Métricas para eventos: imagem de destaque

8 métricas para medir o sucesso do seu evento

Você já se perguntou o que mede o sucesso de um evento? Eu te respondo: métricas são a solução!

Se você nunca ouviu falar nessa possibilidade, então precisa conhecer esses diferentes números e dados capazes de mostrar o que deu certo e o que precisa melhorar no seu evento.

Inclusive, são elas que vão te ajudar a criar estratégias mais assertivas, como descobrir as áreas certas para investir seu dinheiro ou trabalhar os pontos fortes para os eventos recorrentes, por exemplo.

Mas, para coletar tudo isso, é preciso ter atenção, estudar os objetivos do seu evento e, só assim, começar a agir!

Pensando nisso, eu quero te ensinar tudo sobre métricas. Saiba mais sobre:

Basicamente, métricas significam medidas quantificáveis usadas para avaliar o status de uma ação ou objetivo.

Por exemplo, se você quer vencer uma maratona de corrida, a sua velocidade será uma métrica usada para saber se você está indo bem na prova ou não.

Dessa forma, as métricas são sempre dados reais, mensuráveis e que vão ajudar a identificar se seu propósito foi alcançado.

No caso dos eventos, esses dados sinalizam o seu desempenho, medindo o progresso, os pontos críticos e o que ainda pode ser implementado pela sua organização.

Por isso, elas são aliadas na tomada de decisões estratégicas e podem ser tanto dados puros, como dados gerados a partir de análises. Em breve, vou te mostrar alguns exemplos.

De qualquer forma, é a partir da leitura das métricas que você vai assimilar informações importantes para o seu evento. E eu vou te ensinar a fazer isso!

Primeiramente, você precisa entender que não dá para mensurar tudo!

Isso porque métricas demandam tempo e acompanhamento, por isso, você deve escolher o que responde às suas necessidades e o que é possível de ser mensurado.

Nesse caso, não existe métrica melhor ou pior! São os objetivos do seu evento que vão definir as métricas que você vai acompanhar.

Portanto, para definir quais métricas você vai acompanhar em seu evento, preste atenção nos seguintes pontos:

  • Elas devem estar alinhadas com seus objetivos;
  • Deve ser possível mensurá-las através de dados quantificáveis;
  • Estude as ferramentas disponíveis para acompanhar as métricas;
  • Elas devem ser compartilhadas e entendidas por toda comissão organizadora;
  • Deve ser fácil entender os resultados e acompanhar melhorias ou pioras.

Exemplos de métricas para eventos

Na prática, há várias métricas importantes em eventos.

Por exemplo, se você quiser saber se sua estratégia de comunicação está dando certo, provavelmente você vai olhar para os dados das redes sociais ou taxa de abertura de e-mail.

Embora as principais métricas mudem a depender do objetivo, é comum que organizadores acompanhem:

  • Número de participantes;
  • Vendas realizadas;
  • Métricas de desempenho;
  • Taxas de abertura e cliques em e-mail;
  • Engajamento nas redes sociais;
  • Pesquisa de satisfação.

Bom, agora que você já sabe quais são as principais métricas para eventos, com certeza deve ter percebido a importância desses indicadores.

Como eu já citei, elas são aliadas para tomar as decisões corretas antes, durante e depois do evento.

Por isso, também nos indicam em quais lugares vale a pena investir ou não.

Por exemplo, se você está querendo melhorar a divulgação do seu evento, os anúncios pagos para vender mais ingressos podem ser muito rentáveis, mas são as métricas que vão te confirmar essa hipótese ou não.

Ainda, elas são essenciais para eventos recorrentes, uma vez que fornecem dados do que está funcionando, o que pode melhorar e até insights para implementar coisas novas.

Dessa forma, você precisa saber medir os resultados e ler os dados da forma correta.

planilha obrigatória para eventos

1. Número de participantes

Como eu te disse, métricas são números que medem o desempenho do seu evento. Então, o que pode ser melhor do que o número de participantes, não é?

Portanto, essa é uma métrica central! 

É ela que mede o status dos seus principais objetivos, como alcançar mais pessoas e aumentar os lucros com a venda de ingressos.

Como acompanhar?

Para ver o número de participantes, você primeiro deve contabilizá-los em algum lugar de fácil acesso para todos da comissão organizadora, como numa plataforma de eventos.

Além disso, as métricas ganham ainda mais importância quando você aprende a ler e interpretá-las.

Por exemplo: ao invés de olhar apenas o número de participantes, você pode também analisar os dados sobre eles, como idade, profissão, se é autor de trabalho ou não etc.

Isso vai te ajudar a entender quem é seu público e como atender as necessidades deles.

Por isso, é importante armazenar essas informações em um local que possibilite a visualização completa, como na Even3, que possui um menu dedicado apenas às pessoas envolvidas no seu evento.

Demonstração: Menu Pessoas da Even3
Menu Pessoas na plataforma Even3

Ainda, seu armazenamento deve permitir a exclusão dos dados caso o participante solicite, pois isso é uma exigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

-> Saiba mais sobre LGPD para eventos

2. Taxa de conversão de inscrição

Vai por mim: você vai ouvir muito esse nome!

Ao falar sobre número de inscritos, não dá para não pensar na conversão.

No marketing, esse termo é usado para definir toda ação mensurável para atingir um objetivo.

Por exemplo, nos eventos normalmente acompanhamos a taxa de conversão do site.

Nesse caso, mensuramos quantos visitantes, de fato, concluíram a compra e cumpriram com o objetivo da inscrição.

Analisando essa taxa você consegue observar se você pode atrair mais pessoas, se há algo para mudar em seu site e até mesmo identificar erros no processo de compra

Como acompanhar?

Para analisar essa métrica é essencial que você tenha acesso ao número de visitantes no site do seu evento e o número de inscrições realizadas.

Para isto você pode contar com ferramentas de análise de dados de tráfego, como o Google Analytics.

Embora seja uma função simples para o Google Analytics, ele pode ser usado gratuitamente para este fim, além de fornecer também relatórios de acessos, tempo de uso, padrões de comportamento e muito mais.

Mas lembre-se: foque nas métricas que fazem sentido para o objetivo do seu evento!

3. Inscrições não realizadas

Agora você pode estar se perguntando o que fazer com essas pessoas que visitaram o seu site e não finalizaram a inscrição, não é?

Nesse caso, você pode trabalhar as métricas das inscrições não realizadas.

Por exemplo, pessoas que se inscreveram em apenas uma atividade, mas não no evento completo; não finalizaram a compra do ingresso ou não completaram o formulário de inscrição.

Como acompanhar?

Como são situações distintas, há diferentes maneiras de acompanhar essas métricas.

Para isto, é essencial que você tenha formas de mapear e contabilizar as desistências no processo de inscrição, como “abandono de compra no carrinho” ou “inscrição incompleta”.

Nesse caso, a tecnologia pode ser sua aliada!

Na Even3, por exemplo, o menu “Pessoas” exibe os participantes que acessaram o seu evento, se cadastram, mas não realizaram a inscrição. Sendo assim, é possível enviar e-mails lembrando-os de se inscrever.

Demonstração: Menu Pessoas da Even3
Categorias de pessoas envolvidas no evento

Métricas das redes sociais: cuidado com a vaidade

Entre as métricas mais populares estão as métricas de redes sociais. Ou seja, os indicadores de desempenho da sua campanha de marketing digital.

Elas devem estar ligadas aos objetivos da sua estratégia de marketing. Ou seja, esses são os indicadores que apontam se os objetivos do marketing estão sendo alcançados ou não.

Kit de Marketing para Eventos

Como os objetivos e estratégias são diversos, há muitos tipos de métricas de redes sociais e você precisa escolhê-las de forma objetiva.

Portanto, evite métricas de vaidade! Esses são dados mais visíveis e populares, como curtidas e número de seguidores, mas que, às vezes, não fazem sentido para atingir suas metas.

-> Saiba como usar as redes sociais a favor do seu evento.

São exemplos de métricas de redes sociais:

4. Retorno sobre investimento

Para saber se todos os seus esforços de divulgação estão dando lucro, recomenda-se que você acompanhe o Retorno sobre Investimento (ROI).

Ele é usado para mensurar qual é o rendimento das suas ações de marketing.

Como acompanhar?

Basicamente, o ROI é calculado somando todo o lucro líquido do evento e subtraindo dele o que foi gasto com ações de divulgação.

Caso o valor seja muito alto, isso é um indicativo que há algo errado e você pode optar por novas estratégias de marketing.

5. Taxas de abertura e clique em e-mails

Quando falamos de marketing digital, o e-mail marketing é uma estratégia bastante utilizada.

Normalmente, para medir a sua efetividade são acompanhadas as taxas de abertura e clique em botões do e-mail.

Nesse caso, e-mails com mais de 12% de taxa de abertura costumam indicar uma boa interação com o público, mas o ideal é que estejam acima de 20%.

Além disso, uma taxa de abertura alta não garante o clique em links.

Então, se seu objetivo é fazer com que seu participante clique em botões no e-mail, lembre-se de acompanhar esses dados e focar sua estratégia para melhorar os indicadores.

 

Como acompanhar?

Para acompanhar os dados sobre e-mails é necessário que você conte com uma ferramenta de disparo de e-mails, como o Active Campaign, MailChimp, Getresponse, Sendinblue e, até mesmo, a Even3.

Nessas plataformas, além do acompanhamento dos dados sobre o e-mail, é possível automatizar funções importantes para o e-mail marketing, como o envio.

6. Engajamento

O engajamento é a métrica que mede a interação dos seus participantes com as publicações das suas redes sociais através de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Uma boa taxa indica que, provavelmente, seus conteúdos estão sendo entregues e atingindo as pessoas certas.

No entanto, lembre-se de não olhar para essa métrica com vaidade. Afinal, ela deve ser sempre analisada de acordo com os objetivos do evento.

Por exemplo, altas taxas de engajamento devem acompanhar também o aumento no número de inscritos no seu evento.

Como acompanhar?

A taxa de engajamento de um perfil ou post é calculada a partir do número médio de interações em um determinado período, dividido pela quantidade de seguidores da página ou alcance da publicação no mesmo período.

No próprio Instagram há dados sobre o alcance e engajamento das suas publicações. Você pode acompanhá-los por lá!

No entanto, há vários programas que te ajudam a coletar os dados necessários, fazer o cálculo do engajamento e mapear tudo em um só lugar, como é o caso do RD Station, mLabs, entre outros.

7. Parcerias e patrocínios

Olhar para os resultados das parcerias e patrocínios é essencial tanto para a sua organização, quanto para os patrocinadores.

Aliás, esses números podem ser usados como argumento para conseguir outras parcerias e fortalecer o seu evento.

Como acompanhar?

Tudo vai depender do tipo de parceria realizada!

Do lado da organização do evento, é comum mensurar se as parcerias, de fato, estão trazendo acesso ao site ou aumento no número de vendas.

Para isto, é possível criar links únicos para os parceiros, usar cupons de desconto exclusivos e verificar o número de compras, etc.

Já do lado dos patrocinadores, também é essencial que você mostre quantas pessoas têm contato com ele ou interagem com a marca.

-> Conheça 5 dicas de patrocínio online

Por exemplo, é comum usar métricas como cliques no site do patrocinador, número de visualizações de vídeo com a logo, número de acessos ao estande virtual, entre outros.

8. Pesquisa de satisfação

Por fim, essa é uma das métricas mais abrangentes e importantes.

Isso porque a pesquisa de satisfação é um instrumento que serve para medir e avaliar a qualidade do evento.

Conhecido também como feedback, essa métrica é essencial para:

  • Conhecer o público;
  • Medir o sucesso do evento;
  • Indicar pontos fortes e fracos;
  • Mapear temas para edições futuras e preferências dos participantes.

Como acompanhar?

Pesquisas de satisfação podem ser feitas em diferentes momentos do evento e através de ferramentas diversas, como formulários, e-mails e plataformas de eventos.

Entre as mais comuns, há o Net Promoter Score (NPS), que é feito como na imagem abaixo. Você já viu algo parecido por aí?

O NPS é calculado com base na resposta a uma pergunta: “De 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa (ou evento) para um amigo ou familiar?”

A partir daí, a nota atribuída ao evento se torna uma métrica super importante e te ajuda a entender o que seu participante deseja.

Assim, você pode identificar as áreas de melhoria, trabalhar os feedbacks e construir um relacionamento saudável com o seu público.

Mas, quer saber por onde começar a medir tudo isso?

Pensando nas diversas métricas importantes para o seu evento, os especialistas da Even3 criaram um material para te ajudar! 

Confira o modelo de pesquisa de satisfação da Even3 e comece agora a mensurar o sucesso do seu evento:

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