ícone programação de eventos

Como fazer a programação do evento da melhor forma possível

Você tem dúvidas de como fazer a programação de eventos? Essa é uma etapa que costuma gerar uma tremenda dor de cabeça para você?

Se sim, saiba que isso é bastante comum! 

Com tantas atividades, temas e palestrantes a serem distribuídos em locais e horários, muitos organizadores se sentem perdidos na hora de montar a programação de um evento. 

Por isso, o mais indicado é que essa etapa do evento seja feita com antecedência, especialmente se o evento for de grande porte ou contar com um grande número de atividades. 

Como, por exemplo, a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), que conseguiu superar essa barreira e gerenciou, com maestria, mais de 140 atividades em um único evento!

E, para acabar com esse problema dos organizadores, reuni 5 passos que vão te ajudar a montar a programação de um evento da melhor forma possível. 

De bônus, que tal algumas dicas de como organizar melhor a apresentação de trabalhos do evento?

Vamos lá!

5 passos para montar uma programação de evento

1. Determine os formatos das atividades

Logo na fase de planejamento, é importante pensar que tipos de atividades vão acontecer no seu evento. 

Eventos grandes costumam contar com múltiplas atividades acontecendo simultaneamente. E é aí que mora o desafio dos organizadores: como organizar a programação da melhor forma possível?

Uma maneira de tornar tudo mais prático é providenciar crachás para os participantes.

Dessa forma, você consegue verificar quem se inscreveu com antecedência para aquela atividade em específico.

Prevenindo assim, a superlotação do espaço ou permitindo que uma pessoa não inscrita na atividade tire o lugar de alguém que, de fato, realizou a inscrição na atividade.

E, caso você não saiba como fazer crachás para seu evento, temos um material gratuito que pode te ajudar nesse processo. Você pode baixá-lo agora:

crachás para eventos modelos gratuitos

Mas, lembre-se: o segredo está em tornar o seu evento atrativo!

Ou seja, com atividades tão boas e temas tão relevantes, que seus participantes vão querer estar em dois lugares ao mesmo tempo!

Na plataforma Even3, você consegue selecionar entre 25 formatos de atividades disponíveis ou ainda criar uma atividade de acordo com a necessidade do seu evento. 

Palestras, workshops, visitas técnicas, minicursos e mesas-redondas são alguns exemplos de atividades que você pode adotar na sua programação. 

como escolher um tipo de atividade na even3
Módulo ‘Programação’: Selecione entre as 25 opções de atividades disponíveis na plataforma ou crie a sua.

2. Determine os locais e fique atento à capacidade de cada um deles

Onde ocorrerão essas atividades? 

Ao escolher a sede do seu evento, pense se ela fornece uma estrutura capaz de comportar todas as atividades de maneira organizada. 

Para isso, elabore uma lista dos espaços ideais para a execução de cada atividade. Por exemplo, palestras aconteceriam melhor em uma sala de aula ou em um auditório?

E a apresentação de pôsteres? Elas poderiam ficar em um salão? Onde aconteceria o coffee-break?

As rodas de conversa podem acontecer em um espaço ao ar livre? 

Dica Even3: Não se esqueça de levar em consideração a capacidade de pessoas de cada local. Então, na hora de planejar o quê acontecerá em cada lugar, veja quais atividades receberão um maior número de participantes e as aloque para espaços maiores. Assim, você não irá passar por tumultos no dia do evento e não terá participantes decepcionados!

Na Even3, você consegue adicionar quantos espaços forem necessários para a programação do seu evento. 

Por exemplo: Sala 212, Auditório Recife, Espaço de Convivência, etc.

como adicionar um local da programação na even3
Módulo ‘Programação’: adicione os locais onde irão acontecer as atividades do seu evento

E ainda, controlar o número de participantes inscritos nas atividades estabelecendo um limite de vagas para elas. 

Você pode estabelecer esse limite de acordo com a capacidade do local (ex. o auditório comporta 300 pessoas) como também pela necessidade de oferecer um melhor acompanhamento ao seu público. 

módulo programação da even3

Ao preencher todas as vagas da atividade, as inscrições são automaticamente bloqueadas pelo nosso sistema. Então, você não precisa se preocupar com a superlotação das salas. 

CRIAR EVENTO

3. Defina os temas e os palestrantes das atividades

Muito provavelmente, quando começou a organização do evento, você já tinha em mente certos temas e palestrantes/monitores que não poderiam ficar de fora do seu evento, certo?

Definir o tema das atividades e os palestrantes é um dos itens mais importantes na elaboração da programação de eventos. 

Escolher bons nomes e assuntos que são tendência naquele momento tornam o seu evento atrativo e, consequentemente, convertem mais inscritos. Dessa forma, procure referências do meio, pessoas de influência e que saibam se comunicar. 

Nesta etapa, não hesite em fazer uma curadoria minuciosa. 

Adicionar uma pequena biografia ao perfil de cada palestrante é uma excelente estratégia para agregar valor ao seu evento. 

minibio dos palestrantes na even3
Na plataforma, você consegue adicionar uma pequena biografia aos palestrantes, o que torna o seu evento ainda mais atrativo

Quando os participantes têm acesso a um bom conteúdo e este é transmitido da maneira certa, o sucesso do evento já está praticamente garantido. Então, quando for montar a grade de programação do seu evento, determine quem ficará responsável pelo quê. 

Ou seja, quem dará palestras e sobre que temas. Quem será o “professor” ou “monitor” de cada atividade. 

4. Distribua bem os horários 

Para a programação de eventos funcionar, você precisa delimitar o tempo disponível para cada atividade. Isso é fundamental para que o evento flua da melhor maneira possível. 

Os palestrantes e professores devem ser informados, com antecedência, de quanto tempo terão disponíveis no evento. Assim, eles conseguem se planejar e organizar a apresentação, a aula ou o debate dentro daquele limite de tempo. 

tempo da atividade na even3
Na Even3, é possível determinar se a atividade tem mais de um dia de duração, seus horários de início e fim dela e a carga horária total

Gostaria de falar com um especialista em eventos?Agende agora uma conversa e veja a melhor maneira de te ajudarmos.

5. Divulgue a programação de forma clara

Elabore uma programação clara a fim de que os participantes entendam o que acontece em cada momento do evento. 

Uma boa opção é divulgar a programação de eventos, dividindo-a por data, horário e também por formato de atividade. Deste modo, os participantes conseguem visualizá-la mais facilmente. 

–> Baixe agora um plano de marketing totalmente gratuito e torne a divulgação do seu evento um sucesso!

Na Even3, os participantes conseguem, inclusive, realizar uma busca por atividade, filtrando-as por tipo (cada atividade possui uma cor diferente), data, tipo de pagamento e também por local. 

programação na even3
Como os participantes visualizam a Agenda do evento na Even3

Lembre-se: cumprir os horários das atividades é essencial. Imagine ter programado uma mesa-redonda para às 9h, mas ela começar às 8h! Os participantes sairão frustrados. 

O mesmo vale para a situação contrária: quando um evento ultrapassa demasiadamente o horário estabelecido na programação, muitos participantes precisam sair antes do fim das atividades. 

Quer acabar com o estresse de montar uma programação de eventos? Fale com a Larissa! Ela te ajudará a encontrar as melhores soluções para o seu evento.consultor even3

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos