Saiba como organizar ambientes de networking

Quer saber mais sobre o que é o networking em eventos e como você pode organizar um bom ambiente para essa prática? Então você veio ao lugar certo!

Eventos que propõem networking costumam atrair ainda mais participantes, gerando uma receita acima do normal.

Dessa forma, é importante que você tenha um planejamento para estabelecer um ambiente ideal para que os seus participantes façam networking.

E pode ser que você não saiba por onde começar. Mas não tem problema algum!

Neste post eu deixei ótimas instruções para você aprender tudo sobre:

Fazer networking é a ação de interagir com outras pessoas para trocar informações e também desenvolver contatos profissionais ou até mesmo sociais.

Dessa forma, é bem comum que exista uma grande demanda por essas oportunidades de criação de contatos profissionais, dentro do mundo corporativo.

E no mundo dos eventos isso não é diferente, principalmente pela grande quantidade de pessoas que costumam frequentar eventos corporativos e acadêmicos, buscando ampliar a sua rede de contatos.

Assim, o networking se torna uma ferramenta que pode ser utilizada para atrair ainda mais participantes para o seu evento.

E para isso, basta que você crie um ambiente presencial ou virtual, que torne a ação do networking viável para as pessoas.

1. Realize coffee breaks

Os coffee breaks são as famosas pausas para o cafézinho, que acontecem entre as atividades e palestras de um evento.

É nesse momento de descanso que as pessoas encontram um espaço para conversar e trocar experiências.

Por isso, crie um ambiente favorável para que as pessoas possam se encontrar, debater e compartilhar conhecimentos sobre ideias em comum.

Dessa forma, é interessante e até mesmo recomendável que você disponibilize cadeiras e mesas em bom número, para que os participantes tenham diversidade de espaços para fazer networking.

Ainda, também existem os coffee breaks virtuais, caracterizados por pausas e conversas em tempo real, através do chat on-line.

Dependendo do tamanho do seu evento e da plataforma, também é possível que os participantes interajam entre si por meio de conversa por voz e vídeo.

Manual da Experiência do Participante

2. Escolha um espaço que faça sentido

E por falar em espaço, antes da realização do coffee break, é necessário que você escolha o local com antecedência, tratando-o com o mesmo cuidado que você terá ao escolher o auditório, por exemplo.

Por isso, é importante que você tenha em mente as dimensões do local e a quantidade de pessoas que ele poderá suportar.

E não só isso! As pessoas não podem ficar apenas amontoadas em um único local, então tenha em mãos uma checklist para cumprir itens básicos, como:

  • Espaço para caminhar no salão;
  • Fácil acesso aos banheiros;
  • Bom espaço para mesas e cadeiras.

E claro, em caso de estar realizando um evento online, escolha uma plataforma que permita a interação em tempo real, facilitando diálogos em grupo ou privados.

3. Disponibilize crachás

O networking acontece, geralmente, por conta da fácil interação e afinidade das pessoas, através de conversas sobre os seus hobbies e atribuições em comum.

Por isso, disponibilize crachás em seu evento e facilite a identificação dos participantes entre si, otimizando a “quebra do gelo” entre eles!

Por exemplo, é possível criar crachás com informações removíveis, como adesivos, que podem ilustrar de forma rápida um resumo sobre a pessoa que o estiver utilizando.

Essas informações removíveis podem ser:

  • Nome e sobrenome;
  • Informações pessoais;
  • Cargo;
  • Hobbies.
  • Área de interesse;
  • Assuntos de interesse.

E caso você não saiba por onde começar na hora de criar esses crachás, basta clicar no banner abaixo para começar a confeccionar o seu!

crachás para eventos modelos gratuitos

4. Crie comunidades

O senso de comunidade é o que mantém os participantes de um evento engajados, mesmo quando estão fora dele.

E para criar uma comunidade não precisa de muita coisa, basta começar pela criação de grupos dentro de redes sociais.

Por exemplo, crie grupos no facebook, reunindo apenas os seus participantes e realizando postagens que incentivam o engajamento, estimulando-os a comentar e socializarem entre si.

E caso você tenha alguma dúvida sobre quais postagens realizar, você pode utilizar as seguintes chamadas para o pré e também pós-evento:

  • “O que você espera para o evento esse ano?”
  • “Como foi a sua experiência?”
  • “O que vocês mais gostaram dessa edição?”
  • “Comentem abaixo o que vocês querem para as próximas edições!”

Dessa forma, você poderá estabelecer um ambiente de networking antes, durante e depois do evento, podendo também utilizá-lo como um local de divulgação das próximas edições.

-> Conheça estratégias para fidelizar os participantes do seu evento

5. Faça você também networking com o seus participantes 

Como já vimos até aqui, criar ambientes de networking pode trazer diversos benefícios para o seu evento.

Mas você já pensou em se colocar como um participante dessa prática dentro do seu próprio evento? Pois é.

Escute os seus participantes

Uma das maiores ferramentas que um organizador não pode deixar passar, é o networking com os participantes do evento.

Já que, o que seria melhor para transformar o seu evento do que escutar seus próprios participantes?

Aproveite o momento para circular no ambiente e conhecer diferentes pessoas, ao mesmo tempo em que as escuta, conhece o seu próprio público e as suas necessidades.

Ainda, também é importante colher informações e feedbacks sobre o seu evento, absorvendo as críticas e sugestões e os transformando em pontos fortes nas próximas edições.

Viu o potencial dessa prática? O seu networking com os participantes pode servir como uma pesquisa de satisfação mais impessoal e direta!

modelo de pesquisa de satisfação para eventos

Conheça novos profissionais

Popularmente, a falta de profissionais adequados para a realização de um evento de sucesso, é um grande déficit dos organizadores de evento.

E não só isso, pois encontrar esses profissionais pode ser uma tarefa bem difícil, principalmente quando você ainda nem tem palestrantes definidos para a grade do seu evento.

Dessa forma, aproveite a temática do seu evento e as pessoas que estarão reunidas ali por conta dele.

Aproveite para além de conversar, reunir contatos de pessoas que tenham potencial para trabalharem ao seu lado!

Dessa forma você poderá recrutar: 

Crie contatos com patrocinadores

E por último, mas com certeza não menos importante, aproveite para estabelecer contatos corporativos que podem ser muito importantes para o seu evento: os patrocinadores!

Em caso dos seus patrocinadores estarem presentes no evento, você pode fortalecer os laços, conhecendo-os melhor e vice-versa.

Ainda, também é possível criar oportunidades de conhecer novos patrocinadores para apresentar os seus projetos de patrocínio.

projeto de patrocinio para eventos

Comece criando um evento corporativo ou acadêmico e promova ambientes de networking da maneira que achar melhor.

Assim você poderá programar suas palestras e atividades, estruturar o seu coffee break e deixar tudo organizado para os seus participantes.

Para isso, basta clicar no banner abaixo e criar o seu próprio evento em poucos cliques!

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