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Telegram para eventos: como criar comunidades

Criar um evento interativo e com participantes engajados pode ser um desafio para muitos organizadores. Mas você pode contar com a ajuda do Telegram para eventos!

Este é um aplicativo de mensagens instantâneas, semelhante ao Whatsapp, com o qual você pode criar comunidades.

Assim, sabe aquela dificuldade de atrair participantes a cada edição de um evento recorrente?

Com o Telegram você pode mantê-los sempre engajados e com a expectativa para o próximo evento!

Certamente, essa é uma alternativa para a divulgação e promoção de autoridade e confiança no seu conteúdo.

Além disso, há muitos outros objetivos no uso do Telegram para eventos. Então, que tal aprender a utilizar essa tecnologia a seu favor?

Saiba mais sobre:

Para começar, o Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas gratuito, criado em 2013.

O seu foco está no compartilhamento de conteúdo de forma rápida, leve e segura, pois seus conteúdos ficam armazenados na nuvem.

Assim, é bem comum que o Telegram seja usado para compartilhar conteúdos mais pesados, como PDFs para estudos.

Ele costuma ser muito comparado ao Whatsapp, pois este é o seu maior concorrente. Mas o Telegram tem alguns diferenciais bem atrativos.

Por exemplo, ele facilita a criação de canais públicos que podem ser frequentados por quem quiser. Dessa forma, une pessoas com objetivos em comum.

Além disso, o Telegram possui função de emojis, stickers e enquete.

A diferença entre grupo e canal no Telegram

Antes de continuar, é preciso que você saiba a diferença entre funções essenciais para eventos no Telegram: os grupos e canais.

Grupos:

Os grupos são espaços para reunir pessoas em uma única conversa.

Eles são mais pessoais porque os participantes podem se identificar, interagir e compartilhar mensagens.

Os grupos podem ser abertos ou privados e possuem limite de 200 mil membros.

Canais:

Os canais, por outro lado, funcionam como listas de transmissão onde o conteúdo é enviado sem que haja interação com os participantes.

Neles, somente os moderadores podem enviar conteúdos e promover enquetes.

Dessa forma, ele é mais público porque não há identificação de participantes, nem limites para o número de integrantes do canal.

Caso não seja privado, um canal pode ser encontrado através de pesquisa no próprio Telegram e costuma ser utilizado como fonte de informação.

Assim, muitas pessoas seguem canais para acompanhar notícias sobre áreas de interesse.

Basicamente, a principal função do Telegram para eventos é criar comunidades. 

Isto é, um grupo ou canal de pessoas interessadas na temática do seu evento que o promovam e engajem a partir do conteúdo compartilhado e estimulado por você.

Assim, esse ajuntamento de pessoas vai trazer autoridade para o seu evento, além de divulgação orgânica.

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Dessa maneira, vai atrair mais pessoas e mantê-las fiéis a tudo que você promove, seja eventos recorrentes ou outras programações relacionadas ao evento principal.

Mas por que utilizar o Telegram e como ele difere de outras ferramentas, como o Whatsapp? Confira mais informações.

Benefícios de utilizar o Telegram para eventos

  • Criação de comunidades a partir de grupos e canais;
  • Comunicação direta com participantes;
  • Maior facilidade para atrair pessoas interessadas em seu conteúdo;
  • Ferramenta ideal para divulgar e vender novos eventos;
  • Divulgação de canais públicos de forma aberta a pesquisa dos membros;
  • Número máximo de participantes de 200.000 para grupos e ilimitado para canais;
  • Possui ferramentas para facilitar a comunicação e networking, como threads em mensagens;
  • Possui relatórios e dados que permitem conhecer melhor o público.

Tabela: Telegram x Whatsapp

Quando utilizar o Telegram?

Para muitos usuários, o Telegram pode parecer mais benéfico do que o Whatsapp.

No entanto, o segundo aplicativo ganha em popularidade. É muito mais fácil encontrar pessoas que o utilizam e podem entrar em seus grupos!

Aliás, o Whatsapp é o aplicativo mais usado no Brasil. Enquanto o Telegram não ocupa nem mesmo as dez primeiras posições, segundo relatório do We Are Social.

Mas você não quer atingir o mundo todo, não é? Para alcançar seus objetivos, seu foco deve ser o seu público!

Por isso, antes de investir tanto esforço no Telegram, é necessário identificar se seus participantes se interessam por ele.

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Assim, você vai descobrir em quais canais vale a pena investir.

Se seu público já usa o Telegram ou tem potencial para começar a usar a rede social, então está na hora de utilizá-lo!

Crie grupos específicos para o seu evento

Como eu te falei, os grupos são mais pessoais, pois permitem a identificação dos usuários.

Além disso, é somente nos grupos que os participantes podem enviar mensagens e respondê-las em formato de thread, criando espaços de discussão e networking.

Por isso, é ideal que você use o Telegram para criar grupos específicos para o seu evento.

Assim, você pode compartilhar fotos, vídeos, conteúdos e novidades. Crie um lugar onde todo mundo comenta e engaja.

Esse pode ser um espaço especial para seus participantes, onde você pode entregar conteúdos exclusivos, como:

  • Fotos do evento;
  • Materiais de apoio;
  • Conteúdos relacionados;
  • Entrevistas com palestrantes;
  • Responda dúvidas dos participantes;
  • Enquetes ao longo do evento e após seu término.

Mas lembre-se de divulgar o seu grupo, ok?

Você pode estimular os participantes durante o evento ou compartilhar botões de acesso ao Telegram na página de inscrição. Em breve, eu te ensino a fazer isso!

Relacione os grupos a canais de conteúdo de interesse

Por outro lado, como eu havia te dito, os canais são mais generalistas e normalmente são utilizados como fonte de informação.

Mas eles podem ser usados de forma estratégica! 

Por exemplo, você já deve ter percebido que seu evento produz uma quantidade enorme de conteúdo, não é?

Então, por que não divulgar essas informações em um canal público do Telegram?

Essa é uma ótima estratégia para alcançar pessoas interessadas no seu conteúdo, mas que ainda não conhecem o seu evento.

Afinal, os canais públicos podem ser encontrados por qualquer pessoa que pesquisar no Telegram.

Então, lembre-se de escolher um nome atrativo e utilize uma palavra-chave da sua área para chamar a atenção de pessoas interessadas no assunto.

-> Veja também: 3 dicas infalíveis para fazer o seu evento aparecer no Google

Por lá, você pode comunicar novidades sobre a área em que seu evento está inserido e divulgar o evento ou grupo no mesmo local.

Assim, você estará atingindo seu público alvo. De fato, vale a pena testar!

Analise os dados

Grupos e canais são ótimas ferramentas para entender melhor o seu público. E a ferramenta de insights do Telegram pode te ajudar ainda mais!

A partir de 500 integrantes em um grupo, você já pode acessar a ferramenta de estatísticas.

Isso vai te ajudar a entender qual conteúdo é de maior interesse, dias e horários ideais para enviar informações, usuários que mais engajam, de onde os usuários vêm e muito mais.

Faça a gestão de múltiplos canais sem sair da ferramenta

Outro diferencial do Telegram é a facilidade de gerir os diferentes grupos e contas.

Portanto, se seu público utiliza a ferramenta, não hesite em usá-la para criar a comunidade que você tanto deseja.

No Telegram, você consegue organizar os conteúdos por pastas e visualizar todo o seu painel de grupos e canais de maneira simples.

Assim, se você organiza diferentes eventos e possui grupos para cada um deles, o Telegram pode tornar a sua gestão mais simples. 

Além disso, o aplicativo permite que você use 3 contas ao mesmo tempo sem precisar deslogar.

Isso é uma ótima solução para empresas que possuem diferentes contas para eventos distintos. Dessa maneira, é possível unir a gestão em um só lugar.

  • Exclusão e edição de mensagens a qualquer momento, sem notificação de que foi apagada;
  • Armazenamento de arquivos na nuvem, ao invés do próprio celular;
  • Uso de vídeo para imagem do perfil;
  • Filtro de mensagens de pessoas que não são contatos diretos.

Agora, lembra que eu te falei que botões de acesso ao grupo do Telegram podem ser adicionados na página de inscrição do seu evento?

Fazer isso sozinho pode ser complicado. Mas uma plataforma de eventos, como a Even3, descomplica tudo oferecendo esse serviço gratuitamente.

Suporte na página de pagamento

 

Exemplo de página de pagamento da Even3
Página de pagamento da Even3

A Even3 torna o contato com a organização do evento muito mais simples e acessível.

Você pode adicionar informações de contato rápido na página de pagamento do seu evento para evitar a desistência das compras.

Assim, se houver qualquer erro no pagamento, o participante verá um botão para contato via Telegram e pode resolver o problema rapidamente, sem desistir da compra.

Muito melhor para as finanças do seu evento, não é?

Botões de acesso a grupos no Telegram

Ainda, você pode adicionar botões que encaminham seus participantes para os grupos do Telegram do seu evento.

Eles são divulgados no melhor momento: na hora da inscrição e na confirmação!

Assim, você garante que apenas participantes estão nos grupos divulgados.

E fazer isso é bem simples e rápido: basta ativar a funcionalidade gratuitamente no menu de Ferramentas.

Que tal ver agora como funciona? Crie um evento gratuitamente na Even3:

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