Venda de ingressos: como aumentar seu lucro e quanto cobrar

Pesquisas apontam que o mercado de venda de ingressos online tende a crescer em 120% até 2028. E essa é sua oportunidade!

Cada vez mais pessoas estão aderindo a tecnologias que podem fazer as vendas dos seus ingressos subirem. Mas você já as conhece?

É hora de modernizar seus processos e atrair mais participantes com as estratégias certas!

Este guia vai te ajudar a desenvolver as melhores habilidades e saber mais sobre tecnologias de venda de ingressos, quanto cobrar por ingresso e onde vendê-los.

Venda de ingressos: quanto cobrar por entrada?

O valor dos ingressos costuma ser a primeira dúvida de qualquer pessoa que se dispõe a organizar um evento.

Mas não há um valor estabelecido ou uma tabela de preços que definem essa questão.

Contudo, o que existem são contas e análises super necessárias para cobrar um valor justo com sua organização e seus participantes. Vou te ensinar a fazer isso:

1. Observe seu público-alvo:

A primeira atividade para determinar quanto cobrar na venda de ingressos é analisar seu público-alvo cuidadosamente.

O ideal é criar um perfil dos participantes que você deseja atingir. Isso inclui suas necessidades, desejos e remuneração média.

Depois disso, você já conseguirá definir um preço base que pode atender às condições financeiras e expectativas do público. Mas será que ele consegue cobrir suas despesas?

2. Leve em conta o seu planejamento financeiro:

Essa é uma parte crucial. Calcule seus gastos para que o valor dos ingressos seja maior que suas despesas (especialmente se não contar com patrocínio).

-> Veja também: Aprenda a fazer um planejamento financeiro para eventos

Lembre-se de anotar informações importantes, como:

Para isso, você pode utilizar a planilha de finanças gratuita da Even3:

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3. Considere o formato do evento:

Com diferentes tipos de eventos, como presenciais, online e híbridos, é preciso considerar os custos de cada um no planejamento financeiro.

Por exemplo, eventos online normalmente têm ingressos mais baratos porque não precisam pagar por palestrantes e estruturas físicas.

Embora isso não seja uma regra, é importante analisar os limites e diferenciais de cada formato.

4. Analise a concorrência:

Outro fato que vai influenciar muito na sua conta é a análise da concorrência. Essa é uma estratégia eficaz para estabelecer um valor base para a cobrança de ingressos.

Além do valor, é fundamental considerar bastidores e formas de cobrança.

No entanto, não se prenda somente a esse ponto! Afinal, seu evento pode ser mais caro por entregar mais diferenciais.

Então, é importante lembrar que sua concorrência serve apenas como um referencial ou inspiração. 

Fazendo a conta: quanto cobrar por tudo isso?

Finalmente chegou a hora de definir o valor da venda de ingressos no seu evento.

Agora que você já analisou todos os pontos cruciais, já deve ter em mente um valor médio.

Portanto, a conta para bater o martelo é simples:

Sem fins lucrativos

Se você não deseja ter lucros, basta apenas dividir o valor total do evento pelo número esperado de participantes.

Mas lembre-se que essa conta pode ser arriscada se você não conseguir bater a meta de vendas.

Por isso, é melhor fazer a estimativa com menos pessoas do que a capacidade total do local do evento.

Ao chegar no resultado, você deve comparar se o valor está dentro da média analisada nos pontos anteriores.

Além disso, é possível recorrer a patrocínios e estratégias de vendas para aumentar sua arrecadação.

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Com fins lucrativos

Gráfico: Quanto cobrar na venda de ingressos?

Por outro lado, ao cobrar pelo ingresso com fins lucrativos você deve considerar valores agregados.

Isto é, diferenciais que atribuem valor ao seu evento, como temática atual e relevante, tempo de trabalho, experiência proporcionada, certificados…

O valor ideal deve refletir o diferencial percebido pelos participantes, considerando fatores como tradição, qualidade, certificação, programação, local e nível dos palestrantes.

