comunidade virtual

Saiba o que é uma comunidade virtual e transforme seu evento

Se você busca conectar os participantes do seu evento de forma mais efetiva, trazendo uma interação única entre eles, você não pode deixar de apostar em uma comunidade virtual.

Isso porque essas comunidades são poderosas quando aliadas a uma boa organização de eventos. Com elas, você pode reunir centenas ou até milhares de pessoas em um único lugar.

Assim, o seu evento pode aumentar exponencialmente o alcance, livre de barreiras físicas.

E nesse artigo eu vou te mostrar como utilizar uma comunidade virtual a favor do seu evento, fazendo você saber tudo sobre:

Basicamente, uma comunidade virtual é estabelecida com um grupo de pessoas por meio de comunicação à distância.

Esses ambientes são caracterizados por fóruns, grupos ou comunidades dentro de redes sociais populares, como o Facebook, onde o foco principal é a socialização e troca de experiências.

Assim, existem diferentes tipos de comunidade, que unem pessoas com interesses comuns, dentro de um ambiente virtual.

No mundo dos eventos, essas comunidades podem ser utilizadas como uma forma de gerar interação entre os participantes e também com a organização do evento. No vídeo e no texto abaixo, explicamos como fazer isso:

1. Tenha uma comunicação direta com seus participantes

Uma dificuldade comum entre organizadores de eventos é o estabelecimento de uma conexão direta com os seus participantes.

Porém, com uma comunidade virtual para eventos, você pode agregar todas essas pessoas em um único lugar, que estará falando apenas sobre uma coisa: o seu evento!

E não só isso, pois também existem os conteúdos de apoio, curadoria exclusiva para a comunidade, espaço de discussão sobre temas relacionados…

Sendo assim, você pode realizar diferentes postagens sobre o seu evento, tanto para agregar valor, quanto para informar ao público. 

Por exemplo, você pode ilustrar:

  • Grade de horários;
  • Atividades do evento;
  • Palestras;
  • Palestrantes convidados.
  • E muito mais!

Ainda, também é possível moldar as discussões do grupo por meio de postagens como:

  • O que estão achando do evento até agora?
  • O que você espera no evento? 
  • Tem algo que a organização pode melhorar? Conta pra gente nos comentários!

Quanto mais você mantiver essas pessoas engajadas, melhor será o aproveitamento da sua comunidade virtual.

2. Divulgue e promova

As comunidades virtuais não são apenas espaços de conversa e interação, elas também podem se tornar ótimas ferramentas de venda e divulgação.

Assim, de forma esporádica, você pode fazer postagens anunciando novas promoções e mudanças no valor dos ingressos.

Por exemplo, anunciar a virada de lote, criando um sentimento de urgência para quem vir aquela postagem.

E claro, aproveite para ilustrar os seus brindes e todos os benefícios do seu evento, como descontos promocionais.

3. Conheça melhor o seu público

Uma das melhores formas de você oferecer uma boa experiência ao seu público, é entender quem são essas pessoas e o que elas buscam.

Por isso, aproveite essas comunidades virtuais para obter detalhes sobre os seus participantes.

Por exemplo, em caso de você criar um grupo fechado no Facebook, é possível exigir um questionário para aplicação de entrada do participante. 

Assim, você pode conhecê-lo melhor e entender quais são os seus gostos e preferências, além da idade e gênero, facilitando a criação de um futuro levantamento de dados.

Modelo de Pesquisa de Público

Mini-pesquisa de satisfação

Uma comunidade virtual pode, como você já viu acima, conversar com o seu público e estabelecer uma comunicação rápida e direta.

E dependendo das suas funcionalidades e ferramentas, você pode ir além do diálogo,  realizando enquetes a qualquer momento para entender a opinião das pessoas.

Por exemplo, ao fim do evento, você pode realizar uma mini-pesquisa de satisfação, perguntando sobre o que as pessoas acharam do evento.

Também é possível colocar diferentes opções para votação, o que pode facilitar a quantificação de votos sobre determinados itens.

1. Grupos no facebook

Como já citei anteriormente, o Facebook é uma rede social com forte senso de comunidade, onde uma das suas grandes ferramentas é a criação de grupos.

Dessa forma, é bem comum que você encontre muitos grupos na plataforma, sejam eles voltados para compra e venda de produtos ou serviços e até mesmo discussão sobre alguma série de TV.

Para começar um grupo, basta que você clique no ícone “+” ao lado do seu nome na rede social. Após isso, selecione a opção “Grupo” e dê um nome a ele.

Agora você já tem uma comunidade virtual, basta que você confeccione os detalhes como imagem da capa, descrição do grupo e título.

O título é muito importante, pois através dele o Facebook poderá recomendar o seu grupo para outras pessoas, que tenham interesses alinhados com o que o seu grupo tem a oferecer.

2. Grupos de telegram e whatsapp

Ao contrário do que popularmente costumam pensar, um chat de texto também é uma forte comunidade virtual. E agora vamos conhecer duas delas:

WhatsApp

O WhatsApp é uma ótima escolha inicial por dois motivos:

  1. É o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no Brasil;
  2. É uma ferramenta de fácil acesso.

Nele, você pode criar grupos de até 256 pessoas, que podem interagir em tempo real, por meio de mensagens de texto, áudio, envio de imagens, vídeos ou até mesmo figurinhas animadas. 

Ainda, o WhatsApp conta com a ferramenta “Canal de transmissão”, onde você pode enviar uma mensagem para muitas pessoas ao mesmo tempo.

Telegram

O Telegram também é um aplicativo de mensagens instantâneas, menos popular do que o WhatsApp no Brasil, mas ele definitivamente não fica atrás em desempenho!

Inclusive, este aplicativo tem sido usado comumente para criar comunidades exclusivas e espaços para debates. Isso porque ele possui algumas funcionalidades super importantes, como:

  • Você pode criar um grupo com 200.000 pessoas!
  • Canais de transmissão;
  • Envio de mensagens de áudio, vídeo;
  • Transferência de arquivos;
  • E muito mais.

Ainda, o Telegram conta com o uso otimizado de bots automatizados, que podem executar tarefas de forma mais rápida.

E você também pode utilizar a ferramenta de análise de dados, disponibilizada para grupos com mais de 500 integrantes.

Por meio dela, você pode entender qual é o melhor dia para postagem de conteúdos no grupo, quais assuntos interessam ao público e até mesmo quais são os integrantes mais relevantes.

3. Newsletter

A newsletter é um formato de comunicação onde um e-mail informativo é disparado com uma certa recorrência.

Esses e-mails oferecem uma curadoria específica sobre determinados assuntos, reunindo diferentes assuntos em um único lugar. 

Assim, é possível criar uma comunidade que discuta esses assuntos com frequência, gerando uma troca de experiências em relação ao conteúdo.

Por exemplo, o Festival do Conhecimento da UFRJ, criou uma comunidade disparando a sua newsletter com frequência, até mesmo depois da realização do evento.

Para saber mais sobre como isso aconteceu, clique no link abaixo:

-> Festival do Conhecimento, da UFRJ, mobilizou mais de 17.000 pessoas online

E lembre-se, você também pode utilizar outros aplicativos e redes sociais para estabelecer a sua comunidade virtual, tudo varia de acordo com o seu evento e o seu público.

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