O dicionário de marketing definitivo para o seu evento

Se você busca alavancar as suas vendas e aumentar o alcance do seu evento, é hora de ter em mãos um dicionário de marketing.

Isso porque existem diferentes termos dentro do marketing, que são extremamente importantes na hora de se compor uma estratégia consistente, seja com uma equipe ou apenas você organizando o evento.

Ainda, também temos siglas e métricas que ajudam a entender o quão boa ou ruim foi a sua estratégia.

Pensando nisso, eu elaborei este artigo completo, falando sobre todos os termos e siglas que você precisa conhecer para construir um bom planejamento de marketing. Confira abaixo:

Briefing

O briefing é um termo básico, que não pode faltar em um dicionário de marketing.

Ele é um grande resumo que reúne todas as informações necessárias para a execução de uma tarefa dentro de uma estratégia de marketing.

Por exemplo, no briefing você deve elencar especificações sobre texto, imagem e direcionamento de linguagem para quem irá executar a tarefa.

Lead

No marketing digital, seu cliente muitas vezes será chamado de lead na fase antes de fechar a compra.

Por exemplo, quando ele está percorrendo o caminho do funil, ele ainda não é seu cliente efetivamente, é apenas um lead.

Então, não estranhe se ouvir esse termo em inglês. Ele é usado justamente para identificar uma pessoa com interesse no seu produto, ou seja, um potencial comprador.

Esses dados podem ser:

  • Nome;
  • E-mail;
  • Telefone.

Assim, essa pessoa se torna de um fato um lead, tendo os seus dados armazenados em uma base de dados, que podem ser utilizados para comunicação futura.

Mas lembre-se: esses dados precisam respeitar a LGPD, certo? 

Público-alvo

O público-alvo é um determinado segmento de pessoas que já consomem ou têm a tendência de se tornarem consumidores do seu produto ou serviço.

Por exemplo, em caso do seu evento ser um congresso de biologia, o seu público-alvo serão estudantes, professores, pesquisadores e autoridades em biologia, não em direito ou medicina.

Por isso, entender qual é o seu público-alvo é uma das melhores maneiras para começar a criar uma estratégia de marketing eficiente.

Persona

Ao contrário do público-alvo, a persona é um perfil semifictício do seu cliente ideal.

Isto é, é um personagem construído, porém com dados reais obtidos através de pesquisas de público.

Esse perfil reúne dados importantes, como:

  • Nome;
  • Idade;
  • Profissão;
  • Hobbies;
  • Redes sociais que mais utiliza;
  • Principais problemas de compra.

Assim, torna-se mais fácil entender o seu perfil de compra, como ele se comporta e quais são as melhores estratégias para personalizar a sua venda.

formulário de pesquisa de público

 

Conversão

No marketing, “conversão” é um termo muito utilizado.

Basicamente, ele define toda ação realizada pelo lead e que pode ser medida para atingir os objetivos da estratégia de marketing do seu evento.

Por exemplo, clicar em um botão, inscrever-se em um evento, informar o e-mail para receber notícias etc.

Ou seja, conversão é cada ação mensurável que faz o lead caminhar para se tornar um cliente e atingir o objetivo geral da sua estratégia de marketing.

Funil de vendas

O funil de vendas é uma parte muito importante do nosso dicionário de marketing, pois ele é  uma representação ilustrativa sobre a trajetória do cliente por todo o processo de compra.

O funil é dividido entre 3 etapas: topo, meio e fundo de funil.

Topo de funil

No topo do funil se encontra a pessoa que ainda não tem consciência da sua necessidade de compra.

Portanto, ela ainda está numa fase introdutória de conhecimento, sendo necessário que você se conecte com ela por meio de um conteúdo mais básico, livre de termos técnicos.

Nessa etapa sua comunicação com ela vai ser mais explicativa, apresentando o problema e por que ela deve se preocupar com ele.

Meio de funil

Após ter reunido diversas informações e identificado o seu problema, essa pessoa já está apta a procurar e também entender sobre possíveis soluções.

É nesse momento que você deve oferecer conteúdos de nível intermediário, onde ela pode encontrar diferentes formas de abordagem para a solução de problemas.

Fundo de funil

O fundo de funil é onde está o conteúdo mais aprofundado, demonstrando o valor do produto ou serviço.

Assim, é hora de compartilhar uma proposta de negócio, para que o lead se torne uma possível oportunidade de venda e, posteriormente, um cliente.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing ou marketing de atração é uma estratégia de atração de leads por meio de conteúdos, pode ser em blogs, podcasts, vídeos, e-books e muito mais.

Trabalhando em conjunto com o funil de vendas, o Inbound Marketing também tem o seu próprio, onde ocorrem as etapas da trilha de compra do consumidor.

Esse funil se resume em:

  1. Atração.
  2. Conversão.
  3. Relacionamento com o cliente.
  4. Vender.
  5. Analisar a venda.

Marketing de conteúdo 

O Marketing de conteúdo é uma estratégia que funciona dentro do Inbound Marketing.

Ela consiste no processo de criar, publicar e compartilhar conteúdos personalizados, com foco na resolução dos problemas da persona.

Com isso, a persona pode passar por todo o processo do funil de vendas, chegando até o fundo e, posteriormente, ser convertida em uma venda.

E-mail Marketing

Após o lead disponibilizar o seu e-mail, ele automaticamente estará inserido em uma base de dados, onde você poderá colocar em prática o E-mail Marketing.

E-mail marketing é a prática de disparar dezenas, centenas ou até mesmo milhares de e-mails com um único clique, por meio de automações.

Por meio dessa prática, você pode entrar em contato com os seus participantes em suas caixas de entrada, podendo utilizar algumas estratégias de venda, como:

  • Exibir promoções;
  • Fazer uma contagem regressiva para o dia do evento;
  • Informar sobre o fechamento da venda de ingressos;
  • Se comunicar de forma constante com o lead.

Automação

Sendo um ponto que citei acima, uma automação, como o nome já indica, é a forma de automatizar um determinado processo que precisaria de dias ou até meses para fazer de forma manual.

Por exemplo, o disparo de e-mails poderia demorar tempo demais se tivesse que ser feito manualmente por um profissional.

Assim, existem diferentes tipos de automação, como por exemplo:

  • Automação para base de dados (organizar dados e deixá-los prontos para uso)
  • Automação de e-mails (disparo de e-mails simultaneamente) 
  • E outras.

Branding

“Brand”, traduzido do inglês significa “marca”. Então, como o próprio nome já diz, o Branding é a constante gestão de uma marca.

Sendo assim, no branding você vai traçar estratégias que definem qual é o valor da sua marca e como ela se comporta no mercado.

Por isso, existem diferentes fatores que determinam o valor da sua marca e o que você busca entregar aos seus clientes.

Esses fatores podem ser divididos entre:

Por exemplo, aplicando uma estratégia de branding ao seu evento, é possível estabelecer uma identidade visual mais clara, para que os seus futuros participantes saibam do que o seu evento trata e o que ele tem a oferecer.

Assim, é possível distingui-lo da concorrência, chamando atenção e atribuindo autoridade ao evento.

Guia de branding para eventos

Assim como os termos, as métricas são muito importantes na hora de quantificar a sua estratégia e entender os seus pontos positivos e negativos.

E, geralmente, essas métricas são representadas por siglas, que nós vamos explicar melhor logo abaixo:

CAC

O CAC ou Custo de Aquisição de Clientes é uma métrica que quantifica e mostra quanto é o custo por cada cliente adquirido em relação aos seus investimentos em marketing e vendas.

Assim você terá um balanço para entender se os seus investimentos estão tendo algum retorno de lucro ou prejuízo.

Por exemplo, se você investe 2 mil em marketing e vendas e teve um retorno de 20 clientes, o seu CAC será de R$ 100.

Essa métrica é boa para definir também o valor ideal para gastar em campanhas de anúncios nas redes sociais, uma vez que se seu anúncio for mais caro que o CAC, este é um sinal de que está gerando prejuízo à sua campanha.

Para calcular o CAC, basta fazer a seguinte fórmula:

CAC = Investimento em marketing + investimento em vendas / número de clientes adquiridos

ROI

ROI é a abreviação em inglês de Return On Investment, ou melhor, Retorno sobre o Investimento.

Ele permite que você saiba quanto dinheiro o seu evento está ganhando ou perdendo em relação aos investimentos de marketing e vendas.

Diferente do CAC, o ROI não busca entender especificamente o custo dos clientes, mas sim o lucro ou prejuízo total dos investimentos.

Para calcular o ROI, basta seguir a fórmula abaixo:

 

ROI = Receita – Custo / Custo

 

LTV

LTV é uma sigla utilizada para Lifetime Value, ou Valor de tempo de vida.

Nesse caso, não estamos falando do tempo de vida real de alguém, mas sim da sua longevidade de compra.

O LTV busca entender por quanto tempo um cliente irá continuar comprando o seu produto ou serviço. 

O cálculo é baseado em dados históricos de compra, estimando o número de compras mensais e qual a média de retenção do cliente.

Assim, se cria uma previsibilidade baseada em dados, viabilizando a criação de uma estratégia de marketing para continuar retendo esses clientes a longo prazo.

Por exemplo, essa métrica pode ser utilizada por eventos recorrentes, que costumam ter os mesmos participantes ou personas parecidas, gerando uma receita também recorrente.

Para calcular o LTV, basta fazer o seguinte cálculo:

 

LTV = Ticket médio das vendas X número de compras do cliente ao longo do tempo

KPI

A sigla KPI significa Key Performance Indicators, ou, em português, Indicadores-Chave de Desempenho.

Esses indicadores-chave de desempenho ajudam a medir o nível de desempenho de uma estratégia.

Basicamente, as KPIs são a descrição dos objetivos que você quer atingir.

Por exemplo, para medir o sucesso da sua estratégia de marketing digital, você pode definir as KPIs que devem ser atingidas, como:

  • Aumentar a taxa de inscrição
  • Ter um número de engajamento

Deu para perceber que as KPIs são mensuráveis, não é? Pois é, é ideal que as KPIs sejam objetivas e possam ser atingidas através da realização de tarefas que são chamadas de key results (ou, resultados-chave, em português)

OKR

OKR ou Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-Chave), é uma metodologia de gestão que aponta os objetivos mais importantes para o evento.

E mesmo tendo objetivos parecidos com a KPI, a OKR funciona como uma metodologia complementar.

Isso porque a OKR busca entender de forma mais ampla o processo do evento, enquanto a KPI busca medir resultados.

Entender os termos, siglas e como elas funcionam, é apenas uma parte do começo de uma estratégia de marketing.

Agora que você já sabe os significados, é hora de colocar tudo isso em prática criando a sua própria estratégia.

Para começar, confira este kit de marketing para eventos criado pela própria Even3, com estratégias atualizadas do mercado de eventos. Clique no botão abaixo e comece:

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