Google Ads para eventos: como anunciar seu site no Google

Você quer aumentar o número de inscritos no seu evento? Então, pode ser uma boa ideia investir em Google Ads.

Essa é mais uma forma de anunciar o seu evento online, mas em canais diferentes, como os resultados de pesquisa do Google e até vídeos no Youtube. 

Ou seja, os principais canais utilizados para se informar e aprender coisas novas na Internet.

Assim, você vai aparecer como alternativa para o seu público no exato momento em que eles estão buscando ajuda.

Já parou para pensar em como isso pode ser positivo?

Não se preocupe se ainda não faz ideia de como funciona! Nesse artigo, eu vou te ensinar um passo a passo prático para criar um anúncio para o seu evento e tudo o que você precisa saber sobre:

Se preferir, você pode começar aprendendo o básico sobre divulgação de eventos na Internet através do nosso material gratuito:Baixe agora o kit de marketing para eventos

Basicamente, o Google Ads é a plataforma de publicidade do Google.

Ele permite que você crie anúncios nos produtos do Google, como a ferramenta de pesquisa e o Youtube.

Mas há um diferencial: o Google Ads pode criar anúncios exatamente para o seu público e mostrá-los justamente no momento em que as pessoas buscam por soluções como você.

Assim, é ele que vai te ajudar a exibir seu evento no primeiro lugar das buscas. Ou em um banner publicitário quando uma pessoa visita qualquer site na Internet.

Existem diversas formas de anúncios no Google. É por isso que, hoje, essa é uma das plataformas mais importantes na divulgação paga de eventos.

-> Veja também: Instagram Ads: como criar anúncios no Instagram e vender inscrições?

  • Grande alcance: o Google é o maior buscador online, certamente a maioria do seu público estará utilizando ele diariamente;
  • Resultado imediato: seus primeiros inscritos aparecem assim que você configura uma nova campanha;
  • Anúncios segmentados: escolha as características do público que verá seu anúncio, torne-o mais preciso e eficiente;
  • Controle de investimento: é possível determinar quanto será gasto por mês, por dia e por campanha;
  • Acompanhamento dos resultados em tempo real: é super simples acompanhar os dados gerados pelas campanhas e verificar se o retorno está sendo bom;
  • Remarketing: você pode acompanhar pessoas que interagiram com seu anúncio, mas não concluíram a ação, e exibir novos anúncios para ela.

Existem 4 principais formas de anúncio no Google Ads:

Rede de pesquisa

A rede de pesquisa é justamente aquele anúncio exibido em destaque nos resultados das buscas no Google de determinadas palavras-chaves.

Esse é um dos tipos de anúncios mais simples do Google porque não precisam de apoio de foto ou vídeo.

A única coisa que você precisa fazer é escolher as palavras-chaves da campanha.

-> Veja também: O que é SEO para eventos? 5 passos para divulgar seu site

Por exemplo, se quiséssemos criar anúncios para a Even3, provavelmente escolheríamos palavras que nosso público busca no Google, como “plataforma de eventos” ou “como organizar eventos”.

Exemplo de anúncio da Even3 em Rede de Pesquisa do Google Ads
Exemplo de anúncio da Even3 em Rede de Pesquisa do Google Ads

Assim, o Google mostra o anunciante entre as 4 primeiras posições dos resultados. E as cobranças só são realizadas quando as pessoas clicam no anúncio.

Esse tipo de estratégia é ideal para quem quer aumentar as vendas e alcançar um novo público que está justamente em busca da solução que você pode oferecer.

Além disso, é indicada para quem está querendo começar a anunciar no Google. No caso de eventos, essa campanha posiciona seu evento no primeiro resultado das buscas e atrai mais participantes.

Rede de display

Agora, se você quer que seus participantes fixem seu evento na mente e não esqueçam dele, os anúncios na rede de display são perfeitos!

A campanha em rede de display é a exibição de uma imagem anunciando o seu evento em sites, páginas de notícias e blogs.

Esse tipo de campanha pode alcançar 90% dos usuários da internet em todo mundo. E também são perfeitas para campanhas de remarketing.

Afinal, imagine que um potencial participante entrou no site do seu evento, mas esqueceu de se inscrever.

Como você pode chamar a atenção dele? Com certeza, com a rede de display!

Ao ver o anúncio do seu evento em outros sites, o participante vai lembrar de se inscrever. Além disso, ele vai fixar seu evento como referência e notar sua marca.

Nesse tipo de publicidade, você pode divulgar banners do seu evento, texto, gráfico, vídeo, e-mails publicitários no Gmail ou anúncios em aplicativos.

Youtube Ads

Se você já viu um vídeo no Youtube e se perguntou de onde vinham as propagandas exibidas antes dele, agora você já sabe: é Google Ads!

Então, basicamente, as propagandas no Youtube são vídeos direcionados para um público segmentado.

Como a plataforma tem mais de um bilhão de usuários, os comerciais podem ter um alcance bastante positivo.

Afinal, muitas pessoas estão ali buscando novos conhecimentos ou entretenimento. Ou seja, um público alvo ideal para eventos!

Contudo, esse tipo de campanha demanda um investimento maior para produzir um vídeo atrativo.

Mas o ponto positivo é que você só paga pela publicidade quando as pessoas interagem com a campanha. Então, se o vídeo for pulado, você não paga nada.

Anúncios de aplicativos

Por fim, há outros tipos de anúncios no Google que talvez não sejam tão explorados por alguns eventos.

Entre eles, os anúncios de aplicativo valem a nossa atenção.

Isso porque eles são um dos tipos de anúncios mais populares do Google, pois servem para potencializar aplicativos na Play Store.

Embora não estejam tão relacionados a eventos, podem ser uma aposta interessante para quem possui um aplicativo próprio para o seu evento.

Se fizer sentido, você pode promover seu evento e facilitar o acesso ao app próprio.

Agora que você já conhece os benefícios do Google Ads, que tal começar a divulgar o seu evento no Google?

Como a rede de pesquisa é um dos tipos de publicidade mais vantajosas para eventos, vou te ensinar a criar uma campanha completa e começar a atrair novos participantes.

Como funciona um anúncio no Google?

Eu sei que você já sabe o que é um anúncio do Google. Mas antes de começar, você precisa conhecer os fatores que podem influenciar sua posição nos resultados da busca.

Por exemplo, você sabe que um concorrente pode aparecer antes do seu anúncio na busca do Google?

Isso acontece porque o Google Ads leva em consideração o Índice de Qualidade (IQ) e o lance (CPC máximo) do anúncio.

Em outras palavras, o Google Ads funciona como um leilão. Assim, você oferece dinheiro em troca de cliques. 

Os cliques possuem um valor mínimo chamado de Custo por Clique (CPC).

A diferença é que no Google Ads nem sempre quem oferece o maior lance aparece em primeiro lugar.

Isso porque o Google também leva em consideração a qualidade do anúncio para posicioná-lo à frente. Essa métrica é chamada de Índice de Qualidade (IQ).

Um Índice de Qualidade é medido por:

  • CTR: número de cliques recebidos pelo seu anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido;
  • Relevância;
  • Página de destino.

Por fim, o Google analisa todos esses fatores para avaliar seu anúncio em uma nota de 1 a 10. Notas altas podem te fazer aparecer primeiro nas buscas, mesmo que seu lance seja menor.

Então, é hora de criar um anúncio efetivo. Basta seguir o passo a passo:

1. Crie uma conta no Google Ads

Clique aqui e crie uma conta no Google Ads.

Neste momento, você não vai criar campanhas. Opte por fornecer as informações do seu evento.

Vai ser necessário ter um endereço de e-mail válido e um site para o seu evento.

Tela de criação de conta no Google Ads
Tela de criação de conta no Google Ads

2. Escolha um objetivo de campanha

Começar a criar uma campanha no Google é bem intuitivo.

A primeira etapa para criar uma nova campanha é escolher o objetivo do seu anúncio. 

Em seguida, você poderá definir metas que te ajudam a alcançar seu público-alvo.

Tipos de anúncio no Google Ads

Existem diversos tipos de objetivos que você pode escolher ao criar uma campanha de anúncios, mas para eventos nós recomendamos alguma das três opções:

  • Tráfego do site

Campanhas de tráfego são campanhas com o objetivo de aumentar o número de visitantes da sua página. 

Elas funcionam da seguinte maneira: o Google sugere o seu anúncio para pessoas que possuem intenção de clicar no link e ler o conteúdo da página.

Assim, você garante um tráfego maior para o seu evento. Por isso, esse tipo de anúncio é um excelente ponto de partida para quem está começando a divulgação.

  • Leads

Quando falamos de Leads como objetivo de campanha, estamos indicando ao Google Ads que desejamos coletar dados de usuários através do site do nosso evento.

Dessa maneira, ao escolher essa meta, o Google irá direcionar pessoas que estão dispostas a deixar o seu contato na sua página.

Assim, é preciso que exista uma forma de coletar essas informações, como formulários, cadastros de newsletter ou questionários.

Por exemplo, na Even3, é possível configurar uma sessão do site do evento com um formulário para coleta de leads:

Captação de Leads no site do evento na Even3
Exemplo de área de captação de Leads no site de evento na Even3

Essa é uma boa estratégia para conseguir uma base de usuários para fazer e-mail marketing para eventos no futuro ou estabelecer uma comunicação com os interessados.

  • Vendas

Anúncios voltados para vendas são orientados a encontrar usuários que possuem um maior poder de conversão do seu evento.

Portanto, quando vendas são escolhidas como o objetivo da sua campanha de Google Ads, é preciso que suas inscrições já estejam abertas.

Afinal, o objetivo final do Google será que o usuário efetue a compra do ingresso do seu evento.

3. Selecione o tipo de campanha

Agora que você selecionou o seu objetivo, é hora de escolher o tipo de campanha.

Tipos de campanha no Google Ads

É importante entender que existem tipos diferentes de campanhas, são eles:

  • Pesquisa: anúncios de texto nos resultados de pesquisa;
  • Display: anúncios gráficos em sites;
  • Vídeo: anúncios em vídeo no YouTube;
  • Shopping: informações de produtos no Google;
  • Discovery: anúncios em feeds on-line;
  • Max Performance: descoberta de clientes de alto valor em todos os canais.

Calma! Eu sei que você pode estar confuso com tantos tipos diferentes de campanha. 

Mas não se preocupe. Como eu te disse, esse será o passo a passo para ativar uma campanha de pesquisa. Por isso, escolha essa opção e vamos configurar o nosso anúncio.

4. Defina detalhes iniciais e lance

Já se preparou para configurar a sua campanha? Nesse ponto você deverá incluir o site do seu evento e o nome da sua campanha.

Configurações da campanha de anúncios do Google Ads

Definindo os Lances

No próximo passo, você deve escolher a métrica “Conversões” e desmarcar a caixa de “Definir um custo por ação desejado” 

Conforme a imagem abaixo:

Preenchendo as configurações do Google Ads - Lances
Por que não devo definir um custo por ação desejada?

Definir um custo por ação desejada no momento inicial de criação da sua campanha irá limitar a entrega de resultados do anúncio.

Portanto, o ideal é que você deixe essa caixa desmarcada. Mais para frente é possível otimizar para reduzir o custo das ações desejadas.

5. Configurações da Campanha

Agora chegou a hora de direcionar aspectos como local, idiomas e públicos alvo.

Redes

Nessa etapa, você irá deixar desmarcado todas as caixas de opção conforme a imagem:

Configurações da campanha no Google Ads

Locais

Após a etapa de redes, chegou a hora de escolher o local em que sua campanha será veiculada

Dessa forma, se o seu evento for acontecer apenas para participantes brasileiros, você deve colocar o Local “Brasil”. Se é um evento internacional, você pode incluir os outros países que deseja alcançar.

Além disso, é possível também criar maiores segmentações como regiões do país, cidades e estados.

Para o nosso exemplo, nós vamos divulgar o evento apenas no estado de São Paulo

Configurações de campanha do Google Ads: definindo locais
Idiomas

Aqui, você deve selecionar qual o idioma que você acredita que o seu usuário utiliza.

Essa configuração não diz respeito ao idioma que seu participante fala ou tem interesse, mas sim, qual idioma o dispositivo dele está configurado. 

Dessa maneira, nós sugerimos que você ative além do português, também o inglês.

Afinal, muitos usuários utilizam celulares e computadores configurados nesse segundo idioma, isso irá aumentar o alcance do seu anúncio.

Configurações de campanha do Google Ads: definindo idiomas

Segmentos de público-alvo

Neste momento, você já configurou uma boa parte do seu anúncio de tráfego. Legal, né?

Nesta etapa nós vamos segmentar o público-alvo que você deseja atingir com a sua campanha.

-> Saiba mais sobre público-alvo para eventos

Através do campo de pesquisa, você irá buscar interesses em comum aos seus participantes.

Configurações de campanha do Google Ads: definindo público-alvo

Por exemplo, se eu estou buscando participantes que têm interesse em tecnologia.

Basta eu digitar na barra de pesquisa de segmentos e ir incluindo o público que faz sentido para o anúncio.

Você pode incluir informações demográficas, afinidade, atuação no mercado e zona de interesse.

Configurações de campanha do Google Ads: definindo público-alvo 2

Deixe selecionado o modelo de observação após escolher a segmentação do público-alvo.

Configurações de campanha do Google Ads: definindo público alvo 3

Mais configurações

Na etapa de mais configurações, você irá configurar início da campanha, programação do anúncio e opções de URL.

Você pode deixar tudo de maneira padrão, inicialmente.

Configurações de campanha do Google Ads 2

Portanto, basta clicar em “próxima”

6. Palavras-chave e anúncios

Ufa! Após todas as configurações que nós já fizemos, agora chegou o momento de definir as palavras-chaves que vão guiar o interesse do seu anúncio.

Essas palavras serão responsáveis por ativar o seu anúncio na rede de busca.

Ou seja, quando um participante buscar por elas no Google, você vai aparecer nos primeiros resultados da busca.

Configurações de campanha do Google Ads: definindo palavras-chaves

Por exemplo, para o nosso anúncio de um evento de tecnologia, nós vamos utilizar as palavras-chaves: tecnologia, tecnologia da informação,tendências da tecnologia, evento de tecnologia, certificação em tecnologia

Como eu encontro essas palavras? 

O Google Ads, fornece uma ferramenta chamada planejador de palavras-chaves.

Esse planejador de palavras-chave te ajudará a encontrar as palavras-chaves certas para os seus anúncios.

Esta é uma ferramenta gratuita que existe dentro do Google Ads para te ajudar nessa tarefa.

Atenção: você irá encontrar esta ferramenta fora das configurações da campanha.

Uma vez na ferramenta, será possível refinar palavras chaves, identificar médias de pesquisas, qual a concorrência da palavra e outros dados.

Ferramenta de palavras-chaves do Google Ads

7. Orçamento

A partir desse momento toda a configuração do seu anúncio já passou.

Mas chegou a hora de definir o orçamento que a sua campanha vai ter.

O Google vai te oferecer opções de acordo com o anúncio configurado, mas você pode começar com um valor menor por dia.

Dessa maneira, R$30,00 diários pode ser um bom valor para iniciar a divulgação do seu evento.

Configurações de campanha do Google Ads: definindo orçamento

8. Revisar e publicar a campanha

Agora que você já configurou tudo! Chegou a hora de revisar e publicar a sua campanha.

Nesta última tela você terá um resumo de tudo que configurou e poderá modificar algo se desejar.

Após revisar e verificar que está tudo certo, basta clicar em “publicar campanha”

Parabéns! Você tem uma campanha ativa e deve acompanhar os resultados e métricas desse esforço.

Para tanto, te recomendamos unir a sua campanha do Google com outras formas de divulgação do seu evento.

Assim, você pode potencializar seus resultados e firmar seu evento como referência na área. Confira as possibilidades da Even3:

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