Saiba como vender no instagram os seus ingressos

Se você busca aumentar a lucratividade do seu evento por outros meios, eu recomendo que você comece a vender ingressos no instagram. 

Isso porque essa rede social é uma das mais utilizadas no mundo, tendo mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais e é uma ótima ferramenta para a divulgaçãodo seu evento.

Sendo assim, é muito importante que você entenda como ela funciona e quais são os melhores meios de vender ingressos dentro dessa plataforma.

Por isso, eu elaborei este artigo completo sobre o assunto, onde você vai aprender mais sobre:

Como eu disse acima, o instagram tem uma grande base de usuários em todo o mundo.

E no Brasil isso não é diferente, pois segundo uma pesquisa realizada pela Resultados Digitais, o instagram é a terceira rede social mais acessada no país, com 122 milhões de usuários.

São 122 milhões de pessoas conectadas diariamente, trocando experiências e consumindo todo tipo de conteúdo.

É nesse momento que a marca do seu evento deve se posicionar digitalmente, comunicando-se diretamente com essas pessoas por meio de conteúdo de qualidade.

Com isso, você expande o alcance do seu evento e, consequentemente, pode vender mais ingressos por meio da plataforma.

Para vender no instagram, você pode utilizar diferentes formas de postagem de conteúdo e posicionamento da sua marca.

Embora tenha a possibilidade de vender pela loja no instagram, seu foco como organizador de eventos provavelmente será nos conteúdos.

Dessa forma, existem dois tipos de alcance dentro do instagram: o alcance orgânico e o pago.

O alcance orgânico nada mais é do que a quantidade de pessoas que você pode atingir dentro do instagram, ou qualquer rede social, de graça.

Já o método pago exige um investimento inicial para que o seu conteúdo tenha um alcance maior de pessoas.

Abaixo, vou te mostrar os primeiros passos para usar esses métodos e vender ingressos no instagram:

1. Crie um perfil para o seu evento

Primeiramente, crie um perfil para o seu evento no instagram e comece a construir autoridade dentro da plataforma.

Você pode fazer isso por meio de conteúdos de qualidade, interação com seus seguidores e reforço do branding do seu evento.

Guia de branding para eventos

2. Planeje bem o seu conteúdo

Falando em conteúdo, é importante que você crie e quantifique as suas postagens no instagram.

Essa parte é muito importante para que você não repita os seus conteúdos e ao mesmo tempo crie uma periodicidade nas postagens.

Então, aposte em um calendário editorial, definindo dias e horários certos para a atualização do seu perfil.

Ainda, você pode quantificar o seu conteúdo de acordo com os seus canais, dividindo as suas postagens entre:

  • Postagens no feed;
  • Stories;
  • Reels.

3. Utilize todos os canais disponíveis

Postagens de foto no feed

Como já sabemos, essa é uma rede social extremamente visual e, para vender ingressos no instagram, você terá que fazer um bom uso desses estímulos.

Por isso, faça postagens em seu perfil ilustrando os palestrantes confirmados, a grade de atividades, local e muito mais.

E claro, para vender mais ingressos, faça postagens sobre:

Lembre-se: o foco está sempre na atração visual, então economize no conteúdo de texto para conquistar a atenção do público.

Stories

Os stories do instagram são uma ferramenta focada em um conteúdo mais breve, onde você tem pequenos blocos de 15 segundos para expor o seu conteúdo.

Geralmente, o público que acessa o seu perfil para ver as imagens não é o mesmo que consome os stories.

Assim, é aconselhável que você adote uma outra abordagem de comunicação, com um tom mais rápido e urgente, para não só prender a atenção do público, mas também direcioná-lo para a compra.

Para isto, utilize técnicas, como:

  • Linguagem ativa e chamada para ação, por exemplo, com botões com “Compre agora” ou “Clique aqui e finalize sua compra”;
  • Utilize a ferramenta de link dentro dos stories, onde você pode colocar o seu site e facilitar o caminho do seu seguidor.

como inserir figurinha de link nos stories do instagram

Reels

Atualmente, o canal mais utilizado para a entrega de conteúdo orgânico é o reels, um vídeo com duração máxima de até 90 segundos.

Isso porque o Instagram tem mudado seu algoritmo e espera-se que os vídeos sejam o foco da plataforma agora, sendo impulsionados e entregues para mais pessoas, então você já sabe onde investir!

No reels você pode realizar vários truques de edição, desde inserir caixas de texto até efeitos especiais.

Mas a melhor parte é que tudo isso é muito simples e intuitivo, assim, você não precisará investir em equipamentos caros.

Aqui você pode apresentar a marca do seu evento de uma forma mais descontraída, trazendo pontos importantes e os benefícios de participar dele.

Uma dica muito importante é que você utilize ao fundo dos seus vídeos músicas que estão sendo muito ouvidas pelo público ultimamente.

Assim, a plataforma do instagram reconhece que o seu conteúdo pode ser interessante para alcançar mais pessoas.

Portanto, esteja atento às tendências, buscando até mesmo em outras plataformas, como Google e TikTok.

Usando hashtags 

As hashtags são palavras-chave escritas com um “#” em seu começo e tem como objetivo facilitar a identificação do conteúdo pela plataforma do instagram.

Por exemplo, caso você faça uma postagem sobre um palestrante confirmado no seu evento, vá até a descrição, após o texto sobre o conteúdo, e insira as hashtags dessa forma:

#palestrante #eventos #nomedopalestrante #nomedoevento

Assim você ajudará o instagram a entender de forma mais rápida sobre o que você está postando e para quem aquele conteúdo deve ser entregue.

Exemplo de uso das hashtags: 

usando hashtags no instagram

4. Promova os seus posts

Por fim, lembra que eu falei alí em cima sobre o alcance orgânico e o pago? É hora de aprender a investir um valor para alcançar ainda mais pessoas.

Para começar, você precisa transformar o seu perfil em uma conta comercial

  1. Acesse o menu configurações (símbolo de engrenagem), encontre o menu conta e toque em mudar para conta profissional.
  2. Escolha uma categoria que melhor represente o seu evento.
  3. Pronto! Agora você tem uma conta comercial!

Agora você pode promover os seus posts em diferentes canais, e eu vou te mostrar como:

Postagens no feed

  1. Acesse o seu perfil
  2. Escolha a publicação que deseja promover.
  3. Toque no botão de Promover, sob a imagem da publicação.

Stories

  1. Dentro dos seus stories, toque nos 3 pontinhos localizados na parte inferior da tela.
  2. Toque em Promover

Finalizando a promoção da postagem

Após os processos que citei acima, você será colocado na página de direcionamento.

Nela, você irá indicar se deseja enviar as pessoas para o seu perfil, site ou enviar uma mensagem diretamente para você.

Na próxima etapa, você irá definir o seu público, escolhendo entre 2 opções:

  • Automático (o instagram já escolhe os seus seguidores como público);
  • Criar o seu próprio perfil de público.

Modelo de Pesquisa de Público

Definido o seu público, é hora estabelecer o seu orçamento e a duração da promoção da postagem. 

Ou seja, quanto você quer investir e por quanto tempo?

Por exemplo: 40 reais por 7 dias. O valor e o tempo interferem no tamanho do público que você irá atingir.

E ao final da definição do seu orçamento e duração, você pode fazer uma pré-visualização da sua campanha, sobrando apenas tocar no botão de Criar Promoção.

Pronto, agora você tem uma postagem alcançando mais pessoas de forma automática, pelo tempo que você definiu como duração!

E vale lembrar uma dica importante: não aposte apenas no anúncio das suas postagens, pois você ainda precisará entregar conteúdo de valor para que as pessoas se sintam atraídas.

Por isso, tudo depende da sua estratégia de marketing para alcançar o seu público-alvo, então continue testando e praticando diferentes maneiras de atingir essas pessoas.

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