Manual do palestrante

Manual do Palestrante: o guia para palestrar online

Você já palestrou em eventos presenciais? E em eventos online?

Sabemos que, com a tecnologia e o “boom” dos eventos digitais, muitos professores e palestrantes têm tido que se adaptar a uma nova forma de transmitir conteúdos: as palestras online.

E é natural que surjam dúvidas sobre a melhor forma de montar apresentações e de palestrar nesse tipo de evento.

Por isso, para que os palestrantes consigam se preparar de forma adequada para transmitir conteúdos em eventos digitais, preparamos o Manual do Palestrante.

Nele, você vai encontrar várias dicas que vão te ajudar a obter mais sucesso nas suas apresentações online, como: quais equipamentos utilizar, os tipos de eventos online, os equipamentos necessários para criar uma boa palestra e mais!

Manual do Palestrante: as melhores dicas

  1. Tipo de palestra: videoconferência, gravada ou ao vivo?
  2. Cuidados gerais nas apresentações online: vestuário, cenário e testes
  3. Como falar com o público
  4. Boas práticas com a organização do evento
  5. Escolhendo os equipamentos de gravação certos
  6. Montando a apresentação
  7. A plataforma certa para transmitir a sua palestra

Você foi convidado para realizar uma apresentação em um evento e não sabe por onde começar? Bem, vamos lá! Este será o primeiro tópico do nosso Manual do Palestrante.

O primeiro passo para se preparar bem é conhecer a modalidade da palestra que você foi convidado(a) a fazer. No caso dos eventos online, perceba se ela se trata de uma videoconferência, de uma palestra ao vivo ou gravada.

Videoconferência

Na videoconferência, você estará com os participantes na sala e, talvez, com outros palestrantes. Só irá participar do evento quem estiver dentro dessa sala virtual.

Então, eventos com muitas pessoas, devem instruir os participantes a desligarem suas câmeras e microfones durante a fala do palestrante, de modo a evitar ruídos desnecessários, que atrapalhem a apresentação.

Os participantes podem interromper a palestra para tirar dúvidas. Por isso, você, enquanto palestrante, pode pedir que as perguntas e respostas fiquem para o final. Assim, a palestra fica mais organizada.

A videoconferência não deixa de ser uma modalidade ao vivo. A transmissão pode ocorrer através de plataformas como o Zoom Meetings, Google Meet e Microsoft Teams.

–> Acesse: Como transmitir um evento online usando o Zoom Meetings

Palestra Gravada

Como o próprio nome diz, a apresentação gravada acontece quando os palestrantes gravam a sua palestra com antecedência e enviam o material produzido para a organização do evento.

Todo o conteúdo já está previamente preparado e, no dia do evento, os participantes assistem à transmissão dessas apresentações.

Além disso, a grande vantagem da palestra gravada é a possibilidade de realizar edições no material ou até mesmo recomeçar a gravação, caso haja algum erro ou para melhorar os tópicos.

Ah! E lembre-se, é importante enviar o arquivo para os organizadores com antecedência.

Dessa forma, se for necessário realizar algum ajuste você terá tempo e não prejudicará a programação do evento.

Palestrante costuma adorar uma plateia interativa, não é? E como fica a interação quando a palestra é gravada?

Calma! Tudo tem solução. Vou te explicar como palestrantes podem interagir com o público nesse caso.

Em alguns eventos digitais, os palestrantes podem ser convidados para responder perguntas e tirar dúvidas ao final da exibição do vídeo, ainda durante o evento.

Eles podem entrar em um vídeo ao vivo só para responder essas dúvidas e, também, podem contar a ajuda de algum mediador selecionado pela organização, que irá passar cada dúvida para o palestrante de maneira fluida.

Outra forma é responder dúvidas por e-mail ou através do chat disponibilizado pela plataforma de eventos durante a transmissão da palestra.

Veja como funciona a interação via chat na Even3:

Para saber mais detalhes sobre a palestra gravada, é só conferir este artigo do nosso blog:

Transmissão gravada em eventos: o que é e como funciona?

Palestra Ao Vivo

Diferente da modalidade gravada, na palestra ao vivo não há possibilidade de edições.

A gravação e a transmissão ocorrem de forma simultânea.

Os participantes acompanharão a apresentação em tempo real e podem enviar perguntas para serem respondidas no decorrer da apresentação ou ao final, por mediação.

O fato de não possibilitar edições, acaba gerando mais relevância para o conteúdo e para o próprio palestrante, por demonstrar dominância e segurança na fala. Afinal, como diz o ditado: quem sabe faz ao vivo.

Para esse tipo de palestra, o organizador deverá direcionar os palestrantes para a ferramenta escolhida e indicará os horários e tempo de duração da apresentação.

Assim, a principal tarefa é comparecer no momento marcado e utilizar bem o tempo, para não deixar nenhum tema para trás.

Além disso, é uma ótima modalidade para criar mais interação com os participantes, realizar ligações entre os tópicos apresentados por outros palestrantes e deixar o conteúdo ainda mais rico.

Quer saber mais sobre as palestras ao vivo?

→ Confira: Transmissão ao vivo: o que é e como funciona?

Alguns cuidados são primordiais no momento da sua apresentação, seja ela uma videoconferência, uma palestra gravada ou palestra ao vivo. E nós não podíamos deixar de mencioná-los nesse Manual do Palestrante.

São detalhes que deixam o evento mais profissional e garantem uma maior credibilidade para o palestrante.

Vestuário adequado

Um dos primeiros pontos é o vestuário. Afinal, as roupas que usamos dizem muito sobre a nossa personalidade e também a do evento.
Por isso, pense no estilo do evento em que você irá palestrar: ele é mais descontraído ou mais formal?

Se o evento trata especificamente de clubes de futebol e você irá palestrar sobre um clube X, é compreensível usar a camisa do time. Mas se o seu evento é super formal, a ideia é se vestir de forma mais formal também.

De forma geral, regatas ou blusas decotadas passam uma mensagem de informalidade, por serem utilizadas em momentos mais despojados.

Pense na imagem que você deseja mostrar ao público durante a sua apresentação. Tons neutros e não muito chamativos são as escolhas mais comuns.

O melhor cenário

O cenário é outro ponto bem importante que iremos discutir no Manual do Palestrante.

Quando escolher o lugar de onde você vai transmitir sua palestra é preciso prestar atenção a detalhes como: iluminação, organização e seriedade do ambiente.

Uma boa iluminação contribui muito para a qualidade da imagem, melhora a nitidez e destaca o palestrante.

Já os ambientes escuros acabam deixando a imagem ruim e com sombras.

Mas de nada adianta uma boa iluminação se o ambiente não está organizado, concorda?

Objetos espalhados, poluição visual, além de deixar uma aparência nada agradável, também pode causar distração nos participantes.

Depois de ajustar a luz e a organização, pense em um ambiente que passa mais credibilidade.

Imagine participar de um evento online em que o palestrante está em um quarto rosa, bem iluminado, organizado e com unicórnios na parede. Garanto que seus participantes iriam se distrair e tirar bons prints da cena, mesmo o ambiente estando organizado!

Pense sempre na imagem que você deseja passar, assim as pessoas poderão ter ainda mais confiabilidade em você e no que você estará apresentando

Faça testes

É testando que se aprende, por isso, você pode realizar alguns testes antes da apresentação oficial e simular introduções.

Você pode simular que está no momento do evento, cumprimentando os participantes com bom dia, boa tarde ou boa noite (conforme o horário da palestra), e iniciando a sua apresentação, como se fosse pra valer.

Além disso, você pode cronometrar o tempo da apresentação e conferir se está adequado ao que foi estipulado pela organização.

Essas simulações podem te ajudar a encontrar algo que talvez não funcionasse, que ficasse estranho no ao vivo. Desde um barulho no ambiente ou a luz piscando, até a melhorias de texto.

Durante a transmissão ou a gravação da palestra, utilize os verbos no presente para dar a ideia de que você está, naquele momento, no palco do evento. Dessa forma, os participantes se sentem mais próximos da apresentação.

Faça uma breve apresentação para o público sobre você, seu nome, sua história e comente um pouco sobre a sua carreira profissional. Assim, o público vai te conhecer melhor e se interessar ainda mais pelos seus conteúdos.

Lembre-se de falar olhando direto para a câmera e evite desviar o olhar.

Pode parecer um pouco intimidador a princípio, mas falar olhando para a câmera é como se você estivesse falando olhando diretamente para os participantes.

O “olho no olho” passa mais confiança para quem está recebendo a mensagem.

Se atente ao tom de voz e à postura. Falar muito alto pode causar incômodos e, muito baixo pode prejudicar a compreensão.

Na postura, tente permanecer ereto e centrado, posturas curvadas passam a imagem de falta de ânimo ou pouco interesse.

Também é bom citar o nome do evento durante a gravação da palestra online a fim de garantir que o conteúdo seja exclusivo para aquele evento, e que não será utilizado em outras apresentações.

