Marketing de influência para eventos: imagem de destaque

O guia do marketing de influência para eventos

Marketing de influência é uma das palavras da vez nas redes sociais! Você já ouviu falar disso por aí?

Diretamente ligada às redes sociais e aos influenciadores, essa estratégia de marketing digital é considerada eficaz por 80% dos profissionais da área, de acordo com a MediaKix.

Isso porque ela é baseada na parceria com pessoas influentes para indicar produtos ou serviços. E se tem uma coisa que brasileiro AMA é o influenciador digital!

De acordo com o Ibope de 2019, 50% dos brasileiros com acesso à internet compram produtos com base na opinião de um influenciador.

Enfim, deu para perceber as oportunidades, não é? Com esta área crescendo tanto, é hora de aplicar o marketing de influência no seu evento. Vou te ensinar como:

O marketing de influência é uma estratégia de marketing digital com produtores de conteúdos, também conhecidos como influenciadores digitais.

Estes são profissionais que atuam nas redes sociais, criando comunidades de seguidores engajados em seus perfis.

Para você ter uma noção do alcance, de acordo com uma pesquisa do IBGE, em 2019, 52% dos brasileiros com acesso à Internet seguiam ao menos algum influenciador digital.

Por isso, essas pessoas costumam ter prestígio com parte da população, motivando-os e gerando identificação.

E quem não quer esses sentimentos positivos relacionados a sua marca também, não é?

Provavelmente você até já viu algum conteúdo de marketing de influência sinalizado com #Ad ou #Publi no Instagram. Já percebeu isso?

Na prática, é a mesma coisa que vai acontecer quando um influenciador divulgar o seu evento. E imagina só quantas pessoas vão falar sobre ele!

  • Adquirir novos clientes rapidamente;
  • Humanizar a experiência e gerar identificação com o seu evento;
  • Possibilita a produção de conteúdos em diversos formatos;
  • Alcançar o público certo;
  • Gerar valor e confiança;
  • Potencializar e divulgar a imagem do evento;
  • Influenciar na decisão de compra de um público específico;
  • Reter clientes já existentes.

Primeiramente, é importante pontuar que a escolha de influenciadores para o seu evento não vai depender apenas da popularidade dele ou da quantidade de seguidores.

Isso porque outros fatores devem pesar nessa escolha, como seu orçamento disponível para contratação do profissional, agenda, área de atuação do influenciador e até mesmo suas opiniões pessoais.

Afinal, influenciadores são figuras públicas que mobilizam pessoas não somente pelos conteúdos compartilhados, mas através da emoção e identificação.

Logo, isso é repassado para o seu evento e deve ser alinhado com a expectativa do público.

Por exemplo, um evento de culinária vegetariana deve procurar influenciadores que estejam alinhados com a pauta, assim, os públicos não ficarão frustrados.

São tipos comuns de influenciadores:

Celebridades e jornalistas

São os mais conhecidos no meio digital, possuem um público enorme, maior alcance e passam credibilidade.

Devido à alta popularidade, é mais difícil definir, exatamente, se os seguidores são o público do seu evento, até porque eles conseguem atingir nichos variados e muito abrangentes. 

Por isso, é interessante investir neste tipo de influenciador se você tem um público amplo e, principalmente, tem orçamento para isso.

Criadores de tendências

Sabe aquele jargão que ninguém consegue mais parar de falar? Normalmente eles surgem dos criadores de tendências.

Isto é, influenciadores com conteúdos de alta relevância, que facilmente se tornam populares.

Eles são sempre os primeiros a usar roupas, abraçar causas, comentar sobre assuntos em alta… Por isso, são ideais para tornar seu evento mais conhecido!

Autoridade

Assim como os jornalistas, esse tipo de influenciador é respeitado e tem credibilidade pois se enquadra como um especialista em determinado nicho.

Por esse motivo, seu público costuma ser mais segmentado e é ideal para eventos que são divididos por área.

Por exemplo, influencers da área médica, como o Dr. Dráuzio Varella, podem ser ótimas referências para eventos de medicina.

Micro Influenciadores

Os micro influenciadores são pessoas que têm de 10 a 100 mil seguidores nas redes sociais.

Devido aos poucos seguidores, eles  costumam construir uma comunidade ainda mais unida ao redor do seu perfil, com seguidores mais engajados e ativos, já que é mais fácil interagir com menos gente.

Ainda, eles normalmente estão ligados a outros influenciadores através de uma rede, o que pode impactar o alcance do seu evento positivamente.

Defina seus objetivos

Antes de entrar em contato com qualquer influenciador, você precisa definir os objetivos da sua campanha.

Até porque é isso que você vai comunicar a ele e deixá-lo livre para a criação.

Então, você pode escolher:

  • Alcance: se você quer aumentar a visibilidade do seu evento, deve focar no número de pessoas atingidas pela publicidade;
  • Tráfego: se você quer que mais pessoas visitem o site do seu evento, então deve focar no número de cliques no link divulgado pelo influenciador;
  • Conversão: a maior parte das campanhas com influenciadores foca em gerar uma ação, o que chamamos de “conversão”. Para os eventos, a ação mais comum é a conclusão da inscrição.

Nesse caso, é comum que utilizem um cupom de desconto específico para o influenciador. Assim, você vai conseguir medir o resultado da sua campanha.

Por exemplo, na Even3, é possível criar um evento gratuitamente, gerar cupons de desconto específicos para ele e ainda acompanhar o número de inscrições realizadas com aquele cupom, gerando um relatório completo dessa ação.

Conheça a sua persona

Como já te falamos, o público do seu evento vai fazer toda a diferença na escolha do influenciador.

Então, você precisa conhecê-lo!

Por aqui, nós já falamos da persona, ou seja, a representação do seu participante ideal.

Ela vai criar um perfil comportamental que representa o seu público, com vontades, dores, comportamentos e até o que gosta de ler nas redes sociais.

A definição das personas vai ser essencial para qualquer estratégia de marketing do seu evento, inclusive o marketing de influência.

Assim, será muito mais fácil escolher um que realmente crie conexão com o seu público!

Defina o orçamento

Antes de enviar a proposta para o influenciador, defina até quanto você pode pagar pelo serviço!

Afinal, a maioria dos influenciadores, até mesmo os micro, cobram pelo marketing de influência.

Portanto, você deve sempre pedir orçamentos. Como não existe uma tabela fixa para os valores no mercado, é importante que você determine quanto pode pagar e não ultrapasse seus limites financeiros.

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Na hora de criar essas definições, leve alguns pontos em consideração como:

  • Qual é o seu objetivo? Quanto ele vai te dar de retorno?
  • Com quantos influenciadores você quer trabalhar?
  • Em quais redes sociais seu público está?
  • Quais são os dados de engajamento desse influenciador? Vale a pena investir?

Encontre o influenciador ideal

Finalmente, você tem um projeto de marketing de influência estruturado e já pode encontrar seu influenciador ideal!

Dessa forma, você pode optar por iniciar a pesquisa por conta própria, com pesquisas na internet ou analisando conteúdos, como hashtags e a concorrência.

Ou buscar por influenciadores através de ferramentas específicas para isso, como:

Acompanhe os resultados

Por fim, você pode saber se o marketing de influência faz sentido para o seu evento e com quais influenciadores você deve trabalhar.

Tudo isso será respondido com dados!

Para acompanhar as campanhas e mensurar da forma correta, você pode seguir algumas dicas:

Monitore a atividade das postagens

O engajamento e o alcance das postagens são métricas importantes para medir o sucesso da sua campanha de marketing de influência.

Nesse caso, se seu objetivo for aumentar o alcance do seu evento, essas são as métricas ideais para observar.

Assim, há algumas formas de acompanhá-las:

  • Você pode atribuir uma hashtag (#) para para cada influenciador e usá-la nas publicações com ele, assim, você pode monitorar a atividade e o engajamento dessas publicações depois;
  • Você pode solicitar as estatísticas de cada influenciador. Isso normalmente faz parte do acordo de parceria, mas é interessante que você também tenha suas próprias formas de mensurar o impacto da campanha.

Acompanhe as compras com os cupons de desconto

Falando em uma forma própria de acompanhar os resultados da campanha, o cupom de desconto exclusivo para influenciadores é um bom indicador de resultados.

Nesse caso, ele é ideal para mensurar as campanhas com objetivo de conversão, pois indicará quantas inscrições o influenciador gerou para o evento.

Observe todos os dados em um só lugar

Enfim, dependendo das métricas escolhidas e da quantidade de parcerias com influenciadores, o acompanhamento dos resultados pode ser um pouco complicado.

Por isso, é ideal que você tenha alguém na sua equipe responsável por monitorar essa atividade, além de compartilhar os avanços com o resto da organização.

Uma forma de organizar melhor esse acompanhamento é observar todos os dados em um só lugar, como uma planilha de marketing digital.

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