Instagram Ads: Imagem de destaque

Instagram Ads: como criar anúncios no instagram e vender inscrições?

Criar anúncios no Instagram pode ser uma prática super importante para a divulgação do seu evento, por isso, você deve conhecer o Instagram Ads.

Afinal, você sabia que em 2022, há 122 milhões de usuários ativos no Instagram Brasil?

Os números indicam que, em média, os brasileiros passam 3h e 47 minutos diariamente no Instagram.

Aposto que você nunca imaginou falar com esse número enorme de pessoas por tanto tempo, não é? Mas com os anúncios no Instagram isso é super possível!

Inclusive, você pode criar segmentos, conversar com um público específico para o seu evento e atrair as pessoas certas.

Com tantas possibilidades, essa tem que ser uma estratégia de marketing digital no seu evento. Então, vou te ensinar a colocar na prática:

O Instagram Ads é uma plataforma que, como o nome já diz, veicula anúncios pagos no Instagram.

-> Saiba mais: como vender no instagram os ingressos do seu evento

Essa é uma ferramenta do próprio Instagram e permite a criação de anúncios nos formatos de:

  • Fotos;
  • Vídeos;
  • Carrossel de fotos ou vídeos.

Além disso, os anúncios podem ser exibidos em:

  • Feed;
  • Stories;
  • Reels;
  • Na aba Explorar;
  • Anúncios de coleção;
  • Na aba da Loja do Instagram.

Para isso, basta que você escolha o objetivo. Isto é, qual será a ação estimulada para o usuário que entra em contato com a publicidade.

Nesse caso, as redes sociais têm muitas possibilidades, como cliques em links, conversas no direct, instalações de aplicativos, visualização em vídeo e conversões, as mais populares.

Glossário:

Conversões

No marketing, “conversão” é um termo muito utilizado. Basicamente, este termo define toda ação realizada pelo usuário e que pode ser medida para atingir seus objetivos.

Por exemplo, inscrever-se em um evento ou preencher os dados em um formulário para receber mais notícias.

Ou seja, conversão é cada ação mensurável que faz com que o usuário caminhe para se tornar um participante e atingir o objetivo geral da sua estratégia de marketing.

Como eu expliquei, existem diversos tipos de anúncios no Instagram, mas há alguns elementos em comum entre eles, são:

  • A tag de patrocinado: um aviso logo acima do anúncio para distingui-lo de um post normal;
  • Um Call to Action (CTA): O CTA é um link clicável chamando para a ação.

Veja no exemplo abaixo:

Exemplo de anúncio no Instagram Ads

Assim, o anúncio do seu evento seguirá este padrão, mas você pode investir em alguns formatos, como:

Carrossel sobre o evento

Exemplo de carrossel criado no Instagram Ads

É possível criar anúncios de carrosséis tanto no Instagram, como no Facebook. Eles podem veicular nas duas redes sociais ao mesmo tempo!

Assim, você pode inserir informações importantes sobre o seu evento em cada tela.

Nesse caso, eles vão contar com links em cada imagem e devem ter linguagem atrativa e objetiva.

Anúncio no story

Exemplo de story criado no Instagram Ads

Outro tipo de anúncio muito comum é o anúncio em story.

Este, no entanto, apresenta o desafio de mostrar as principais informações sobre o evento de forma legível, atrativa e em um curto espaço de imagem ou tempo (15 segundos).

Por isso, se for um vídeo, a dica é mostrar as informações mais importantes e chamar a atenção logo nos primeiros segundos.

Agora, pode ser que você esteja pensando no que é necessário para criar um anúncio no Instagram.

Antes que eu te revele um passo a passo, preciso te dar instruções fundamentais para garantir o sucesso das suas campanhas. São elas:

Tenha uma conta comercial no Instagram

Para anunciar no Instagram é necessário ter uma conta comercial e uma conta no Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Portanto, cumpra esses pré-requisitos primeiro.

Atente-se às especificações para anúncios no Instagram

É ideal que você preste atenção em algumas boas práticas para que seu conteúdo seja mais atrativo e performe bem nas redes sociais, são elas:

Texto na imagem

Embora não seja proibido, seu texto não deve ocupar mais de 20% da área da imagem usada na publicidade.

Dimensões e duração dos vídeos

Lembre-se de seguir as dimensões das publicações recomendadas pelo Instagram e o tempo dos vídeos.

No caso, é recomendado que stories não passem de 15s e até 90s para reels.

Confira as proporções ideais para as redes sociais no material preparado por nossos especialistas:

kit de marketing para eventos

Para fazer anúncios no Instagram, o ideal é que você utilize o Gerenciador de Anúncios, assim como fazemos com os anúncios do Facebook.

Na verdade, a forma de criar anúncios para essas redes sociais é a mesma, mas você pode escolher onde sua publicidade será exibida. Vou te ensinar a fazer isso!

1. Crie sua campanha

Demonstração de tela no gerenciador de Anúncios do Facebook
Demonstração de tela no gerenciador de Anúncios do Facebook

Primeiramente, você vai criar uma nova campanha e, logo de cara, escolher seu objetivo.

A depender do seu objetivo, os próximos passos serão diferentes.

Você pode escolher entre:

  • Reconhecimento: ações para reforçar o branding e fazer com que os usuários conheçam você;
  • Consideração: gera autoridade. Os usuários já te conhecem, mas agora vão interagir com você e considerar comprar seu produto ou serviço;
  • Conversão: leva à ação final do seu planejamento de marketing, como a inscrição no evento.

 

Lembre-se de nomear seu conjunto de anúncios para encontrá-lo com facilidade depois, caso precise.

2. Defina os valores

Depois, é hora de definir quanto você está disposto a investir na campanha.

Recomendo que você sempre coloque uma data de fim já configurada.

Assim, você não terá cobranças adicionais se esquecer de pausar o anúncio.

Há dois tipos de orçamento que você pode definir:

  • Orçamento diário: quando você estabelece um teto de orçamento por dia em que a campanha está rodando;
  • Orçamento total: quando define um valor fixo para gastar do início ao fim da sua campanha.

Nesse caso, a melhor opção é aquela que vai se adequar ao seu objetivo e o financeiro da sua campanha. O ideal é testar e ver qual funciona para você!

3. Especifique o público alvo

Agora chegamos a um dos momentos mais importantes da campanha: a segmentação do seu público alvo.

Como o ideal é que seu anúncio chegue para as pessoas certas, é nessa hora que você vai preencher todos os dados da sua persona.

Pense em localização, gênero, idade, interesses e comportamentos.

Caso tenha, você pode usar o perfil de eventos passados para definir essas características.

Modelo de Pesquisa de Público

4. Defina onde seu anúncio será transmitido

Aba de posicionamentos no Gerenciador de Anúncios do Facebook

Para anunciar apenas no Instagram, desabilite a opção de “Posicionamentos automáticos” e escolha a opção “Posicionamentos manuais” .

Então, defina as redes sociais onde irá divulgar o seu anúncio.

5. É hora de criar!

Por fim, escolha o formato do anúncio, suba as imagens, insira links de destino e textos.

Agora o ideal é que sua linguagem converse com a sua persona, mas também seja objetiva, atrativa e sucinta.

Afinal, mesmo que seja um anúncio, você ainda está disputando o tempo e a atenção dos seus participantes, portanto, tente prendê-los e oferecer conteúdo de qualidade!

Finalmente, você terá concluído o seu primeiro anúncio no Instagram. Portanto, não esqueça de acompanhar os dados, resultados e insights gerados pela campanha.

Mas, lembre-se de armazenar todos esses dados em um só lugar, simples de visualizar e de fácil acesso a toda organização do evento. Que tal uma planilha completa?

Conte com este material da Even3 com sete planilhas essenciais para eventos, do marketing ao financeiro do seu evento, tudo no mesmo lugar:

planilha obrigatória para eventos

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos