Eventos presenciais com segurança: imagem de destaque

Eventos presenciais: como retornar com segurança?

Depois da vacinação em massa contra a Covid-19, a volta dos eventos presenciais começa a ser uma realidade no Brasil, mas será que já dá para voltar com tudo?

De acordo com dados levantados pela Even3, no ano de 2021, no decorrer da vacinação entre os meses de janeiro e novembro, houve um aumento de 1.800% no número de eventos presenciais.

Por outro lado, os eventos online continuaram a crescer também.

Entre janeiro e novembro de 2021, eles tiveram um aumento de 350% em comparação ao ano anterior.

E sabe o que esses dados apontam? As tendências para eventos em 2022: os eventos presenciais com segurança, tecnologia, eventos híbridos e mais. Acompanhe esse blogpost para saber:

Uma coisa é verdade: números não mentem, mas eles contam diferentes histórias e quer saber o que temos visto sobre eventos presenciais e online aqui na Even3?

Gráfico: Eventos presenciais e online na Even3 em 2021
Em 2021, a Even3 apresentou um aumento de 1.142% no número de eventos presenciais em novembro e 418% nos eventos online em março, comparando ao ano de 2020.

Então, o que podemos concluir? Deixa eu te contar as tendências que os dados apontam!

Certamente após um período difícil de pandemia, a vacinação trouxe uma esperança: podemos ver o crescimento tanto dos eventos presenciais, como online.

Mas muita coisa mudou! Com os aprendizados desse período de reinvenção, há novidades que vieram para ficar, como as tecnologias do online e a compreensão de seus benefícios.

Então, a volta do presencial é bem diferente do que marcava o seu passado: temos mais tecnologia, mais pessoas com a necessidade de se unir ao redor do mundo e, principalmente, a demanda ainda por segurança sanitária.

Nesse sentido, os eventos híbridos são uma tendência forte para os próximos anos e representam a junção perfeita dos benefícios do presencial e do online.

É claro, não é qualquer tipo de evento que é híbrido, mas as projeções mostram que torna-se cada vez mais comum em eventos:

  • Duas programações distintas para atender as demandas específicas dos dois tipos de audiências: presenciais e online;
  • Ao menos alguns elementos de experiência compartilhada, para que cada parte se conecte e se sinta presente no evento.

-> Saiba como organizar eventos híbridos!

Por fim, se você está pensando em voltar aos eventos presenciais ou híbridos, fique por dentro dos cuidados que devem ser tomados para uma volta segura contra a covid-19 e outras doenças!

Outra coisa que é certa para 2022 é que ainda precisaremos ter cuidados em relação ao corona vírus.

Aliás, as medidas sanitárias nunca foram tão reforçadas e tão essenciais como estão sendo nos últimos anos, principalmente com o aparecimento de novas variantes, mesmo que mais leves e contando com a cobertura vacinal.

Portanto, seja nos eventos presenciais ou híbridos, é importante que você siga algumas medidas para retornar com segurança para todos, como:

1. O essencial: álcool em todo lugar!

Para começar, não vale esquecer do essencial, né?

Disponibilizar álcool em gel e local para higienização das mãos já é uma regra bastante conhecida por todos, mas não custa nada lembrar. Anote aí e siga nossas outras dicas! 😉

Passaporte de vacina

A volta ao presencial e nossa segurança depende da vacinação em massa.

Por isso, daqui pra frente, será cada vez mais comum que eventos fechados e repartições públicas exijam a confirmação de vacinação para permitir a entrada de pessoas. Inclusive, isso já é lei em alguns lugares do Brasil!

Portanto, é uma boa prática também pensar na confirmação de vacinação como essencial no seu evento e avisar aos participantes.

Lembre-se também de estar por dentro das leis do local sobre o passaporte de vacinação.

Então, que tal também incentivar a vacinação e oferecer recompensas a pessoas com o cartão de vacinação atualizado com as doses de reforço? Pense nisso!

Máscaras nos kits do evento

Outra prática bastante comum daqui pra frente é a inclusão de máscaras nos kits para inscritos no seu evento presencial.

Além de um brinde no seu evento, a máscara vai garantir que todos estejam protegidos e lembrem-se de usá-la.

Portanto, você pode oferecer máscaras personalizadas ou as tradicionais descartáveis, mas não se esqueça das recomendações sobre as máscaras:

  • Máscaras de tecido devem ter 3 camadas de proteção: a externa, o filtro no meio e a interna;
  • As máscaras de tecido devem ser de algodão ou tricoline;
  • Todas as máscaras devem cobrir nariz, boca e queixo para proteção eficaz;
  • A maioria das máscaras deve ser trocada após 3h de uso. Verifique as regras da sua.

Atenção na capacidade do local

Como um organizador de eventos, é de sua responsabilidade evitar aglomerações no espaço físico do seu evento.

Por isso, você deve estar por dentro das regras de ocupação dos espaços durante o período de pandemia do coronavírus.

Normalmente, as leis limitam a capacidade de ocupação a 25% do espaço, mas podem variar a depender dos níveis de risco de infecção do local.

Por isso, esteja ciente da capacidade do local e busque espaços que comportem o número ideal de pessoas no seu evento presencial, já pensando no número de ingressos que você pode vender e nos seus lucros.

Distanciamento social

Pensando em evitar aglomerações, o organizador do evento também deve adotar as práticas de distanciamento.

Dessa forma, você pode apostar em espaços abertos e amplos, distanciamento entre cadeiras e marcações de espaço no chão.

Uma boa ideia também é evitar as filas no seu evento, então que tal investir em tecnologia para isso?

Credenciamento digital

Seja durante a entrada ou nas atividades, as filas já são inimigas dos eventos há muito tempo e têm se tornado ainda mais dispensáveis com o avanço da tecnologia e a necessidade de distanciamento social.

Pensando nisso, a tecnologia pode ser sua grande aliada!

Ao utilizar uma plataforma para eventos, como a Even3, você poderá realizar o credenciamento através de um aplicativo que faz leitura QR Code.

-> Saiba mais: Como evitar filas durante o credenciamento do seu evento

Com o app, você evita a formação de filas na entrada do evento. E, ainda, facilita o fluxo dos participantes nas atividades.

#DicaEven3

Na Even3, é possível também tornar outras etapas do seu evento virtuais, como o site do evento, venda de ingressos, transmissão online, interação entre participantes…

Tudo que seu evento híbrido precisa! Experimente

crie agora o seu evento online na even3

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos