Fundacoes de Amparo

Fundações de Amparo à Pesquisa e sua importância para eventos

Já ouviu falar nas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs)? Elas são uma das formas mais completas de apoio à pesquisa no Brasil. 

E muitos organizadores de eventos não sabem, mas as Fundações de Amparo à Pesquisa também ajudam na viabilização de eventos de natureza acadêmica e científica. 

Então, se você está planejando um congresso, simpósio ou, quem sabe, uma jornada acadêmica e precisa de recursos financeiros, fique atento às oportunidades oferecidas pela FAP da sua região!

–> Encontre agora a FAP mais próxima a você!

O que são Fundações de Amparo à Pesquisa?

São instituições públicas de fomento à pesquisa acadêmica. Elas estão ligadas à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de cada Estado, mas também recebem incentivos do Governo Federal. 

E, segundo o Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES), as FAPs têm por objetivo colaborar na elaboração e execução de projetos de pesquisa, ensino e extensão universitária e no desenvolvimento institucional, científico e tecnológico.

O que isso significa e como pode pode ajudar meu evento? 

Significa que, além de prestar apoio a programas como o CNPq, a Capes, e às bolsas de iniciação científica e de pós-graduação, as Fundações de Amparo também financiam a execução de eventos de cunho científico e acadêmico. 

–> Acessar guia completo de organização de eventos!

Ou seja, em geral, uma Fundação de Amparo à Pesquisa é a forma mais completa de financiamento do Governo Estadual. 

E, através delas, organizadores recebem financiamento para a realização de seus eventos científicos e acadêmicos.

Qual a importância de uma Fundação de Amparo à Pesquisa?

As FAPs concedem auxílios à pesquisa e bolsas em todas as áreas do conhecimento. Além disso, apoiam atividades voltadas à  ciência, tecnologia e também ao meio acadêmico. 

Por isso, cada Estado tem uma FAP e esta, por sua vez, tem constituição e regimento próprios. Os, portanto, orçamentos variam de FAP para FAP.

“As fundações estaduais de amparo à pesquisa, em geral, têm um papel imprescindível de acompanhar muito mais especificamente as demandas da comunidade científica e acadêmica e vinculá-las às necessidades e desafios mais prioritários dos estados”, afirma o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes Gomes.’’

 

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos