plano de marketing

Como elaborar um plano de marketing eficiente para seu evento

Cada produtor tem a sua estratégia de marketing. Mas e quanto ao plano de marketing?

Os planos de marketing e a estratégia são modelos distintos do que se costuma pensar.

O plano de marketing é a forma como você vai executar tudo aquilo que você a sua equipe determinaram. É uma ferramenta de gestão do seu evento.

Mas, como exatamente você pode criar um plano de marketing de sucesso é o que vamos te ensinar neste post.

O que é plano de marketing?

O plano de marketing, explicando agora de forma detalhada, é o próximo passo depois de definir a sua estratégia.

Ele vai definir as ações práticas que a sua equipe vai tomar, além de definir datas, preços e por quais meios de comunicação a sua estratégia vai ser efetuada.

Sem a estratégia você não pode pensar em um plano de marketing. Então, para isso, gaste um tempo pensando em o quê vai ser feito para depois pensar em como vai ser feito.

Esse plano de marketing pode ser pensado, tanto para um evento de grande porte, como um congresso ou um workshop com 4h de duração.

Como planejar e desenvolver o plano de marketing

Para se ter um plano de marketing, primeiro você deve ter uma estratégia. E para isso você, organizador, pode se fazer as seguintes perguntas:

  • Qual é o foco do meu evento e quais são os futuros participantes?
  • O que você deseja para o seu evento? Realizar a cada dois anos ou é um evento único?
  • Defina quais ações você deve executar e quem será o responsável da equipe.
  • Quais são as ferramentas úteis para o seu plano de marketing?

Após definir essas perguntas, você já possui uma noção do que o seu evento vai necessitar. Seja uma divulgação massiva nas redes sociais ou a tradicional panfletagem.

É nesse momento do seu planejamento que entra em cena o plano de marketing.

Definindo a persona

Para um plano de marketing eficiente você não pode apenas saber qual é o seu público-alvo, mas quem é a sua persona.

Persona é a pessoa ideal do seu planejamento. Ela tem vontades, aspirações, interesses no seu evento, é ela quem vai direcionar as suas campanhas de publicidade.

Sabendo quem é a persona, o texto que você publica ou os emails que você manda vão ter uma linguagem diferente e modelos variados. E essa persona só pode acontecer depois de muita pesquisa sobre o público do seu evento.

Elaborar um cronograma de marketing

Esse é um ponto fundamental, pois vai guiar todo o seu plano de marketing. Sem ele você pode se perder na sua própria estratégia, causando atrasos na produção do evento.

Ter esse cronograma também norteia a sua equipe, para o que cada um vai fazer e quando.

E com esse cronograma atualizado você ainda pode prever qualquer falha no seu evento, e ajustar em tempo.

Você também pode reorganizar a sua estratégia, pois se algo não está dando resultado, há a possibilidade de modificar de acordo com as respostas recebidas dos membros da equipe.

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Quais são os canais úteis

A grande pergunta a se fazer aqui é “Como eu vou chegar até os participantes do meu evento?”

As redes sociais facilitam e muito essa resposta, mas nem sempre são indicadas para todos os tipo de público-alvo e situação.

Como por exemplo, o Facebook é ótimo para divulgação, mas para aqueles participantes que já estiveram em outra edição do seu evento um email personalizado talvez seja mais adequado.

Use as suas personas, saiba que você pode criar mais de uma, tudo depende do seu evento.

Formatos válidos

No momento que você define quais são os canais de comunicação úteis para o seu evento está na hora de definir como você vai falar com seus participantes. Será por meio de um texto ou vídeo?

Para decidir qual formato utilizar de forma eficiente, você deve aliar a persona e o canal que vai ser utilizado.

Importância do conteúdo

O conteúdo é a próxima etapa a se observar no seu plano de marketing, pois não adianta saber como e para quem falar, se não souber o que.

Para isso você  pode fazer uso de artigos, experiências de quem já participou em outras edições ou até mesmo dos palestrantes.

E se o seu evento tiver patrocinadores, esse é o espaço para que eles usem e se promovam, avaliando sempre a persona e quantidade de conteúdos publicitários.

Revisão da estratégia de marketing

Já montou todo o seu plano de marketing? Ótimo! Então revise tudo e veja se está conforme o orçamento e o tempo que você possui para executar.

Utilize também o momento de revisão para verificar se a estratégia está de acordo com o plano de marketing.

Após a revisão ser finalizada o seu plano de marketing está pronto para ser executado. Converse com a sua equipe e prepare-se para o seu evento.

Depois de aprender como colocar em prática o plano de marketing você já pode entrar em contato com a sua equipe e começar a idealizar seu evento.

Comece de agora a planejar o seu evento, quanto mais antecedência mais tempo para colocar em prática o seu plano de marketing e obter feedbacks positivos dos seus participantes.

 

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