Certamente é difícil transformar esses itens em número. Mas a pesquisa que você fez antes pode te ajudar a determinar um valor de lucro certo para o seu evento.

Frequentemente os organizadores acrescentam uma margem de lucro em torno de 20%.

Assim, para calcular o valor do ingresso, divida o custo total do evento pelo número de participantes.

Em seguida, multiplique o resultado pela margem de lucro que você quiser. Por exemplo, por 1,2 se quiser ter um lucro de 20% por ingresso vendido.

8 estratégias para aumentar a venda de ingressos

Uma vez que você já definiu o valor do seu ingresso, está pronto para vendê-los. Então, pode utilizar algumas estratégias para impulsionar suas vendas.

Ao contrário do que muitos pensam, não são apenas promoções que vão atrair participantes.

Na verdade, o excesso de descontos pode até atrapalhar suas vendas e diminuir a credibilidade do evento.

Portanto, conheça outras estratégias que podem ser facilmente aplicadas:

1. Utilize as redes sociais ao seu favor

As redes sociais podem ser ótimas para impulsionar as suas vendas.

Até porque os dispositivos móveis têm se tornado cada vez mais presentes no dia a dia dos usuários em todo o mundo.

Por isso, aproveite este tempo em frente às telas para ser encontrado por novos participantes.

Explore bem os formatos e os canais mais utilizados pelo seu público.

Você pode criar conteúdos em imagem ou vídeo, divulgar atrações no cronograma e criar canais de comunicação com os participantes.

Vou dar alguns exemplos para você, ok?

Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil.

Lá, você pode criar um perfil para o seu evento e compartilhar informações como horários, palestrantes, vídeos pós-evento…

Fique ligado: este também é um espaço para lives ou webinars. Ou seja, dá para atrair muitas pessoas interessadas em conteúdo de qualidade!

Dessa forma, é mais fácil que você ganhe autoridade na sua área de atuação e leve mais participantes para o seu evento organicamente.

-> Saiba mais sobre como vender os ingressos do seu evento no instagram

Whatsapp

O Brasil é o segundo país que mais utiliza o Whatsapp no mundo. Possivelmente, a maioria dos seus participantes utiliza o aplicativo de mensagens com frequência. Então, se quiser, você pode utilizá-lo para:

  • Ter um perfil comercial e aproveitar os benefícios;
  • Criar mensagens automáticas para responder às principais dúvidas dos seus clientes;
  • Acompanhar as estatísticas do seu negócio e dados de alcance das suas mensagens;
  • Auxiliar e dar suporte no processo de compra;
  • Criar comunidades através de grupos exclusivos.

-> Veja também: Whatsapp: aprenda a utilizá-lo como aliado ao seu evento

Linkedin

Se o seu evento se encaixa no padrão corporativo, o Linkedin é a escolha certa.

Por lá, é possível abordar assuntos mais formais e até científicos sobre a temática do seu evento.

Além de explorar formatos como newsletter, artigos, publicações, imagens, documentos e vídeos.

Dentre os benefícios do LinkedIn, estão:

  • Estar em constante contato com o meio corporativo
  • Autoridade empresarial para o seu evento
  • Networking

2. Faça uma pré-venda

Basicamente, a pré-venda de ingressos é uma estratégia onde é possível disponibilizar a compra de ingressos previamente com valores especiais para os interessados.

Isso vai gerar um fluxo de caixa inicial e pode até garantir mais segurança ao organizador.

Comece a pré-venda com anúncios nas redes sociais, oferecendo preços baixos ou brindes para quem comprar.

-> Saiba mais: Como aumentar o fluxo de caixa com a venda antecipada de ingressos

3. Utilize plataformas mobile

Uma boa experiência de compra pelo celular é obrigatória para eventos.

Isso porque o Brasil é um dos países que mais utilizam o mobile, segundo pesquisa da State of Mobile 2022. Em média, a população passa em média 5,4 horas por dia no celular.

Por isso, ao utilizar plataformas mobile você amplia a possibilidade de compra dos seus participantes.

Ou seja, nada de botões difíceis de clicar ou campos impossíveis de preencher nas telas menores de celulares, ok?

Lembre-se: quanto mais fácil for o processo de compra, maiores serão as chances de concluir a venda de ingressos.

Por isso, na Even3 você pode até mesmo criar seu evento gratuitamente pelo celular. Já os seus participantes têm uma experiência de compra facilitada e segura tanto no desktop quanto no mobile.

4. Aproveite o e-mail marketing

Na Even3, por meio do Menu Pessoas, você pode disparar vários e-mails para a sua base de participantes em poucos cliques. 

Essa é uma forma eficaz de oferecer descontos, divulgar palestrantes, atividades e até mesmo promoções dos seus ingressos!

No conteúdo do e-mail, você pode:

  • Disponibilizar preços especiais;
  • Entender o porquê da compra não ter sido efetuada;
  • Oferecer ajuda de forma proativa e tirar dúvidas;
  • E muito mais!

-> Veja também: Saiba como usar o e-mail marketing na Even3

5. Viradas de lote

Você já ouviu falar na virada de lote e como ela funciona? Se não, já deveria estar colocando essa estratégia em prática!

A virada de lote é o aumento progressivo do valor dos ingressos com o objetivo de gerar urgência nos participantes.

No primeiro lote, os ingressos são vendidos em um valor mais baixo, valorizando o participante que acreditou no evento desde o início.

A partir do segundo lote há um maior tempo de venda, mas o preço vai crescendo à medida que novos lotes começam.

6. Crie descontos inteligentes

É muito importante transparecer para o participante que ele está ganhando algo. Isso impulsiona a finalização da compra.

Então, vale a pena investir também em descontos inteligentes e que tragam mais benefícios para você e para o público.

Por exemplo, é possível criar links de desconto para influenciadores digitais e firmar parcerias. Eles são conhecidos como link de afiliados.

Na prática, os links de afiliados funcionam da seguinte forma: a cada inscrição registrada, o influenciador ganha uma porcentagem. Ou o link é utilizado para medir o alcance da campanha.

Dessa forma, campanhas bem-sucedidas tendem a engajar mais pessoas e ainda podem transformar o influenciador em embaixador do seu evento.

7. Diversifique os meios de pagamento

Como eu te disse, a facilidade de finalizar as compras pode contribuir para aumentar a venda de ingressos.

Uma das formas de atingir esse objetivo é ampliando as possibilidades de pagamento dos seus participantes.

Opte por plataformas como a Even3. Assim, conte com mais de 150 opções seguras, como cartões, pix, boleto e pagamentos internacionais.

Meios de pagamentos internacionais aceitos na Even3
Exemplo de alguns meios de pagamentos internacionais aceitos na Even3

8. Ofereça entradas para grupos

Finalmente, a combinação de múltiplas entradas também se revela uma estratégia eficaz de vendas.

Afinal, normalmente uma entrada coletiva tem algum pequeno desconto que pode ser vantajoso para os participantes.

Na Even3, você pode criar uma categoria só para grupos e vender ingressos juntos como um pacote, com limite de pessoas.

Onde vender seus ingressos?

Antes de comercializar qualquer ingresso, será necessário contar com um local para coletar as informações dos participantes.

Da mesma forma, é crucial ter uma área segura para pagamento, não é mesmo?

Tudo isso pode ser facilmente resolvido com um formulário de inscrição online.

No vídeo abaixo, ensinamos como criar um de forma simples, rápida e gratuita:

Na prática, basta utilizar uma plataforma de eventos como a Even3.

Com essa solução, a organização dos seus eventos se torna mais fácil e automatizada.

Além disso, é possível contar com o site para o seu evento, área de pagamento segura, muitas formas de pagamento, acompanhamento financeiro e mais.

Aproveite e crie seu evento agora gratuitamente:

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