jornada científica

Organize uma jornada científica em 4 passos simples

A jornada científica é um tipo de evento que muitas pessoas confundem. Afinal, suas características são similares com outros gêneros de eventos acadêmicos e científicos.

E, conhecer bem o modelo de uma jornada científica vai auxiliar e muito na hora da produção.

Além disso, vai guiar todas as etapas do planejamento, desde a escolha do tema até a definição do local.

Neste post vamos te ensinar como esse tipo de evento pode ser útil e os pontos principais para organizar uma jornada científica de sucesso.

1. O que é uma jornada científica?

A jornada científica nada mais é do que um evento que objetiva sempre o crescimento dos participantes, em sua maioria estudantes.

Além disso, conta com uma duração que pode variar de horas até dias e ocorre como uma reunião de grupos mais próximos de pesquisadores.

Ou seja, pesquisadores regionais que se reúnem para discutir sobre um tema previamente definido.

Sendo assim, a jornada científica possui uma periodicidade nas suas reuniões, para que assim todos fiquem informados.

E, como o evento gira em torno de uma discussão à respeito de um assunto, as conclusões da jornada podem nortear os próximos estudos feitos na área.

Muitas vezes os participantes de eventos como esse pertencem a grupos de pesquisas.

2. Como a jornada é diferente de outros tipos de eventos?

A jornada acadêmica se diferencia pela integração entre os palestrantes e os participantes.

Eles mantém um constante debate sobre o tema, não apenas em forma de exposição, mas conta também com a apresentação de trabalhos acadêmicos.

Muitos eventos científicos são organizados pelos coordenadores de curso e professores universitários; diferentemente, a jornada é por vezes produzida pelas entidades de classes, como associações e sindicatos.

Em relação ao seminário, a jornada é pensada para ser mais ampla, no que diz respeito a pesquisas técnicas e acadêmicas.

Já quando se compara a jornada ao congresso percebemos que a jornada é menor e mais regional. 

Portanto, se você precisa de um evento com maior duração e mais abrangente, o congresso é o tipo de evento ideal para você.

Ebook - Guia para organização de congressos

3. Qual é o modelo de uma jornada científica?

Para organizar um evento do porte de uma jornada científica duas categorias devem ser observadas: As definições de planejamento e a outra é a programação da jornada de fato.

As definições de planejamento são aplicadas quando se pensa no evento em si e o que ela vai precisar para ser realizada.

Local, palestrantes, estrutura física, coffee break, todos esses itens são importantes de serem analisados durante o planejamento, são aqueles fatores pré evento.

Além disso, a programação de uma jornada científica precisa ser divulgada aos participantes para eles se guiarem em quais atividades eles participarão.

Ainda sobre a programação do evento, a jornada se mostra como um tipo de evento com possibilidades de produção bem amplas.

Como a escolha pela apresentação de trabalhosoficinais e também a ocorrência de palestras e como serão ministradas; de igual maneira à mesa de discussões.

Passos essenciais para o planejamento de uma jornada científica:

  • Definir o tema
  • Verificar local
  • Convidar palestrantes
  • Divulgação
  • Coffee break

4. Por que produzir uma jornada científica?

Levando em conta as características de uma jornada científica, a informação deve prevalecer, assim como a validade científica dos trabalhos apresentados.

Então, se você ou a associação a qual pertence tem como objetivo informar um grupo específico de profissionais ou pesquisadores a jornada pode ser o ideal.

A jornada científica também proporciona o debate acerca do tema e facilita a tomada de decisões, já que os profissionais e pesquisadores que participam do evento são de áreas relacionadas ao assunto abordado.

Agora que você já sabe quais as características da jornada científica e quais os pontos principais para organizar uma.

Que tal realizar esse tipo de evento na sua universidade ou em um momento de pesquisa que envolva a sua empresa?

Mas, caso você nunca tenha organizado um evento desse tipo, temos um curso gratuito que pode te ajudar nesse processo. Você pode acessá-lo agora:

curso producao de evento

 

Gostou? Deixe um comentário

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos