Canva para eventos: imagem de destaque

Como usar o canva para eventos? O guia completo

É hora de criar os elementos visuais do seu evento e você quer praticidade e ferramentas gratuitas? Então preciso te apresentar o Canva!

Ele é uma ferramenta online gratuita que transforma a criação de imagens em uma atividade simples e prática.

Com ele, você pode fazer logo, capas de evento, flyers, posts nas redes sociais e muito mais.

Inclusive, não é necessário nem ser um designer profissional!

Mas tome cuidado! Para criar peças gráficas atrativas e informativas, é importante prestar atenção em algumas regras básicas de design.

Por esse motivo, eu vou te ensinar tudo o que você precisa saber sobre:

Como eu te disse, o Canva é uma plataforma de design digital e gratuita.

A proposta dele é tornar o design acessível, prático e rápido para qualquer pessoa. Até mesmo quem não é profissional na área.

Por isso, o Canva oferece diversos modelos prontos e personalizáveis de diferentes tipos de artes para eventos.

Por lá, você pode fazer banners para o site já no tamanho certo, posts para redes sociais, logos e muito mais.

Além disso, ele é super intuitivo e fácil de usar. Então, a criação é bem mais rápida.

Apesar de ser uma ferramenta básica, eu vou te ensinar a explorar o máximo do Canva para criar peças gráficas incríveis.

Antes de criar suas peças, é importante seguir princípios básicos de design para ter um resultado mais profissional. Aqui estão cinco deles:

Princípios de design de Canva para eventos

Cores no design: como usar da forma correta?

Falando em cores, esse é um ponto que você deve prestar atenção!

Isso porque elas vão atrair a atenção para a sua imagem, transmitir emoções, destacar informações e formar sua identidade visual.

Portanto, para escolher as cores certas no Canva, considere:

  • Paleta de cores: Escolha cores que representem o tema do evento. Por exemplo, tons pastéis para eventos infantis ou cores vibrantes para festivais.
  • Cores complementares: Combine cores opostas no círculo cromático. Ele é uma representação visual das cores em sequência, mostrando como elas se relacionam. Por exemplo, roxo e amarelo estão em lados opostos do círculo. Portanto, causam contraste e chamam a atenção.
  • Contraste para leitura: Certifique-se de que o texto seja legível. Use combinações como fundo escuro com texto branco ou fundo claro com texto preto.

Círculo cromático de canva para eventos

Seguindo esses princípios, suas criações no Canva serão mais impactantes e eficazes!

Agora é hora de colocar a mão na massa!

Usando o Canva para eventos, você vai ter mais economia de tempo e dinheiro.

Por isso, utilize-o para otimizar a criação dos seus materiais gráficos.

Obviamente, ele não vai substituir o papel de um designer, principalmente se a demanda for grande. Mas ele pode dar suporte a eventos que não precisam de tanta produção.

Se precisar, você pode criar uma equipe de comunicação para dividir as tarefas.

O Canva possibilita que você compartilhe seus designs com sua equipe para edição conjunta e em tempo real.

1. Acesse os modelos:

Como fazer logo no Canva: 1 passo

Crie um login no Canva e entre na ferramenta.

Então, você vai ter acesso a modelos de logo já prontos. Basta procurar por “logo” na barra de pesquisa.

Mas tome cuidado para sua marca não ficar idêntica a tantas por aí. 

2. Personalize o design para garantir a sua exclusividade:

Como fazer logo no Canva para eventos? Passo 2

  • Substitua o texto pelo nome do seu evento;
  • Altere as cores e fontes. Eles vão definir a identidade visual do seu evento e devem ser utilizados nas suas outras peças gráficas também;
  • Adicione ícones ou ilustrações relacionados ao tema buscando nos “Elementos” do Canva.

3. Salve e baixe:

  • Clique em “Compartilhar” > “Baixar”.
  • Escolha o formato PNG para maior qualidade. Se necessário, ative o fundo transparente (recurso Pro) ou utilize outras ferramentas para remover o fundo branco.
No caso das logos, pode ser interessante ter uma versão com o fundo transparente.

Embora essa funcionalidade seja paga no Canva, há outras ferramentas que removem o fundo branco gratuitamente. Como o Adobe Express.

Mas o Canva também oferece um plano pago bastante interessante para marcas: o Kit da Marca.

Essa ferramenta armazena cores, fontes e logos do evento, adicionando-os automaticamente nos designs criados pela conta.

Dessa forma, sua produção pode ficar ainda mais rápida e uniforme, caso você conte com diferentes pessoas produzindo os materiais gráficos.

Os banners são fundamentais para a página do evento. Eles podem variar de tamanho, mas na Even3 são de 1100px por 440px.

No vídeo abaixo, o designer especialista da Even3 ensina a fazê-los na prática:

Mas para criá-los diretamente no Canva, basta:

1. Clique em “+ Criar um design”;

2. Escolha o tamanho personalizado e insira os valores em pixels;

3. Edite o modelo e adicione informações:

  • Insira o título e as principais informações do evento, como data e local.
  • Use imagens ou gráficos que representem o tema. Você pode procurá-los na aba de “Elementos” do Canva ou carregar novas imagens;
  • Utilize cores que contrastem e facilitem a leitura;
  • Se necessário, insira os logos dos patrocinadores e apoios.

-> Veja também: 10 modelos de capas de evento para se inspirar e fazer a sua

4. Baixe o banner:

  • Clique em “Compartilhar” e salve como JPG ou PNG para inserir no site do seu evento.
Como eu te disse, lembre-se de utilizar fontes e cores semelhantes em todas as artes do seu evento.

Assim, você cria unidade no branding da sua marca e ela vai ser mais facilmente reconhecida pelos seus participantes!

1. Escolha o formato:

No Canva, você pode buscar por qualquer tipo de formato. 

Então, digite “Crachá” na busca. Escolha o template desejado ou comece um design personalizado.

Apenas preste atenção se o tamanho do crachá está correto. Caso prefira, você pode começar um design com tamanho personalizado.

Os crachás seguem o padrão internacional com tamanho A6 (14,8 cm x 10,5 cm) ou tamanho A7 (10,5cm x 7,4 cm).

Tabela de medidas mais utilizadas para crachás: A6 (10,5×14,8cm) e A7 (7,4×10,5cm)

2. Personalize o layout:

  • Adicione a logo do evento e as cores da identidade visual;
  • Diferencie por categorias: utilize cores ou ícones diferentes para participantes, palestrantes e organizadores;
  • Insira campos em branco para serem preenchidos com a etiqueta do evento ou outras informações relevantes.
Crachás devem ter uma estrutura generalista. Isso acontece porque preencher cada um individualmente vai demandar muito tempo.

Por isso, você deve criá-lo para ser personalizado por cada participante.

Ainda, é possível utilizar uma plataforma de eventos como a Even3 para criar etiquetas identificadoras.

Elas são criadas automaticamente na plataforma com o nome e o QR Code de identificação dos participantes. Depois, podem ser impressas em lote e coladas nos crachás no dia do evento.

Credenciamento sem fila e controle de acesso facilitado

3. Imprima ou compartilhe:

Clique em “Compartilhar” para enviar o layout ou baixá-lo em PDF de alta qualidade para impressão.

Agora, falando em mídia impressa, é possível também criar seu flyer no Canva.

Ele pode tanto servir para divulgação, quanto para informar os participantes no dia do evento.

1. Procure por “Flyer”:

No Canva, busque pelo termo “Flyer” e selecione um template. Os flyers, também conhecidos como panfletos, possuem o tamanho A5 (21cm x 14,8 cm).

2. Adapte o conteúdo:

  • Coloque o título e principais informações do evento;
  • Clique em “Texto” para adicionar caixas de texto e incluir mais informações. Mas escreva de forma clara e concisa. Evite muito texto e letras pequenas. Além disso, sempre priorize fontes legíveis com cores que contrastam com o fundo e permitem a leitura;
  • Inclua um QR Code em “Uploads” e direcione os participantes para o site do evento, se necessário. O próprio Canva possui um gerador de QR Codes gratuito.

3. Ajuste o design:

  • Ajuste os elementos para a paleta de cores do evento;
  • Adicione imagens ou elementos visuais para destacar as informações principais.

4. Baixe ou envie para impressão:

Exporte o arquivo em PDF para impressão ou JPG para uso digital.

  1. Escolha o formato e a rede social:

Em “Modelos”, você poderá ver templates para posts, story no instagram, miniaturas no Youtube e muito mais…

  1. Adicione um conteúdo relevante:

As artes feitas no Canva podem ficar muito genéricas. Mas não se você realmente criar conteúdos de valor.

  • Insira textos curtos e impactantes. Você deve se comunicar de forma direta e atrativa;
  • Lembre de chamar as pessoas para uma ação, como compartilhar o post ou se inscrever no evento;
  • Utilize imagens de fundo ou ilustrações relacionadas ao tema para dar destaque ao texto;
  • Adicione a logo oficial do evento.
  1. Use animações:

Vídeos têm aumentado ainda mais o alcance de publicações nas redes sociais. E o Canva oferece diversas possibilidades de animações.

Portanto, utilize os recursos para tornar seus posts mais atraentes.

  1. Publique:

Baixe no formato ideal para cada plataforma (JPG, PNG ou vídeo para animações) ou utilize a função de envio direto para a rede social.

Para criar designs ainda mais profissionais, você pode utilizar elementos gratuitos do Canva. Por exemplo:

Crie sombras no Canva

Clique na leta “R” no seu teclado e crie um elemento de cor.

Altere a cor do elemento para um gradiente da sua escolha. Depois, diminua a opacidade do gradiente.

Sua sombra está pronta! Ela pode ser usada atrás de textos para dar mais contraste na leitura. Ou nas bordas da sua imagem para dar destaque à informação central.

Como inserir sombra no Canva para eventos?

Use light leaks no Canva para eventos

Em elementos, busque “Light Leaks”;

Eles também podem ser usados atrás de textos ou imagens e nas bordas da sua arte para dar destaque a informações.

Como usar Light Leaks no Canva para eventos?

Como divulgar seu evento?

Agora que você já tem suas peças gráficas prontas, é hora de divulgar seu evento por e-mail, nas redes sociais e através de anúncios.

Isso vai fazer com que ele chegue a novos participantes e até promova o engajamento de quem já se inscreveu.

Portanto, planeje uma campanha estratégica. Utilize as artes criadas no Canva e invista em posts regulares nas redes sociais, stories interativos e e-mails chamativos.

Para potencializar seus resultados, é essencial ter um planejamento de divulgação consistente. Então, quer ajuda para construí-lo?

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