Saiba quais são as maiores vantagens dos eventos híbridos

Ainda não sabe nada sobre eventos híbridos mas deseja organizar um? Então você veio ao lugar certo.

Os eventos híbridos cresceram em 2021 e já se tornaram uma constante nos planos dos organizadores nacionais e também internacionais.

Segundo pesquisa realizada pela etc.venues, 73% dos organizadores de evento pretendem fazer um evento híbrido antes do final do ano, enquanto 19% ainda não fizeram por não saberem como funciona.

Então, que tal aprender sobre o que é essa nova tendência e as suas vantagens?

Neste post você vai ver:

Eventos híbridos são uma mistura entre dois tipos de eventos: o presencial e o online. Para isto, eles utilizam elementos que unem as duas experiências, como:

  • Streaming de vídeo ao vivo durante palestras e workshops;
  • Realidade virtual;
  • Chat online para comentários em tempo real;
  • E muitos outros.

Ainda, este tipo de evento geralmente conta com duas programações distintas, que podem ser personalizadas de acordo com a modalidade que o participante escolher.

Mesmo assim, ele pode ser normalmente apresentado com os tipos de eventos que já conhecemos, como seminários, congressos, conferências, encontros e outros formatos que permitam o uso da tecnologia.

Você sabe o propósito do evento híbrido e o porquê dele virar uma tendência com vantagens incríveis? Deixa eu te contar:

Em 2020, como sabemos, o mundo parou e os eventos presenciais também, fazendo com que os eventos virtuais se tornassem não apenas uma opção, mas uma necessidade para os organizadores.

Mesmo assim, nem todo mundo curte a experiência de ficar na frente de uma tela, sem aquele calor humano de um evento presencial, o que acabou dividindo o público e resultando em um número menor de participantes.

-> Eventos presenciais: como retornar com segurança?

O ponto de virada

Assim, com uma baixa nos casos de Covid-19, os eventos puderam retornar presencialmente, com aqueles cuidados básicos que todos nós estamos tendo.

Porém, nem todo mundo se sentia seguro de verdade para estar presencialmente no meio de tantas pessoas. E, além disso, quem gostava dos eventos virtuais esperava que eles continuassem acontecendo.

Sendo assim, os organizadores perceberam que não precisavam segregar esses públicos, mas uni-los, criando uma experiência personalizada presencialmente e também online, resultando em números cada vez maiores para quem realiza este tipo de evento.

Por isso os eventos híbridos se tornaram uma tendência, mesmo já existindo antes da pandemia, sendo o melhor de dois mundos em um único lugar.

Agora, que tal conhecer as vantagens que farão seus eventos híbridos se tornarem um sucesso? 

planilha obrigatória para eventos

1. Tenha um alcance muito maior

Em eventos presenciais, muitas pessoas não podem comparecer por conta de barreiras de saúde ou pela distância.

E é aí que entra uma das vantagens mais importantes dos eventos híbridos: o maior alcance de público.

Unindo o presencial com o online, o seu evento não terá mais barreiras, mas sim acessibilidade, que pode ser promovida por meio de programações personalizadas.

Além disso, trazendo o modelo online para o seu evento, não só pessoas de outros estados e regiões poderão participar do seu evento, mas também de outros países.

Já pensou nessa possibilidade?

2. Flexibilidade para o marketing

Como sabemos, dentro do formato híbrido nós temos diferentes formas de exibir informações e de conversar com o público.

Por isso, o marketing ganha força como uma ferramenta que pode se flexibilizar e agir em diferentes meios de comunicação.

Presencialmente, você poderá utilizar banners, flyers (papel reciclável, certo?), telões de led ou até mesmo as palestras como meios de propagar a sua estratégia.

No online, experimente utilizar vinhetas, notificações, banners e até mesmo edições de vídeo no material que for gravado.

Assim, você terá a sua marca se comunicando constantemente com o seu público, em diferentes canais, utilizando a melhor linguagem para aquele participante.

3. Maior oportunidade de patrocínio

Não dá pra falar sobre o marketing para eventos sem citar a vantagem de um ótimo patrocínio, não é?

O seu patrocinador precisa ter um ótimo motivo para investir no seu evento, então dê a ele o que você tem de melhor: a sua divulgação.

Com mais possibilidades de exibição, o seu patrocinador pode ser visto em diferentes mídias, com diferentes abordagens, dentro de uma estratégia que pode agregar ainda mais valor a ele.

Por isso, deixe a sua estratégia de marketing bem clara no seu projeto de patrocínio e tenha mais chances de conseguir aquele apoio financeiro que o seu evento merece!

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4. Diminua a pegada de carbono

Vamos ser sinceros, poluição do meio ambiente não é uma coisa nada legal, tanto para o planeta, quanto para a imagem do seu evento, então, que tal adotar práticas sustentáveis?

Os eventos híbridos conseguem diminuir a degradação ecológica que o seu evento pode deixar, principalmente por conta da alta taxa de pessoas que podem aderir ao modelo online.

“Mas, qual é a grande vantagem nisso?”

Como eu já disse, poluição não pega nada bem para a imagem do seu evento, principalmente com a constante educação ambiental que as pessoas vêm construindo.

Por isso, procure ser bem visto pelos seus participantes. Utilize a menor quantidade de papel possível, adote processos recicláveis e promova essa ideia dentro do seu evento.

Com isso, você terá um evento não apenas com uma ótima imagem, mas que também influencia os participantes a tomarem atitudes positivas para o meio ambiente.

Além disso, você também poderá se tornar um influenciador para outros eventos.

5. Possibilidades de inovação

Trabalhando com dois modelos diferentes de evento, você pode até pensar que terá um pouco mais de trabalho para gerir tudo, mas tudo depende da sua perspectiva.

Uma frase clichê sempre utilizada por quem fala sobre eventos híbridos é: “O melhor de dois mundos”.

Porque, sem dúvidas, este tipo de evento reúne o que há de melhor para o organizador poder promover as suas atividades.

Com uma equipe qualificada, você poderá criar experiências incríveis e até mesmo únicas, que apenas o seu evento pode oferecer.

Programações que possam unir os dois modelos na mesma hora, ou em horários diferentes, ou até mesmo em dias diferentes, podem oferecer o diferencial que o seu evento precisa.

Por isso, não tenha medo de inovar e trazer formatos mirabolantes para o seu público, pois os eventos híbridos ainda são uma novidade que você pode inovar e fazer do seu jeito!

-> 9 passos para organizar eventos híbridos de sucesso

Você ainda não organizou nenhum evento híbrido, ou já tentou e não teve uma experiência legal?

Tudo bem, isso é normal, principalmente se você ainda não pegou o jeito ou não utilizou a plataforma correta.

Na plataforma de eventos da Even3, eventos híbridos acontecem de forma fluida, com funcionalidades que podem agregar tanto a você, quanto aos seus patrocinadores.

Nela, você pode ter uma página exclusiva para o seu evento, enviar e-mails e notificações para os participantes, automatizar o envio de certificados e até mesmo disponibilizar o conteúdo gravado.

Se interessou? Então clique no banner e tenha a melhor experiência dos eventos híbridos!

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