Quais os benefícios de investir em eventos internos?

Quer investir em eventos internos mas ainda não sabe se vale a pena? Bom, deixa eu te falar uma coisa:

Segundo pesquisa realizada pela agência Ação Integrada em conjunto com a SocialBase, em 2020 houve um aumento de 69,2% nos eventos internos.

Isso se deve a necessidade que as empresas tiveram de reatar os laços entre os seus colaboradores não apenas durante, mas após o pico da pandemia.

Assim, por meio de eventos online, posteriormente presenciais e até mesmo híbridos, o mundo corporativo tem se reinventado para continuar o seu investimento nos eventos internos.

E você, como o responsável pelo desenvolvimento de uma empresa, precisa saber como tirar o melhor desta ferramenta.

Por isso, elaborei um conteúdo completo para você saber:

Os eventos internos são uma ótima ferramenta para desenvolver uma série de fatores dentro da sua empresa, como a comunicação interna, o relacionamento entre os seus colaboradores e a cultura empresarial.

Ainda, este tipo de evento pode ser lucrativo para a empresa que o organiza, promovendo a qualificação dos seus colaboradores, auxiliando no lançamento de produtos e serviços, posicionamento da marca e inovação empresarial.

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Quais assuntos eu posso abordar em um evento interno?

  • Iniciativas da gestão de pessoas (benefícios e programas do RH);
  • Cultura da empresa;
  • Objetivos e estratégias;
  • Diversidade;
  • Foco no cliente;
  • Meio ambiente e sustentabilidade;
  • E muito mais!

Como pode ver, definir assuntos relevantes definitivamente não é um problema, então aproveite para criar palestras e encontros únicos que te ajudem a atingir o objetivo da sua empresa.

Geralmente os eventos internos estão vinculados a setores específicos, mas qual deles realmente organiza este tipo de evento?

Bom, depende da estrutura da sua empresa e o foco de cada setor.

Mesmo assim, vamos dar uma olhada em mais alguns números disponibilizados pela pesquisa da Agência Integrada.

Segundo a pesquisa, no geral, dentro de pequenas, médias e grandes empresas temos as seguintes porcentagens:

  • Recursos Humanos – 45.1%
  • Comunicação ou Assuntos Corporativos – 30,9%
  • Marketing – 16,6%
  • Outras áreas – 7,4%

Os eventos híbridos são uma tendência que surgiu antes da pandemia de covid-19, mas que ganhou força e se tornou uma ótima prática até os dias de hoje.

E, nos eventos internos, não foi diferente. Segundo dados levantados pelos autores Steven Van Cohen e Ryan Jenkins:

  1. 72% dos funcionários se sentem sozinhos pelo menos uma vez por mês.
  2. 55% se sentem sozinhos pelo menos uma vez por semana.

Assim, é cada vez mais necessário que a empresa crie dinâmicas virtuais além das reuniões diárias, para que os seus colaboradores tenham dias melhores e mais produtivos.

E, com a volta do trabalho presencial ou semipresencial, tornou-se possível a criação de eventos híbridos, onde os colaboradores podem participar de forma presencial ou online ao mesmo tempo.

Por exemplo, em um evento híbrido de comemoração, existirá a presença dos colaboradores, mas também o streaming de vídeo para aqueles que não puderam ou optaram por não comparecer presencialmente.

1.Treinamento de colaboradores

Os colaboradores de uma empresa são o motor que mantém ela funcionando. Então, que tal manter ele funcionando da melhor forma possível?

Um evento interno nem sempre precisa ser uma grande festa com salgadinhos e balões. Cursos e workshops também podem ser realizados para a capacitação dos funcionários.

Com isso, você terá pessoas, equipes, departamentos e até mesmo setores totalmente capacitados e em constante evolução.

Assim, você não terá que perder tempo com mais contratações, que exigem processos demorados, minuciosos e que podem resultar no recrutamento de pessoas que não condizem com o que a sua empresa precisa.

2. Lançamento de um produto

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário que o seu produto ou serviço esteja exposto em um outdoor para fazer com que ele venda ou tenha visibilidade.

Basta que ele seja apresentado para as pessoas certas, na hora certa, com uma abordagem que funcione.

Realizando um evento interno para o lançamento de um produto, você pode convidar os seus clientes e oferecer uma experiência única, com brindes e até mesmo cupons de desconto para quem quiser comprá-lo antecipadamente.

E, não se esqueça dos seus colaboradores, eles também podem ser convidados a participar do evento. Afinal, o seu setor comercial também precisa conhecer os seus clientes e refinar a venda do produto, certo?

3. Inovação empresarial

A inovação empresarial vem da vontade de querer implementar novos processos. Porém, estes processos não podem ser colocados em prática por uma única pessoa.

Além disso, não é tão fácil mobilizar tantas pessoas ao mesmo tempo para que aprendam um novo processo, principalmente em canais mais diretos como o email, por exemplo.

Por isso, os eventos internos se tornaram uma ótima oportunidade para a divulgação de informações valiosas para a empresa, servindo como um canal de comunicação interna em massa e divulgando as novas práticas empresariais.

4. Posicionamento da marca

Os eventos internos também funcionam como uma campanha de marketing para a sua empresa, moldando a visão dos seus clientes e também do público em geral sobre a sua marca.

Por exemplo, realizar um evento que fale sobre a segurança no trabalho ou sobre os novos benefícios dos colaboradores, faz com que a sua empresa se posicione como uma instituição que valoriza os seus funcionários.

Com isso, você poderá se tornar uma referência para outras empresas e também para futuros colaboradores qualificados, que com certeza estarão empolgados para trabalhar nesse ambiente.

Agora que você já entendeu o porquê de investir em um evento interno, não precisa mais se preocupar em saber se esse tipo de evento vale ou não a pena.

Mesmo assim, é preciso saber como organizar um evento deste tipo, pois é muito comum que certos problemas apareçam em meio ao planejamento, dentre eles:

  • Público desinformado;
  • Desorganização da programação;
  • Falta de personalização no evento;
  • Desvalorização da marca da empresa.

Pensando em solucionar os principais problemas em organizações de eventos, o Even3 Empresas é um plano criado especialmente para quem organiza este tipo de evento

No Even3 Empresas os seus eventos serão centralizados em um único lugar, com uma página exclusiva para a sua empresa, onde todas as suas informações estarão disponíveis.

Além disso, você também poderá exibir a sua marca onde quiser, fortalecendo o branding da sua empresa e também dos seus eventos.

E não posso deixar de falar do aplicativo exclusivo que a sua empresa pode adquirir para exibir todos os seus eventos, funcionando como uma grande vitrine na palma da mão dos seus clientes e colaboradores.

E então? Se interessou? Clica no banner abaixo e deixa a gente facilitar a sua vida!

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