Imagem de destaque: virada de lote

Como funciona a virada de lote de ingressos em eventos?

Você sabe que começar as vendas do seu evento não é apenas liberar os ingressos online, não é?

O processo de vendas de ingressos e inscrições envolve estratégias, calendário, cupons de desconto e as famosas viradas de lote.

Sendo parte da estratégia de vendas, as viradas de lote são super importantes para quem quer criar expectativa e senso de urgência ao redor do evento.

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Além disso, pode ser uma boa oportunidade para oferecer preços mais acessíveis para participantes interessados no seu evento desde o princípio do planejamento.

Contudo, embora essa estratégia seja bem conhecida, poucos sabem como utilizá-la da maneira correta. Pensando nisso, hoje eu vou te ensinar:

A virada de lote na venda de ingressos é o aumento progressivo do valor das entradas em um período determinado de tempo.

Por exemplo, é muito comum que eventos abram as vendas do primeiro lote antes da confirmação das principais atrações.

Assim, o valor do ingresso costuma ser mais baixo, priorizando os participantes que apostam no evento e na sua programação.

Após a confirmação das presenças ou após a venda do número de ingressos disponíveis no primeiro lote, progressivamente, o preço do ingresso vai aumentando e os lotes mudando.

Essa prática é comum para alavancar as vendas do evento, pois cria expectativa e senso de urgência.

Além disso, com um número definido de ingressos por lote é possível ter maior controle sobre as vendas do evento, inclusive, conseguindo prever os resultados e traçar estratégias para atingi-los.

Benefícios da virada de lote

  • Maior controle financeiro;
  • Mais fácil para acompanhar resultados, metas e estratégias;
  • Cria senso de urgência e comunidade de fãs com os primeiros compradores;
  • Incentiva a compra antecipada.

1. Escolha onde e como você vai vender seus ingressos

Primeiramente, para realizar vendas você precisa ter um espaço! E hoje em dia as bilheterias digitais têm facilitado a vida de muitos organizadores.

Isto é, para evitar filas, aluguel de espaço e contratação de equipe, você pode optar por uma plataforma de vendas de ingressos online.

Assim, seus participantes terão um local onde comprar entradas e se informar sobre seu evento.

Mas, lembre-se: é necessário que a plataforma ofereça segurança e diversidade na hora do pagamento. Desse modo, mais pessoas são beneficiadas e maiores serão as suas vendas.

 

Além disso, você pode buscar por outros benefícios que plataformas como a Even3 oferecem, como:

  • Troca de lotes automática;
  • Credenciamento online;
  • Diferentes tipos de entrada, como ingressos para grupos;
  • Site para evento;
  • Chat com participantes;
  • Pagamento em pix;
  • Página de pagamento em diferentes idiomas.

2. Defina o valor do ticket médio dos lotes

Outro ponto super importante na virada de lotes é o valor das entradas.

Embora muitos criem regras para o aumento progressivo de valor, não existe um preço fixo para isso.

No geral, o valor real do ingresso costuma ser o valor do 2º lote e, por isso, o tempo de venda dele é maior.

Mesmo assim, definir os valores dos lotes vai depender dos objetivos e do planejamento do seu evento. Mas você pode seguir algumas dicas, como:

  1. Planeje o financeiro do seu evento de forma antecipada, definindo objetivos e números ideais de vendas;
  2. Atente-se para o valor do 1º lote. Ele chama atenção dos participantes, portanto, não cobre o valor mais caro logo no começo do evento.

Defina um calendário para os lotes e ações estratégicas para divulgar as vendas.

planilha obrigatória para eventos

Então, quanto cobrar por inscrição?

Para você ter uma ideia do quanto cobrar na inscrição, considere precificar em torno de 25% do valor original do evento e depender menos de patrocínios em alguns casos.

Este pode ser o valor base do seu ingresso, ou seja, do 2º lote. Nesse caso, a diferença de valor para as vendas antecipadas ou 1º lote será definida de acordo com o planejamento do seu evento.

Em uma pesquisa realizada pela Even3 em 2021, constatamos que a maioria dos eventos online da nossa plataforma cobram até R$ 30 por uma inscrição no evento. Saiba mais, veja a pesquisa:

3. Crie um calendário de vendas

Como eu já falei, criar um calendário para a virada de lote é essencial. Isso vai te ajudar a prever entradas e saídas.

Portanto, ao construir o calendário do seu evento conte com:

  • Pré-venda (se fizer parte da sua estratégia);
  • Abertura das inscrições – 1º lote;
  • 2º lote (o maior tempo de vendas);
  • 3º lote (geralmente, o último).

Na hora de vender ingressos online, contar com uma plataforma de eventos, como a Even3, pode ser essencial!

Além dos benefícios já citados, é possível configurar viradas de lote automáticas na plataforma.

No Menu Inscrições, é possível acompanhar todas as entradas do seu evento, definir a quantidade de entradas disponíveis e determinar o valor por período.

Assim, as viradas de lote acontecem de forma automática e você não precisa se preocupar com isso!

Na verdade, várias ações essenciais no seu evento podem ser automatizadas. Conheça a plataforma e crie um evento gratuitamente:

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