Para gerar certificados do evento de forma simples, deixando de lado o preenchimento manual dos dados e da distribuição do documento, existem soluções disponíveis no mercado, como as plataformas de eventos.
Assim, a Even3 é o local ideal para criar certificados personalizados e distribuí-los de forma rápida e segura para os participantes de eventos acadêmicos e científicos.
E eu vou te mostrar o porquê em 6 pontos!
Aliás, para testar gratuitamente a plataforma e já checar as nossas funcionalidades, que tal criar o seu evento agora mesmo?
Provavelmente, você já sabe, mas gerar certificados online é a melhor opção para os organizadores que desejam:
- Poupar tempo;
- Economizar dinheiro;
- Minimizar (e até zerar) os erros na distribuição do documento;
- Contribuir para o meio ambiente.
Por isso, neste artigo, quero te mostrar como explorar, ao máximo, o menu Certificados da Even3, feito exclusivamente para facilitar a vida da equipe e para que esta etapa do seu pós-evento seja um verdadeiro sucesso!
6 motivos para gerar Certificados com a Even3
O menu Certificados da Even3 na visão do organizador
Primeiramente, explicarei a visão que um organizador que utiliza a Even3 tem do menu Certificados.
Fique atento a esses pontos e descomplique, por completo, a emissão dos certificados no seu evento:
1. Defina os tipos de certificados que você vai utilizar no evento
Você já sabe que tipos de certificados vai gerar para o seu evento? Já definiu para que públicos eles serão distribuídos?
Na tela inicial do nosso menu Certificados, já é possível visualizar alguns exemplos recorrentes em eventos: Certificado de Participação, Certificados de Atividade, Certificado de Submissão…
Mas não se preocupe, pois eles não estão publicados e, por isso, não ficam disponíveis para os participantes.
Servem apenas para guiar os organizadores, mostrando algumas opções que você pode aplicar no seu evento.
Dessa maneira, caso opte por utilizá-los, é só alterar o modelo e deixá-lo com as informações corretas e com a identidade visual do seu evento.
Não se preocupe, no decorrer deste blogpost, explicarei com mais detalhes sobre a criação dos certificados na Even3.
Se você deseja criar certificados personalizados, com títulos diferentes para o seu evento, é muito simples! Para isso, é só clicar no botão “ + Novo Certificado”.
Na Even3, você pode criar quantos tipos de certificados quiser!
Mas, ao criar um novo, defina primeiro o tipo do documento: ele irá certificar uma pessoa ou um trabalho submetido/aprovado/publicado no evento?
2. Escolha o título de cada certificado
A gente sabe que cada evento é único e que, por isso, possui características e necessidades bem particulares.
Pensando nisso, a Even3 oferece a possibilidade do organizador escolher um título próprio e diferenciado para cada certificado criado.
Por esse motivo, é uma funcionalidade bastante útil e que foge do modelo padrão disponibilizado por outras empresas.
Assim, seu evento poderá emitir para grupos ou para pessoas específicas, como voluntários, mestre de cerimônia ou comitê logístico.
Atribua o nome em “Título” de acordo com a necessidade do seu evento.
3. Crie um modelo de certificado próprio para o seu evento
Na Even3, você também poderá personalizar a parte visual dos certificados do seu evento, atribuindo-lhes um layout próprio.
Para te ajudar, nós criamos 10 modelos de certificados que você pode usar para o seu evento, é só baixá-los gratuitamente:
Porém, você também pode usar um modelo exclusivo, criado especificamente para o seu evento.
Para isso, é só inserir uma imagem de fundo para o documento, mas é importante que ela já tenha o logo do evento e de patrocinadores e apoios, caso a comissão organizadora queira que eles também apareçam nos certificados.
Nós queremos que você otimize o seu tempo, tá certo?
Então, criamos tags que facilitam o preenchimento dos documentos.
