Se você busca atrair mais pessoas para o seu evento e chamar atenção no mundo digital, definitivamente deveria estar aprendendo sobre design para eventos.
Isso porque essa técnica de atração vem se tornando cada vez mais frequente entre os organizadores, principalmente por conta do conteúdo exigido pelas redes sociais.
Para você ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pela Venngage, em 2021, 48,2% dos profissionais de marketing utilizaram conteúdos gráficos ao invés de textos (5,4%).
E não é tão difícil quanto parece! Com o avanço da tecnologia, há várias ferramentas que podem te ajudar de forma acessível e rápida, como o Canva.
Então, quer descobrir como desenvolver o design para eventos e produzir seus próprios conteúdos do zero? Eu elaborei este artigo para você aprender tudo sobre:
- Por que o design para eventos é tão importante?
- Como criar peças gráficas no Canva
- Outras ferramentas de design para eventos
- Construindo a sua identidade visual
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O design para eventos consiste na criação de peças visuais para tornar o seu evento mais atraente, com a intenção de aumentar o alcance e atrair a persona do seu evento.
Por exemplo, o Instagram é uma rede social totalmente voltada para o visual, onde as peças gráficas se destacam muito mais do que os conteúdos em texto.
Assim, para atrair mais pessoas e vender mais ingressos pela plataforma, torna-se imprescindível que você crie um conteúdo visual cada vez mais chamativo.
Além disso, em um site para eventos, também é importante que você ilustre a sua marca da melhor forma possível, com um layout e cores que valorizem a sua identidade visual.
Dessa maneira, o visual atrativo pode auxiliar a fixar seu evento como referência na mente dos participantes, além de tornar a sua identificação mais fácil.
Por exemplo, a Coca-Cola tem um vermelho e uma identidade visual tão firmadas que apenas em olhar a cor conseguimos identificar a marca.
Por isso, você também pode ir além do mundo digital, criando banners e cartazes não apenas para a divulgação externa do seu evento, mas também como elementos visuais no dia da realização.
O Canva é uma plataforma de design gráfico, criada com o intuito de facilitar a criação de conteúdo visual. Além disso, ela é totalmente gratuita e fácil de usar.
Dentro da plataforma, você pode criar:
- Postagens para mídias sociais;
- Apresentações;
- Infográficos;
- Pôsteres;
- E outros conteúdos diversos.
Agora, eu vou te mostrar em um passo a passo simples e completo, como utilizar essa ferramenta:
1. Clique aqui para acessar o site do Canva.
2 . Dentro do site, você irá até o canto superior direito, onde irá se registrar como usuário.
3. Após o registro, é hora de definir o seu direcionamento de uso com o Canva.
Nesse momento, você pode escolher entre uma grande ou pequena empresa, já que o seu evento precisa ter um caráter mais empresarial.
Assim a plataforma poderá entregar os tipos de peças gráficas que você precisa para começar.
4. No próximo passo, você irá criar uma equipe para trabalhar junto com você em seus projetos.
Caso você não tenha interesse em inserir outras pessoas agora, basta clicar diretamente no botão de Criar Equipe.
5. Pronto. Agora você já pode começar a trabalhar nas suas peças gráficas. E para isso, basta ir novamente no canto superior da tela, clicando no botão Criar um Design.
Ao clicar no botão, você terá diversas opções, como:
- Quadro branco (inserir elementos visuais do zero);
- Apresentação de slides;
- Vídeo;
- Post para Instagram (feed);
- Story do Instagram;
- Logotipo;
- Cartaz;
- E muitos outros.
Dessa vez, vamos utilizar a opção Post para Instagram, que já tem o tamanho ideal de 1080 x 1080 pixels.
6. Logo após essa etapa, você estará na área de criação, onde à esquerda terá os templates, que nada mais são do que modelos prontos para edição.
Nesse momento, sinta-se à vontade para conhecer todas as funcionalidades, incluindo as outras abas abaixo do template.
A área de templates é composta por 3 elementos muito importantes:
- A barra de pesquisa.
- A barra de tags e assuntos.
- Os templates.
Na barra de pesquisa você deve procurar pelo template que mais se adequa às suas idéias.
Por exemplo, se o seu evento é sobre biologia, você pode procurar simplesmente por “biologia”.
Da mesma forma acontece com a barra de tags e assuntos. Ao procurar pelo termo, ele lhe dará outras dicas de assunto para achar novos templates, até que você ache o ideal.
7. Agora que já temos um template, é hora de começar a editá-lo para que ele fique com a cara da nossa marca.
Nesse caso, eu utilizei um template de promoção, com o intuito de venda.
Mas ele ainda não condiz com a identidade visual da minha marca, que nesse caso, será a própria Even3.
Para isso, eu vou clicar em cada elemento do meu modelo e utilizar a barra de ferramentas que fica logo acima do meu template. Olha o resultado:
Como eu já disse, você pode mudar completamente o template, basta que você utilize a barra de ferramentas para alterar cada elemento da maneira que você quiser.
8. Ainda, além da aba de templates, existem as abas de:
Elementos
A aba de elementos fornece a opção de inserir outras formas na sua peça gráfica.
Por exemplo: setas, círculos, quadrados e qualquer elemento visual que possa ajudar na composição.
Uploads
Quer inserir uma foto na sua postagem do feed ou um vídeo para os seus stories? Utilize essa aba e faça upload do que você quiser.
Texto
Como o nome já diz, essa aba é voltada para a criação de textos, onde você pode diversificar os títulos, subtítulos, textos e escolher a fonte de texto que melhor se encaixa ao seu evento.
Mais (3 pontinhos)
Aqui você pode fazer upload de gifs, vídeos do youtube, faixas de áudio, gráficos e muito mais.
9. E por fim, ao final da sua edição no Canva, você pode baixar ou compartilhar o seu conteúdo diretamente nas redes sociais.
Para isso, mais uma vez, vá até o canto superior direito da sua tela e clique no botão Compartilhar, onde logo depois você deve clicar em Baixar.
1. Creative Cloud
O pacote Adobe, que agora é conhecido como Creative Cloud, traz ferramentas mais robustas e também complexas, que podem fazer “milagres” visuais se utilizadas da maneira correta.
O Creative Cloud é inteiramente pago, mas você pode utilizar os planos criados especialmente para estudantes e professores. Com isso, você terá 60% de desconto no plano anual.
Dentre as ferramentas mais famosas do pacote estão:
Adobe Photoshop
Considerado o líder do mercado entre os designers que trabalham com fotografias ou imagens no geral, o Adobe Photoshop é um software totalmente focado na edição de imagens e criação de efeitos visuais.
Nessa ferramenta você pode remover imperfeições, ajustar cores e até mesmo remover pessoas e objetos de fotografias.
Adobe Illustrator
Como o próprio nome já indica, essa é uma ferramenta voltada para a criação de ilustrações por meio de vetores.
Assim, ela é bem mais utilizada para a criação de desenhos e formas coloridas, facilitando os seus moldes sem perder a qualidade da imagem.
Adobe Lightroom
O Lightroom é menos conhecido e também menos utilizado do que os outros aplicativos acima, porém, ele tem o diferencial de ser mais simples e direto ao ponto.
Com essa ferramenta você pode fazer edições rápidas de imagem enquanto armazena as suas fotos, tendo também uma versão gratuita para mobile que é muito intuitiva e ideal para quem é iniciante.
Para adquirir o Lightroom, Photoshop, Illustrator e também outras ferramentas do Pacote Adobe, basta clicar aqui.
2. GIMP
O Gimp é um software gratuito, que funciona de forma similar ao Photoshop e também pode realizar diversas manipulações de imagem.
Nele, assim como nas ferramentas que já citei acima, você pode criar posts para redes sociais, stories, banners, pôsteres e muito mais.
Mesmo sendo mais limitado que o Photoshop, o GIMP funciona no modelo de código aberto, onde a comunidade contribui constantemente para o seu crescimento.
Dessa forma, daqui a um tempo, o GIMP pode se tornar uma ferramenta muito maior do que já é. Para baixar a ferramenta, basta clicar neste link.
Como vimos acima, a criação gráfica é, sem dúvidas, um ponto muito importante na presença digital da sua marca.
Porém, ela se torna uma ferramenta ainda mais poderosa quando se tem uma ótima estratégia de branding para a criação de uma identidade visual.
O branding permite que a sua marca se comunique de maneira mais efetiva com o seu público-alvo, estabelecendo uma linguagem não apenas textual, mas também visual para o seu evento.
Assim, a sua identidade visual consegue ser mais atrativa e passar os valores e objetivos do seu evento.
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