Inscrição online: imagem de destaque

O guia da inscrição online para eventos

Você sabia que as pesquisas apontam um crescimento de 120% no mercado de venda de inscrição online até 2028?

Naturalmente, as mudanças vêm a partir da adesão do público a novas tecnologias e soluções que permitem a compra de ingressos sem sair de casa.

Afinal, quem quer enfrentar filas hoje em dia, não é? Com tantos benefícios a disposição, a melhor hora para vender inscrições online é agora!

Principalmente priorizando a compra segura e formulários de inscrição online completos para seu público.

Veja como fazer isso! Saiba mais sobre:

Para começar, você precisa saber quais são as opções de inscrições, ou entradas, que você pode oferecer online. Estes são:

Entrada geral

Pode ser oferecida ao público geral, que se inscreve mediante o preenchimento de um formulário de inscrição.

É o tipo de inscrição mais simples e não necessita de pré-requisitos.

Entrada para grupos

Ao contrário do que muitos pensam, também é possível oferecer entrada para grupos em formulários de inscrição online.

Essa é uma venda coletiva que oferece descontos para grupos em relação ao preço do ingresso de entrada geral.

Para ativar inscrições online dessa forma você precisa ter um software de venda de ingressos online que cria a categoria de inscrição online em grupo, como acontece na Even3.

Assim, você tem mais controle das suas vendas e dos dados de quem vai participar do seu evento.

Meia-entrada

Lembre-se de oferecer também a opção de meia-entrada! Ela é obrigatória por lei (Lei Federal nº 12.933).

Assim, ela determina a oferta de 40% dos ingressos como meia-entrada para o público de:

  • Estudantes;
  • Pessoas com deficiência e seu acompanhante;
  • Jovens entre 15 e 29 anos com renda familiar de até 2 salários mínimos;
  • Idosos com idade igual ou superior a 60 anos.

Mas essa regra só é obrigatória para eventos das seguintes categorias:

  • Espetáculos musicais;
  • Espetáculos circenses;
  • Eventos esportivos;
  • Eventos educativos;
  • Eventos de lazer e entretenimento.

Caso seu evento se enquadre nesses pré-requisitos, você deve solicitar documentos comprobatórios no ato da inscrição online.

Isso pode ser feito facilmente através do formulário de inscrição na Even3, que permite ao organizador visualizar e checar a veracidade dos documentos.

Como já te falei, a inscrição online é concluída através de um formulário ou link de inscrição.

É nele que os participantes preenchem informações importantes, como nome, CPF e e-mail.

Inclusive, esses são os mesmos dados usados nos certificados e podem ser preenchidos automaticamente na Even3.

Simplifique a emissão dos seus certificados. Clique aqui para começar grátis agora

Mas os formulários também são super importantes para conhecer melhor o seu público e até garantir um pagamento seguro.

Por isso, um formulário de inscrição online deve ter:

  • Perguntas padrões para identificar e individualizar o comprador, como nome e e-mail;
  • Poucas perguntas, pois formulários longos demais podem fazer o participante desistir da compra;
  • Caixa de consentimento de fornecimento de dados, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Eles podem ser criados em ferramentas de formulários, como o Google Docs ou Typeform.

-> Veja também: Como criar um formulário de inscrição para eventos

Ou através de plataformas de eventos como a Even3. Assim, você consegue acompanhar não somente as inscrições, mas criar um site para o evento, permitir a compra de ingressos, criação de certificados e gerir todas as etapas da sua organização.

No vídeo abaixo te ensinamos o passo a passo para criar um formulário de inscrição online grátis:

Muitos organizadores optam também por vender inscrições online.

Mas poucos sabem como escolher o valor ideal para seu ingresso.

Vou te explicar como fazer uma conta que leve em consideração todas as suas despesas. Basta seguir o passo a passo:

1. Analise seu público

Primeiramente, o valor do seu ingresso deve estar de acordo com o que seu público pode pagar, não é?

Por isso, é ideal que você o conheça bem. Para tanto, faça uma pesquisa e tente entender as exigências, aspirações e renda média.

Você pode fazer pesquisas com a concorrência, entrevistas com o público, análises de mercado e muito mais.

Uma boa opção é utilizar o Formulário de Pesquisa de Público gratuito criado pela Even3:Baixe agora o Modelo de Pesquisa de Público

2. Planeje as finanças do evento

Ao entender o público, você saberá o que oferecer para que o ingresso seja acessível.

Nesse caso, um planejamento financeiro é essencial! Você precisa definir os gastos que vão entrar no seu orçamento, como local, palestrantes, contratação de equipe…

Lembre de anotar tudo que você vai gastar e suas cotas de patrocínio, se tiver. Assim, você vai conseguir definir o valor do ingresso que pode cobrir suas despesas.

Para te ajudar nesse processo, utilize a planilha de finanças gratuita da Even3:

Baixe agora a Planilha de Finanças para Eventos

3. Escolha o formato ideal

Falando em orçamento, você sabe que cada formato de evento vai ter um custo diferente, não é?

Por isso, normalmente os valores de ingressos mudam de acordo com as opções de online, híbrido ou presencial.

Por exemplo, tradicionalmente os eventos online são mais baratos que presenciais. Isso porque não contam com custos como local, deslocamento, coffee break etc.

Mas não é regra! Ao definir o formato, pondere sobre os custos associados e escolha a melhor opção de acordo com os objetivos do evento.

4. Analise a concorrência

Outro fato importante para definir seu ingresso é comparar com o preço médio da concorrência.

Afinal, você não quer perder espaço para um concorrente mais barato, não é?

Ainda, se quiser cobrar preços mais altos, você deve entregar diferenciais e experiências únicas no seu evento. Isso deve estar claro para seus participantes!

Portanto, conheça o valor da inscrição dos concorrentes, formas de cobrança e patrocínios. 

Analise a realidade deles, programações, palestrantes… E como você pode se inserir nesse cenário de forma competitiva.

Mas saiba que o preço cobrado por eles não é obrigatoriamente o que você deve cobrar. Ele deve ser apenas uma referência.

5. Realize o cálculo e compare com os dados

Por fim, você já deve ter um valor em mente, não é?

Sua pesquisa vai te dar uma referência. Mas alguns diferenciais podem agregar valor ao seu evento, mesmo que não seja um custo necessariamente.

Por exemplo, o tempo de trabalho investido e a experiência proporcionada aos seus participantes.

Isso tudo pode influenciar no preço da sua inscrição online. Então, como cobrar por isso? Há dois cálculos que podem ser feitos:

1. Sem fins lucrativos

Se você não deseja lucrar acima do valor do ingresso, basta dividir o valor total do evento pelo número esperado de participantes.

Mas tome cuidado! Se você não vender todas as inscrições online, pode ficar no prejuízo.

Então, é indicado que você não estipule o valor com a venda total de ingressos, mas algo entre 70% da expectativa de público.

2. Com fins lucrativos

Quanto cobrar pela inscrição online no evento?

Caso deseje obter lucros, é preciso que sua receita seja maior que seus custos.

Esse valor é atribuído ao evento para valorizá-lo, pagar seu trabalho investido, a experiência proporcionada, certificados…

O lucro reflete os benefícios oferecidos. Por isso, você deve mostrá-los aos participantes, como provar que é referência na área, tem qualidade, palestrantes de alto nível e mais.

Como não há um valor exato para o lucro, é necessário que você o determine levando em consideração a pesquisa que realizou anteriormente.

Ou seja, ele deve estar dentro da expectativa do seu público e ser competitivo com a concorrência.

Comumente, os organizadores definem uma margem de lucro de 20%.

Então, para definir o valor da inscrição, basta dividir o custo total do evento pelo número de participantes.

Depois, multiplique o resultado obtido pela margem de lucro. Por exemplo, por 1,2x. Agora você já pode vender suas inscrições online!

Encontrar o local ideal para vender suas inscrições online pode ser desafiador.

Por isso, listei os principais pontos que você deve buscar em um site de venda de ingressos:

Aplicativo e site do evento

Primeiramente, um meio digital será essencial para vender inscrição online.

Nesse caso, quanto mais opções você tiver, maiores são as chances de atingir seus participantes e vender entradas.

Por isso, ao procurar um local para vender inscrições online, escolha plataformas com um site exclusivo para o seu evento.

Algumas até oferecem esse serviço gratuitamente, como a Even3.

Além disso, priorize os locais que oferecem boas experiências para o mobile. Afinal, hoje em dia muitas pessoas preferem realizar compras pelo celular.

Assim, aplicativos podem ser bastante úteis e atrair público para o seu evento.

Oferta de meios de pagamentos diversos

Para ampliar ainda mais o seu público, ofereça meios de pagamentos diversos. Isso dá liberdade aos participantes e mais agilidade na hora de tomar a decisão de compra.

É importante que você ofereça as possibilidades mais populares em cada país, além dos tradicionais cartões e boletos.

Por exemplo, qualquer evento criado na Even3 oferece mais de 150 meios de pagamentos famosos no mundo.

Assim, é mais fácil para pessoas de outros países concluírem a compra ao verem métodos de pagamento comuns em seus países de origem.

Alguns exemplos desses métodos são o Pix no Brasil, Oxxo no México e Baloto na Colômbia.

Meios de pagamentos internacionais aceitos na Even3
Exemplo de alguns meios de pagamentos internacionais aceitos na Even3

Segurança

Falando em pagamentos, é extremamente necessário buscar uma plataforma com área de compra segura para seus participantes.

Isso vai protegê-los de vazamento de dados e golpes. Ainda, plataformas digitais possuem a segurança oferecida pela lei de reembolso em até 7 dias após a compra.

-> Saiba mais: como proteger seus participantes de golpes de ingressos falsos

Por isso, busque por locais com selos de segurança e aprovações de outras instituições seguras, como o ReclameAqui.

Além disso, evite vender inscrições online fora de uma plataforma. Caso contrário, você também estará exposto a perigos como golpes virtuais e pagamentos fraudulentos.

Gestão completa do evento

Já imaginou receber uma inscrição e no mesmo momento acompanhar os dados do participante, as compras que ele fez no seu evento e trabalhos submetidos?

Ou melhor, usar essas mesmas informações para preencher certificados automaticamente e credenciar os mesmos participantes?

Isso tudo é possível se você conseguir gerenciar todas as etapas do seu evento no mesmo lugar.

Isto é, integrar momentos essenciais para o bom funcionamento do seu evento e automatizar atividades.

Por exemplo, ter o saldo do seu evento atualizado automaticamente a cada nova compra.

Assim, você vai poupar tempo, dinheiro e evitar muitas planilhas e dor de cabeça!

Mas não são todos os locais de venda de inscrição online que permitem esse tipo de controle. Somente as plataformas de eventos.

Em plataformas como a Even3 é possível organizar todo o seu evento no mesmo lugar e ainda dividir o acesso com outros organizadores.

Dessa maneira, você será capaz de planejar e organizar eventos 2x mais rápido.

Já imaginou essa possibilidade? Conheça os principais benefícios da Even3 e crie um evento gratuitamente:

 

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