Quer uma dica para começar a escrever o seu trabalho? Monte um sumário!
Ele é um guia, tanto para você que busca criar uma relação entre os conteúdos que escreve, como para quem lê e tem o primeiro contato com seu texto.
Por isso, é uma parte essencial na maioria dos trabalhos acadêmicos e pode se apresentar de duas formas: o sumário na ABNT e o sumário comentado.
Como há muitas especificidades sobre o ele, este é um guia para que você saiba tudo sobre:
Basicamente, o sumário é um elemento pré-textual, isto é, ele deve vir antes do texto propriamente dito, seja livro ou um trabalho acadêmico.
Ele enumera os capítulos, seções e outras partes do seu trabalho de acordo com a página onde elas se encontram.
Normalmente, ele é representado da seguinte forma:
Nesse caso, existem regras que determinam que ele tenha essas especificações, conhecidas como normas da ABNT, válidas para a maioria dos trabalhos acadêmicos.
A ABNT é a sigla para Associação Brasileira de Normas Técnicas, uma instituição privada, que é responsável pela normalização técnica no Brasil.
No caso dos trabalhos acadêmicos, ela define algumas regras para criar um padrão na produção científica do país.
Assim, o sumário faz parte dos elementos pré-textuais definidos pela ABNT.
Mas como há muitos elementos, ele é facilmente confundido com outra parte essencial nos trabalhos: o índice.
Entenda as diferenças:
Embora tenham estruturas e funções parecidas, o índice e o sumário são partes diferentes de trabalhos acadêmicos.
O índice apresenta certos assuntos tratados no texto e as páginas em que eles aparecem, podendo usar outros critérios de ordenação, como ordem alfabética.
Normalmente, ele é utilizado em obras muito extensas para facilitar a leitura e a consulta.
Por exemplo, são comuns índices de siglas usadas no trabalho, nomes de personagens, instituições citadas, locais, etc.
Além disso, existem outras diferenças entre eles, como:
Sumário | Índice |
Enumeração das principais divisões do trabalho | Listagem de palavras ou frases |
Em ordem que aparecem no texto | Na ordem definida pelo autor |
Elemento obrigatório em trabalhos, segundo a ABNT | Elemento opcional em trabalhos, segundo a ABNT |
Pré-textual | Pós-textual |
Portanto, se você deseja fazer um sumário, é melhor se aprofundar ainda mais na estrutura dele.
Primeiramente, se seu sumário estiver presente em um trabalho acadêmico, você precisa seguir as normas da ABNT.
A NBR 6027 é a norma da ABNT que diz as especificações para a elaboração de sumários em qualquer documento.
São as regras:
Outra coisa que normalmente visualizamos em sumários são “pontinhos” ligando os títulos às páginas.
Embora isso não seja listado como regra pela ABNT, o próprio exemplo que consta na NBR é formatado assim, por isso o indicado é seguir da mesma maneira.
Agora que você já sabe as normas da ABNT, eu preciso te dar uma dica para construir um sumário de uma forma rápida e fácil: automatize!
No Word, você pode contar com agilidade e automação, é só seguir o passo a passo:
1. Defina os títulos na seção “Estilo”;
2. Escolha o estilo “Título 1” para títulos das seções ou “Título 2” para subtítulos;
3. Se a formatação estiver diferente da ABNT, adeque às normas;
4. Você repetirá esse mesmo processo em cada título ou subtítulo do seu texto;
5. Na aba “Referências”, clique em “Sumário 1” para criar o sumário automaticamente;
6. Mais uma vez, lembre-se de verificar se ele segue todas as normas da ABNT com títulos em negrito e a formatação como no nosso exemplo;
7. Além disso, é possível clicar em “atualizar sumário” para automaticamente alterá-lo com qualquer mudança feita no texto.
No entanto, se você prefere usar o Google Docs ao Word, criar um sumário automaticamente será um pouco diferente e exigirá mais atenção à ABNT.
Para começar, siga o passo a passo:
1. Na caixa onde tem “Texto Normal” escolha “Título 1” para títulos ou “Título 2” para subtítulos;
2. Depois, vá em Inserir e selecione a primeira opção de “Sumário”.
3. Rapidamente, o seu sumário está pronto, mas atente-se a parte mais importante: ajuste tudo nas regras da ABNT!
Ainda, se você é aluno de graduação ou pós com certeza deve ter ouvido falar do sumário comentado.
Ele serve para indicar o desenvolvimento dos seus capítulos. Ou seja, não é exatamente a versão final do sumário do seu trabalho.
Na prática, você vai indicar apenas os capítulos, sem as páginas, e escrever um breve resumo do que será tratado naquela parte do trabalho, talvez até indicar referências bibliográficas.
Normalmente, o sumário comentado é pedido como forma de avaliação de andamento de algum projeto de pesquisa, trabalho de conclusão de curso e, comumente, é analisado nas bancas de qualificação de mestrado.
Além disso, tenho uma dica para te dar:
Escrever um sumário comentado pode ser uma ótima forma de começar um trabalho acadêmico.
Assim, você tem uma espécie de roteiro para guiar sua escrita e saber onde precisa se esforçar mais nas leituras e o que você já domina.
Para escrever um sumário comentado, siga os passos:
Afinal, do que adianta uma pesquisa guardada na gaveta, não é?
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