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Como organizar um evento: o guia completo

Organizar um evento não precisa ser um desafio!

Com o nosso guia completo, você vai aprender, em um passo a passo, a organizar eventos acadêmicos ou científicos de sucesso, sejam eles online ou presenciais!

O que você vai ver neste artigo:

Planejar um evento é uma excelente maneira de comprovar a autoridade da sua marca, ganhar visibilidade no mercado e se tornar referência no meio.

Além disso, ao organizar um evento, você está contribuindo para a disseminação de conhecimento.

Afinal, o evento é o local onde se reúnem professores, universitários, pesquisadores e todos os interessados em aprender e compartilhar experiências sobre um mesmo tema.

Eventos como workshops, congressos, simpósios, jornadas acadêmicas, conferências e palestras, requerem, no entanto, muito planejamento e organização..

Anote aí: planejamento e organização são a chave para elaborar um evento de sucesso!

Quem pretende organizar um evento precisa saber que vai lidar com uma quantidade absurda de informações e vai precisar gerenciar várias equipes.

Logo, é normal que surjam imprevistos.

Mas, quanto mais organizado e bem planejado for o evento, menor a chance de ocorrerem imprevistos.

Por isso, o mais indicado é fazer um checklist de todas as atividades do seu evento!

Dessa forma, você tem um panorama geral de tudo que está acontecendo e sendo feito.

E assim, consegue acompanhar o andamento de todas as etapas do seu evento de forma mais rápida e eficaz.

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Se você planeja organizar um evento acadêmico ou científico e não sabe por onde começar, não se estresse! Esse passo a passo completo vai facilitar a vida dos organizadores:

1. Defina um tema: ele será seu guia

O tema é a base de todo evento!

Afinal, ele é o responsável por conquistar fornecedores, patrocinadores e também por atrair um bom público.

E, por isso, o tema deve ser definido já durante o planejamento estratégico do evento.

Lembre-se: o tema do seu evento precisa ser atual e relevante. Imagine que um evento tenha um tema desatualizado e que não traga nada de original. Quem vai querer patrocinar ou participar desse evento? Ninguém.

Por isso, é muito importante escolher uma temática que seja tendência no segmento de atuação.

Assim, você consegue trazer à tona um assunto de potencial interesse do seu público. Algo que as pessoas realmente queiram conhecer ou se especializar.

Veja os principais estudos que já saíram sobre a temática e os impactos que trouxeram à sociedade. Como um evento com aquele tema pode beneficiar a sua região?

2 . Conheça seu público!

Depois de escolhido o tema, é preciso conhecer o público do evento. Esse tema é de interesse de quais áreas do conhecimento? Qual a faixa etária desse público?

O evento será aberto a estudantes ou só profissionais já formados poderão participar?

Mas o mais importante: entenda por que as pessoas têm interesse no seu evento. O que elas querem aprender lá?

eventos online

3. Evento online ou presencial? 

Com a pandemia do COVID-19, os organizadores de eventos precisaram, rapidamente, se adaptar à uma nova realidade: os eventos online, também conhecidos como eventos digitais.

E embora, de início, os avanços tecnológicos tenham assustado, uma coisa ficou clara para o mercado de eventos: os eventos online chegaram para ficar! Porém, é preciso entender que há diferenças entre organizar um evento presencial e organizar um evento online. 

Mas o que muda do presencial para o online?

Digamos que em um evento presencial você tenha que reservar um espaço, organizar as salas, testar os equipamentos e criar filas de credenciamento.

Dependendo do porte do evento, você precisaria montar times para ajudá-lo(a) nas atividades, afinal seria impossível credenciar sozinho uma quantidade tão grande de participantes ou orientá-los quanto à localização das salas. 

Como falamos neste artigo, os eventos online mudam um pouco. Não há mais limitação física de participantes (você consegue alcançar, inclusive, mais gente!), nem precisa montar um time para ajudar no dia do evento. Os custos também acabam sendo bem menores. O que você precisa é basicamente definir 3 coisas:

  1. Tipo de transmissão que vai utilizar (pode ser ao vivo ou gravada).
  2. A plataforma ou ferramenta onde vai realizá-lo
  3. Adquirir equipamentos necessários para uma transmissão de qualidade

Então, tudo vai depender do objetivo do seu evento. 

4. Escolha datas, horários e local

Tenha em mãos um calendário. Fique atento(a) aos feriados, finais de semana e imprensados e se planeje!

Verifique se eventos semelhantes e, consequentemente, concorrentes ao seu estarão acontecendo próximos à data estipulada para o seu evento. Evite, ao máximo, que o seu participante tenha que escolher entre você e o concorrente. Por isso, fique ligado às datas!

Para o público do seu evento, uma programação em pleno feriado faz sentido? Para alguns casos, o feriado é o momento ideal. Já para outros, é uma grande furada!

Pense também se o evento deve coincidir com as férias escolares. Se sim, janeiro e julho podem ser uma boa opção.

É preciso também pensar nos horários da programação. As atividades serão diurnas? Ou algumas podem acontecer no turno da noite? 

A grande questão aqui é pensar no perfil do seu público. Pense no público, sempre! 

Para os eventos presenciais, o local que sediará o evento também precisa ser muito bem selecionado. Fatores como acessibilidade, mobilidade, conforto e segurança devem ser ponderados. Há pontos de ônibus ou de metrô por perto? As pessoas conseguem chegar ao local a pé?

Verifique se o local é amplo o bastante para receber a quantidade de pessoas estimada para o evento. A acústica e a temperatura do local também devem ser levadas em consideração.

Garantir a segurança dos participantes, palestrantes e organizadores é imprescindível.

Por isso, cheque se o local atende aos padrões de segurança. Verifique, por exemplo, se há saída de emergência e extintores de incêndio.

No caso dos eventos online, é preciso decidir o tipo de transmissão do evento: videoconferência, gravada ou ao vivo? Para entender cada um dos formatos, te recomendo fazer a leitura do artigo Transmissão online para eventos: em qual formato se encaixa o seu?

5. Selecione uma equipe fantástica

Organizar um evento é uma atividade que deve ser feita em equipe. Então, escolha com cuidado aqueles que integrarão o seu time.

Eles precisam ser pessoas responsáveis, confiáveis, comprometidas e que vistam a camisa do seu evento. Afinal, se eles não acreditarem no evento, quem mais irá acreditar?

Pense na função que cada um irá desempenhar no evento.  Além disso, é importante ter pessoas de perfis diferentes, com especialidades diferentes também.

Uma pessoa que entenda de marketing, por exemplo, é ideal para gerenciar a divulgação do seu evento.

Veja quem será o responsável pelas finanças, por escolher os palestrantes e por elaborar a grade de programação. 

6. Veja o que realmente precisa

Estabeleça quais são os gastos essenciais e quais são os gastos variáveis.

Gastos essenciais são aqueles que precisam existir, caso contrário, o evento não acontece. Exemplos: água, energia, aluguel do espaço, sistema de som, equipe. Para os eventos online, um bom microfone e um sistema que garanta a segurança da transmissão. E, se não for de prioridade, é preciso reduzir custos.

Mas, se sobrar dinheiro, pode valer muito a pena investir em outras coisas, como por exemplo, camisas, brindes, crachás, coffee breaks.

Lembre-se que, o mais importante é saber exatamente onde será gasto cada valor.

Assim, você já pode começar a preparar um orçamento.

finanças

7. Defina um orçamento

O evento precisa ser viabilizado de alguma forma.

Para isso, elaborar um orçamento é essencial. Primeiro, ao decidir organizar um evento, é preciso estabelecer se as entradas serão gratuitas ou pagas.

Novidade: Agora, na Even3, também oferecemos a opção de entrada do tipo “Doação”, em que o valor pode ser revertido para uma causa social escolhida pelo evento. 

Se o evento for pago, o dinheiro da venda dos ingressos poderá arcar com parte ou com todo o custo do evento. Se forem gratuitas, de que outra maneira a organização irá ganhar dinheiro para fazer com que o evento aconteça?

É inevitável: por mais simples que seja, todo evento tem um custo. E esse dinheiro precisa vir de algum lugar.

Patrocinadores e apoios são uma excelente estratégia para arrecadar verba e materiais para o evento.

Depois de definidos os patrocinadores e feita a lista do que você vai precisar no evento, estabeleça um orçamento de acordo com o montante disponibilizado por eles.

 

Assim, você consegue planejar o custo de cada item do evento.

8. Escolha fornecedores confiáveis

Faça cotações com fornecedores confiáveis!

Descubra aquele que tem o melhor custo x benefício e que vai oferecer tranquilidade à organização.

Procure referências sobre o trabalho daquela empresa/pessoa.

Lembre-se de procurar também os possíveis fornecedores com antecedência, já que alguns produtos ou serviços podem demorar a ser entregues.

E, sempre peça um prazo estimado de entrega e veja se ele atende a sua necessidade. Além disso, procure por descontos, principalmente, se algum item precisar ser comprado em grande quantidade.

É fundamental ficar atento às promoções do mercado. Não desperdice oportunidades de pagar mais barato!

9. Estabeleça uma estratégia de divulgação

Seu evento precisa se tornar conhecido no meio.

Para isso, definir uma estratégia de divulgação é muito importante.

→ Aprenda dicas imperdíveis para uma divulgação de eventos eficaz!

Afinal, qual seria o intuito do evento se os possíveis participantes não tivessem conhecimento dele?

Existem diversas formas de se divulgar um evento acadêmico ou científico. Sejam elas, redes sociais, email marketing,  distribuição de material de impresso, entre outros.

Mas, o que você precisa colocar em mente, é que sua divulgação precisa ser direcionada a um público específico.

Ou seja, os canais e formatos utilizados para divulgar seu evento precisa fazer sentido para seu tipo de público!

10. Teste os equipamentos

É crucial para o sucesso do evento, testar TODO o equipamento.

Você não quer que o projeto falhe na hora de uma apresentação ou que um palestrante tenha que gritar para ser ouvido já que o microfone também falhou. Não é verdade?

Na dúvida, teste tudo. Absolutamente tudo.

Veja, por exemplo, nos eventos presenciais, se o sistema de encanação está ok (muita gente se esquece deste detalhe). Mas principalmente: teste a internet. Sem internet, boa parte das atividades podem ser prejudicadas.

Além disso, todo participante gosta de ter acesso a redes wifi. Ficar desconectado por horas pode gerar insatisfação no público.

E, lógico, nos eventos digitais, recomendamos que os organizadores e palestrantes façam testes no local de gravação das palestras, checagem da iluminação, cenário, som, áudio e também que conheçam a ferramenta pela qual irão transmitir o evento. 

11. Escolha bem os palestrantes

Saiba escolher bem os palestrantes do seu evento! Procure referências do meio, pessoas de influência e que saibam se comunicar. Às vezes, uma pessoa é extremamente inteligente, mas não sabe passar bem um conteúdo.

Ela, então, pode não ser a melhor escolha.

Garanta também que os palestrantes tenham um meio de chegar ao evento.

É importante trazer profissionais de outros estados, caso seja viável para o orçamento do evento e eles possam agregar valor ao seu evento.

Até porque, palestrantes renomados podem aumentar a autoridade e credibilidade do seu evento!

Após muito planejamento, chega o dia do evento. A maior preocupação de todo organizador deve ser proporcionar a melhor experiência possível aos participantes.

Então, conquiste-os e, principalmente, fidelize-os!

Faça com que eles tenham vontade de participar de outros eventos organizados por você ou pela sua empresa.

Veja algumas dicas de como fidelizar os participantes:

 1. Acabe com as longas filas de espera

Ninguém gosta de perder tempo em longas e chatas filas de espera.

Para resolver, de uma vez por todas, esse problema opte por realizar o credenciamento do evento e de atividades de forma online. Assim, as filas andam muito mais rápido!

Confira aqui 6 dicas para agilizar o credenciamento do seu evento. 

Sistemas de gestão de eventos facilitam esse processo.

Com credenciamento via QR Code, é possível controlar a entrada dos participantes em cada atividade, poupando o trabalho manual da equipe e ainda aumentando a segurança do evento.

2. Networking + Coffee Break

Ao organizar um evento, procure deixar horários livres na programação para momentos de descontração e muito networking!

Esse momento é fundamental para os participantes interagirem com outros participantes, com palestrantes e até com a organização.

É no networking que você pode obter informações ainda mais valiosas sobre o seu público. Utilize-o com maestria!

Aposte em coffee breaks memoráveis!

Afinal, todo mundo gosta de comer bem, não é verdade?

Então, escolha o fornecedor das comidas e bebidas com cuidado.

Ah, e não se esqueça do café… Ele garante a energia do seu público.

3. Cheque se o evento está fluindo da maneira desejada

Verifique, constantemente, se toda a programação está acontecendo conforme o planejado.

Procure cumprir os horários das atividades. Não inicie um workshop ou palestra, por exemplo, antes do horário informado na programação.

O mesmo vale para a situação reversa: extrapolar o tempo de cada atividade pode fazer com que os participantes saiam aos poucos ou por estarem cansados ou por terem outro compromisso.

Confira também se a limpeza das salas e dos banheiros estão em dia.

Afinal, nenhum participante gosta de estar em ambientes sujos e isso pode prejudicar a experiência deles no evento.

4. Tenha uma programação clara

Elabore uma programação clara para que os seus participantes entendam o que está acontecendo em cada momento do evento. Uma boa dica é deixar a grade do evento visível para consulta em algum lugar de grande circulação do evento, caso ele seja presencial. 

Assim, os participantes podem tirar dúvidas de horários, salas e palestrantes de cada atividade.

No online, é mais fácil, já que você pode disponibilizá-la diretamente no site ou na plataforma de eventos escolhida.

5. Staff acessível

Tenha um staff disponível para esclarecer dúvidas dos participantes com paciência e respeito. Por mais óbvia que pareça a dúvida, ela provavelmente vai existir e sua equipe deve estar preparada para respondê-la.

Além disso, é necessário saber o que está acontecendo em cada sala, pois assim consegue informar, com precisão, aos participantes a localização e o horário de cada atividade.

Por isso, é essencial que seja feito um treinamento prévio do staff pela comissão organizadora. Ou seja, é seu dever como organizador, instruí-los da maneira correta.

No evento online, conte com alguém para mediar as dúvidas dos participantes durante as palestras. Uma boa dica é tentar tornar o evento online mais dinâmico. Para isso, sua equipe pode contar com a ajuda de algumas ferramentas. 

–> Confira: 6 ferramentas de interatividade para eventos online

6. Localização eficiente

Para organizar um evento, é necessário pensar e estudar uma localização estratégica para seu evento acontecer.

O mais indicado é escolher um espaço muito bem localizado para seu público.

Além disso, você pode mapear para os participantes, a localização do auditório, praça de alimentação, as salas e o que acontece em cada uma delas, dentre várias outras coisas.

Ter um sistema de localização eficiente minimiza as dúvidas dos participantes e, consequentemente, poupa o trabalho da equipe.

O trabalho do organizador não acaba com o término do evento!

É preciso fazer o balanço do que ocorreu, verificar as contas e colher os feedbacks dos participantes.

Veja alguns pontos que devem ser levado em consideração quando o assunto é pós-evento.

1. Disponibilize os certificados

Se o seu evento emitir certificados, é a hora de distribuí-los!

Afinal, são de grande valia para os participantes.

Os estudantes precisam deles para conseguir carga horária complementar na faculdade.

Além de, claro, serem importantes para agregar valor ao currículo. Deixar explícita a carga horária do evento é essencial.

E, caso o certificado não apresente esse tipo de informação, é bem provável que você tenha que emitir declarações para esses participantes.

Coloque informações como data em que ocorreu o evento, logo, local, tema.

Atualmente, você pode utilizar templates prontos para criar os certificados dos seus eventos, o que facilita e muito o processo de emissão de certificados.

Temos modelos de certificados gratuitos para você baixar e usar no seu evento!

 

Desta forma, você consegue gerar 100, 1000, ou 50000 certificados em segundos e por um custo bem menor!

2. Faça o balanço das finanças

Sabe aquele orçamento que falamos no início? É hora de checar se ele foi cumprido!

Esse é o momento de ver se algum pagamento ainda precisa ser feito, por exemplo.

Veja se as contas, ao final de tudo, foram de acordo com o estimado e nenhum número passou despercebido.

3. Colha o feedback dos participantes

Envie formulários ou pesquisas de satisfação para os participantes.

Isso porque, obter feedbacks  é primordial para organizar eventos futuros!

Organizar um evento é uma tarefa muito complexa, então é preciso saber se tudo que você planejou foi bem executado.

Avaliação do evento: dicas de como obter o feedback dos participantes

É importante dividir a pesquisa de satisfação em setores, como: limpeza, palestrantes, experiência no evento, organização, relevância do conteúdo, coffee break, aprendizado…

Assim, você vai conseguir entender o que deu muito certo e pode ser repetido, o que precisa melhorar e o que não deve, de jeito algum, acontecer novamente.

Para colher os feedbacks da melhor forma possível, preparamos um modelo de pesquisa de satisfação para você colocar em prática no seu evento. 

modelo de pesquisa de satisfacao

4. Divulgue as fotos do evento

Divulgue as fotos, vídeos e outros tipos de conteúdo que foram produzidos durante o evento.

É bem comum os participantes lotarem as caixas de entrada dos organizadores pedindo fotos das palestras ou dos mini-cursos que participaram.

Então, poste-as nas redes sociais! Além de atender a uma demanda dos participantes, é importante para garantir a visibilidade do seu evento.

Que tal criar um evento?

Agora que você aprendeu a organizar um evento de sucesso, chegou a hora de criar seu próprio evento!

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