Remarketing para eventos: imagem de destaque

Manual do Remarketing para eventos: alcance novos participantes

Você já viu o número de visitas no site do seu evento crescerem, mas não conseguiu transformar isso em inscrições concluídas?

Pode ser que muitas pessoas até conheçam o seu evento, mas você sabe como transformá-las em inscritos?

Esses são questionamentos comuns para organizadores de eventos, mas a boa notícia é que existe uma solução eficaz: o remarketing.

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Com essa estratégia de marketing, você pode reengajar visitantes do site, aumentar inscrições e garantir que ninguém esqueça do seu evento.

Quer saber como? Continue lendo e descubra como fazer remarketing para eventos.

O que é remarketing?

Se você já visitou um site e, depois, começou a ver anúncios desse mesmo site em outros lugares, você já foi impactado por uma campanha de remarketing.

Essa estratégia consiste em exibir conteúdos personalizados para pessoas que já interagiram com seu site, aplicativo ou algum outro conteúdo.

Normalmente, são criados anúncios no Google ou Facebook, mas também é possível usar e-mails.

Como o remarketing funciona em eventos?

Basicamente, a técnica de remarketing funciona através da coleta de dados de usuários, utilizando tecnologias como cookies ou pixels de rastreamento.

-> Veja também: o que são pixels de rastreamento?

Assim, quando um usuário visita o site do evento, esse rastreador começa a coletar informações sobre seu comportamento.

Depois, enquanto ele usa a internet, anúncios específicos ou e-mails do seu evento podem ser exibidos para ele. Isso vai lembrá-lo da oportunidade de participar.

Dessa forma, o remarketing é uma das melhores estratégias de marketing digital para manter sua marca presente na memória de potenciais clientes.

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Mas vale lembrar que não é apenas “seguir” usuários online, é sobre fornecer valor.

Por exemplo, você pode:

  • Mostrar conteúdos que o usuário perdeu;
  • Lembrar participantes sobre prazos;
  • Promoções de ingressos;
  • Novas atrações do evento.

Então, lembre-se sempre: a personalização é a chave do remarketing! Ela garante que os conteúdos sejam relevantes e despertem interesse.

4 dicas práticas para fazer remarketing em eventos

1. Segmente seu público

Como eu te disse, a personalização é a chave para um remarketing bem feito!

Para começar, você pode criar listas de remarketing segmentadas para impactar visitantes conforme as interações com seu conteúdo.

Por exemplo, você pode criar campanhas diferentes para apenas quem acessou a página de inscrição, e para quem deixou os ingressos no carrinho.

Nesse caso, ferramentas como o Google Ads e o Meta Ads podem te ajudar a criar anúncios ainda mais específicos.

Então, você pode utilizá-las para entregar os conteúdos ideais para cada tipo de público.

Realize testes com seus segmentos de públicos, atualize suas listas de remarketing e lembre-se de não sobrecarregar os participantes com conteúdos.

2. Ofereça descontos para incentivar a compra

Muitas pessoas deixam de se inscrever no evento por indecisão ou por questões financeiras.

Então, criar campanhas de remarketing com cupons específicos de desconto pode ser o empurrão final para garantir a conversão.

Só tome cuidado para não tornar isso uma prática frequente. Senão seus participantes vão sempre preferir se inscrever depois.

Utilize ferramentas como a Even3 para criar esses cupons com tempo e quantidade limitadas. Isso também vai dar um tom de urgência que é bem atrativo para a sua campanha. 

Tela de cupons de desconto da Even3
Área de Cupons de desconto na plataforma da Even3

3. Atenção aos dias e horários das campanhas de remarketing

Já deu para perceber que remarketing é sempre sobre dados, não é?

Para garantir a melhor personalização, veja os dias e horários em que seu público está mais ativo.

Ferramentas de anúncio, como o Google e o Meta ads, fornecem esses dados.

Então, configure corretamente os horários e os dias mais ativos para exibir seus anúncios.

Por exemplo, talvez seu público não esteja ativo aos finais de semana. Então, é ideal excluir esses dias da programação da campanha para não perder dinheiro.

Isso pode impactar diretamente no aumento das inscrições e reduzir os custos dos anúncios.

4. Faça limpezas nas suas listas de remarketing

Evite impactar quem já está inscrito no evento!

Por isso, crie listas de segmentação e opte por excluir essas pessoas no Google Ads. Assim você vai impedir que anúncios sejam exibidos para esse grupo específico.

Uma forma fácil de fazer isso é acessar o gerenciador de público no Google Ads, criar uma nova lista chamada “Compradores” e solicitar ao Google que não mostre sua campanha para essa lista segmentada.

Se você estiver utilizando plataformas de eventos, como a Even3, você pode exportar os dados dos participantes do evento e criar essa lista no Google rapidamente.

Exportar no Menu Pessoas da Even3 para fazer remarketing
Exporte participantes no Menu Pessoas da Even3

Por fim, teste e ajuste constantemente suas campanhas para maximizar o retorno financeiro do evento.

Como criar uma campanha de remarketing no Google

O que é remarketing no Google e por que ele é importante?

Lembra que eu te disse que o remarketing pode ser feito através de anúncios?

Com o Google você consegue fazer isso com as pessoas que já interagiram com seu site.

Isso é fundamental para eventos, pois reforça a presença da sua marca e incentiva a conclusão das inscrições.

Como fazer remarketing com o Google Ads

Primeiramente, para criar anúncios de remarketing você vai precisar de duas ferramentas do Google.

O Google Ads, a ferramenta do Google para criar anúncios, e o Google Tag Manager, o gestor de tags que permite a criação de campanhas de anúncio segmentadas. Ou seja, o remarketing.

Portanto, comece criando uma conta nesses dois canais.

Agora que você já criou sua conta nas duas ferramentas, vamos partir para as configurações.

Instalando a Tag global no site do seu evento

O primeiro passo para começar as suas campanhas é configurar uma tag global do Google Tag Manager (GTM).

Esta tag deve ser adicionada no site do seu evento, pois ela vai captar as informações e dados dos usuários que visitam o seu site. 

Na Even3, instalar tags no seu site é super simples. Nós criamos uma central de ajuda para te auxiliar com um passo a passo.

Integrando o GTM com o Google Ads

Depois, será necessário criar uma tag específica para o Google Ads no GTM.

Assim, os dados coletados no seu site vão para a ferramenta de anúncios do Google.

Então, no Google Tag Manager, crie uma tag Google Ads

Configurando o Google Ads no GTM

Nesse memento, é importante você inserir as seguintes informações corretamente:

  • ID da tag: ID da sua conta do Google Ads
  • Acionamento: Todas as páginas 

Agora o Google Ads já está captando dados do seu site.

Crie uma tag de Remarketing no Tag Manager

Para ativar o Remarketing, entre no Google Tag Manager. Então, crie uma nova tag chamada “Remarketing do Google Ads”

Com essa tag você conseguirá criar os anúncios de campanhas de remarketing no Google Ads.

Configurando tags do Google Ads no Google Tag Manager 

Crie uma lista de remarketing

Lembra que eu te falei sobre criar listas para enviar seus anúncios para as pessoas certas? Agora é o momento!

Depois de instalar a tag de remarketing, acesse sua conta no Google Ads e crie um anúncio de vendas.

Nesse momento, configure sua campanha definindo o público-alvo, formatos de anúncio e orçamento ideal.

Para otimizar os resultados, utilize anúncios persuasivos que reforcem a urgência da inscrição. Além disso, teste diferentes abordagens para descobrir quais mensagens geram mais conversões.

Como criar uma campanha de remarketing mais fácil

Eu sei que criar uma campanha de anúncios pode ser uma forma um pouco mais complicada de remarketing.

Mas não se preocupe se ainda não tiver sentindo segurança nessa estratégia! Você pode começar um remarketing com e-mail.

 

Essa é uma solução gratuita e super simples se você utilizar plataformas de eventos como a Even3.

Isso porque a ferramenta possui a função de Notificar Pessoas e enviar e-mails segmentados para categorias específicas de pessoas no evento. Inclusive, os visitantes do site.

Criação de email na Even3
Tela de criação de e-mail na Even3

Então, tudo o que você precisa fazer é:

  • Criar uma campanha de e-mails que chame a atenção do visitante do site;
  • Escrever de forma personalizada e persuasiva;
  • Entregar conteúdos de valor que façam a diferença na caixa de entrada do seu público;
  • Manter contato constante e deixar os visitantes interessados.

Consequentemente, é claro, você deve divulgar o site do seu evento. Inclusive, criando campanhas de tráfego para ele.

Na Even3, você ganha um site para o seu evento gratuitamente e pode personalizá-lo como quiser para atrair seus potenciais participantes.

Então, que tal ver agora como tudo isso funciona? Conheça a Even3: 

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