Pixel do Facebook: imagem de destaque

O que é Pixel do Facebook e como ele pode mudar seu evento

Você já parou para pensar no que pode acontecer com seu evento se ele for visto pelas pessoas que realmente se interessam por ele?

Sabe aquele tipo de participante ideal com idade, gostos e formação que combina perfeitamente com o que seu evento propõe?

Com certeza, há milhares de pessoas por aí que se encaixam nesse perfil e o Pixel do Facebook pode te ajudar a chegar até elas.

Ele é uma ferramenta utilizada para otimizar seus anúncios online.

Ou seja, ele torna suas campanhas ainda mais específicas, além de fazer com que você atinja seus objetivos mais rápido!

Mas nem se preocupe com o nome estranho! O Pixel do Facebook é fácil de usar. Basta seguir o passo a passo:

Basicamente, o pixel do Facebook é um recurso que permite o rastreamento das ações realizadas no site do seu evento. 

Por exemplo, quando qualquer pessoa realiza uma inscrição ou visita o seu site, o pixel registra o que aconteceu e as informações do usuário.

Depois, ele passa todos esses dados para o Facebook (Meta).

Assim, você pode ver se seus anúncios realmente estão gerando novas inscrições, qual é o tipo de público que visita o site do seu evento e muito mais.

Em outras palavras, esse pixel funciona quase como um espião do Facebook.

Afinal, ele é apenas um pedaço de código colado em seu site e não é visível para os visitantes.

-> Saiba mais: Instagram Ads: como criar anúncios no instagram e vender inscrições?

Principais usos do pixel do facebook

Depois que você colar o código do Pixel no site do seu evento, será possível:

Ações que o Pixel pode coletar

  • Quem visitou seu site;
  • Quais pesquisas foram feitas no site e quem fez;
  • O que cada visitante colocou no carrinho;
  • Quem está com compras no carrinho e não concluiu a compra;
  • Quem finalizou compras etc.

Tipos de público que você pode criar em anúncios

Público Personalizado: divida seu público baseado nas ações que eles fizeram no site. Por exemplo: crie anúncios para pessoas que já visitaram o site do seu evento alguma vez;

Públicos Semelhantes: direcione seus anúncios para novas pessoas com comportamentos e interesses semelhantes ao Público Personalizado que você criou.

A tecnologia do Pixel do Facebook vai expandir seu público e atingir pessoas que ainda não conhecem seu evento.

A precisão e efetividade do Pixel vai melhorar na medida em que você cria novos anúncios e eles dão resultado.

Campanhas de anúncio que podem ser feitas

Conquiste leads

Com o Pixel do Facebook no seu site, você pode definir o que será considerado como uma conversão nas suas campanhas de anúncio.

Conversões são contabilizadas quando alguém interage com o seu anúncio e atinge o objetivo pretendido com a publicidade.

Por exemplo, alguns organizadores têm interesse em atingir pessoas interessadas no evento e se comunicar com elas.

Essas pessoas são chamadas de leads e podem fornecer dados de contato através do preenchimento de formulários em sites.

Então, caso queira criar um anúncio para gerar leads, basta definir o preenchimento de formulário como uma conversão.

Veja como acontece na prática na Even3:

Os eventos criados na plataforma podem adicionar gratuitamente um formulário de interesse no site.

Formulário de interesse na Even3
Formulário de interesse na Even3

Assim, mesmo que seu evento já tenha acabado, você pode criar uma campanha de anúncios para coletar dados dos interessados na próxima edição. 

Quando as pessoas preencheram o seu formulário, isso será contabilizado como uma conversão e você vai poder acompanhar os resultados da campanha.

Aumente suas vendas e mensure

A finalização de uma compra também pode ser definida como uma conversão.

Ela acontecerá sempre que alguém acessar seu site através de um anúncio e se inscrever no evento.

Logo, você pode utilizar os anúncios online para divulgar o seu evento e mensurar se, de fato, está obtendo os resultados desejados.

Faça ações de remarketing

Agora, já pensou em atingir quem visitou o seu evento e não concluiu a inscrição? Ou até mesmo quem deixou a inscrição no carrinho e não terminou a compra?

Nomeamos esse tipo de ação como remarketing. Isto é, direcionar o conteúdo certo para quem já demonstrou intenção em se inscrever no evento.

Como o Pixel do Facebook rastreia o comportamento dos usuários no seu site, é possível fazer esse tipo de campanha.

Assim, é bem mais provável que esse público finalmente decida se inscrever no seu evento caso seja impactado com conteúdos frequentes ou cupons de desconto especiais.

Otimize seus anúncios

O Pixel também possibilita avaliar quais campanhas estão dando mais resultado.

Assim, você pode realizar testes fazendo pequenas alterações nas campanhas e comparando os resultados.

Além disso, o Pixel identifica hábitos do público e pode gerar insights para novas ações em anúncios.

Como instalar o pixel do Facebook?

Tudo o que você precisa ter para instalar o pixel do Facebook é:

✅Um site de evento;

✅ Possibilidade de adicionar códigos ao HTML do site;

✅ O código do pixel em mãos.

Como eu te disse, o pixel é um pedaço de código que você deve copiar no HTML do seu site. Mas calma, não é tão complicado quanto parece!

Resumidamente, o HTML é a estrutura “por trás” do que você vê no site do evento.

Normalmente, são os desenvolvedores e profissionais de tecnologia que se encarregam de realizar mudanças nele.

Mas essa possibilidade tem se tornado cada vez mais acessível para quem não é da área.

Por exemplo, plataformas de eventos, como a Even3, possibilitam a inserção do Pixel sem mexer em código nenhum!

Basta colar o Pixel nas configurações do evento e pronto! Em segundos, ele será instalado gratuitamente.

 

Por isso, se você não possui familiaridade com o HTML, essa pode ser uma solução bem viável!

Vou te explicar como funciona com um passo a passo prático:

1. Crie um portfólio empresarial

Primeiramente, você precisa ter uma conta de empresa no Facebook Business. Ou um “portfólio empresarial“, como está sendo chamada agora.

É importante que você tenha controle total do portfólio empresarial.

2. Como criar um conjunto de dados

Para começar, o Pixel vai funcionar dentro de uma fonte de dados. Isto é, o local de onde ele vai extrair e salvar informações.

Portanto, antes de criar um Pixel você precisa informar ao Facebook qual é a fonte de dados que será utilizada.

Para isso, acesse as Configurações do Facebook Business e siga o passo a passo:

  1. Na barra lateral, sob Fontes de dados, selecione Conjuntos de dados;
  2. Clique em Adicionar na barra de pesquisa na parte superior do site;
  3. Insira um nome para seu conjunto de dados.

Criando um conjunto de dados no Facebook Business

3. Configure seu pixel

No Facebook, toda conversão realizada a partir de um anúncio é chamada de evento.

Por exemplo, se uma pessoa clicou no seu anúncio e realizou uma inscrição, isso é um “evento”.

Como o Pixel é a ferramenta que guarda a informação se o evento aconteceu ou não, ele deve ser criado através do Gerenciador de Eventos.

  1. Então, no Gerenciador, clique em “Fonte de dados” e selecione o conjunto de dados que você acabou de criar;
  2. Clique em Configurar Pixel da Meta e escolha a instalação manual do Pixel. Mas não se preocupe! Na solução que eu vou te dar, você não vai precisar escrever códigos.
  3. Siga todos os passos até concluir a instação do Pixel.

Configure seu pixel no Gerenciador de Eventos

4. Instale o código no seu evento

Existem muitas formas de instalar um pixel em um site de eventos.

Apesar de você ter escolhido a opção manual, não será necessário codificar, ter experiência com tecnologia ou passar muito tempo executando a tarefa.

Algumas plataformas de eventos, como a Even3, facilitam esse trabalho para o organizador. 

Então, tudo o que você precisa fazer é:

Cole o código do Pixel nas configurações do seu evento

Em fontes de dados, escolha o conjunto de dados que você criou;

Clique em configurações e copie o número de identificação;

Pixel do Facebook da Even3 no Gerenciador de Anúncios

Depois, cole o código nas configurações do evento na Even3.

Ferramenta de pixel nas configurações do evento na Even3

 

Adicione também o seu Token de Acesso

Quando você abrir as configurações de Pixel no seu evento, verá um campo chamado Access Token.

Acess Token do Pixel

Ele vai garantir que a ferramenta da Even3 acesse seu Pixel. Portanto, copie o código de Access Token e cole nessa área.

Para tanto, vá até o fim das configurações da sua Fonte de dados;

Na sessão API de Conversões, clique em “Gerar token de acesso” e cole-o na Even3.

Como configurar o Pixel do Facebook na Even3

Na plataforma da Even3, você pode selecionar diretamente as ações que deseja mensurar com seu pixel e não se preocupar em codificar nada.

Assim, seu trabalho será bem mais simples e depois é só acompanhar os dados dentro do próprio Facebook, utilizá-los para otimizar suas campanhas e conhecer melhor o seu público.

Depois de realizar todo esse processo, algumas pessoas se perguntam se podem excluir um pixel. A resposta é não.

Mas, nem tudo está perdido! De acordo com o Facebook, não é possível excluir nem transferir um conjunto de dados para outra conta do Gerenciador de Negócios.

Nesse caso, é ideal criar um Pixel para cada evento, se você for utilizar sites diferentes. O Facebook permite até 100 pixels em cada conta.

Caso esteja com muitos pixels e deseje excluir um, o caminho mais viável é editar um Pixel para utilizar em outro projeto.

No entanto, à medida que você cria novos projetos, outros sites de eventos e outros pixels, você pode ficar sobrecarregado.

Portanto, é ideal que você tenha uma equipe de desenvolvedores pronta para te dar suporte com o site do seu evento.

Com a Even3, você torna esse processo muito mais simples e rápido com todo o suporte que uma plataforma de eventos pode oferecer.

Ainda, pode criar, gratuitamente, um site de evento mais atrativo para aumentar as vendas.

Conte com toda a estrutura para personalizar um site com a cara do seu evento, receber pagamentos de forma segura, inscrições internacionais e muito mais!

Conheça as possibilidades da Even3:

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