anais online

Anais online: a última tendência dos eventos científicos

Já ouviu falar deles? Os anais online são pouco conhecidos, mas muito importantes para os organizadores de eventos acadêmicos e científicos.

Visto que só assim conseguem disponibilizar o material produzido em algum meio físico ou digital para toda a comunidade.

Antigamente, os anais costumavam ser expostos em uma série de livros com centenas de páginas! Mas imagine a dificuldade para catalogar todos os trabalhos feitos pelos pesquisadores?

Por isso, com a evolução da tecnologia, as páginas dos livros foram dando lugar aos CDs e aos pendrives, mas já existem meios mais práticos para isso, como o online.

Hoje, a maior parte é publicada na internet porque fica mais ágil e, ainda por cima, mais acessível, já que qualquer pessoa pode ler e compartilhar.

Quer saber mais? Neste blogpost, vamos te mostrar os benefícios e como publicar os anais de eventos!

Qual a importância dos anais online para eventos?

Para os organizadores, esses documentos garantem a credibilidade e a consistência do evento, fazendo com que a marca se torne uma referência.

Aliás, ter um resumo ou um trabalho publicado em eventos também é de grande valia para a carreira acadêmica dos pesquisadores, porque eles poderão adicionar esse material ao Currículo Lattes.

Inclusive, a plataforma CNPq, na aba “Produções”, possibilita que adicione os seus trabalhos já publicados em eventos. Veja como abaixo:

Clique em "Produções" e veja a opção "Trabalhos publicados em anais de eventos"
Clique em “Produções” e veja a opção “Trabalhos publicados em anais de eventos”.

Onde posso publicar os anais do meu evento?

Sabia que a Even3 pode te ajudar – e muito! – com essa etapa?

Para isso, nós criamos a Even3 Publicações, um produto que trabalha diretamente com publicações científicas e acadêmicas, como os anais, artigos científicos, entre outros.

Então, ao organizar um evento em nossa plataforma ou contratar a publicação, você tem a opção de catalogar todos os trabalhos que foram apresentados.

Inclusive, o PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL foi um dos que publicou conosco e, na página do evento, você pode conferir todos os trabalhos publicados.

Como funciona a publicação dos anais online na Even3?

Pensando no que você precisa, nós fazemos todo o trabalho manual, ou seja, as produções serão disponibilizadas online em um site exclusivo, além do acesso aberto e ilimitado às informações para o público.

1. Solicitação dos Trabalhos Completos

Para iniciar, solicite os trabalhos completos aos participantes e realize toda a comunicação com o autor pela plataforma, de forma prática e rápida.

Dessa forma, para fazer o upload dos trabalhos, lista de autores, coautores e e-mails, os arquivos devem estar em formato Word ou PDF. Fique atento!

2. Prefixo Editorial e Ficha Catalográfica

A Even3 também resolve essa parte burocrática!

Nós emitimos o ISSN ou ISBN, caso você ainda não tenha os identificadores.

–> Saiba qual a importância dos identificadores digitais ISSN, ISBN e DOI e como emiti-los do jeito certo 

A propósito, geramos uma ficha catalográfica dos anais, que pode ser baixada por qualquer pessoa.

Assim, o conteúdo pode ser compartilhado facilmente e vira uma referência de pesquisa para a comunidade científica!

3. Publicação e Indexação no Google

Por último, para você ficar mais tranquilo, a página estará dentro dos padrões exigidos pelo ISBN ou ISBN e só acontece depois que todo o processo burocrático é feito.

De qualquer forma, também pode ser gerado um PDF do material, caso você queira adaptar o conteúdo para outros formatos de publicação.

Inclusive, ao ter o documento assim, possibilita que o organizador adeque para outras mídias, como a impressa e em CD.

Os papers  ficarão disponíveis na internet em um repositório universal e gratuito, e nós garantimos que os trabalhos estarão acessíveis por tempo indeterminado e sem taxa de manutenção.

Além disso, a publicação de todos os anais gerados conosco é indexada na plataforma de pesquisa Google em poucos dias.

Era um serviço completamente manual e por Excel. Por e-mail, fazíamos a distribuição para professores. Era extremamente trabalhoso. A maior razão de utilizar a Even3 foi a simplicidade e o menor intervalo de tempo entre o fim do evento e a disponibilização dos Anais. – Daniel Moura, organizador do SIMEP.

O participante ou pesquisador pode achar um conteúdo específico por meio do campo de busca na nossa plataforma, procurando por autor ou coautor, por exemplo.

Além disso, você consegue fazer o download da ficha catalográfica ou da publicação completa a partir da nuvem para montar a referência de outra pesquisa.

Caso já esteja planejando ou tenha realizado um evento, mas ainda não publicou os anais, que tal solicitar um orçamento? Clique no banner abaixo!

ebook publicacão de anais

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos