Imagem de destaque: virada de lote

Como funciona a virada de lote de ingressos em eventos?

Você sabe que começar as vendas do seu evento não é apenas liberar os ingressos online, não é?

O processo de vendas de ingressos e inscrições envolve estratégias, calendário, cupons de desconto e as famosas viradas de lote.

Sendo parte da estratégia de vendas, as viradas de lote são super importantes para quem quer criar expectativa e senso de urgência ao redor do evento.

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Além disso, pode ser uma boa oportunidade para oferecer preços mais acessíveis para participantes interessados no seu evento desde o princípio do planejamento.

Contudo, embora essa estratégia seja bem conhecida, poucos sabem como utilizá-la da maneira correta. Pensando nisso, hoje eu vou te ensinar:

A virada de lote na venda de ingressos é o aumento progressivo do valor das entradas em um período determinado de tempo.

Por exemplo, é muito comum que eventos abram as vendas do primeiro lote antes da confirmação das principais atrações.

Assim, o valor do ingresso costuma ser mais baixo, priorizando os participantes que apostam no evento e na sua programação.

Após a confirmação das presenças ou após a venda do número de ingressos disponíveis no primeiro lote, progressivamente, o preço do ingresso vai aumentando e os lotes mudando.

Essa prática é comum para alavancar as vendas do evento, pois cria expectativa e senso de urgência.

Além disso, com um número definido de ingressos por lote é possível ter maior controle sobre as vendas do evento, inclusive, conseguindo prever os resultados e traçar estratégias para atingi-los.

Benefícios da virada de lote

  • Maior controle financeiro;
  • Mais fácil para acompanhar resultados, metas e estratégias;
  • Cria senso de urgência e comunidade de fãs com os primeiros compradores;
  • Incentiva a compra antecipada.

1. Escolha onde e como você vai vender seus ingressos

Primeiramente, para realizar vendas você precisa ter um espaço! E hoje em dia as bilheterias digitais têm facilitado a vida de muitos organizadores.

Isto é, para evitar filas, aluguel de espaço e contratação de equipe, você pode optar por uma plataforma de vendas de ingressos online.

Assim, seus participantes terão um local onde comprar entradas e se informar sobre seu evento.

Mas, lembre-se: é necessário que a plataforma ofereça segurança e diversidade na hora do pagamento. Desse modo, mais pessoas são beneficiadas e maiores serão as suas vendas.

 

Além disso, você pode buscar por outros benefícios que plataformas como a Even3 oferecem, como:

  • Troca de lotes automática;
  • Credenciamento online;
  • Diferentes tipos de entrada, como ingressos para grupos;
  • Site para evento;
  • Chat com participantes;
  • Pagamento em pix;
  • Página de pagamento em diferentes idiomas.

2. Defina o valor do ticket médio dos lotes

Outro ponto super importante na virada de lotes é o valor das entradas.

Embora muitos criem regras para o aumento progressivo de valor, não existe um preço fixo para isso.

No geral, o valor real do ingresso costuma ser o valor do 2º lote e, por isso, o tempo de venda dele é maior.

Mesmo assim, definir os valores dos lotes vai depender dos objetivos e do planejamento do seu evento. Mas você pode seguir algumas dicas, como:

  1. Planeje o financeiro do seu evento de forma antecipada, definindo objetivos e números ideais de vendas;
  2. Atente-se para o valor do 1º lote. Ele chama atenção dos participantes, portanto, não cobre o valor mais caro logo no começo do evento.

Defina um calendário para os lotes e ações estratégicas para divulgar as vendas.

planilha obrigatória para eventos

Então, quanto cobrar por inscrição?

Para você ter uma ideia do quanto cobrar na inscrição, considere algumas questões:

  • O perfil do público do seu evento e quanto ele estaria disposto a pagar pela experiência;
  • Principais gastos do seu evento;
  • Valores de eventos semelhantes organizados por outras instituições;
  • Se você deseja ou não obter lucro com a venda de ingressos.

-> Veja mais: aprenda a precificar seu evento

Assim, você vai chegar ao valor ideal para a realidade do seu evento.

Ele pode ser o valor base do seu ingresso, ou seja, do 2º lote. Nesse caso, a diferença de valor para as vendas antecipadas ou 1º lote será definida de acordo com o planejamento do seu evento.

Em uma pesquisa realizada pela Even3 em 2021, constatamos que a maioria dos eventos online da nossa plataforma cobram até R$ 30 por uma inscrição no evento. Saiba mais, veja a pesquisa:

3. Crie um calendário de vendas

Como eu já falei, criar um calendário para a virada de lote é essencial. Isso vai te ajudar a prever entradas e saídas.

Portanto, ao construir o calendário do seu evento conte com:

  • Pré-venda (se fizer parte da sua estratégia);
  • Abertura das inscrições – 1º lote;
  • 2º lote (o maior tempo de vendas);
  • 3º lote (geralmente, o último).

Na hora de vender ingressos online, contar com uma plataforma de eventos, como a Even3, pode ser essencial!

Além dos benefícios já citados, é possível configurar viradas de lote automáticas na plataforma.

No Menu Inscrições, é possível acompanhar todas as entradas do seu evento, definir a quantidade de entradas disponíveis e determinar o valor por período.

Assim, as viradas de lote acontecem de forma automática e você não precisa se preocupar com isso!

Na verdade, várias ações essenciais no seu evento podem ser automatizadas. Conheça a plataforma e crie um evento gratuitamente:

 

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