Essas tags são essenciais para que você e sua equipe não tenham que perder tempo preenchendo os certificados um a um, automatizando todo o processo.
Então, de acordo com o exemplo acima, {nome.participante} será substituído automaticamente pelo nome dos participantes cadastrados no evento, assim como a tag {evento.titulo} será preenchida com o nome do seu evento. E assim por diante.
Quanto ao conteúdo do certificado, ele é todo seu! Você tem liberdade total para preencher os certificados do jeito que preferir.
Para ter certeza de que ele ficou exatamente como você queria ou se ainda precisa de ajustes, o sistema gera um PDF e você também poderá checar o resultado.
Se desejar realizar algum ajuste, é só alterar o modelo diretamente na Even3.
Um detalhe muito importante: todos os certificados gerados pela Even3, diferentemente de outras plataformas de eventos, recebem código de autenticidade!
Para isso, o organizador só precisa adicionar a tag correspondente durante a criação do modelo.
Esses códigos podem ser verificados pelos participantes no site: https://www.even3.com.br/documentos/
Leia mais: Que informações que não podem faltar no certificado do seu evento?
4. Estabeleça quem vai receber o certificado
Sabia que, na Even3, você pode estabelecer condições para o envio dos certificados? Isso mesmo!
É possível, com base no tipo criado, determinar o grupo de pessoas que irá recebê-los.
No exemplo abaixo, o organizador pode disponibilizar o Certificado de Participação no evento tanto para todos os inscritos como restringi-lo aos participantes credenciados.
Nesse outro caso, o Certificado de Submissão pôde ser disponibilizado para todos os participantes com submissão aprovada ou para os que apresentaram submissões.
Deu para perceber que são diversas possibilidades para os seus certificados, não é?
É assim que uma plataforma completa consegue disponibilizar as melhores opções do mercado!
5. Como você vai disponibilizar os certificados?
Pelo nosso sistema de eventos, é possível oferecer também os certificados aos participantes de duas formas.
- Você publica o certificado e o disponibiliza diretamente na plataforma;
- Você envia os certificados por e-mail aos participantes.
Por isso, enviar os certificados por e-mail é muito fácil. Você pode enviá-los tanto para todos os participantes de uma só vez ou enviá-los um a um.
E os participantes também poderão acessá-los diretamente na plataforma, no menu Certificados (mostrarei mais adiante a visão do participante).
Além de disponibilizar para esses grupos, você também pode selecionar as que irão receber, clicando em Atribuir a participantes.
Assim, você seleciona manualmente as pessoas desejadas passando para o lado direito da tela:
6. Recebimento do certificado mediante pesquisa de avaliação do evento.
Os organizadores também têm a opção de só entregar os certificados caso os participantes respondam a uma pesquisa de avaliação do evento.
Isso é interessante para quem desejar analisar os feedbacks pós-evento e melhorar para as próximas edições.
Esse questionário de avaliação do evento é totalmente personalizável.
Então, você pode criar quantas perguntas quiser para entender a percepção que os participantes tiveram sobre os dias de atividades.
O menu Certificados na visão do participante
E como os participantes visualizam o menu Certificados?
A partir do momento que os certificados são publicados na plataforma, os participantes conseguem realizar o download do documento diretamente no menu Certificados. Para isso, só precisam fazer login na Even3.
Eles também podem receber os certificados diretamente no e-mail que cadastraram na plataforma.
Pronto! Viu como é fácil gerar certificados para o seu evento?
Agora você já sabe como usar o módulo Certificados da Even3 e como os seus participantes poderão usufruí-lo.
Se você está organizando um evento e precisa tornar outras tarefas mais fáceis de serem executadas, que tal conversar com um de nossos especialistas?
Te garanto que eles vão te ajudar a encontrar as melhores soluções para o seu evento.
Aliás, se deseja criar um evento gratuitamente e descobrir tudo que temos disponível, clique no banner abaixo!