Whatsapp para eventos: imagem de destaque

Whatsapp: aprenda a utilizá-lo como aliado ao seu evento

Você já pensou em utilizar o Whatsapp no seu evento? Essa ferramenta que já é tão natural no dia a dia dos brasileiros pode ser uma aliada valiosa!

Afinal, o Brasil é o segundo país que mais utiliza o aplicativo. Essa fama toda já o fez deixar de ser apenas um trocador de mensagens.

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 80% dos brasileiros usam o Whatsapp para se conectar com marcas.

Por isso, ele pode potencializar suas estratégias de marketing, comunicação e até servir de suporte rápido. Baixe agora o kit de marketing para eventos

Certamente, começar a utilizar o Whatsapp para eventos vai fazer uma diferença na experiência do participante. Além de facilitar muito a sua vida!

Saiba mais:

Para começar a interagir com seus participantes pelo Whatsapp, o ideal é que você baixe o Whatsapp Business.

Ele é uma versão gratuita do Whatsapp desenvolvida para atender às necessidades de pequenas empresas.

Com ele, é possível fazer algumas ações adicionais, como:

  • Perfil comercial: exiba informações como endereço, e-mail e site;
  • Etiquetas: crie marcadores para classificar e encontrar as conversas mais rápido;
  • Ferramentas de mensagens: utilize respostas automáticas;
  • Estatísticas: verifique dados de alcance e engajamento na comunicação com seus participantes.

Assim, você já tem uma boa base para começar. Mas atente-se às dicas ao longo do texto!

Os benefícios de um Whatsapp Business são inegáveis, mas você já parou para pensar como isso pode ser aplicado para eventos?

1. Fideliza participantes

Lembra quando eu contei que 80% dos brasileiros têm contato com as marcas via Whatsapp?

Isso acontece porque uma conversa pelo Whatsapp pode dar mais credibilidade e segurança para uma pessoa interessada.

Normalmente, essas pessoas tiram dúvidas e vão atrás de mais informações.

E isso é ótimo! Afinal, há algo mais íntimo do que conversar diretamente com quem tem interesse no seu evento?

Caso a pessoa ache o que procura e tenha um bom atendimento, provavelmente vai se tornar um participante ativo.

2. Diminui o abandono de carrinho

Falando em credibilidade e segurança, a mesma pesquisa da OpinionBox registrou que os principais motivos de contato com marcas pelo Whatsapp são:

  • Busca por mais informações;
  • Suporte;
  • Compra de produtos ou serviços. 

Por isso, botões de Whatsapp são quase sempre implementados na página de pagamento de eventos.

Assim, caso os participantes tenham alguma dúvida, vão buscar o contato pelo Whatsapp ao invés de desistir da compra.

3. O canal de suporte mais acessível

Em relação ao suporte, o Whatsapp certamente é o meio mais buscado para tirar dúvidas.

Isso porque ele já é comumente utilizado pelo brasileiro para se comunicar. Então, resolver problemas através dele é mais rápido, fácil e acessível.

Por esse motivo, muitos participantes sentem um certo alívio quando sabem que há a possibilidade de suporte rápido pelo Whatsapp, sabia?

Oferecer essa alternativa vai deixar seu evento mais seguro e confiável.

4. Melhora a experiência do participante

O Whatsapp pode despertar muitos sentimentos positivos em relação ao seu evento. E eles são muito importantes!

Quando há facilidade para buscar informações, resolver problemas e atender necessidades, muitas pessoas podem ter uma percepção do seu evento como algo organizado e bem estruturado.

-> Saiba mais sobre Experiência do Cliente

Isso faz com que elas queiram voltar para outras edições, engajem mais, convidem outros amigos e promovam seu evento de forma orgânica. Um ganho enorme, não é?

5. Cria comunidades

Aproveitando esse engajamento todo, que tal criar grupos exclusivos para participantes?

O Whatsapp é um bom canal para estabelecer comunidades.

Com grupos exclusivos, você mantém seus participantes engajados até mesmo depois do final do evento.

Ainda, fortalece o networking entre eles e cria expectativas para próximos eventos e outros encontros. 

O Whatsapp tem até uma função para facilitar isso, vou te ensinar a fazer na prática!

Um dos principais benefícios do Whatsapp para eventos é a criação de comunidades com participantes.

A ferramenta possui um recurso com o mesmo nome que permite reunir diversos grupos abertos aos participantes e enviar mensagens para eles de uma vez só.

Para isso, você deve:

1. Crie grupos no Whatsapp

No Whatspp, toque em “Mais opções” e em “Novo grupo”.

Menu de Mais Opções no Whatsapp

Você pode criar um grupo para todos os participantes de eventos ou para cada edição do evento realizada.

Assim, se um participante estiver em um grupo da sua comunidade, pode ver todos os grupos que fazem parte da comunidade e participar deles, se desejar.

2. Crie as comunidades

Para criar comunidades, clique no Menu acima da lista de conversas no Whatsapp e crie uma nova comunidade.

-> Veja o passo a passo do Whatsapp

  • A sua comunidade pode ter até 50 grupos;
  • Os grupos são abertos para qualquer membro da comunidade entrar.

Assim, você terá mais facilidade para administrar grupos diferentes.

Além disso, os membros dos grupos podem transitar na comunidade, conhecendo outras pessoas ou outros eventos seus.

3. Envie as mensagens certas e estimule a participação

Com uma comunidade, você pode enviar mensagens para todos os grupos de uma só vez.

Mas se você não fizer o uso correto da ferramenta, vai acabar gerando o efeito oposto da comunidade.

A ideia é que seus participantes interajam e conversem entre si, apesar de você.

Eu sei que isso não parece muito positivo para vendas, mas acredite: é muito poderoso!

Aqui o objetivo não é usar grupos para fazer propagandas, mas criar um relacionamento pessoal e próximo a ponto do seu evento virar referência para pessoas.

Por isso:

  • Invista em conteúdo interativo;
  • Converse e interaja com as respostas;
  • Promova debates com temas atualizados e de interesse do público;
  • Se a conversa estiver “morrendo”, crie categorias de conteúdos para debater semanalmente.

Como configurar mensagens automáticas no Whatsapp?

Como eu te disse, o Whatsapp também pode ser usado em conversas de um para um. É o caso dos pedidos de mais informações ou suporte.

Para isso, você pode utilizar as mensagens automáticas para agilizar o atendimento.

No Whatsapp Business, as mensagens automáticas podem ser selecionadas entre boas-vindas ou ausência.

Para configurá-las, siga o passo a passo da ferramenta:

  • Toque em Mais opções > Ferramentas comerciais > Mensagem de ausência.  

A mensagem de saudação é uma mensagem personalizável que é enviada automaticamente para as pessoas que têm a primeira interação com você ou após 14 dias sem atividades na conversa.

Já a mensagem de ausência, como o próprio nome já diz, pode ser habilitada quando você estiver ausente.

4 dicas para mensagens automáticas:

  1. Informe o horário de atendimento e/ou tempo médio de espera nas mensagens automáticas;
  2. Se preferir, envie artigos da Central de Ajuda ou da página de perguntas frequentes nas mensagens automáticas. Isso vai fazer a triagem e resolver questões mais simples rapidamente;
  3. Utilize uma linguagem receptiva, fale de forma que seu público entenda e se identifique;
  4. De preferência, faça uma mensagem curta e direta.
Exemplo de mensagem de saudação:

“A Even3 agradece o seu contato. Como podemos te ajudar? 🚀 Estamos disponíveis das 8h às 18h.

⏰ Tempo de espera para o atendimento: 10 minutos.

➡️ Caso prefira um atendimento mais rápido, verifique os artigos disponíveis em nossa Central de Ajuda.”

Ative as Respostas Rápidas do Whatsapp Business

Ainda falando das respostas, no Whatsapp Business você pode criar uma lista com respostas rápidas ativadas por um atalho.

Por exemplo, se frequentemente você recebe perguntas sobre a compra de ingressos, você pode criar uma resposta padrão para o caso.

Assim, quando você ler algo do tipo em suas mensagens, pode clicar no atalho definido e acessar o texto da resposta rapidamente.

Isso vai tornar seu atendimento muito mais ágil e aumentar a satisfação dos participantes.

Por isso, use essa funcionalidade para facilitar a resposta de perguntas frequentes no Whatsapp.

Para ativá-la, é só ir até a área de “Ferramentas comerciais” do Whatsapp Business.

Como integrar o Whatsapp à plataforma de eventos?

Finalmente, você ainda pode tornar a vida do seu participante muito mais fácil ao simplificar o acesso ao seu Whatsapp ou grupo.

Lembra que eu disse que botões de Whatsapp são normalmente adicionados nos carrinhos de compra?

Fazer isso sozinho pode ser complicado. Mas uma plataforma de eventos, como a Even3, descomplica tudo oferecendo esse serviço gratuitamente.

Suporte na página de pagamento

Exemplo de suporte pelo Whatsapp no Checkout da Even3
Página de pagamento da Even3

A Even3 torna o contato com a organização do evento muito mais simples e acessível.

Você pode adicionar informações de contato rápido na página de pagamento do seu evento para evitar a desistência das compras. Exatamente como ensinamos no vídeo abaixo:

Assim, se houver qualquer erro no pagamento, o participante verá um botão para contato via Whatsapp e pode resolver o problema rapidamente, sem desistir da compra. Muito melhor para as finanças do seu evento, não é?

Botões de acesso a grupos no Whatsapp

Ainda, você pode adicionar botões que encaminham seus participantes para os grupos do Whatsapp do seu evento.

Eles são divulgados no melhor momento: na hora da inscrição e na confirmação!

Assim, você garante que apenas participantes estão nos grupos compartilhados.

E fazer isso é bem simples e rápido: basta ativar a funcionalidade gratuitamente no menu de Ferramentas.

Que tal ver agora como funciona? Crie um evento gratuitamente na Even3:

Crie seu evento gratuitamente na Even3

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos