Organize uma jornada científica em 4 passos simples

jornada científica

A jornada científica é um tipo de evento que muitas pessoas confundem. Saber qual tipo de evento adequado para a sua necessidade auxilia e muito na hora de produzir.

A escolha do tipo do evento vai guiar todas as etapas de produção, desde o planejamento do tema até a escolha do local.

Neste post vamos te ensinar como a jornada científica pode ser útil. Assim como os pontos principais para organizar uma jornada científica de sucesso.

1. O que é uma jornada científica?

A jornada científica nada mais é do que um evento que objetiva sempre o crescimento dos participantes, em sua maioria estudantes. E conta com uma duração que pode variar de horas até dias.

Ela ocorre como uma reunião de grupos mais próximos de pesquisadores. Ou seja, pesquisadores regionais que se reúnem para discutir sobre um tema previamente definido.

A jornada científica possui ainda uma periodicidade nas suas reuniões, para que assim todos fiquem informados. Como o evento gira em torno de uma discussão à respeito de um assunto.

As conclusões da jornada podem nortear os próximos estudos feitos na área. Muitas vezes os participantes de eventos como esse pertencem a grupos de pesquisas.

2. Como a jornada é diferente de outros tipos de eventos?

A jornada acadêmica se diferencia pela integração entre os palestrantes e os participantes. Eles mantém um constante debate sobre o tema, não apenas em forma de exposição, mas conta também com a apresentação de trabalhos acadêmicos.

Muitos eventos científicos são organizados pelos coordenadores de curso e professores universitários; diferentemente, a jornada é por vezes produzida pelas entidades de classes, como associações e sindicatos.

A jornada científica conta com uma duração variável, podendo ocorrer em um dia ou até mesmo em uma semana.

Em relação ao seminário, a jornada é pensada para ser mais ampla, no que diz respeito a pesquisas técnicas e acadêmicas. Já quando se compara a jornada ao congresso percebemos que a jornada é menor e mais regional.

3. Qual é o modelo de uma jornada científica?

Para organizar um evento do porte de uma jornada científica duas categorias devem ser observadas: As definições de planejamento e a outra é a programação da jornada de fato.

As definições de planejamento são aplicadas quando se pensa no evento em si. A jornada científica e o que ela vai precisar para ser realizada.

Local, palestrantes, estrutura física, coffee break, todos esses itens são importantes de serem analisados durante o planejamento, são aqueles fatores pré evento.

Quando se fala sobre a programação de eventos é a respeito da etapa posterior ao planejamento. Essa programação é a mesma que é divulgada aos participantes para eles se guiarem em quais atividades eles participarão.

É ideal que a programação seja divulgada o quanto antes possível o que exige uma organização maior e com antecedência.

Ainda sobre a programação do evento, a jornada se mostra como um tipo de evento com possibilidades de produção bem amplas.

Como a escolha pela apresentação de trabalhosoficinais e também a ocorrência de palestras e como serão ministradas; de igual maneira à mesa de discussões.

Passos essenciais para o planejamento de uma jornada científica:

  • Definir o tema
  • Verificar local
  • Convidar palestrantes
  • Divulgação
  • Coffee break

4. Por que produzir uma jornada científica?

Levando em conta as características de uma jornada científica, a informação deve prevalecer, assim como a validade científica dos trabalhos apresentados.

Então, se você ou a associação a qual pertence tem como objetivo informar um grupo específico de profissionais ou pesquisadores a jornada pode ser o ideal.

A jornada científica também proporciona o debate acerca do tema e facilita a tomada de decisões, já que os profissionais e pesquisadores que participam do evento são de áreas relacionadas ao assunto abordado.

Agora que você já sabe quais as características da jornada científica e quais os pontos principais para organizar uma. Que tal realizar esse tipo de evento na sua universidade ou em um momento de pesquisa que envolva a sua empresa?

Já organizou uma jornada? Comente quais foram as suas maiores dificuldades.

Eventos de sucesso que utilizaram a plataforma de organização de eventos acadêmicos e científicos Even3
RECEBA Nossas Novidades

Comments