No caso de palestra gravada, dê preferência à iniciar a gravação no mesmo horário que será realizada a transmissão futuramente.

Por exemplo, se a transmissão for realizada durante a noite, o seu vídeo gravado com o sol de meio-dia ficaria um pouco destoante.

Quanto mais próximo da realidade, melhor. Assim o participante sente ainda mais a pessoalidade no momento da produção do conteúdo.

E ao final da apresentação, não se esqueça de se despedir do público e agradecer pela participação.

Uma boa prática durante apresentações de eventos, seja online ou presencial, é sempre respeitar o horário estabelecido pela organização.

Seguir o cronograma e não ultrapassar o tempo determinado é essencial.

Dessa maneira, além de garantir que o que foi estabelecido pela organização foi cumprido, você não prejudica os participantes que se programaram para estar presentes naquele horário.

E falando sobre cumprir prazos, é indispensável que, no caso de material gravado, o arquivo seja enviado com a maior antecedência possível para a organização.

Assim, é possível realizar ajustes e adequações sem prejudicar a equipe organizadora com envios em cima da hora.

Ter um conteúdo interessante é primordial, mas uma boa imagem faz muita diferença, sendo essa a importância de ter o equipamento adequado de gravação

Quando falamos em equipamentos de qualidade, não se trata necessariamente de câmeras e microfones profissionais que são vendidos por valores exorbitantes. Alguns equipamentos de qualidade inferior podem causar distorções na imagem e ruídos no som, o que além de desagradar a quem está assistindo, podem gerar perda de interesse pelo que você está abordando.

Para isso, opte por câmera que tenha uma boa qualidade na imagem, alguns smartphones já possuem capacidade de gravar em alta resolução, seja HD (1280×720) ou FULL HD (1920×1080).

Para garantir que a câmera fique estável, busque um lugar para apoiar ou até mesmo um tripé simples que te ajude com isso.

Mesmo com uma imagem boa, os celulares ou câmeras podem não captar o áudio muito bem, para isso, é preciso um microfone externo.

Se ficar em dúvida em como gravar com qualidade, nós temos um artigo completo que vai te ajudar a produzir ótimos vídeos direto da sua casa.

→ Como escolher os equipamentos para gravar palestras online

Agora que já está tudo certo com o equipamento, realize vários testes.

Você pode pedir ajuda de amigos para conferir se eles te escutam bem e como está a imagem.

Esses tipos de testes são cruciais para detectar falhas ou ruídos na transmissão.

Além disso, não se esqueça de separar baterias extras e carregar os aparelhos, ou deixá-los conectados à tomada, para não correr o risco de que algum dos equipamentos descarregue no momento da apresentação.

A preparação para um evento online é quase igual a de um evento presencial: preocupação com o slide, apresentar um layout bacana, linguagem clara e utilizar exemplos para enfatizar o que está sendo falado.

–> Como montar um layout atrativo para as suas apresentações online

Exemplos são uma ótima forma de fazer com que o participante visualize melhor e se identifique com as situações, o que pode fazer com que a absorção do conteúdo se torne mais simples e clara.

Perguntas também são uma boa forma de interação, pode perguntar se o público já se deparou com uma situação tal e prosseguir com a explicação, por exemplo.

Prepare um checklist com tudo o que você precisa ter preparado no momento da apresentação e vá confirmando a medida que for reunindo tudo que for necessário.

Lembre-se das dicas de cumprimentar o público, falar olhando para câmera e usar verbos no presente, para passar a impressão que o conteúdo está sendo passado naquele momento presente.

Outra boa prática é responder as dúvidas no final. Você pode contar com a ajuda de um mediador para separá-las e responder a todos.

Ah! E não se esqueça de disponibilizar suas redes sociais, assim fica mais fácil para quem te assistiu criar uma conexão e acompanhar seus conteúdos.

Depois de conferir todas essas dicas do nosso Manual do Palestrante, você certamente já estará bem mais seguro para palestrar em um evento online.

Se você ainda não possui uma plataforma para transmitir o seu evento, nós podemos te ajudar com isso também!

A Even3 é uma plataforma completa que, além de gerenciar o recebimento das inscrições, emissão de certificados, publicações de trabalhos e muitas outras funcionalidades, também realiza a transmissão do seu evento direto pela plataforma.

Para entender melhor, você pode conferir esse artigo completo sobre como funciona a nossa nova funcionalidade e como criar o seu evento online.

→ Como e por que criar eventos online pela Even3

Temos certeza que você vai se sair muito bem na apresentação da sua palestra.

crie agora o seu evento online na even3

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos