Já ouviu falar nas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs)? Elas são uma das formas mais completas de apoio à pesquisa no Brasil.
E muitos organizadores de eventos não sabem, mas as Fundações de Amparo à Pesquisa também ajudam na viabilização de eventos de natureza acadêmica e científica.
Então, se você está planejando um congresso, simpósio ou, quem sabe, uma jornada acadêmica e precisa de recursos financeiros, fique atento às oportunidades oferecidas pela FAP da sua região!
–> Encontre agora a FAP mais próxima a você!
O que são Fundações de Amparo à Pesquisa?
São instituições públicas de fomento à pesquisa acadêmica. Elas estão ligadas à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de cada Estado, mas também recebem incentivos do Governo Federal.
E, segundo o Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES), as FAPs têm por objetivo colaborar na elaboração e execução de projetos de pesquisa, ensino e extensão universitária e no desenvolvimento institucional, científico e tecnológico.
O que isso significa e como pode pode ajudar meu evento?
Significa que, além de prestar apoio a programas como o CNPq, a Capes, e às bolsas de iniciação científica e de pós-graduação, as Fundações de Amparo também financiam a execução de eventos de cunho científico e acadêmico.
–> Acessar guia completo de organização de eventos!
Ou seja, em geral, uma Fundação de Amparo à Pesquisa é a forma mais completa de financiamento do Governo Estadual.
E, através delas, organizadores recebem financiamento para a realização de seus eventos científicos e acadêmicos.
Qual a importância de uma Fundação de Amparo à Pesquisa?
As FAPs concedem auxílios à pesquisa e bolsas em todas as áreas do conhecimento. Além disso, apoiam atividades voltadas à ciência, tecnologia e também ao meio acadêmico.
Por isso, cada Estado tem uma FAP e esta, por sua vez, tem constituição e regimento próprios. Os, portanto, orçamentos variam de FAP para FAP.
“As fundações estaduais de amparo à pesquisa, em geral, têm um papel imprescindível de acompanhar muito mais especificamente as demandas da comunidade científica e acadêmica e vinculá-las às necessidades e desafios mais prioritários dos estados”, afirma o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes Gomes.’’
- Facap – Acre
- Fapeal – Alagoas
- Fapeap – Amapá
- Fapeam – Amazonas
- Fapesb – Bahia
- Funcap – Ceará
- Fapdf – Distrito Federal
- Fapes – Espiríto Santo
- Fapeg – Goiás
- Fapema – Maranhão
- Fapemat – Mato Grosso
- Fundect – Mato Grosso do Sul
- Fapemig – Minas Gerais
- Fapespa – Pará
- Fapesq – Paraíba
- Fundação Araucária – Paraná
- Facepe – Pernambuco
- Fapepi – Piauí
- Faperj – Rio de Janeiro
- Fapern – Rio Grande do Norte
- Fapergs – Rio Grande do Sul
- Fapero – Rondônia
- Fapesc – Santa Catarina
- Fapesp – São Paulo
- Fap/SE – Sergipe
- Fapt – Tocantins