É hora de criar os elementos visuais do seu evento e você quer praticidade e ferramentas gratuitas? Então preciso te apresentar o Canva!
Ele é uma ferramenta online gratuita que transforma a criação de imagens em uma atividade simples e prática.
Com ele, você pode fazer logo, capas de evento, flyers, posts nas redes sociais e muito mais.
Inclusive, não é necessário nem ser um designer profissional!
Mas tome cuidado! Para criar peças gráficas atrativas e informativas, é importante prestar atenção em algumas regras básicas de design.
Por esse motivo, eu vou te ensinar tudo o que você precisa saber sobre:
Como eu te disse, o Canva é uma plataforma de design digital e gratuita.
A proposta dele é tornar o design acessível, prático e rápido para qualquer pessoa. Até mesmo quem não é profissional na área.
Por isso, o Canva oferece diversos modelos prontos e personalizáveis de diferentes tipos de artes para eventos.
Por lá, você pode fazer banners para o site já no tamanho certo, posts para redes sociais, logos e muito mais.
Além disso, ele é super intuitivo e fácil de usar. Então, a criação é bem mais rápida.
Apesar de ser uma ferramenta básica, eu vou te ensinar a explorar o máximo do Canva para criar peças gráficas incríveis.
Antes de criar suas peças, é importante seguir princípios básicos de design para ter um resultado mais profissional. Aqui estão cinco deles:
Falando em cores, esse é um ponto que você deve prestar atenção!
Isso porque elas vão atrair a atenção para a sua imagem, transmitir emoções, destacar informações e formar sua identidade visual.
Portanto, para escolher as cores certas no Canva, considere:
Seguindo esses princípios, suas criações no Canva serão mais impactantes e eficazes!
Agora é hora de colocar a mão na massa!
Usando o Canva para eventos, você vai ter mais economia de tempo e dinheiro.
Por isso, utilize-o para otimizar a criação dos seus materiais gráficos.
Obviamente, ele não vai substituir o papel de um designer, principalmente se a demanda for grande. Mas ele pode dar suporte a eventos que não precisam de tanta produção.
Se precisar, você pode criar uma equipe de comunicação para dividir as tarefas.
O Canva possibilita que você compartilhe seus designs com sua equipe para edição conjunta e em tempo real.
1. Acesse os modelos:
Crie um login no Canva e entre na ferramenta.
Então, você vai ter acesso a modelos de logo já prontos. Basta procurar por “logo” na barra de pesquisa.
Mas tome cuidado para sua marca não ficar idêntica a tantas por aí.
2. Personalize o design para garantir a sua exclusividade:
3. Salve e baixe:
Embora essa funcionalidade seja paga no Canva, há outras ferramentas que removem o fundo branco gratuitamente. Como o Adobe Express.
Mas o Canva também oferece um plano pago bastante interessante para marcas: o Kit da Marca.
Essa ferramenta armazena cores, fontes e logos do evento, adicionando-os automaticamente nos designs criados pela conta.
Dessa forma, sua produção pode ficar ainda mais rápida e uniforme, caso você conte com diferentes pessoas produzindo os materiais gráficos.
Os banners são fundamentais para a página do evento. Eles podem variar de tamanho, mas na Even3 são de 1100px por 440px.
No vídeo abaixo, o designer especialista da Even3 ensina a fazê-los na prática:
Mas para criá-los diretamente no Canva, basta:
1. Clique em “+ Criar um design”;
2. Escolha o tamanho personalizado e insira os valores em pixels;
3. Edite o modelo e adicione informações:
-> Veja também: 10 modelos de capas de evento para se inspirar e fazer a sua
4. Baixe o banner:
Assim, você cria unidade no branding da sua marca e ela vai ser mais facilmente reconhecida pelos seus participantes!
1. Escolha o formato:
No Canva, você pode buscar por qualquer tipo de formato.
Então, digite “Crachá” na busca. Escolha o template desejado ou comece um design personalizado.
Apenas preste atenção se o tamanho do crachá está correto. Caso prefira, você pode começar um design com tamanho personalizado.
Os crachás seguem o padrão internacional com tamanho A6 (14,8 cm x 10,5 cm) ou tamanho A7 (10,5cm x 7,4 cm).
2. Personalize o layout:
Por isso, você deve criá-lo para ser personalizado por cada participante.
Ainda, é possível utilizar uma plataforma de eventos como a Even3 para criar etiquetas identificadoras.
Elas são criadas automaticamente na plataforma com o nome e o QR Code de identificação dos participantes. Depois, podem ser impressas em lote e coladas nos crachás no dia do evento.
3. Imprima ou compartilhe:
Clique em “Compartilhar” para enviar o layout ou baixá-lo em PDF de alta qualidade para impressão.
Agora, falando em mídia impressa, é possível também criar seu flyer no Canva.
Ele pode tanto servir para divulgação, quanto para informar os participantes no dia do evento.
1. Procure por “Flyer”:
No Canva, busque pelo termo “Flyer” e selecione um template. Os flyers, também conhecidos como panfletos, possuem o tamanho A5 (21cm x 14,8 cm).
2. Adapte o conteúdo:
3. Ajuste o design:
4. Baixe ou envie para impressão:
Exporte o arquivo em PDF para impressão ou JPG para uso digital.
Em “Modelos”, você poderá ver templates para posts, story no instagram, miniaturas no Youtube e muito mais…
As artes feitas no Canva podem ficar muito genéricas. Mas não se você realmente criar conteúdos de valor.
Vídeos têm aumentado ainda mais o alcance de publicações nas redes sociais. E o Canva oferece diversas possibilidades de animações.
Portanto, utilize os recursos para tornar seus posts mais atraentes.
Baixe no formato ideal para cada plataforma (JPG, PNG ou vídeo para animações) ou utilize a função de envio direto para a rede social.
Clique na leta “R” no seu teclado e crie um elemento de cor.
Altere a cor do elemento para um gradiente da sua escolha. Depois, diminua a opacidade do gradiente.
Sua sombra está pronta! Ela pode ser usada atrás de textos para dar mais contraste na leitura. Ou nas bordas da sua imagem para dar destaque à informação central.
Em elementos, busque “Light Leaks”;
Eles também podem ser usados atrás de textos ou imagens e nas bordas da sua arte para dar destaque a informações.
Agora que você já tem suas peças gráficas prontas, é hora de divulgar seu evento por e-mail, nas redes sociais e através de anúncios.
Isso vai fazer com que ele chegue a novos participantes e até promova o engajamento de quem já se inscreveu.
Portanto, planeje uma campanha estratégica. Utilize as artes criadas no Canva e invista em posts regulares nas redes sociais, stories interativos e e-mails chamativos.
Para potencializar seus resultados, é essencial ter um planejamento de divulgação consistente. Então, quer ajuda para construí-lo?
Os profissionais da Even3 montaram um Kit de Marketing para Eventos gratuito.
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