Palestrante: imagem de destaque

Como escolher o melhor palestrante de eventos para o seu público

A escolha do palestrante de eventos é uma das atividades mais importantes de qualquer organizador.

Afinal, é por meio dele que o tema do seu evento será compartilhado com os participantes, com diferentes tipos de abordagens.

Mesmo assim, se você não possui uma lista de palestrantes definida, encontrar o ideal para o seu público pode parecer uma tarefa muito difícil.

Mas não precisa ser, principalmente, se você procurar nos lugares certos, utilizando os filtros de busca ideais para o seu evento. É o que eu vou te ensinar a fazer!

Saiba mais sobre:

1. Defina os detalhes do seu evento

Antes de pensar em sair correndo atrás de um palestrante para ocupar um espaço na sua programação, é preciso definir qual é o objetivo do seu evento e também suas limitações.

Por exemplo, eventos corporativos, acadêmicos e até mesmo online terão limites financeiros diferentes e necessidades específicas para fazer uma edição mais sustentável e lucrativa.

Por isso, defina um planejamento financeiro respondendo perguntas como:

  • Quanto eu posso gastar?
  • O meu evento está pronto para convidar este palestrante?
  • Quantas pessoas viriam vê-lo?
  • Em quais espaços eu posso investir para esse público? 

Assim, você poderá visualizar qual é a melhor opção financeira para o seu evento, criando um equilíbrio organizacional e uma base para as próximas edições.

 

financas

2. Entenda o perfil dos seus participantes e o que eles querem

A experiência do participante sempre deve estar em primeiro lugar. Pois além de ser o foco do seu evento, ele também é responsável pela receita.

Assim, antes de definir o seu palestrante de eventos, comece a fazer uma pesquisa sobre quem são as pessoas que participarão do evento e quais são as suas preferências.

 

 

Por exemplo, utilizando as redes sociais do seu evento, você pode observar os perfis das pessoas que costumam estar mais engajadas, comentando e curtindo o seu perfil.

E se você quiser saber como tornar o seu público um aliado na busca do palestra ideal, lá vai uma dica:

Faça postagens perguntando quais palestrantes seriam interessantes para essa edição do evento, assim como as futuras.

Assim, em poucos minutos você terá uma lista pronta para entrar em contato.

Ainda, também é possível saber o nível de satisfação dos seus participantes em relação aos palestrantes após uma edição já finalizada, basta realizar uma pesquisa de satisfação.

Para baixar o modelo de pesquisa de satisfação, basta clicar no botão abaixo:

baixar modelo de pesquisa de satisfação para eventos

3. Quem é esse palestrante?

Após entender quem é o seu público e quais são as suas necessidades, é hora de ir atrás do seu palestrante.

Para isso, basta que você encontre respostas para perguntas como:

  • Qual é o seu nível de influência?
  • Quantos eventos ele já participou?
  • O que você procura: um perfil mais extrovertido ou pragmático?
  • Qual é o seu domínio do tema?
  • Em qual nível de formação ele está? (Checar o lattes é uma ótima escolha) 

Assim, partindo deste ponto você terá um perfil traçado para a sua audiência.

Além disso, esta visão geral pode te mostrar qual é o tipo de palestrante que condiz com os objetivos e limitações do seu evento, facilitando a sua procura.

Ainda, existe um outro fator muito importante para definir o seu palestrante:

Nível de conhecimento

Popularmente, quando falamos sobre interesse do público, quanto mais conhecimento e renome, mais importante é o palestrante.

Porém, nem sempre este conhecimento e renome condiz com o nível de conhecimento geral do seu público ou requerimentos do seu evento.

Por isso, analise o histórico de apresentações e habilidades didáticas deste profissional. 

Assim, você pode comparar com o nível que o seu evento requer.

Além disso, é bem comum que quanto mais conhecimento este palestrante tenha a oferecer, maior seja o seu preço pela palestra, o que pode desbalancear o seu planejamento econômico.

Crie uma diversidade de palestrantes

Realizar um evento pode parecer uma grande receita de bolo, onde tudo vai funcionar da mesma forma, com as mesmas pessoas. Mas, na realidade não é bem assim.

Trazer palestrantes similares, que falam da mesma forma, sobre o mesmo assunto, sem dúvidas é uma escolha ruim. E deixa eu te dizer o porquê:

Independente do tipo de evento, é necessário que você ofereça diferentes perspectivas ao seu participante, algo que não acontecerá se você repetir a mesma linguagem várias vezes.

Por isso é importante trazer diversos palestrantes, com variados pontos de vista sobre um determinado assunto ou com outros temas de abordagem.

Assim as diferenças entre os seus palestrantes poderão criar diferentes momentos de reflexão e aprendizado, gerando uma experiência única para os seus participantes.

1. Redes sociais

As redes sociais são grandes vitrines para milhares de pessoas que buscam mostrar o seu potencial por meio de postagens, funcionando como uma maneira de divulgação do seu trabalho.

Sendo assim, é por lá que você deve começar a procurar o palestrante de eventos ideal.

Dentro dessas plataformas você pode fazer buscas mais genéricas, como digitar o nome “palestrante” na barra de pesquisa, por exemplo.

Mesmo assim, você terá resultados generalizados e que podem não entregar a pessoa que você busca.

Por exemplo, experimente procurar pela área de atuação do palestrante, pelo seu nome (caso você já tenha referências) ou por uma organização que possa fornecer palestrantes. 

LinkedIn

E dentro das redes sociais, vale a pena ressaltar o valor do LinkedIn para encontrar palestrantes de acordo com as suas habilidades profissionais.

Dentro da plataforma, basta procurar na barra de pesquisa pela palavra “Palestrante” seguida da área de atuação que você busca para o seu evento.

Assim, você terá milhares de perfis exibidos ao mesmo tempo, com diferentes currículos e atribuições para analisar, filtrar e definir quem é o melhor para o seu evento.

2. Agências de palestrantes

Se você é do tipo de pessoa que não gosta tanto de procurar, mas sim de simplificar os seus processos, as agências de palestrantes são a escolha certa. 

Essas agências funcionam como facilitadoras, criando uma ponte entre o organizador e o palestrante de forma mais simples, eliminando possíveis obstáculos de contato.

Além disso, nos sites dessas agências os palestrantes podem estar divididos dentre as seguintes categorias:

  • Negócios;
  • Saúde e Bem Estar;
  • Tendências;
  • Treinamentos e Workshops;
  • Crescimento Pessoal e Profissional;
  • Economia;
  • Tecnologia;
  • Educação;
  • E muitas outras.

Assim, você pode filtrá-los de forma automatizada e escolher aquele que melhor se encaixa com o propósito e também com as finanças do seu evento.

3. Faça networking e receba referências

O boca a boca sempre foi uma das melhores formas de divulgação para qualquer segmento, e para achar palestrantes não é nada diferente.

Assim, a sua lista de contatos pode te ajudar a se conectar com pessoas que já tenham realizado eventos similares ao seu ou apenas tenham ótimas referências.

Mas se você ainda não possui contatos suficientes ou está começando como um organizador de eventos, experimente frequentar eventos que sejam direcionados para organizadores e construa a sua lista de networking.

Organizar uma palestra não precisa ser um bicho de sete cabeças, principalmente se você tiver uma plataforma pronta para atender às suas necessidades.

Na plataforma de eventos da Even3 você cria um evento em poucos cliques, com uma página dedicada inteiramente ao seu evento.

Nesta página, você terá uma área especial para exibir os seus palestrantes, com fotos, nomes e atribuições.

Quer começar a organizar sua palestra? Basta clicar no banner abaixo:

 

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