhos publicados em anais de eventos"

Clique em “Produções” e veja a opção “Trabalhos publicados em anais de eventos”

Onde posso publicar os anais do meu evento?

A Even3 criou o Get Proceedings, ferramenta que trabalha exclusivamente com a geração de anais.

Então, ao organizar o evento em nossa plataforma ou contratar a publicação de anais, você tem a opção de catalogar todos os trabalhos que foram apresentados no seu evento.

PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL foi um dos eventos que publicaram anais conosco. Todos os trabalhos aprovados podem ser conferidos na página dos anais do evento.

Como funciona a publicação dos Anais na Even3?

Nós realizamos todo o trabalho manual por você. Os trabalhos são disponibilizados online em um site exclusivo e o acesso ao público às informações é aberto e ilimitado.

1. Solicitação dos Trabalhos Completos

Solicite os trabalhos completos aos participantes e realize toda a comunicação com o autor pela plataforma, de forma prática e rápida.

Para realizar o upload de todos os trabalhos, lista de autores, coautores e e-mails, os arquivos devem estar em formato Word ou PDF.

2. Prefixo Editorial e Ficha Catalográfica

A Even3 realiza toda parte burocrática para você!

Caso você não tenha os identificadores ISSN ou ISBN, a Even3 os emite para você.

–> Saiba qual a importância dos identificadores digitais ISSN, ISBN e DOI e como emiti-los do jeito certo 

Nós também geramos uma ficha catalográfica dos anais do seu evento, que pode ser baixada por qualquer pessoa.

Assim, o conteúdo disponibilizado pelo seu evento é disseminado mais facilmente e se torna uma referência de pesquisa para a comunidade científica!

3. Publicação e Indexação no Google

A publicação dos anais acontece depois que todo o processo burocrático é feito! A página dos anais é publicada dentro dos padrões exigidos pelo ISBN ou ISBN.

Um arquivo também pode ser gerado em PDF, caso você queira adaptar o conteúdo a outros formatos de publicação.

Os anais também são gerados em PDF, isso faz com que o organizador possa adaptar a publicação para outras mídias, como a impressa e em CD.

Além do documento completo, os “papers” ficarão disponíveis na internet em um repositório universal e gratuito.

Nós garantimos: os trabalhos ficarão disponíveis online por tempo indeterminado e sem taxa de manutenção.

Além disso, todos os anais gerados conosco são indexados na plataforma de pesquisa Google poucos dias após a publicação.

Era um serviço completamente manual e por Excel. Por e-mail, fazíamos a distribuição para professores. Era extremamente trabalhoso. A maior razão de utilizar a Even3 foi a simplicidade e o menor intervalo de tempo entre o fim do evento e a disponibilização dos Anais. – Daniel Moura, organizador do SIMEP.

Utilizando a Even3, um participante ou pesquisador pode achar um conteúdo específico por meio do campo de busca.

Você pode buscar um trabalho por autor, coautor ou trabalho e encontrar o conteúdo que deseja de forma ainda mais rápida!

Além disso, para montar a referência da sua pesquisa, você pode fazer o download da ficha catalográfica.

Com a plataforma, você também pode fazer o download completo da publicação a partir da nuvem!

E você? Caso você já esteja planejando um evento científico ou já tenha realizado um evento e ainda não publicou os Anais, que tal solicitar um orçamento?

Comentários

comments

RECEBA Nossas Novidades

Comments