Saiba como engajar participantes no pós-evento

Se você busca fidelizar participantes e garantir o sucesso da próxima edição, você com certeza deveria estar focando no pós-evento!

Isso porque essa etapa é muito importante para manter os participantes engajados e informados sobre quais serão os próximos passos do seu evento.

No entanto, muita gente não sabe como desenvolver as estratégias certas no pós-evento e isso pode levar a uma perda de lucratividade.

Mas não precisa se preocupar. Neste artigo eu vou te ensinar tudo sobre: 

O pós-evento é, como o nome já pode indicar, tudo que acontece após a realização de um evento.

Assim, é importante colocar em prática estratégias que concluam o ciclo da experiência do participante, mas que ao mesmo tempo entreguem valor para a sua próxima edição.

Dessa forma você mantém contato com essas pessoas enquanto produz uma nova experiência, sem receio de perder o público anterior.

Ainda, vale lembrar que o sucesso de um evento é também o seu pós-evento!

Isso porque, entregar uma experiência durante o evento e estabelecer uma comunicação constante com o público após o término, cria uma forte relação com os seus participantes.

E essa forte relação resulta em uma grande retenção de participantes, que farão a recompra dos ingressos para uma próxima edição.

Agora, deixa eu te mostrar quais são essas estratégias de engajamento pós-evento!

1. Utilize as rede sociais

As redes sociais são ferramentas versáteis. Você pode usá-las para atingir os objetivos de marketing digital antes, durante o evento e após a sua realização.

Isso porque, através delas, você pode se comunicar de forma direta e constante com o seu público.

Dessa forma, no pós-evento você deve ter um “leque” de postagens prontas, abordando diferentes assuntos. Deixa eu explicar melhor:

Por exemplo, logo após o término do evento você pode fazer uma postagem de agradecimento, falando sobre a importância da participação do seu público.

Em outro momento, você pode postar um vídeo com momentos do evento, com filmagens dos acontecimentos.

E claro, não deixe de postar registros em foto, tanto dos palestrantes, quanto das outras atividades e ações realizadas pelo seu público.

As pessoas adoram ser colocadas em evidência! Assim elas poderão compartilhar aquela foto com amigos e contar suas experiências no seu evento.

E lembre-se: aposte em diferentes formatos dentro de uma rede social, variando entre vídeos curtos, imagens ou vídeos de média duração.

redes sociais para eventos

2. Mostre o impacto do seu evento

Ainda dentro das redes sociais ou utilizando os e-mails, aproveite para mostrar o impacto do seu evento e como os seus participantes foram importantes para isso!

Por exemplo, fale sobre quantos trabalhos foram apresentados e quantas pessoas foram impactadas por eles.

Assim, não apenas os expositores ficarão felizes por estarem em evidência, mas você também estará incentivando outros participantes a apresentarem os seus trabalhos numa próxima edição!

Ainda, em caso do seu evento ter uma inscrição que beneficie outras pessoas, como instituições beneficentes, faça questão de mostrar o quanto aqueles ingressos foram importantes na vida de outras pessoas.

Tudo isso gera um forte senso de participação e comunidade, fortalecendo os laços dos seus participantes com o seu evento.

Ainda, também é importante que você exponha os dados de sucesso do seu evento, pois isso ajuda na construção de autoridade e confiabilidade do seu evento.

Por exemplo, o Festival do Conhecimento da UFRJ, onde a comissão organizadora fez questão de expor todos os seus dados de sucesso, inclusive a entrega de 15 mil certificados simultaneamente

3. Aposte nas pesquisas de satisfação

Como nós vimos acima, o pós-evento abre espaço para que você possa agradecer e também divulgar a próxima edição do seu evento. 

Mas, acima de tudo, é importante ouvir o que os seus participantes têm a dizer sobre as suas experiências com o seu evento. Por isso, realize uma pesquisa de satisfação.

A pesquisa de satisfação busca entender, por meio de perguntas objetivas, quais foram os pontos positivos e negativos do seu evento.

Com ela, você explora perguntas que ajudam a entender o que o seu público potencial pensa, quer e precisa.

eventos online

Você pode distribuir essas pesquisas por meio de fichas em papel pouco antes do final do seu evento ou logo após o término.

Também é possível, e até mesmo recomendável, que você distribua essas pesquisas por e-mails, já que o seu público-alvo poderá ter mais tempo para “digerir” a experiência do seu evento e responder a pesquisa com mais calma e clareza.

Assim, você terá uma pesquisa muito mais precisa, servindo como um ótimo ponto de partida para melhorar os pontos fracos e potencializar os pontos fortes do seu evento.

E se você acha que essa parte pode dar trabalho, lembre-se que na Even3, ao término do evento, os participantes recebem a pesquisa de satisfação automaticamente na plataforma!

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4. Faça bom uso dos e-mails

Ao contrário do que os organizadores de eventos popularmente pensam, quando o seu evento termina, ainda é hora de investir na comunicação!

Independente de utilizar qualquer uma das estratégias que já citei acima, não dispense o potencial do e-mail marketing.

O e-mail marketing é uma estratégia que consiste na comunicação e divulgação direta por meio do disparo em massa de e-mails.

Assim, basta que você reúna uma base de e-mails dos seus participantes, disponibilizada pela sua plataforma de eventos, e comece a trabalhar a sua comunicação.

-> LGPD para eventos: 3 passos para adequar seu evento à lei

Para manter essas pessoas engajadas, você pode:

A sua estratégia não precisa seguir uma receita pronta, basta que você se alinhe de acordo com as necessidades do seu evento!

5. Publique conteúdo do evento

Sendo o seu evento presencial, online ou híbrido, o conteúdo dele não precisa se limitar apenas ao dia do acontecimento.

Assim, se possível, reúna todo conteúdo compartilhável do seu evento e distribua para os participantes por meio de e-mails ou nas suas redes sociais.

E se quer uma dica valiosa, crie um site para o seu evento e disponibilize todo o conteúdo por lá, desde palestras gravadas, fotos do evento ou até mesmo PDFs. 

Isso ajudará a promover a sua marca, direcionar tráfego para o seu site e reforçar a importância do seu evento, sendo uma ótima estratégia de marketing digital.

Além disso, em caso do seu evento ter uma grande quantidade de palestras e atividades simultâneas, se torna impossível das pessoas comparecerem a todas elas.

Por isso é ainda mais importante que você grave, redija e edite os conteúdos do seu evento para distribuir entre essas pessoas.

O planejamento do seu pós-evento precisa acontecer antes mesmo da sua realização.

Por isso, é importante que você tenha um controle de tudo que está sendo executado, seja no marketing, organização ou infraestrutura. E esse controle pode ser feito em uma checklist!

Com uma checklist para eventos, você pode organizar todo o seu evento, do início ao fim, de forma totalmente organizada!

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